domingo, 26 de abril de 2009

Mudança no tempo deixa bichanos com gripe em SP

Não sei se vocês estão sentindo este problema com seus felinos. Aqui em casa a Missy está com uma remelinha nos olhos que nunca teve, espirros seguidos, mais quietinha que o normal. Então tenho deixado nossa casa mais fechadinha mesmo porque aqui sempre é mais frio e úmido nesta época do ano.Que cuidados extras vocês têm com seu amigo gato nesta época do ano, além dos cuidados em veterinários?

Abaixo segue reportagem desta semana sobre o assunto.

Chegada de dias mais frios faz gatos sofrerem com doenças respiratórias.
Donos devem protegê-los de baixas temperaturas e reforçar alimentação.

Com os termômetros baixando e as mudanças bruscas de temperatura típicas do outono paulistano, não são só as pessoas que ficam mais suscetíveis a gripes, resfriados e doenças respiratórias. Animais de estimação, como os gatos, também sofrem com a chegada de dias mais frios.

“O felino é um animal muito atingido pelas variações climáticas, principalmente pelo clima seco e mudanças repentinas de São Paulo”, explica a médica veterinária especializada em felinos Luciana Deschamps. Ela alerta que os gatos têm um sistema respiratório sensível e, nesse período do ano, podem desenvolver resfriados, asmas bronquites e rinotraqueítes, entre outras doenças. A veterinária alerta: “isso acontece também com animais saudáveis e vacinados”.

Também veterinária, Kelly Teixeira Dutra é dona de dois gatos: Clark e Lana. Os dois têm rinotraqueíte, que ela explica como sendo uma sinusite felina. Segundo Kelly, toda vez que esfria, eles voltam a sofrer com o problema. “O nariz escorre, eles espirram, às vezes têm tosse”, conta. Há cerca de duas semanas, a gatinha Lana esteve internada e precisou tomar antibiótico para se recuperar de uma crise.

Luciana alerta que os donos devem estar atentos aos sintomas de resfriados e outros problemas respiratórios de seus gatos, pois muitas vezes essas doenças podem evoluir para uma pneumonia e terminar até com a morte do animal. Segundo Luciana, os sintomas mais perceptíveis são olhos avermelhados, febre, espirro, nariz escorrendo, inatividade maior e redução de apetite.

A aposentada Edelweis Amaral fica sempre atenta a sua gata Luana durante o inverno. A gata, que já tem quase 13 anos, sofre de rinotraqueíte crônica e a doença se agrava no inverno. “Ela tem uma coriza constante na época de inverno, aumento da secreção e espirra mais”, afirma Edelweis.

Como evitar

Luciana explica que algumas medidas podem evitar que os gatos adoeçam ou tenham complicações decorrentes das mudanças de temperatura nessa época do ano, entre elas uma mudança na alimentação. Ela recomenda que não se deixe o animal exposto a vento, frio, chuva e água. “Às vezes, o gato passa por algum local que está sendo lavado e fica com as patas molhadas”, alerta. Ela também afirma que um reforço na alimentação e oferecer vitaminas do complexo B podem ajudar a prevenir as doenças.

Edelweis segue essas recomendações. Como mora em apartamento, procura evitar que a passagem de correntes de vento pelo local, fechando as janelas e impedindo que a gata Luana fique no terraço durante a noite. Ela também forra a caminha onde o animal dorme com um cobertor e não dá banhos, seja no inverno ou no verão: “gato meu nunca tomou banho”. A dica é confirmada por Luciana, que alerta para que os donos não deem banhos em seus gatos nas épocas de baixa temperatura. As medidas parecem funcionar, em 13 anos, a gata nunca foi internada.

Luciana lembra aos proprietários para jamais darem medicamentos humanos para gatos, pois isso pode provocar até a morte do animal. O mesmo vale para medicamentos caninos. “Gato não é cachorro”, lembra a veterinária, por isso antibióticos caninos também não servem para felinos.

Ela recomenda que os donos dos bichinhos procurem um especialista assim que identificarem os sintomas no animal e alerta que gatos de cara chata, persas e gatos exóticos devem ter atenção especial, pois, devido ao formato do rosto, esse animais têm o nariz mais delicado e vias nasais menores.

Publicado por: Globo.com
Em: 24/04/2009
Setor: Bichos
Gravura: Jamie Edwards
Image Hosted by ImageShack.us

Um comentário:

  1. obrigado,mim tira uma dúvida,meu gato de três meses,ta gripado sai mutia secreção do seu nariz e ele espirra muito qual o rémedio indicado?

    ResponderExcluir

Eu, Miúcha, Tica, Teca, Nito e Lillo
Adoramos sua visita e comentários.
Venha sempre que puder.Lambeijos