Fiz várias pesquisas na net sobre este assunto e encontrei diversos relatos e também pesquisas científicas comprovando que os animais (mamíferos em geral) tendem a sonhar, principalmente com algo ocorrido ao longo do dia. Estas sensações podem ser de felicidade e também por frustrações.
Como ajudá-los em situações assim:
1) Ao perceber que eles estão sonhando ou tendo um pesadelo chama-los suavemente pelo nome, assim vão assimilar a voz do dono e que estão em casa;
2) Nunca tentar acordá-los do pesadelo. Eles podem se assustar ainda mais (vejam a reação que a Nina teve!) Assim que acordarem devemos aproximar nossa mão ao focinho. O cheiro fará com que haja o imedito reconhecimento cerebral;
3) Esfregar o cobertor do animal na nossa nuca e cabelos também ajuda-os a se orientar no sono.
Como apoiar um gatinho adotado e traumatizado:
Quer adotar um gatinho mas não sabe seu passado, lembre-se que a recuperação física e mental tem o seu próprio ritmo.
Doenças digestivas pode significar que o gatinho esteja com necessidade de uma nova variedade de alimento. Um gato se recuperando de uma luta não vai ter a mesma confiança durante o confronto.
Nós não podemos fazer nada sobre o passado. Podemos apenas lembrar o gato que, aqui no presente, eles são amados, estão recebendo o que eles precisam.
Porque por mais terrível que seja o trauma, ele permanece na memória como uma experiência de aprendizagem. Esse é o seu propósito. Portanto, você como dono, não deve ser impaciente ou se chatear com o gato.
Pesquisas feitas: Fox, Michael W. The Animal Doctor's Answer Book, p. 215; Schneck, Marcus, and Jill Caravan. Cat Facts, pp. 20-21.
Os meus gatos sonham e muito o que eu faço geralmente é deixa-los sonhar e pronto não os chatear...
ResponderExcluirOlá!!!
ResponderExcluirestou passando aqui para dizer que estou sorteado no meu blog uma linda caixinha de boneca de biscuit.
Participe!!!
http://robertaasouza.blogspot.com/2010/10/primeiro-sorteio.html#comments
Roberta souza
Não sei mais o que fazer... Meu gato é agressivo por conta de momentos traumáticos que viveu na rua antes de ser acolhido por mim. Mas, eu não me importo com isso. Eu gosto dele do jeito que ele é. Porém, mesmo com muita atenção e carinho, muitas vezes ele tem pesadelos e como ele dorme comigo, eu acabo acordando ele, resultado: Ele acorda desnorteado e avança em mim! Como uma fera! Juro, isso já aconteceu várias vezes e se não fosse o travisseiro como escudo, eu não sei o que teria acontecido comigo! Não sei se eu devo deixar de dormir com ele, eu tenho pena de deixar ele sozinho e chorando querendo companhia, mas é assustador esses episódios de pesadelo...Eu acabo tendo sono leve, com medo de estar dormindo e não ouvir o pesadelo dele e não ter tempo de pegar o travisseiro como escudo. Enfim, não sei o que fazer, de verdade..
ResponderExcluirCutehime, acordar os felinos em momentos de sonhos ou pesadelos não é a melhor solução e vc já viu o q acontece. Procure se orientar com as dicas aqui propostas.: encoste de leve, sem tocar nele sua mão para q ele sinta seu cheiro (eu faço isto com as gatinhas aqui em cas e elas melhoram sensivelmente,s e acalmando. Aproxime dele um paninho, uma toalhinha de mão q vc previamente esfregou na sua nuca, chame-o pelo nome bem baixinho, mas deixe ele acordar sozinho do transe. Como nós também temos pesadelos e acordamos assustados, os animais tb tendem a reagir da mesma forma. Um abraço e obrigada pela sua visita ao blog e seu comentário.
ExcluirNão sei mais o que fazer... Meu gato é agressivo por conta de momentos traumáticos que viveu na rua antes de ser acolhido por mim. Mas, eu não me importo com isso. Eu gosto dele do jeito que ele é. Porém, mesmo com muita atenção e carinho, muitas vezes ele tem pesadelos e como ele dorme comigo, eu acabo acordando ele, resultado: Ele acorda desnorteado e avança em mim! Como uma fera! Juro, isso já aconteceu várias vezes e se não fosse o travisseiro como escudo, eu não sei o que teria acontecido comigo! Não sei se eu devo deixar de dormir com ele, eu tenho pena de deixar ele sozinho e chorando querendo companhia, mas é assustador esses episódios de pesadelo...Eu acabo tendo sono leve, com medo de estar dormindo e não ouvir o pesadelo dele e não ter tempo de pegar o travisseiro como escudo. Enfim, não sei o que fazer, de verdade..
ResponderExcluirMerlin tem pesadelos horríveis! Ele tem 2 meses de idade e há 3 dias está comigo. Ele dá cada salto quando tem pesadelos! Na cama comigo já me unhou e teve uma vez que voou do meu colo e caiu no chão pq estava dormindo nas minhas pernas enquanto eu estava digitando com as duas mãos e não pude segurá-lo a tempo. Não sei como não se machucou, tadinho do meu bebê...
ResponderExcluirTenho uma gatinha, a Marrie, adotei ela com 1 mês e uns dias e ela sempre foi assustada com tudo. Ela chegou com uns problemas nos olhos, eu fui dando remedio e tratando e ela sarou. Mas ela é muito assustada com tudo, quando houve voz de gente estranha que vem fazer visita de vez em quando na minha casa direto ela se esconde e quando tento mostrar ela para as pessoas ela fica tremendo e com o coraçãozinho acelerado e logo foge pra debaixo da cama. Não sei por que ela é assim. Mas amo muito, e ela me adora, eu sou a única que ela confia.
ResponderExcluir