Quem nunca acordou de madrugada, principalmente em noites quentes de lua cheia, com os gatos fazendo amor perto da janela do quarto e se assustou com gritos mais parecidos a choros de bebês? Quando era criança lembro de um episódio destes e acordava assustada pensando que fossem ciganos que tinham deixado um bebê na porta de casa...rs
Segue artigo publicado no site: http://noticias.terra.com.br/educacao/vocesabia
Segue artigo publicado no site: http://noticias.terra.com.br/educacao/vocesabia
Quando os gritos dos gatos da vizinhança da sua casa não deixam seu sono em paz de madrugada, não adianta sonhar com o dia em que eles vão largar a vida boêmia ou desistir de montar um improvável coral de felinos. Os barulhos de miados e brigas desses animais na verdade são manifestações naturais que acompanham o namoro dos bichanos, que têm nos sons altos um dos principais elementos dos seus romances.
Tudo começa quando uma gata entra no cio. Para atrair machos da espécie, ela começa a emitir um miado característico para chamar atenção dos gatos, segundo o professor Ricardo Vilani, professor da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Paraná (Ufpr).
A partir daí, o volume de barulho só cresce, acrescenta o professor. Os machos atraídos miam em resposta e se concentram em torno da gata. Inicia-se, então, uma disputa pela fêmea, o que leva os machos a produzirem mais miados.
Nesse caso, gritos específicos de confronto. "Os machos freqüentemente brigam entre si para acasalar com a fêmea, o resultado pode ser vários gatos miando simultaneamente", diz o professor Luciano Mendes Castanho, da Faculdade de Ciências Biológicas da PUC/SP.
O barulho crescente se agrava pelo fato de os gatos naturalmente serem mais ativos à noite, de acordo com Mendes. A hora em que a maioria das pessoas quer dormir é a mesma em que os gatos se dedicam às suas atividades sociais como a defesa de território e o acasalamento.
E é na hora do acasalamento que a sinfonia felina chega ao seu ápice, com os gritos de dor da fêmea provocados por pequenas estruturas semelhantes a "espinhos" presentes no pênis dos gatos machos. De acordo com Vilani, esses espinhos têm a função de estimular a ovulação da gata no momento certo, aumentando as chances de fecundação.
Incrivel...estou maravilhada com esse site..
ResponderExcluirvou viciar....rsrs