A castração é um procedimento cirúrgico, realizado em cães e gatos (tanto fêmeas quanto machos) que consiste na remoção permanente dos órgãos responsáveis pela reprodução.
Nas fêmeas são removido útero e ovários e nos machos os testículos.
Alguns proprietários ainda relutam em realizar tal cirurgia, independente dos motivos. Porém, nos dias de hoje sabemos que esse procedimento só tem a trazer benefícios para seu pet.
Se você não pretende colocar sua cadelinha ou gatinha para reprodução, comece a pensar em castrá-la!
Algumas vantagens sobre a castração:
• Previne problemas relacionados com o cio, como sangramentos excessivos, corrimentos vaginais, micção repetida, atração de machos que deixam a fêmea excitada.
• Reduz o superpopulação canina e felina nas ruas.
• Previne piometra (infecção uterina, muito comum nas fêmeas)
• Previne gestações não planejadas.
• Previne tumores de mama nas fêmeas (fêmeas castradas antes do primeiro cio raramente desenvolvem neoplasia mamária) e de próstata nos machos.
• Previne a falsa gestação (Gravidez psicológica)
• Diminui o risco de fugas dos animais, o que pode ocasionar acidentes e brigas.
• Diminui o hábito dos machos de urinar nos móveis para delimitar território.
Mitos sobre castração:
• OBESIDADE: Castração não engorda! O que ocorre é que animais castrados tendem a fazer menos exercício físico e a ingerir mais alimentos, o que deve ser feito então, é proporcionar mais atividades pro seu animal e controlas alimentação.
• DEIXAR A FÊMEA TER PELO MENOS UMA CRIA: Isso não irá acrescentar nada à saúde da fêmea, e como já citei anteriormente, quanto antes for realizada a cirurgia, menor a probabilidade de desenvolvimento de tumores mamários.
• EXISTE SOFRIMENTO DO ANIMAL: Não. A cirurgia é realizada com anestesia, é um procedimento relativamente rápido e simples e são administrados medicamentos para controlar a dor no pós operatório.
• O MACHO PERDE O INTERESSE PELA FÊMEA: Machos castrados tendem a demonstrar menos interesse por fêmeas, principalmente se castrados antes da puberdade, porém se ele entrar em contato com uma fêmea no cio pode até mesmo chegar a cruzar com ela, se que ocorra fecundação.
• CASTRAÇÃO É UMA MUTILAÇÃO: Muito pelo contrário, hoje em dia as técnicas operatórias são muito delicadas e só trazem benefícios aos animais.
Publicado no Jornal Ribeirão Preto Online
Coluna da Dra. Ana Carolina Vital
Adorei as dicas! miaaauuu...
ResponderExcluirEu sou castrado e vivo bem assim, viu? Miau!
ResponderExcluirHeel nuttige informatie :)
ResponderExcluirKareltje is gecastreerd !!!
Och germ hahaha....
Fijn weekend voor jou (@^.^@)
Bela matéria! Gostei!
ResponderExcluirBem esclarecedor e direto!
Abração!
Lauesg
www.tudogato.com
www.desenhosesgalha.blogspot.com
Oi Angelique!
ResponderExcluirPassando para desejar um ótima semana para vcs!
Beijos
Foi muito boa a matéria, o Tinho é castrado e vive bem, ainda não consegui castrar a Bebel e a Tiska, mas já está na lista de obrigações!
ResponderExcluirBjs
Simone
Princesa Jean, vai completar seis meses em outubro e já está nos planos a castração.
ResponderExcluirA idade correta é 6 meses, certo?
Meus outros gatos eram machos e só castrei com 1 ano.
bjs
Peguei a Nikita numa casa cheia de gatos "sianeses" como ela, que estava danada, no cio. Esperei passar, castrei, levei para casa. Tinha pena de castrar o Thiago Cesar, já com 6 anos, mas minha nora castrou o Tom e eu me animei. Thiago agora está com 11, Nikita vai fazer 6, e está todo mundo ótimo aqui em casa. Valeu a pena!
ResponderExcluir