quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Esporotricose Felina

A esporotricose é uma micose sistêmica e uma das doenças que acometem os felinos. Ela é classificada como uma zoonose. Zoonoses são doenças animais que podem ser transmitidas ao ser humano.

Apesar dessa classificação, não significa que o ser humano só seja afetado pela esporotricose através dos felinos. Ele pode se contaminar diretamente e da mesma forma que os animais.

A doença é causada através de um traumatismo na pele causado por gravetos, espinhos e outros e pode abrigar nesse traumatismo/feridas o fungo Sporotrix Schenckii. Este fungo vive em locais tais como vegetais, solo e restos orgânicos predominantemente em países tropicais embora seja encontrado em todo mundo.

Os sintomas da doença são: lesões localizadas na cabeça, mãos, patas e caudas. Na sua fase inicial a doença pode ser confundida com feridas comuns causadas por brigas entre gatos. Entretanto essas feridas ou caroços se transformam em úlceras com pus e crosta.

No agravamento da doença o animal pode apresentar um quadro de falta de apetite, aumento da temperatura do corpo (febre), prostração e a disseminação das feridas em outras partes do corpo.

Para se tratar um felino com esporotricose deve-se seguir atentamente as orientações dos veterinários. Atualmente existem, no mercado, medicamentos a base de itraconazol que têm apresentado bons resultados. A medicação deve ser utilizada até a total cicatrização das feridas para evitar uma recidiva.

Outros procedimentos que devem ser aplicados são:

o desinfecção no local onde o felino permanece com hipoclorito de sódio. A dosagem deve ser feita pelo veterinário;

o separar o animal doente dos outros;

o atenção do profissional ou do dono do gato para a assepsia correta após o contato com o animal;

o cremação do animal em caso de falecimento devido à doença e,

o a castração dos gatos machos que, por circularem pela rua, são mais propensos a brigas que podem causar feridas e acidentalmente abrigar o fungo.

Publicado por Dr. Francisco José Lima de Sá
Gravura: A. Langston
Image Hosted by ImageShack.us

87 comentários:

  1. Queridas, tem um selinho lindo que fiz para todas as amigateiras, algumas estou avisando, mas quem quiser levar e seguir as regrinhas é claro, pode pegar! Passa lá e veja que lindinha minha Bebel!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. SALVEI UM GATO AMARELO COM BRANCO E COM OLHOS VERDES COM MENOS DE 1 ANO DE IDADE DAS RUAS.
    ELE APRESENTOU UM QUADRO DE ESPOROTRICOSE NA PATA TRASEIRA DIREITA. FIZ O EXANTE DE RASPAGEM E CITOLOGIA.
    ELE TOMOU O ITRACONAZOU DE 50ML(2 CAIXAS) E 100ML(2 CAIXAS0 DURANTE 2 MESES.
    OCORREU UM FATO ESTRANHO,O VETERINARIO FEZ A CASTRAÇÃO DELE PQ TINHA NO SACO ESCROTO UMA CARNE ESPONJOSA QUE TOMO O SACO TODO, POR ISSO FEZ A CASTRAÇÃO.
    MAS DEPOIS DE 15 DIAS VOLTOU FERIDAS NO PENIS E AUMENTO DE TAMANHO E INCHAÇO COM SANGUE E COSTRAS DA FERIDA, NAS DUAS PATAS TRASEIRA ABRIU FERIDAS E NA PATA DA FRENTE TAMBEM.
    E PERCEBI UM FATO INESPERADO QUANDO FAZ CALOR AUMENTA AS FERIDAS E SANGRA E O GATINHO SENTE DORES E APRESENTA PERDA DE PESO POR MAIS QUE ELE SE ALIMENTA.
    ESTOU ASSUSTADA E SOU LEIGA TOTALMENTE SOBRE ESSA DOENÇA.
    GRAÇAS A DEUS ELE COME E BEBE AGUA SUFICIENTE, MAS TEM FREBRE A NOITE.
    AGORA O VETERINARIO PASSOU POR 60 DIAS ITRACONAZOU DE 50ML PARA TOMAR 1 VEZ AO DIA.
    MAS UMA VITAMINA BUL VITA, 3ML AO DIA.
    POR FAVOR AGUARDO UM BREVE CONTATO COM A MAIOR URGENCIA.
    MEU EMAIL É KADJA,SABATINNA@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kadja, conseguiu curar seu gato? O meu está com esses ferimentos, menos o do pênis. Não existe um veterinário competente que resolva esse problema, é angustiante!

      Excluir
  3. Tenho um gatinho de 7 anos (Nick),ele é castrado. Em janeiro desse ano a pele dos olhos dele ficaram esticadas até o meio dos olhos e ele começou a ficar prostado, levei-o ao vet e ela passou um colirio p 7 dias e não teve melhora, então ela aumentou para 14 dias. Não melhorou e o médico então aplicou um antibiótico e um anti-inflamatório p 3 dias. O nariz dele começou a virar uma bolotona e como eu tenho + 2 gatos eu pensei q tivessem brigado e ferido o nariz dele. Por conta da bolota ele tomou + 3 dias de antibiótico e anti-inflamatório injetavél. No carnaval a bolota abriu em ferida e também apareceram feridas na cabeça, orelha e pata. Fui a outro médico q pediu q eu voltasse 2 dias depois, e qdo retornei me solicitou exame de esporotricose, q deu positivo. Ele esta tomando ITL 100 ha 20 dias, e notei q ele esta mais animado e as cascas estão demorando mas a cair, sangrando menos. Só q ele esta perdendo muito peso, pois quase não se alimenta, já tentei de tudo, pates, saches pedacinhos de carne, etc. mas ele só come bem pouquinho. A medica diz q é por causa do nariz dele q encosta no alimento, mas acho q pode ser por causa do remédio. Agua ele esta bebendo, só não se alimenta. Não sei o q fazer, pois se parar o remédio ele pode vir a morrer. Podem me dar uma ajuda? Por favor, estou desesperada.
    e-mail npbbio@terra.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olha viviane meu gato tambem esta com essa doença e a veterinaria mandou eu dar itraconazol 50mg so que o caso do meu e bem delicado pois ele não se alimenta nem bebe agua tenho q dar na boca
      meu email:ide.ap.lima@gmail.com

      Excluir
  4. Prezados Anonimo e Viviane, como os felinos amados já foram medicados e tb já passaram pela observação de um veterinário, agora só resta aguardar, seguir com o tratamento correto. Para alimenta-los tentem colocar a comida de pouquinho na palma da mão ou direto na boca deles, ams bem de pouquinho caso haja lesões na face ou outro. Obrigada pelos comentários

    ResponderExcluir
  5. Olá aos amantes de gatinhos.

    Tenho uma gatinha de 12 anos com esporotricose. Estou no 3º tratamento com itraconozol (inicialmente 50 e agora 100). Na 1ª vez que foi diagnosticada a doença com feridas na pata traseira esquerda e no dorso do rabo, em 4 meses de tratamento a minha gatinha ficou boa e parei de dar o remédio. Erro imperdoável da minha parte pois a doença voltou. No segundo tratamento o remédio como era em cápsula e devido ao sacrificio pelo tamanho em dar ao animal, eu abria a capsula e dava o pó misturado com aguá ou com um outro medicamento INTERFERON. Aos 5 meses não tive nenhum resultado voltei ao veterinário que me informou que era errado abrir a cápsula e que a gata apresentava rinotraqueite também. Então pela 3ª comecei outro tratamento do zero e desde outubro de 2010 to dando itraconozol de 50 em pasta de sabor manipulada pela Drogavet. Em fevereiro deste ano ela teve uma piora, perdeu peso e deu bicheira na ferida da pata. O veterinário aumentou a medicação para 2x ao dia durante um mês e depois voltaria para 1x e mais o interferon 1ml 1x ao dia por tempo indeterminado. E mandou fazer exame de FILV E FELV que deu negativo. A ferida da pata fechou, mas a do dorso continua e apareceu no nariz e na barriga que ja tem quse 5 meses. Procurei um dermatologia em maio que aumentou a dose de 50 para 100 1x ao dia.
    Estou desesperada a minha gatinha não apresenta melhoras as feridas são horríveis, o nariz está esfacelado, apresentando dificuldaddes enormes de respiração. Ta com perda de peso, mas continua bebendo aguá e com apetite mesmo comendo pouco. Ela não faz mais a higienização dela, só se lambe para coçar a s feridas. Nao consigo dar banho nela pois parece que ela vai infartar. E parece que a rinotraqueite voltou esses dias. Sei que tem um outro medicamento que pode ser associado ao itraconozol que é o iodeto, mas o veterinário disse que o medicamento é muito forte pra ela por ser idosa.
    Sinceramente estou desesperada fico preocupada dessa doença atacar o pulmão dela.
    O que vocês podem me orientar pelo amor de DEus?????
    Ana Paula
    anapaularangel@ig.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, a única solução que obtive melhoras para o meu gatinho foi com a capsula aberta que misturo na pastinha de carne. Depois que perdi o meu outro q tratei com o medicamento da pasta manipulada c remedio e ele só foi piorando. Agora uso o medicamento itraconazol. coloco a pastinha em pequena quantidade no pratinho dele e coloco o remedio meisturado e ele está muito melhor. Para as feridas uso pomada de cetaconazol e agua sanitaria diluida em agua para higienizar o local que ele dorme. Compro a medicação na ultrafarma on line que é muito mais barato.

      Excluir
  6. Olá meu nome é Deborah e meu gato de 1 ano teve esporiotricose a menos de 6 meses, fez o tratamento com itraconazol de 100mg durante 90 dias. Com mais ou menos um mes de termino do tratamento ele voltou a apresentar novas feridas pelo corpo. Será que é a doença de novo???? Ele é um gato caseiro, é castrado.O cetaconazol faz o mesmo efeito do itraconazol???????
    Obrigada !!
    Aguardo uma resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Fernanda, infelizmente não tenho como te responder esta sua duvida. Peço que se oriente junto ao vet de seu gatinho para esclarecimentos. Obrigada pela visita.

      Excluir
    2. Fernanda Luna o cetaconazol nãooooo faz o mesmo efeito do itraconazol!!!!
      Procure o veterinário urgente.

      Excluir
  7. Estou com a minha gatinha com essa doença, o nariz dela está em carne viva, ficou mt triste em ver ela desse jeito, estou dando itrazonazol, mas não vejo melhora no nariz, será que tem outro remédio q eu possa passar no nariz dela.


    Obrigado! Aguardo uma resposta.

    ResponderExcluir
  8. MINHA GATINHA ESTÁ COM ESSA DOENÇA, O NARIZ DELA ESTÁ EM CARNE VIBA, FICO MT TRISTE DE VER ELA DESSE JEITO ESTOU DANDO ITRACONAZOL, MAS O NARIZ DELA NÃO MELHORA, SERÁ Q TEM ALGUM OUTRO REMÉDIO Q EU POSSA ESTAR PASSANDO NO NARIZ DELA.
    OBRIGADO. AGUARDO RESPOSTA

    ResponderExcluir
  9. MEU GATO TEM ESTA DOENÇA NA CAUDA A CAUDA DELE ESTA DURA E COM CASCA E PARECE QUE A CAUDA VAI CAIR EM QUALQUER MOMENTO COM MUITO PUZ O QUE FAZER ??????

    ResponderExcluir
  10. Fernanda, o melhor a fazer é leva-lo a um veterinário; ele vai examina-lo e medica-lo da melhor forma. Desejo melhoras pro seu miau. Bjs

    ResponderExcluir
  11. O meu vet indicou rifocina para aplicacao topica e isot tem ajudado.

    ResponderExcluir
  12. Olá meu gato está com esse fungo, o veterinário confirmou semana passada (13/04/2013), mas não acho em lugar nenhum o Itraconazol de 50mg somente de 100mg.
    O vet indicou o de 50mg durante 30 dias 1 vez ao dia, posso dar ao meu gato o de 100mg? Se sim, muda a quantidade de dias?
    Alguém pode me ajudar?
    Ele está muito ruim e não tenho mais como voltar ao vet por problemas financeiros serios... =(
    Alguém que já teve um bichinho com esse fungo pode me responder?

    Meu e-mail é: a-gabriella@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu gato tem fungo. A vet. receitou itraconazol 50mg. Dosagem maior vai prejudicar o animal.

      Excluir
    2. Rosane, se o itraconazol q vc achou é de 100mg, dê metade do comprimido durante 30 dias. A dosagem correta é de 10mg/kg de animal. Se os eu animal pesa 4 kilos dê metade, e ele pesa até 2 kilos dê 1/4 do comprimido de 100mg. Entendeu? Ah, e não deixe ele ir na rua pois senão ele nunca será curado

      Excluir
    3. O veterinário passou o de 100 p o meu gato

      Excluir
    4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    5. É melhor o da farmácia é mais seguro tem certas farmácias de manipulação q falcifica o remédios

      Excluir
    6. O vet tb passou de 100 pro meu gato que está com esporo dentro do nariz e nos testículos. passo margarina na capsula de itraconazol e imobilizo o gato segurando na parte de cima do pescoço e enfio a capsula goela a dentro. fecho a boca e sopro o nariz.Ao mesmo tempo massageio a parte externa da garganta. Meia hora antesdou 0,2ml de ranitidinana seringa para preparar o organismo e faço ele comer pastinha um pouco mais dissolvida na água pra que ele prepare o estômago. Mais tarde dou 0,5ml de hepatilon para proteger o fígado tb. Esse dou de manhã e a noite. Ele passa a maioria do dia com o colar para não se lamber. Só tiro para ele se alimentar. Lavo o testiculo com soro,água oxigenada se estiver purulento e seco pra colocar a pomada. Ainda não houve recuperação total no testiculo, mas pelo menos não está mais saindo secreção.

      Excluir
    7. Meu gato tem entre 3 e 4 anos. O peguei na rua dia 24/3/2015. Estou dando itraconazol 100mg desde 02/04/2015 conforme indicação de dois veterinários e de informações de várias amigas que trabalham em resgate de animais.

      Excluir
  13. Um gato aqui de casa apareceu com um problema semelhante, acredito que fosse esporotricose, sempre que eu conseguia pegar ele eu colocava remédio (pomada), por duas vezes ele ficou curado, limpinho criou pele e pelo, mas, gato macho, sempre na 'gandaia' novamente surgia outra lesão....Depois, o dono dele foi embora e o deixou e ele sumiu...

    ResponderExcluir
  14. Meu gato tem uma alergia fica se lambendo demais, ele é castrado tem uns 8 anos agora começou sair umas feridinhas no corpo fiz anti-alérgico dei anti pulga sumiu mas voltou continua se lambendo , alguém sabe que posso dar para ele
    meu e-mail andreiaop@gmail.com

    ResponderExcluir
  15. O meu gato se chama Joris, ele é castrado, de pelagem branca e marrom, olhos azuis e está com 10 anos de idade. Acontece que eu não consigo mantê-lo dentro de casa, porque recentemente chegou o Jake, um gatinho filhote que implica com o Joris direto. Por isso, ele praticamente não consegue entrar em casa mais. Vive na rua e na casa da vizinha. Apareceu essa ferida atrás da orelha dele. Estou preocupada, pois ele já está na terceira idade e não tem mais a saúde de antigamente. E pra complicar mais, fica se metendo na briga dos outros machos aki no condomínio. Vou levá-lo ao vet.Tomara que ele melhore logo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faça isto sim Luana. O veterinário pode identificar a causa e proceder com um correto tratamento e até mais eficiente. Vou ficar torcendo para que ele melhore logo e que ele tb retorne para casa para uma convivência saudável com o Jake. Beijokas

      Excluir
  16. Meu gatinho esta com essa doença, quanto tempo leva o tratamento? Grata

    ResponderExcluir
  17. meu gato foi diagnosticado com esporotricose, mas ele se lambe muito tentei colocar uma faixa e não adiantou comprei a coleira e também não deu certo o que posso fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EU OUVI O VETERINÁRIO, FALAR PARA MM, QUE TEM QUE COLOCAR O COLAR CERVICAL E PRENDE-LO. PARA ASSEPSIA, TEM QUE USAR IODO DILUIDO NO ALCOOL NAS MÃOS DO DONO.

      Excluir
  18. Aline, existem em pet shops roupinhas cirurgicas para gatinhos...vc poderia comprar uma para poder manter o curativo sem ser lambido. isto ajudaria. No começo ele vai estranhar um pouco mas depois ele se acostuma. Vc não pode é "amolecer" com as ranhetices dele. Se é para o bem dele não lamber as feridas, mantenha o colar para impedi-lo de se machumar mais ainda. Desejo melhoras para seu gatinho. Bjs

    ResponderExcluir
  19. Eu encontrei o Itraconazol em farmácia de humanos posso comprar? E qual a dosagem, eu peguei o gato da minha visinha e quero tratá-lo, a minha vizinha disse q o marido dela estava querendo matá-lo pq o tratamento é muito caro, espero que possar me ajudar com a resposta sobre o remédio, o gato está com uma ferida em cima do olho somente, se alimenta e bebe água e brinca normalmente, está castrado e vacinado contra a raiva. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não compra faz manipulado o efeito e melhor e mais barato

      Excluir
    2. O itraconazol de humanos, segundo as pessoas que resgatam, é o mesmo oferecido aos animais nos centros de zoonozes,ou locais que cuidam desses animais O laboratório é PRATI. Bem, consegui este e é este que estou dando.

      Excluir
  20. Oi Christiane, fiz uma pesquisa na net e encontrei alguns estudos clinicos para tratamento de esporotricose felina com uso de Itraconazol e o recomendado é: o tratamento de escolha para esporotricose é o itraconazol na dose de 10 mg/kg,
    por via oral a cada 24 horas, sendo o mais tolerado pelos gatos e deve ser continuado por um período de 30 dias após a remissão clínica, tendo um prognóstico favorável se o animal não
    apresentar envolvimento sistêmico. Cada capsula tem 100mg, precisa ver o peso do gatinho para poder dividir a capsula. Se ele tiver uns 4 kgs dê metade a cada 24 horas e se ele tiver 2 kgs, divide em 4 e dê 1/4 de comprimido a cada 24 horas. O tratamento deve ser ininterrupto por 30 dias, não deixe de verificar se existem reações adversas e procure um veterinário. Espero ter ajudado. Uma braço e nos dê notícias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, vim aqui pra dizer que ele está muito bem, que está super lindo e praticamente curado, o ferimento já está cicatrizado e já está fechando com novos pelinhos, muito obrigada pelo apoio de vcs.

      Excluir
  21. Muito, muito, muito obrigada, estou mais tranquila! E muito feliz pelo apoio, darei notícias dele sim, grade abraço!

    ResponderExcluir
  22. Nunca!nunca! Suspendam o tratamento! Pois a doença volta!
    Se o gatinho perder o apetite...interrompe a medicação apenas por uns dois dias ! Só o suficiente para ele se reestabelecer e voltar a comer , retorne com o medicamento e prossiga tratamento até o fim! O que pode durar até três meses (não custa tão caro)
    Lembrem de higienizar todo o local onde o gato fica , com hipóclor ito de sódio(CLORO)

    ResponderExcluir
  23. Olá pessoal! Estou começando a ter excelentes resultados, combinando o tratamento com itraconazol caixa de 15 capsulas de 100 mg. Abro uma cápsula, retiro metade do conteúdo (são umas bolinhas brancas) e faço duas doses de 25 mg para administrar de 12 em 12 horas (Uma capsula serve para fazer 4 doses. Para que a gata tome os remédio, uso whiskas. Aquele que tem uns pasteizinhos. Com o grão quadradinho deste whiskas, consegui colocar os 25 mg de itraconazol em 11 grãos. Faço um furo em cada um dos 11 grãos da ração, utilizando manualmente um broca de aço rápido ou para furar madeiras destas que se usa em máquinas de furar que custam uns R$ 3,00 ou R$ 5,00. Depois de uma semana, minha gatinha que é muito chata e cheia de frescuras, não quis mais comer o grão quadrado, então passei a perfurar os pasteizinhos e consegui colocar os 25 mg em 6 deles pois os pastéis abrigam mais bolinhas de itraconazol que os grãos quadrados. E para fechar os furos tanto dos grãos como dos pasteizinhos, utilizo dois grãos quadrados amolecidos com alguns minutos dentro de uma tampinha com água. Faço uma massinha com os dedos e tapo os furos e com isso a gatinha come sem pestanejar.) E só comecei a notar as feridas fecharem, depois de passar a limpas a casa com um produto chamado ErbalVet TA da
    ourofino 1 Litros custa em torno de 50 a 70 reais, mas é super concentrado. (É um desinfetante usado em clinicas veterinárias. É fungicida, bactericida e viricida). Retirei todas as madeiras velhas do ambiente (Prateleiras, plantas secas dos vasos e qualquer coisa que possa abrigar os esporos como madeiras velhas e secas) este desinfetante é muito bem tolerado pelos animais, não faz mal algum e rende muito, pois com uso 10 ml do produto super concentrado você dilui em dois litros de água filtrada (O cloro e sabão reduzem ou neutralizam a ação do princípio ativo). A cada dois dias lavo a casa, usando um MOP (espécie de balde com centrífuga que facilita a vida pois você não precisa torcer panos nem colocar as mãos na água suja e custa uns 150 reais e dura muitos meses ou até anos) com isso você limpa perfeitamente um apartamento em menos de 30 minutos. O ambiente limpo é o segredo para que o itraconazol funcione com muito mais eficácia no combate a esporotricose. Estou muito feliz com isso, pois do jeito que estava indo, iria perder minha gatinha para essa doença. Boa sorte a todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcos, muito obrigada por seu depoimento a ajuda a todos que solicitam orientação e cuidados para a Esporotricose Felina. Um forte abraço, coçadinhas e cafunés na sua =^..^=inha

      Excluir
  24. Olá! Tenho gatos e gatas com essa doença,esporotricoze. Luto muito para tratá-los e às vezes me desespero pois parece que estou "enxugando gelo"!! É uma doença cruel, difícil de tratar e que apesar de não ser tão caro, torna-se muito difícil para mais de um gatinho. Só passei aqui para agradecer pelo blog, pelas pessoas que escrevem, pela ajuda solidária de uns aos outros. Só assim parece que o ânimo continua, já perdi um gato muito querido com essa doença quando ainda não sabia nada a respeito. Por favor, continuem escrevendo para que possamos continuar acreditando e não entregando os pontos. Sinto muita tristeza e cansaço, não desistirei nunca de ajudar meus gatinhos mas está desalentador, me sinto doente e muto triste. Abraços à todos e obrigada mais uma vez!!

    ResponderExcluir
  25. Esqueci de dizer, tenho uma gatinha que também se chama Miúcha, ela nasceu de cesária, já foi mamãe e é tão pequenina que não pude castrá-la. Está sofrendo com esporo, seu focinho e patinhas estão de forma lastimável, mas continuo o tratamento e darei notícias de melhoras dela se Deus quiser. Por favor. gostaria de saber se a pomada de Cetoconazol pode ser usada em curativos nas patinhas? Vivo no "sufoco" limpando com soro, uso pomada vet. calêndula e unguento p/ impedir de moscas pousarem, já tive alguns casos terríveis mas nunca usei essa cetoconazol. Tento fazer tudo que posso e sempre faço o Itraconazol na farmácia de manipulação, sai caro e como são vários, fica difícil. Sempre que consigo, pago consulta de um gatinho peço a receita p fazer o remédio, não dura muito. Gostaria de saber mais a respeito de uma farmácia que li num outro post. Não vamos usar os nomes p que não gere problemas p/ vcs. É realmente mais em conta por internet? Agradeço quem puder me orientar sobre curativos do animais, higienização, enfim...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. estou com o meu gato muito doente varias feridas patinhas nariz pescoço orelhas.... usa cetoconazol2% talco iodeto de potássio80ml itraconazol 100ml silimarina 80ml juntos surti muito efeito....mais uma coisa o fungo fica na saliva quanto mais se lambe mais espalha a doença.... o ideal e colocar abajur custa 10 reais so retirar para comer assim não vão ficar lambendo estou na mesma batalha.... fica a dica drogavet

      Excluir
    2. Renato, obrigada pela participação no blog e suas dicas. Ah, só para te orientar não é abajur o nome do instrumento veterinário usado. O nome correto é colar elizabetano ou isabelino. Ah, por favor,sempre q mencionar nome de empresa situe a que cidade pertence. Muito obrigada =^..^=

      Excluir
    3. Estou cruzando informações com várias pessoas que conheci e que conseguiram curar seus felinos. O tempo real para se conseguir a cura, geralmente é de 8 meses a um ano. Mas todos chegaram a conclusão que não adianta perder tempo com medicamentos veterinários e nem com o manipulado (são muito fracos) os resultados são conseguidos com Itraconazol de gente mesmo e dando uma cápsula por dia e de preferência dando 50 mg de 12 em 12 horas, como o Itraconazol 100 mg com 15 Capsulas de um desses laboratórios, o Teuto que fabrica o Fungonax e o outro é fabricado pelo laboratório Prati Donaduzzi (Este último é usado pela Fiocruz) Com estes, você terá certeza que está dando Itraconazol mesmo! Podem existir outros e até de farmácias de manipulação que funcionam, mas as que me indicaram até aqui, não fabricam Itraconazol na concentração
      correta (O de 100 mg de farmácia de manipulação chega a ter apenas 10 mg do princípio ativo e não os 100 mg que deveria ter). Não vou divulgar os laboratórios que me decepcionaram, pois isso irá gerar muita confusão, mas pelo menos estes que falei são 100% confiáveis. Na Ultrafarma os preços são os mais baixos, mas as estregas nas últimas semanas estão ficando a desejar, pois não mandam mais em casa, somente para ir buscar nos correios (Aqui no Rio de Janeiro). E se isolar os bichos, a cura será muito mais demorada, porque eles vão ficar tristes. Procure sempre misturar as doses em alimentos que eles gostem muito. Como os pasteizinhos para bolas de pelos que são vendidos em lojas de ração como petiscos deliciosos. Basta perfurar os pasteizinhos com uma broca para madeira ou aço rápido de uns 3 mm de largura. Colocar os grãos de itraconazol dentro do furinho e tapar com patê de carne para gatos e pronto! Eles vão tomar o remédio sem problemas. Alguns gatos adoram gema de ovo cozido e isso ajuda muito também. Não exagere! Algumas pessoas desaprovam, mas os meus gatos quando comem isso, brincam muito mais e ficam com muito mais apetite no dia que dou gema de ovo para eles. Mas nem todos os gatos gostam, alguns nem tocam e outros até se mostram agressivos e barulhentos para tentar intimidar outros gatos de se aproximarem do lanche de ovo cozido, eheh! Boa sorte!

      Excluir
    4. Mais uma vez obrigada Marcos por partilhar de suas experiências aqui com nossos seguidores. Valeu pela ajuda. =^..^=

      Excluir
  26. não compra prq e muito mais caro e o efeito e mais lento... tem q administrar com iodeto de potássio de 80ml e silimarina de 80ml e um talco pra passar no ferimento cetoconazol 2% feito na manipulação drogavet mais uma coisa a ferida cresce e aparecera em outro lugares o indicado e colocar um abajur para evitar q fique se lambendo.... meu gato esta com o mesmo problema... e apareceu feridas em outras parte do corpo... o tratamento e longo cerca de 8 meses q o veterinario me deu

    ResponderExcluir
  27. Katinha Portela e demais amigos que tanto cuidam dos queridos gatos! Não podemos desanimar, essa doença é cruel, horrível, mas temos que continuar.
    O itraconazol é o medicamento adequado, o que vai variar é a dosagem. Meu gato estava muito ruim, achei que ele ia morrer, estava com o nariz destruído, não comia e nem bebia. Ele nem respirava direito, não conseguiadormir. O vet indicou iodeto de potássio xarope, depois de três dias meu gato já era outro. Com a medicação sendo cada da forma correta, o nariz foi se recompondo, nasceram até pelos novos no nariz. Também fiz nebulização duas vezes por dia com Clenil-A, acabei comprando um nebulizador só pra ele. Eu colocava o Clenil no nebulizador, colocava meu gato dentro da caixa transporte, direcionava o tubo pra frente e fechava a caixa, cobria com um pano. Ele ficava quietinho. Quando acaba a nebulização não pode soltar o gato de uma vez, tem que esperar uns minutos e depois soltar. Nas primeiras vezes ele se espantava com o barulho, mas depois ele ia sozinho para a caixa e ficava esperando. O Clenil é muito bom se o nariz do gato está muito ferido, pois o canal de respiração dos gatos é muito fino. Quem precisar de dicas pode me escrever, klma26@hotmail.com
    Quem quiser, pode me adicionar no Facebook (Keith Araujo), lá tem foto do meu gato, que tá lindo agora! Bjs pra todos e saúde para nossos queridos amigos felinos!

    ResponderExcluir
  28. Keith, muito obrigada por seu depoimento e auxilio a todos os seguidores do blog com orientações super importantes sobre a Esporotricose Felina e seus tratamentos. Em breve visitarei seu face. Uma braço e bom fim de semana

    ResponderExcluir
  29. Gente preciso de uma opinião. Adotei uma gata de rua c dois filhotes. Qdo ela foi castrar na Suipa a medica imediatamente percebeu o nariz inchado e cancelou a cirurgia. Apesar dela nao trr nenhuma lesão fizemos o exame de lamina e deu positivo para esporotricose. Os filhotes fizeram coleta de secreção hj e o resultado sai essa semana. A minha duvida é sobre a maneira mais eficiente de ministrar o itraconazol. Um falou q nao pode abrir a capsula q tem q enfiar goela abaixo. A outra falou q pode abrir e por na pastinha. Vcs q tem mais experiência....posso por as bolinhas na pasta? Dessa forma ela comeu bem. Enfiar goela abaixo vai ser dificil pois ela é uma fera!!! Mas to com medo pq o medico disse q se eu abrir a capsula, o medicamento é absorvido antes de chegar ao duodeno e q ela vai começar a vomitar em alguns dias. O q vcs acham????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nao pode dar com nada derivado de leite. a médica disse que dificulta a absorção. nada de leite, requeijao, ou ração de filhote q tem leite. O itra precisa de um ambiente ácido para ser absorvido e o leite é alcalino...

      Excluir
    2. Obrigada pela dica Bebel. Bjs.��

      Excluir
  30. Marici, o vet disse que o ideal é que o gato tome a cápsula inteira, mas é muito difícil. Meu gato não toma a cápsula, então todos os dias eu abro a cápsula e coloco no caldinho da Wiskas sachê ou num pouco de danoninho (ele adora). É melhor dar o itraconazol em pastinha ou no danoninho do que não dar. Mantenha as unhas do gatinho sempre aparadas. PESSOAL, NÃO PODE USAR POMADA COM CETOCONAZOL NAS FERIDAS ABERTAS EM GATOS COM ESPOROTRICOSE.
    O itraconazol, com alguns dias sendo ministrado, trata de fazer com que as feridas fechem. Caso queiram, usem Fibrase pomada ou Colagenase pomada em feridas, também pode usar Rifocina Spray, mas estes remédios tópicos servem mais para evitar miíase do que propriamente para fechar as feridas. A tendência das feridas de esporotricose é abrir e alastrar pelo corpinho dos gatos. O itraconazol trata de fazer com que as feridas sequem e fechem.
    Como falei anteriormente, a nebulização com Clenil-A é ótima para gatos que estejam com o nariz destruído/ferido e ajuda o gato a voltara respirar bem. Meu gato nem dormia mais, estava com o nariz muito destruído, o Clenil-A o ajudou muito. Com o tratamento sendo feito certinho, o gato vive bem.
    E fiquem atentos, porque muitas farmácias de manipulação etão misturando farinha no itraconazol pra render. Se você está medicando com itraconazol e seu gato não está melhorando, o remédio pode estar sendo misturado e a eficácia é menor. Bjs pra todos!

    ResponderExcluir
  31. Gente. Há dois meses atrás, Marla me viu na rua e me escolheu pra ser sua dona. Com quase 1 mês, surgiu uma bolinha no olho. Levei ma vet q receitou antiinflamatório. 2 dkas depois, surgiu a ferida na cabeça. Com mais 1 semana e meia conseguimos diagnosticar como Esporotricose. É uma no olho e uma na testa. Estou tratando há 4 dias com o Itraconazol e passando uma pomada nas feridas(que passo e vou brincar com ela, pq ela tira tudo :() . A cada dia que passa fico mais agoniada e desesperada. Hoje cheguei e escorria sangue do olhinho dela. Completamente sem sono e me revirando pensando na doença, pensando que nunca vai sarar (sou desesperada :(), eu achei esse blog. E obg a cada um de vocês que também tentam e que conseguiram melhora. Vocês me deram força pra continuar sendo otimista.

    ResponderExcluir
  32. Bertini. Ficamos felizes em compartilhar toda ajuda em informações dos gatinhos que estão come sta doença. Desejamos melhoras e muita força a você. =^..^= <3

    ResponderExcluir
  33. Bertini, não desanime, não desista. Cuido do meu gato há mais de cinco anos, ele tá lindo, brinca muito, vive muito bem. Faça o tratamento direitinho que tudo ficará bem. Bjs!

    ResponderExcluir
  34. Olá, voltei aqui pra dizer que ele está muito melhor, eu comprei o remédio em farmácia e dividi como vc ensinou e depois eu consegui levá-lo ao Vet e com a receita consegui dar continuidade com o remédio, sendo que a dose foi aumentada e ele teve uma melhora significativa! Está lindo, com o ferimento já completamente fechado e com pelos nascendo e cobrindo tudo, o ferimento era bem pequeno e graças a Deus consegui correr contra o tempo, obrigada pelo apoio!

    ResponderExcluir
  35. Christiane, estou felicissima com as notícias. Muito obrigada por aparecer aqui de novo e deixar as boas novas. Beijos =^..^=

    ResponderExcluir
  36. Use Cetoconazol+Dipropionato de Betamezona nas feridas (Medley ou Prati Donaduzzi). Limpe antes com água oxigenada 10 vol usando uma gaze. Depois seque com uma gaze. Aplique a pomada. Eu estou fazendo uma limpeza bem feita na primeira aplicação do dia. Na segunda aplicação apenas passo a pomada sem limpar, e na terceira faço uma limpeza de leve sem esfregar para não retirar a película da cicatrização. É impressionante o resultado. Faça três aplicações por dia e mantenha o ambiente bem limpo. Uma vez por dia eu estou passando mistura meio a meio de água sanitária com detergente. Deixe ela isolada. Use luvas para manusear seu amiguinho. Boa sorte e que DEUS esteja sempre com vocês.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafael, bom dia! Será que vc pode ajudar o nosso colega com as duvidas abaixo? Muito obrigada.

      Meu gato esta com muitas feridas, eu achava que era ele que arrancava a casca das feridas e não cicatrizava, mas ao olhar fotos da micose reconheci os efeitos principalmente no nariz, com certeza o levarei ao veterinário o mais breve possível, mas algo que é incrivel, é que o nariz dele fica bem melhor e no outro dia ja está terrivel, piora muito rápido, isso faz parte da esporotricose?
      jayzon.abdn@hotmail.com

      Excluir
  37. Oi Rafael, muito obrigada por sua participação aqui e também pelas dicas, que, tenho certeza, ajudarão bastante a todos. Apareça!

    ResponderExcluir
  38. Meu amiguinho está com isso. Quem quiser tentar, use uma pomada Cetoconazol+Dipropionato de Betametazona nas feridas (laboratórios Medley ou Teuto). Use luvas de borracha para manusear o animal e limpe com gaze embebida em água oxigenada 10vol. Seque com gaze seca. Evite espalhar muito pois alastra fácil. Aplique a pomada em quantidade minima o suficiente para cobrir as lesões. Cuidado com o Cetaconazol, pois animais fiv e felv positivo terão a imunidade diminuida por ele. Neste caso aplique apenas uma vez ao dia, mas consulte um vet. Aplique também em outros horários algo para afastar moscas e evitar bicheiras.A cicatrização com esta pomada é excepcional mas deve ser administrada com cuidado. NÃO FALHE COM O ITRACONAZOL! Na Ultrafarma Online tem por 26 reais embalagens de 15 capsulas de 100mg. Use o da marca Prati Donaduzzi. Use também algum medicamento para o fígado do bichano (pergunte ao vet. Eu uso HepVet, mas é bem amargo e deve ser amassado meia capsula por dia e misturado em bastante pastinha Whiskas). Para o Itraconazol, tem dado certo amassar o sachê de Whiskas molhada em pequena quantidade e misturar com os grãos do Itra abrindo a cápsula. Se seu pet deixar alguns grãos, misture com mais Whiskas molhada amassada. Ele tem que comer toda a dose, sem deixar grãos do Itra. Estou dando 100mg por dia, o que é recomendado pela Fiocruz. Mas o vet deve ser consultado, até para saber se está surtindo efeito e se está fazendo mal ao animal. Boa sorte para quem tem um amiguinho com esta terrível doença. E não esqueça, na maioria dos casos tem cura, apesar do tratamento muito prolongado. E sumir as feridas não é sinal de cura, então mantenha o tratamento com Itra até um mês depois do exame der resultado negativo. Mantenha o bicho com o colar pois ele não pode ficar se lambendo. Cuidado para ele não arranhar você. Mntenha isolado em um lugar limpo e faça manutenção da limpeza com água sanitária diluída. Evite madeiras no local. Evite paninhos. Coloque algo plástico e de fácil limpeza para ele dormir. Mas faça um carinho. Dê atenção para ele não ficar triste. A doença não pega tão facilmente sem a arranhadura ou mordida. O fungo precisa inocular em baixo da pele. Depois do tratamento diário, se possível queime as luvas ou jogue em um recipiente com água sanitária antes de dispensar no lixo para não espalhar mais a doença na natureza. Aplique álcool 70% nas mãos e lave com sabão neutro ou de côco. Não há casos de indícios do fungo na urina e fezes do animal infectado, mas mantenha a caixinha de areia sempre limpinha. E ração seca whiskas, NUNCA. Use Golden Gatos ou outra ração sem corantes.

    ResponderExcluir
  39. Meu gato esta com muitas feridas, eu achava que era ele que arrancava a casca das feridas e não cicatrizava, mas ao olhar fotos da micose reconheci os efeitos principalmente no nariz, com certeza o levarei ao veterinário o mais breve possível, mas algo que é incrivel, é que o nariz dele fica bem melhor e no outro dia ja está terrivel, piora muito rápido, isso faz parte da esporotricose?
    jayzon.abdn@hotmail.com

    ResponderExcluir
  40. Boa noite, estou precisando de uma ajuda, minha gata encontra-se internada, por se encontrar com feridas na barriga, sem explicações, nem a veterinária ainda sabe o que é, já tentamos vários tratamentos com antibióticos, antiflamatorios em comprimidos e injetáveis, mais até o momento sem nenhuma melhora. As feridas encontrasse em toda barriga, com secreções, um inchaço e no momento está roxo. Preciso muito de uma ajuda, pois já não sei o que fazer, não conheço nem relato parecido. Tenho fotos, gostaria de compartilhar com vocês.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diogo, bom dia e desculpe me a demora na resposta. Pesquisei na net e não encontrei nada parecido com os sintomas de sua gata. Não acredito que seja esporotricose. Ela ja fez exames de sangue para detectar pif ou felv (peritonite felina ou aids felina), senão sugiro para eliminar as hipóteses mais drásticas. Ela tem contato com a rua e outros fatos? Vomitos, diarreia, falta de apetite? As feridas vem de dentro para fora dilacerando a pele? São necessárias varias informações mas um bom exame de sangue eh capaz de ajudar. Enfim, desculpe me por não poder ajuda lo a contento e desejo q logo ela se recupere e fique bem.

      Excluir
  41. tenho um gato q esta com uma ferida na pata devo passar unguento no local e fazer um curativo pra ele nao lamber por favor me ajude

    ResponderExcluir
  42. Fabiana, sem saber a causa da ferida não pode ser usado nenhum medicamento qualquer. é necessário a avaliação por um médico veterinário. Se vc usar uma pomada q não é destinada ao problema dele pode até piorar a situação. procure um veterinário para uma melhor orientação

    ResponderExcluir
  43. Gostei muito de conhecer este blog e, principalmente, ler os comentários desta postagem. Leio o que posso a respeito de esporotricose, pois, em fevereiro do ano passado, adotei um gatinho abandonado na rua com essa doença. Ele tinha feridas em torno de um dos olhos, no nariz (que estava quase que totalmente obstruído) e em uma das patas. Imediatamente o levei ao veterinário, que o medicou (ele tinha febre!) e me disse que provavelmente era um tumor, que poderia ser retirado em um procedimento cirúrgico. Desconfiei do diagnóstico e fui pesquisar. No outro dia, quando levei o gatinho ao vet novamente, eu disse que achava que o bichano tinha esporotricose. Fiquei pasma ao ver que o vet não sabia do que eu estava falando. Pelo menos, teve a decência de dizer para eu procurar um vet mais experiente. Pra encurtar um pouco a história, procurei outra vet e com a ajuda de pessoas que já tinham lidado com isso, comecei a tratar o Sombra (esse é o nome dele!) com 40mg de itraconazol combinado com um antibiótico. Ele respondeu muito bem ao tratamento e em torno de um mês já não tinha mais feridas e respirava muito bem. Continuei o tratamento durante 3 meses e parei quando a vet pensou que fosse adequado. Em um mês, a doença voltou. Tratei por mais 4 meses com 50mg de itraconazol. Li em vários lugares sobre gatinhos curados em dois meses... e já estou acreditando que só há controle e não cura. Ele ficou ótimo de novo, foi castrado, adotei um irmãozinho para ele... daí, percebi que o contágio não é tão fácil quanto falam. Mantenho o ambiente limpo, uso álcool 70° para desinfecção e usava luvas. Cheguei à conclusão de que a pessoa ou o outro animal precisam estar com a imunidade baixa pra serem contaminados. O Sombra tem contato com outro gato, com cães e diversas pessoas e, até então, não houve contágio. Estou, agora, fazendo o tratamento pela 3ª vez. Aumentamos a dose para 60mg, o que foi ótimo no início, mas se revelou forte demais. Ele estava com 6 kg... hoje, dois meses e meio depois, pesa menos de 3,5 kg. A vet mandou suspender totalmente o remédio, para que ele se recupere. O Sombra não tem nenhuma ferida, está com o pelo lindo... mas muito magrinho. Pensei que ele havia enjoado da ração ou que o outro gato estava comendo a comida dele... mas é o remédio. Me culpo por não ter percebido isso logo. Cuidem a dose! Vou dar um tempo pra ele e, caso seja necessário, vou retomar o tratamento seguindo dicas que li aqui nos comentários. Sempre usei as cápsulas manipuladas, pois o Sombra toma o remédio tranquilamente... vou trocar pelas industrializadas e também dar uma vitamina para proteger o fígado. Enfim, sei que é um relato extenso, mas ler os comentários de outras pessoas me ajuda, me dá um alento. De repente, o meu também ajude de alguma forma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graciela, muito obrigada pelo comentário aqui deixado. Com certeza vai ajudar a todos aqueles que, como você, buscam solução para nossos amados bigodes que estão dodói

      Excluir
  44. Infelizmente meu gato morreu por esta praga, mesmo fazendo um longo tratamento acompanhado por veterinário, gostaria de não receber mais os avisos e comentários do blog, como faço pra cancelar? Obrigado! O blog é muito útil sobre essa doença, eu não sabia o que estava acontecendo com meu gato, e quando soube o que era, estava bem avançado, continuem seu trabalho. Abraço!

    ResponderExcluir
  45. Jeison, sinto muitissimo pela perda de seu gatinho. Imagino o quanto vc fez por ele e o quanto se sente derrotado. Desejo paz no seu coração e acredite, ele está melhor agora, sem sofrimento algum e com certeza estará sempre ao seu lado, cheio de gratidão, por tudo o que vc fez a ele. Quanto às postagens que vc vem recebendo, veja se vc não está como seguidor do blog. Se for isto é só clicar na pagina em seguidores e deixar de seguir ou então veja nos emails que vc recebe do blog, no final dele, alguma informação para deixar de receber e desfaça seu cadastro. De qualquer forma, agradeço seus comentários e volte sempre que precisar. Um forte Abraço

    ResponderExcluir
  46. Olá, Angelique! Tudo bem?

    Queria fazer uma pergunta para você que entende mais. Minha gatinha tem esporotricose, e começamos a tratar cedo. Ela estava com uma ferida feia em um dos dedos da pata, e de um dia para o outro começou a ficar com uma bolinha no nariz, que inchou e inchou. Foi quando essa bolinha apareceu que o veterinário receitou o remédio, que é manipulado.

    Eu vi uma melhora significativa no ferimento do dedinho, criou casquinha e caiu várias vezes, e agora está quase fechado. Só que o nariz, apesar de ter criado uma casquinha do lado de fora, parece estar ainda mais inchado do que quando começamos o tratamento.

    Começamos a dar remédio dia 25 de fevereiro, eu acho. Duas vezes ao dia, mas não lembro a dosagem. Demora um pouco mesmo para o nariz sarar? Ele incha mesmo depois de começar a tomar o remédio? Ou será que ele pode estar fraco?

    Obrigada! :D

    ResponderExcluir
  47. Prezada Amanda, eu nunca tive gatos com esporotricose e não conseguiria te orientar a respeito. O que lhe peço é questionar quer um dos usuários desta pastagem, pois, com certeza, algum deles vai te ajudar. Mil desculpas e torço para que sua bebê se recupere logo. Um forte abraço ��

    ResponderExcluir
  48. A minha gata é a típica gata de Ap. Ela não sai p rua e não tem contato com outros animais a não ser a irmã canina dela. Porem Sábado eu acolhi uma gatinha como lar temporário que parece estar saudável, não apresenta nenhum tipo de ferida pelo corpo, come e bebe normalmente. Faz uns tres dias q a minha gata apareceu com um machucado no nariz. Achei q era resultado das brincadeiras porem está infeccionando e o nariz está em carne viva. Tem como ela ter pego esporotricose? Vou leva-la ao vet amanha porem estou na paranoia pois não quero q os outros animais se infectem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Morgan e Cível e. Não há como avaliar isto. Somente o vet tem como fazer isto através de exames laboratoriais . Eu Chorei q pode ter sido a unha da em brincadeira entre elas q pode ter causado uma inflamação. Tenha calma já q amanhã ela passará por consulta. Paranóia não te levará a lugar algum.

      Excluir
  49. olá. Sou do Rio de Janeiro. Peguei um gato de aparentemente 3 anos perto do meu trabalho em Ricardo de Albuquerque, no dia 25 de março. ele vinha com uma ronqueira e eu liguei para um veterinario que receitou baytril pelo que falei que estava ouvindo. acontece que após 7 dias de baytril o gato vindo pro meu colo começou exalar um odor desagradável na cauda. chamei o vet aqui e ele viu além da parte de cima do nariz estar inchada também tem um buraco nos testículos dele. Imediatamente receitou 100mg de itraconazol/dia por 60 dias, limpeza com soro, gaze e como eu tinha a pomada clotrimazol, estou aplicando desde domingo ultimo Nunca tive animais e fui inocente em não verificar todas as partes do animal. Ruan, não pode ficar sem o colar senão lambe o ferimento. só tiro para ele comer e tenho que ficar de olho. Também estou dando ranitidina líquida diariamente 0,5ml e hepatilon liquido 1/2 ml/dia. Apesar dele comer e beber agua normalmente, está muito apático. Todos pego o pano onde ele ficou , coloco no lisoform e fervo em uma panela só pra isso, em seguida lavo com sabão de côco. Não encontrei o itraconazol ITL 100mg, e o vet falou que posso dar o humano. Espero estar fazendo o correto. Ah, no primeiro teste FIV e FELV deu negativo, mas o vet pediu pra repetir daqui a 15 dias. Também estou aguardando resultado do hemograma, pois Ruan está muito apático, mas pede colo e eu forro um pano em mim e deixo que venha, faço muito carinho, mas ele está bem tristinho. Espero conseguir bons resultados, pois ele estava vagando pelas ruas perto do meu trabalho há mais de um ano segundo o pessoal que aimenta vários animais na região e só tomei a decisão de adotá-lo porque soube que um outro gato de um vizinho batia muito nele. Trouxe para vaciná-lo, vermifugá-lo e castrá-lo, mas isso tudo vai ter que esperar a cura da enfermidade dele. Repetindo: A POMADA QUE ESTOU USANDO É CLOTRIMAZOL. Gostaria de saber se posso continuar.

    ResponderExcluir
  50. Oi Dayse. Parabéns por resgatar um gatinho de tua e tb por estar correndo atrás da cura desta hipótese de esporotricose. Estou na torcida para q vc e seu mais novo companheiro superem está fase e sejam felizes por muitos anos. Olha não li em nenhum comentário aqui nas postagens sobre o Clotrimazol. Peço para q entre no Google e busque a bula Medica e verifique se o princípio ativo do medicamento é o mesmo caso não seja ru recomendo orar a medicação e comprar o Itraconazol cf o vet te indicou. Aqui nos comentários têm várias informações importantíssimas q vale a pena ler. Espero, de coração q vc solucione isto é teu gatinho fique bem e feliz. Um abracao

    ResponderExcluir
  51. Esqueci de dizer que Ruan me deu umas unhadas logo que chegou, mas tudo cicatrizou completamente. Um detalhe: devido a uma micose na unha de um dos dedões do pé, venho colocando no local Loprox (ciclopirox olamina) e tomando uma vez por semana há dois meses, uma capsula de FLuconazol 150mg. Como esses medicamentos são para eliminar fungos, talvezzzzz tenha sido por isso que aparentemente não peguei esporo do Ruan. Mas desde que soube da doença dele, estou usando luvas para fazer os curativos, fervendo os paninhos que ele se deita e usando lisoform antes de ferver, passando cloro na casa em todos os locais, et. Não consegui marcar consulta na Fiocruz e tb como já estou usando os medicamentos que o vet indicou, não vou parar. Vamos ver como o tratamento evolui daqui por diante. Espero que tenha ajudado com a informação sobre o meu caso.

    ResponderExcluir
  52. Atenção Pessoal:
    Pesquisem sobre os TRATAMENTOS NATURAIS COM EXTRATO DE ÓREGANO!
    No site Scielo e Lilacs (de pesquisa CIENTÍFICA) existem várias pesquisas sobre o tratamento da Esporotricose com Óleo Essencial de Óregano ou mesmo o Extrato de óregano e sua capacidade de matar o Sporotrix. O google pode ajudar na sua busca. Acontece que tb estou na luta contra essa maldita, medicando com Itraconazol de 50 mg 2 x ao dia. Mas ela é uma gangorra, quando parece que vai melhorar, dá uma recaída. No desespero, pesquisando como uma louca chequei nesses trabalhos de várias Faculdades de veterinária e ao Orégano.
    Pois bem, na terça feira passada fiz uma infusão com folhas de orégano e passei a lavar os ferimentos com ele. Amanhã estará fazendo uma semana, e apesar de não ter curado (sabemos que a luta é longa) o desespero deu lugar a esperança com os resultados obtidos. Na parte posterior do pescoço onde havia um foco espalhado como tiro de espingarda, secou tudo e sumiu. Na testa e num ponto na parte inferior do pescoço é que persiste, mas como um coadjuvante foi o melhor até agora! O cetaconazol com associação que o Amigo Raphael cita acima, com a minha Branquinha não deu certo. Agora com a assepsia feita com o orégano junto com o Itra, foi o melhor resultado. O esporotix não consegue sobreviver a algumas substâncias ativas do orégano!
    Espero ter ajudado voces nessa luta!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria, boa tarde! Muito obrigada pelo comentário.

      Excluir
  53. Hoje cheguei em casa e a primeira noticia que a minha mãe me deu é que ela, depois de quase 2 meses triste e moribunda: brincou! E para confirmar a noticia da minha mãe ela brincou pra mim!!! Que felicidade! A ferida da testa que persistia começou a secar, e a do pescoço também! Minha mãe falou que ela sabe que está ficando melhor, por isso ela alegrinha e brincou! E só estou aplicando o orégano 1 x ao dia, ao meio dia, porque tá frio e tenho medo que ela fique resfriada. Coloquei em um frasco com bico comprido ( próprio de lavar ferimentos) e lavo toda as regiões com pontos! Donos de mios, não desanimem e acreditem no poder da natureza!!!

    ResponderExcluir
  54. Bom Pessoal, levei a Branquinha no Veterinário no dia 29/06/15 , depois dessa longa peleja. A veterinária examinou, e não encontrou mais a presença do Esporotrix, nas pequenas feridas secas que conseguiu pegar algum tecido para fazer cultura. No exame microscópico, não existe mais a presença física do vírus. A doutora ficou muito impressionada e disse: " das duas uma, ou não era esporotix ou voce conseguiu matar ele com essa tal infusão de orégano"! Ela me orientou a continuar com o Itraconazol por mais um mês, e depois quando parar observar por 10 dias se ele vai se manifestar ou não. A Branquinha? Está linda, as feridas secaram, o pelo está crescendo, ela esta comendo, brincando e parece, as vezes, que rindo me agradecendo!!!!!
    Obs. A doutora me pediu que enviasse por e-mail as TCCs e as Monografias que consultei nessa minha pesquisa. Ela fez uma TCC no seu Doutorado sobre Esporotricose, mais achou interessante os meus achados!!! Vou espalhar isso para quem quiser ouvir!!! Pois cheguei a cogitar a Eutanásia em certo grau de desespero!!!! Sucesso a todos nessa luta!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria,pensei em vc Nesta semana. Que bom que nos trouxe notícias Boas da Branquinha. Vamos seguir a orientação médica e ver o resultado final. Parabéns por salvar mais uma vizinha. Tenho certeza q a Branquinha está mais q agradecida por sua ajuda. Bjs.��

      Excluir
    2. Maria,pensei em vc Nesta semana. Que bom que nos trouxe notícias Boas da Branquinha. Vamos seguir a orientação médica e ver o resultado final. Parabéns por salvar mais uma vizinha. Tenho certeza q a Branquinha está mais q agradecida por sua ajuda. Bjs.��

      Excluir

Eu, a Nina =^..^= e a Miúcha =^..^=
Adoramos sua visita e comentários.
Venha sempre que puder.