terça-feira, 7 de abril de 2009

BASTET - A Deusa Felina Egipcia



Texto extraído da Discoverybrasil.com
Egito: Deuses e Deusas
Fotos do site: www.tigerpixie.com/carrie hawks

Quando os gregos chegaram no Egito, eles associaram Bastet com Artemis e ela deixou de ser a deusa do sol para ser a deusa da lua.
Com o tempo, ela também perdeu sua cabeça original de gato selvagem do deserto ou leão e ganhou a cabeça de um gato doméstico. Os gatos eram muito importantes para os egípcios, porque protegiam os grãos dos animais daninhos, e acreditava-se que Bastet os protegia. Quem matasse um gato era punido com a morte. Quando os gatos morriam, as famílias raspavam a sobrancelha como luto e às vezes seus gatos eram mumificados.
Bastet era freqüentemente associada com Sakhmet, a deusa de cabeça de leão de Memphis.
Image Hosted by ImageShack.us

4 comentários:

  1. adorei, tenho tres meninas, Hungria 17-Yasha 14-Bianca 10- e Felix 6. A Egypt com 17 perdi ano passado. gostaria de enviar foto delas.

    ResponderExcluir
  2. adorei, tenho tambem treis meninas e um menino- Hungria, Yasha, Bianca e Felix, tinha tb Egypt que partiu em maio do ano passado.

    ResponderExcluir
  3. Olá, nossa estou muito feliz em ter encontrado este blog, pois aqui tem a foto da Deusa Bastet que eu vi tatuada no braço de uma moça numa palestra que fui e fiquei apaixonada. O mesmo desenho sem tirar nem por... Lindaaaaa!!!
    E com certeza irei tatuar.. uhuuuu... Beijos Regiane!!! Ahhh qdo eu fizer vou postar uma foto no seu blog para que vejam como ficou!! Obrigadaaaaa

    ResponderExcluir
  4. Que blog lindo! Tbm sou apaixonada por gatos! Tenho duas gatinhas: a Tuca e a... Bastet! :D

    ResponderExcluir

Eu, Miúcha, Tica, Teca, Nito e Lillo
Adoramos sua visita e comentários.
Venha sempre que puder.Lambeijos