domingo, 24 de março de 2013

Plantinhas que os gatos gostam e que são saudáveis


Boa tarde pessoal, tenho recebido algumas solicitações sobre plantas saudáveis para os gatinhos e que não fazem mal ou sejam venenosas. Os felinos, apesar de carnívoros, são excelentes pastadores, isto é, eles adoram uma graminha. Os gatos ingerem plantas para ajudá-los a expelir bolas de pêlo que estão no canal digestivo, que são ingeridas quando eles se lambem. Por isso, se você encontrar seu gato vomitando graminhas verdes, não se preocupe, é isso mesmo que ele precisava.

As plantas que não fazem mal para seu gatinho são:
Camomila (Matricaria chamomilla)
Herbácea de 20 a 50 cm de altura, de caule ramificado e flores miúdas. Usam-se suas folhas e flores, que auxiliam nas dores estomacais e gases intestinais, no bom funcionamento do fígado e na reposição de minerais.

Erva-doce (Pimpinella anisum)
Com caule estriado e flores brancas e pequenas, em umbelas, é uma herbácea de medidas entre 30 e 50 cm. Folhas e flores ajudam a aumentar a lactação nas fêmeas e diminuem a excitação nervosa.

Erva-de-gato (Nepeta cataria)
Esta herbácea cresce bem em solos úmidos e drenados, atingindo 90 cm de altura. Suas flores brancas ou lilases surgem no início do verão. Possui nas folhas um óleo volátil com odor de menta que atrai os gatos, deixando-os entorpecidos e brincalhões se o inalarem e ingerirem a planta em grande quantidade. Suas folhas e flores possuem efeito calmante e antiespasmódico. Também indicada para cólicas e diarreia.

Grama-paulista (Cynodon dactylon)
Também conhecida como bermuda-grass, esta forrageira de até 20 cm, com várias variedades, é comum em campos esportivos. Suas folhas provocam vômitos, que auxiliam no alívio de cólicas.
Capim-santo / Erva Cidreira (Cymbopogon citratus)
A erva possui folhas aromáticas e estreitas, com mais de 50 cm de comprimento. É ótima para manter o sistema digestivo em ordem e evitar cólicas.

Hoje em dia, já se encontram em pet shops, graminha pra gatos que você pode comprar as sementes em saquinhos próprios e plantar em um vaso com terra vegetal, existe também a versão q já vem em um pote plastico onde vc só precisa regar diariamente e aguardar 1 semana para ver as sementes brotarem. Ela é bem facil de cuidar ou vc pode comprar ela já plantadinha em floriculturas e tb nos pet shops ela já vem em um vasinho platico pronta para seu gatinho se divertir e ele vai amar. As plantas citadas acima tb podem ser compradas já plantadas em pequenas toucerinhas e vc levar pra casa para cultivar em seu jardim ou quintal. Quem mora em apartamento e tem uma varanda que receba sol diariamente, tb pode ter estas plantas em vasinhos.
Image Hosted by ImageShack.us

12 comentários:

  1. Oi! Estou procurando alguém que possa me ajudar... Tenho duas gatas castradas (ambas da mesma ninhada) que sempre foram extremamente próximas (se protegiam, dormiam juntas, comiam juntas, se abraçavam, se lambiam e brincavam o tempo todo juntas). Viajei no ano novo e, quando voltei, elas estavam brigando muito. Desde então o convívio melhorou um pouco, mas elas ainda estão afastadas e se estranham por vez ou outra (nunca chegaram a se bater de verdade, apenas aqueles "tapinhas" para afastar a outra ou algumas perseguições com muitos miados). Gostaria muito que elas voltassem a se dar bem, já falei com alguns veterinários e eles só me indicam fazer uma nova sociabilização (eu já as aproximei diversas vezes). Já tentei fazer carinho, dar petiscos e brincar com as duas mais próximas, mas quando ficam muito perto elas não querem nada a não ser miar uma para a outra. O que eu faço? Isso já está durando 4 meses... :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Ana, fica difícil avaliar o comprotamento dos felinos. Vc já disse que as duas são castradas. Existem entre os gatos uma certa hierarquia e também marcação de território, mas vc tb informa que elas sempre se deram bem. Algo aconteceu desde a sua viagem que causou este estress entre elas. Aqui no blog eu tenho um artigo sobre stress nos gatinhos, procure e leia e veja se consegue, por lá, descobrir algo que possa ter causado este problema em casa. Qualquer dúvida estou á disposição. Bom doningo

      Excluir
    2. nao e dificil nao, um fato ou gata, veja bem, vc saiu e com certeza e muito apegado a criação ok, entao agora para recuperar este estimulo use artimanha de capim cidreira, de nome a eles como nene, tem a cpnet a erva doce, e veja o que fazia antes eles voltaram a bricar ok

      Excluir
  2. Oi, Angelique, finalmente encontrei aqui uma resposta sobre o porquê que os gatos comem folhas. A minha gatinha, a Bianca, ama morder as folhas das plantas da minha mãe, e eu tenho que retirá-la por receios de que sejam nocivas. Mas foi bom saber que ela pode comer capim cidreira, erva-doce, camomila. Então é pra expelir os bolos de pelo? Curioso. Eu havia pesquisado um tempo atrás e o site dizia que os cientistas não sabiam explicar o porquê dos gatos gostarem tanto de comer plantas. Você é veterinária? Gostei do seu espaço e já estou seguindo.
    Um feliz 2015 pra você, tudo de bom, tá?
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Sandra, fico feliz q tenha gostado do blog. Não sou vet não, apenas apaixonada pelos felinos e devido a convivência com eles por muitas décadas acabei aprendendo muitas coisas q acabo postando aqui para orientação de vcs , seguidores. Desejo a vc um excelente 2015. Bjs

      Excluir
  3. Angelique o que poderia dar para baixar a febre de gatinho em emergência antes que chegue a convulçao perigo morte. Tipo dipirina paracetamol gts? Sei que se a febre persistir em horas deverei correr para o veterinário mas uma dica de Socorro você pode dar ne? Pode ser um fim de semana e ai se der pra segurar na madrugada até ter busão pra procurar socorro é uma vida salva em socorro emergentemente. Bjo obrigada pela atenção e pelo bllog Miaus de agradecimento; e miaus de bençao de Deus em sua vida. Com carinho de todos gatinhos e seus donos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda pode-se dar 3 gotinhas de dipirona sódica e nada mais. Tente dar numa seringa com 2ml de agua bem no fundinho da garganta. Mas ainda ele vai babar muito. Se a febre persistir leve o ao vet. NÃO DÊ TILENOL. Pode matá -lo.

      Excluir
  4. Bom dia. A planta da aveia também é bom para eles? Plantei semana passada para meu gato.

    ResponderExcluir
  5. boa noite, tenho uma gata e aparentemente ela não está conseguindo vomitar a bola de pelo,,, ela ja vomitou outras vezes, mas agora ela tenta e não consegue, tem alguma dica ? pfv.... ela está comendo pouco.

    ResponderExcluir
  6. Olá, tenho um gato de 1 ano que foi castrado aos 6 meses, mas parece que não fez efeito. Ele fica querendo sair e todo dia no fim da tarde é um show de miados que não para por horas. Não sei o que fazer, tento brincar, dar catnip, deixar preso no quarto um tempo, mas nada faz efeito. Moro em apartamento e está ficando complicado.

    ResponderExcluir
  7. Descobri aqui o motivo dos gastos não saírem do lado do pé de capim limão que possuo no meu quintal

    ResponderExcluir

Eu, Miúcha, Tica, Teca, Nito e Lillo
Adoramos sua visita e comentários.
Venha sempre que puder.Lambeijos