Lidar com os gatos te acordando antes até que o seu despertador toque é algo frustrante, especialmente se vc quer dormir.
Contrariamente à crença popular, os gatos não são "noturnos". O termo "noturno" refere-se ao estilo de vida de acordar à noite ao invés de durante o dia, e isto não é o que os gatos fazem. Eles dormem à noite como nós fazemos só que não por um longo período. Os gatos são "crepusculares" isto é, eles são mais ativos ao anoitecer e ao amanhecer, isto ocorre pois seus ancestrais saíam à caça de presas (era mais fácil) neste período e seu relógio biológico foi ajustado a estes horários. Nenhuma criatura em sã consciência saía à caça no calor do dia ou no meio da noite em completa escuridão, embora a visão dos gatos é muito boa eles não podem ver sem luz, por isto eles dormem.
É aí que reside o problema crônico do gato em nos acordar tão cedo pela manhã. Duas coisas se combinam para tornar este fenomeno possível.
1. Natureza. O relógio biológico do gato é estimulado a acordar assim que surgem os primeiros raios de luz (natureza crepuscular) e o informa que está na hora de acordar. Dependendo da hora em que nasce o sol, os gatos podem acordar mais cedo ou mais tarde. Nos países onde temos o sol da meia-noite (ex.: Noruega) os gatos não recebem este alarme pela madrugada. Durante os longos invernos, escuros e sem sol na Antartica, um gato poderá dormir até a hora do almoço todos os dias.
2. Treinamento. Aqui é onde o dono do gato entra. Digamos que seu gato se torne ativo logo pela manhã. Ele logo irá se aborrecer pois não há nada acontecendo ao redor. Se vc, ao ser acordado, compensar o seu gato com atenção tanto quanto ele pede. Ou pior ainda, se vc assume que seu gato está te rodeando, arranhando móveis em sinal de pedido de comida e/ou atenção e vc levanta para atendê-lo, então aí vc fez exatamente o que o gato quer de vc e aí vc será seu eterno escravo e será constantemente acordado de madrugada para atendê-lo.
Neste ponto, fingindo estar dormindo, gritando com seu gato, rolando de um lado para o outro e outras formas de resistência obstinada geralmente não funcionam. O gato continuará, sem dúvida sendo bem sucedido em suas missões em acordá-lo bem cedo todas as manhãs. E lembre-se, recompensas ocasionais são mais poderosas que as recompensas contínuas. Algumas das coisas que vc usa para entreter seu gato só servirá pra reforçar os direitos dele. E no fim, vc será o maior brinquedo do seu gato.
Abaixo algumas sugestões para prevenir o despertar precoce:
Altamente RecomendadoEntenda o seu gato e não o culpe pela maneira que a natureza o desenhou. Tenha um pouco de paciência e tolerância enquanto vc tenta realinhar os hábitos dele.
Cortinas grossas e opacas à prova de luz no quarto e corredores tb escuros à noite, facilitarão uma noite de sono mais longa aos dois.
Não atenda aos chamados insistentes de seu gato.
Alimente o seu gato duas vezes ao dia, em horário definido, mas não o alimente como primeiro ato pela manhã.
Mantenha seu gato ocupado durante o dia (exercícios, jogos, brinquedos)
Coisas que podem ajudarTente fazer com que a última alimentação de seu gato seja na hora de dormir (isto ajudará em seu sono).
Se seu gato não tem um outro companheiro providencie um para ele, assim vc deixará de ser sua unica opção de diversão. O uso de hormonios para controle das horas de sono (melatonina) tb poderá ser providenciado pelo seu veterinário, caso ache necessário. Nunca deixe de falar com o vet sobre quaisquer medicamentos que vc queira ministrar a seu gato)
As coisas mais importantes a serem lembradas sobre a "sindrome da manhã" é que é uma tendência natural para os gatos acordar e se tornarem ativos logo ao amanhecer e que os donos inadvertidamente respondem a esta tendência alimentando o gato com atenção e comida.
Se vc não tiver cuidado o gato que vc alimenta às 6hs começará a pular na sua cama às 5:45hs. Se vc atender o seu gato às 5:45 hs. Da próxima vez ele te acordará as 5:30hs e então 5:15hs até vc começar a ser acordado realmente de madrugada.
Devido aos gatos estarem acostumados a quebrarem as regras de casa, especialmente quando o assunto é comida, será necessário que as regras de casa sejam seguidas fielmente. Se vc se render a cada pedido que o seu gato fizer você inadivertidamente estará treinando o seu gato a acordá-lo sempre que ele desejar. O provérbio: "Quem bem faz a cama, bem nela se deita" é bem adequado aqui. Poderá demorar semanas até o seu gato entender mas amanhecerá um dia e ele verá que o nascer do sol não sinaliza que deverá te acordar.
Tradução livre de artigo publicado no
Pet PlaceAqui faço o meu parenteses: Aos fins de semana a Nina e a Missy já aprenderam q estou em casa, então, em dias de SOL elas costumam me tirar da cama por volta das 6 horas da manhã, mas eu resmungo, viro do lado e tiro uma soneca de mais 2 horas. Elas ficam em alerta e correm por todo o apto., mas eu ainda as alimento, tomo o meu café, limpo a caixinha de areia, tomo banho e me arrumo para depois leva-las para passear. neste meio tempo elas já se cansaram de me esperar e vão deitar. Quando estou pronta e as chamo para passer saimos as tres alegres e elas só faltam atropelar uma a outra para sair pela porta e descer as escadas do prédio até o jardim. A Missy tinha o costume à noite, quando chegava do trabalho e ficava vendo tv até umas 23 horas, de começar a miar estridentemente até eu levantar e irmos deitar, até que comecei a dar umas corridas nela pela casa e não ligar mais tanto para os pedidos insistentes que ela mudou e não fica mais choramingando. Deita e dorme na almofada e me aguarda para ser levada "de colo" até a cama. Agora, em tempos de mudança de alimentação e onde elas realmente estão comendo bem menos q antes tenho dado ração úmida mais tarde (próximo ao horário de dormir) e de manhã assim que acordo) mas elas tem a ração seca sempre à disposição.