terça-feira, 29 de junho de 2010

CatNews: Gato Oscar recebe patas biônicas em cirúrgia pioneira


O gato britânico Oscar juntou-se a um grupo muito seleto:
é um dos raríssimos animais com membros biônicos,
especificamente as duas patas traseiras que lhe tinham sido decepadas num acidente.


A intervenção cirúrgica — pioneira — colocou nas pernas do gato umas cavilhas metálicas que ligam os tornozelos a patas protésicas e simulam a forma como as armações dos veados crescem sob a pele. A operação foi feita pelo veterinário Noel Fitzpatrick e é narrada no documentário da BBC The Bionic Vet (veja o vídeo aqui).

Oscar sofreu um acidente com uma debulhadora em Outubro, quando estava deitado ao sol numa quinta das British Channel Isles. Os donos levaram-no ao veterinário local, que recomendou a intervenção do cirurgião veterinário Fitzpatrick.

Com a ajuda de peritos em engenharia biomédica, foram criadas as patas falsas de forma a ficarem ligadas ao osso e à pele. “Isto permite que o implante funcione como um pêndulo na base dos membros do animal, dando-lhe um movimento normal”, descreve o veterinário. “O Oscar pode agora andar e saltar tal como os outros gatos”.

A tecnologia usada — próteses de amputação intraósseas e transcutâneas (Itap) — está a ser testada em humanos e já foi utilizada para criar um braço para uma mulher, ferida nos atentados à bomba de Londres, em 2005.

Publicado pelo jornal Português Público
Image Hosted by ImageShack.us

Um comentário:

  1. Fabuloso! Que bom saber que essa tecnologia toda estará disponivel pra gente tbm, sei que será cara mas é uma esperança, pois muito nessa situação seriam ou são submetidos à eutanásia,é bom saber que existe uma luz no fim do tunel!BJUS!

    ResponderExcluir

Eu, Miúcha, Tica, Teca, Nito e Lillo
Adoramos sua visita e comentários.
Venha sempre que puder.Lambeijos