Ganhe em Dólares Sem Sair de Casa

Share Up To 110 % - 10% Affiliate Program

terça-feira, 9 de março de 2010

Os motivos para o gato urinar longe da caixinha

Uma das vantagens atribuídas aos gatos em relação aos cães é que os felinos urinam nas caixinhas e não precisam ser levados para passear. Mas o que fazer quando os bichos decidem fazer as “necessidades” em qualquer lugar da casa, exceto no recipiente indicado?

Primeiramente, o dono deve descobrir a causa, que, de acordo com a veterinária Heloísa Justen, pode ser patológica (doenças), sexual ou por ansiedade.

No caso de doenças do trato urinário inferior, as mais comuns são a cistite e a infecção bacteriana, que aumentam a produção de urina e são facilmente combatidas com medicação.

— Existe também a cistite por estresse.

Por uma causa psicológica, a produção da camada de proteína que envolve a bexiga é reduzida, levando a acidez da urina a lesionar a área. Isso causa ardência e dores, e o xixi fica pingando em vários locais da casa — explica Heloísa.

Já nos casos sexuais, se estiver enamorado, o gato também pode urinar pela casa para marcar território.

— É como se quisesse deixar seu perfume para a fêmea perceber — diz a veterinária. — Nesse caso, o indicado é castrar o animal.

O mais frequente, no entanto, é o gato urinar pela casa para fazer marcações territoriais por estresse. Por qualquer motivo — seja não gostar do local onde está a caixinha ou uma sujeira —, eles rejeitam o recipiente. Nesse caso, a veterinária dá uma dica:

— Nas pet shops, já há um spray à base de feromônios que melhora a receptividade do animal ao ambiente.

Publicado por: Globo.com
Imagem: ModernCat
Image Hosted by ImageShack.us

3 comentários:

  1. Looks really modern :-)
    Thanks for the information !!!!

    ((hugs)) Kareltje =^.^=

    ResponderExcluir
  2. Angelique, estou rezando pela Missy. Espero de coração que o exame não revele nada. Queria te agradecer pelo carinho, a Peta como eu disse é meu coração externo e as vezes fica complicada quando adoece. Beijos, fiquem com Deus

    ResponderExcluir
  3. Querida, que os anjos acompanhem você e a Missy amanhã, que tudo corra bem, e que retorne a alegria de viver em seu lar. Daqui estamos em oração por vocês.

    ResponderExcluir

Eu, a Nina =^..^= e a Miúcha =^..^=
Adoramos sua visita e comentários.
Venha sempre que puder.