sábado, 18 de abril de 2009

Plantas Venenosas e Perigosas para Gatos

São centenas as plantas venenosas que se deve evitar de ter em casa.
Cito aqui apenas algumas.
Seguem as fotos para melhor visualização.

* Aloé vera ou babosa


* Amor-perfeito


* Azálea


* Leander ou Oleandro


* Azedas


* Azevinho


* Campainha


* Clematis


* Dedaleira


* Dieffenbachia ou Comigo-Ninguém-Pode


* Estrelízia


* Feto ou samambaia


* Philodendron ou Jibóia


* Flor do Natal / Bico de Papagaio /Poinsetia


* Gypsophila ou Mosquitinho


* Hydrangea ou Hortênsia


* Íris


* Lírio do vale


* Lírio


* Tulipa


* Videira «mornig glory»


* Violeta africana


Em caso de intoxicação, os sintomas podem incluir dores abdominais, vómitos, diarreia, apatia, tremores musculares, falta de coordenação e febre.
Se suspeitar de envenenamento, contacte o veterinário ou alguma organização que tenha uma linha de emergência.

Para saber quais plantas são boas e que os gatinhos mais gostam, fiz um post aqui
Image Hosted by ImageShack.us

21 comentários:

  1. Nossa, sao muitas as plantas venenosas para gatos, nao fazia ideia.!!!!
    Uma boa sugestão é colocar as saudaveis!!! Afinal todo gato precisa de um matinho de vez em quando para fazer aquela faxina no trato digestivo, sem falar que eles adoram o gostinho de mato!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá Angelique, sabe me dizer se orquídeas são venenosas para gatos? Obrigada

    ResponderExcluir
  3. Patrícia, desculpe-me pela demora. Acredito que as orquideas não sejam venenosas para nossos felinos. Eu mesmo tenho 2 aqui em casa e nunca tive problemas mas NIna e Miúcha não são de subir nas plantas.

    ResponderExcluir
  4. Olá gostaria de saber, se o musgo é tóxico para eles?Obrigada

    ResponderExcluir
  5. Lilian, a principio não foi mencionado , mas suguiro que vc faça uma busca mais detalhada na net. Um abraço e obrigada pela visita

    ResponderExcluir
  6. Angélique, bom dia! Perdoe a minha ignorância. Mas como assim, violetas africanas? Eu tenho muitas violetas. Tenho uma gata de 6 anos e nunca se aproximou de plantas. Mas adotei um gatinho danado...ele vive mexendo com as folhas das minhas árvores da Felicidade. Mas agora fiquei preocupada com essa tal de violeta africana. Eu tenho violetas mas não sei se são africanas ou não. E agora?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MarSea, não se assuste, as nossas violetas são chamadas "violetas africanas". Enquanto o teu bebe gatinho não crescer, tente deixar as plantas fora do alcance dele, tipo no alto da geladeira. A minha Miucha no começo tb destrui minha arvore da felicidade e adorava morder as folhas de meus lírios da paz...agora ela já não faz mais isto. Obrigada pelo seu comentário no blofg e ótimo domingo

      Excluir
  7. Olá, você sabe me dizer se o Buxus sempervirens (buxinho), é tóxico para nossos felinos???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá FErnanda, obrigada por sua visita. Infelizmente não tenho esta informação para sanar sua duvida. As plantas q postei aqui eu sei q realmente fazem mal para os gatos. provavelmente devem ter outras mas quanto ao "buxinho" já não sei te informar. Um abraço

      Excluir
  8. Podes me indicar um livro que tenha todas as plantas?

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Bárbara, eu não conheço uma literatura que trate especificamente deste assunto, mas se fizer uma busca na internet / google ou outros sites de busca e escrever plabntas vebnenosas para a animais/gatos ou cães...vc encontrará muitas informaç~eos. Obrigada pelos eu post e pela presença aqui no blog. Uma braço e bom domingo

    ResponderExcluir
  10. Olá! Minha gata comeu um pedaço da folha da planta Jibóia. Estou preocupada. Se ela não apresentar algum sintoma como vômito ou diarréia, posso ficar mais tranquila ? O que me recomenda? Obrigada

    ResponderExcluir
  11. Prezada Carol, boa tarde. Como foi um pedacinho só, vamos aguardar até ver se existe vômito ou não. Não faça nada por enquanto. sugiro que vc retire a planta de dentro de casa e coloque em um lugar alto onde a gatinha não possa ter acesso. Tente comprar pra ela graminha para gatos, ela vai amar e vai deixar de comer as outras plantas da casa.

    ResponderExcluir
  12. Oi!
    tenho uma samambaia em casa e os gatos adoram ficar embaixo da sombra dela. Nunca os peguei comendo, mas é perigoso continuar com ela por aqui? Grata pela atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bárbara, obrigada por sua visita e seu comentário deixado aqui. Peço que vc observe se as pontas das plantas estão comidas, arrancadas. Se encontrar algum sinal parecido, é melhor tirar do alcance. Se são samambaias de metro, tente suspender as folhas mais longas para dificultar o acesso dos bichanos. Um abraço

      Excluir
  13. Boa tarde Angelique, eu andei pesquisando e não encontrei nada a respeito de ter pimenteira em casa, eu tenho uma gata e gostaria de saber se a pimenteira ou a própria pimenta dede de moça é venenosa para os gatos. Abraços.

    ResponderExcluir
  14. Oi Nelson, boa noite! Olha a pimenta ou a planta pimenteira não deve estar em local de fácil acesso aos gatinhos pelo simples motivo que se ingerida pode provocar problemas estomacais, bolhas e feridas na mucosas do felino. Ela não considerada venenosa como as citadas aqui mas se ingerida pelo gato vai provocar vômitos e reações adversas, então não recomendo te-las em casa ou se estiver em vaso que este seja pendurado e local de difícil acesso aos gatos.

    ResponderExcluir
  15. Olá Angelique, boa tarde!
    Comprei um Lírio da Paz e li em alguns sites que ele é tóxico para gatos. Mas o moço da floricultura disse que tem dois gatos e tem essa planta e nunca nenhum deles passou mal.
    Vi que você também tem um Lírio da Paz. Alguma vez já perguntou para um veterinário sobre? Sabe dizer se realmente faz mal?
    Quero ter certeza antes de me desfazer de uma planta tão linda.
    Obrigada. Abs.

    ResponderExcluir
  16. Oi Angelique tudo bem?

    Compramos um Lirio da Paz e depois acabei lendo em alguns sites que é uma planta tóxica para gatos.
    O moço da floricultura disse que tem dois gatos e nunca teve problema.
    Vi que na lista acima você não citou esse tipo de Lirio e inclusive em um comentário disse ter um.
    Você sabe dizer se realmente é um problema ter um em casa?
    Quero ter certeza antes de me desfazer da plantinha.

    Bjs

    ResponderExcluir
  17. Jessica, tenho lirio da paz dentro do apto já tem 15 anos, nunca tive problema com os gatos de intoxicação. o lírio da páz não está na lista de plantas venenosas. A Miucha que é a mais sabeca de todas as 3 e vive mordiscando as folahs nunca teve problema algum, então, tranquilize-se e pode manter seu lindo vaso em casa sem problemas. Beijos =^..^=

    ResponderExcluir
  18. Olá!!! Vi em alguns sites que o pólen da flor do. Lírio da paz pide ser até mortal para os gatos, potque quando esse pó cai no chao, e o gato pisa, ou se arrasta e depois se lambe, é altamente tóxico, podendo quando sobrevivem, ter doença hepática crônica até o fim da vida. Não sei o que fazer, vi os comentários acima. Tenho um. Lírio da paz lindo e enorme, que agora teria que ficar no chão...

    ResponderExcluir

Eu, Miúcha, Tica, Teca, Nito e Lillo
Adoramos sua visita e comentários.
Venha sempre que puder.Lambeijos