Ganhe em Dólares Sem Sair de Casa

Share Up To 110 % - 10% Affiliate Program

domingo, 24 de março de 2013

Plantinhas que os gatos gostam e que são saudáveis


Boa tarde pessoal, tenho recebido algumas solicitações sobre plantas saudáveis para os gatinhos e que não fazem mal ou sejam venenosas. Os felinos, apesar de carnívoros, são excelentes pastadores, isto é, eles adoram uma graminha. Os gatos ingerem plantas para ajudá-los a expelir bolas de pêlo que estão no canal digestivo, que são ingeridas quando eles se lambem. Por isso, se você encontrar seu gato vomitando graminhas verdes, não se preocupe, é isso mesmo que ele precisava.

As plantas que não fazem mal para seu gatinho são:
Camomila (Matricaria chamomilla)
Herbácea de 20 a 50 cm de altura, de caule ramificado e flores miúdas. Usam-se suas folhas e flores, que auxiliam nas dores estomacais e gases intestinais, no bom funcionamento do fígado e na reposição de minerais.

Erva-doce (Pimpinella anisum)
Com caule estriado e flores brancas e pequenas, em umbelas, é uma herbácea de medidas entre 30 e 50 cm. Folhas e flores ajudam a aumentar a lactação nas fêmeas e diminuem a excitação nervosa.

Erva-de-gato (Nepeta cataria)
Esta herbácea cresce bem em solos úmidos e drenados, atingindo 90 cm de altura. Suas flores brancas ou lilases surgem no início do verão. Possui nas folhas um óleo volátil com odor de menta que atrai os gatos, deixando-os entorpecidos e brincalhões se o inalarem e ingerirem a planta em grande quantidade. Suas folhas e flores possuem efeito calmante e antiespasmódico. Também indicada para cólicas e diarreia.

Grama-paulista (Cynodon dactylon)
Também conhecida como bermuda-grass, esta forrageira de até 20 cm, com várias variedades, é comum em campos esportivos. Suas folhas provocam vômitos, que auxiliam no alívio de cólicas.
Capim-santo / Erva Cidreira (Cymbopogon citratus)
A erva possui folhas aromáticas e estreitas, com mais de 50 cm de comprimento. É ótima para manter o sistema digestivo em ordem e evitar cólicas.

Hoje em dia, já se encontram em pet shops, graminha pra gatos que você pode comprar as sementes em saquinhos próprios e plantar em um vaso com terra vegetal, existe também a versão q já vem em um pote plastico onde vc só precisa regar diariamente e aguardar 1 semana para ver as sementes brotarem. Ela é bem facil de cuidar ou vc pode comprar ela já plantadinha em floriculturas e tb nos pet shops ela já vem em um vasinho platico pronta para seu gatinho se divertir e ele vai amar. As plantas citadas acima tb podem ser compradas já plantadas em pequenas toucerinhas e vc levar pra casa para cultivar em seu jardim ou quintal. Quem mora em apartamento e tem uma varanda que receba sol diariamente, tb pode ter estas plantas em vasinhos.
Image Hosted by ImageShack.us

9 comentários:

  1. Oi! Estou procurando alguém que possa me ajudar... Tenho duas gatas castradas (ambas da mesma ninhada) que sempre foram extremamente próximas (se protegiam, dormiam juntas, comiam juntas, se abraçavam, se lambiam e brincavam o tempo todo juntas). Viajei no ano novo e, quando voltei, elas estavam brigando muito. Desde então o convívio melhorou um pouco, mas elas ainda estão afastadas e se estranham por vez ou outra (nunca chegaram a se bater de verdade, apenas aqueles "tapinhas" para afastar a outra ou algumas perseguições com muitos miados). Gostaria muito que elas voltassem a se dar bem, já falei com alguns veterinários e eles só me indicam fazer uma nova sociabilização (eu já as aproximei diversas vezes). Já tentei fazer carinho, dar petiscos e brincar com as duas mais próximas, mas quando ficam muito perto elas não querem nada a não ser miar uma para a outra. O que eu faço? Isso já está durando 4 meses... :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Ana, fica difícil avaliar o comprotamento dos felinos. Vc já disse que as duas são castradas. Existem entre os gatos uma certa hierarquia e também marcação de território, mas vc tb informa que elas sempre se deram bem. Algo aconteceu desde a sua viagem que causou este estress entre elas. Aqui no blog eu tenho um artigo sobre stress nos gatinhos, procure e leia e veja se consegue, por lá, descobrir algo que possa ter causado este problema em casa. Qualquer dúvida estou á disposição. Bom doningo

      Excluir
  2. Oi, Angelique, finalmente encontrei aqui uma resposta sobre o porquê que os gatos comem folhas. A minha gatinha, a Bianca, ama morder as folhas das plantas da minha mãe, e eu tenho que retirá-la por receios de que sejam nocivas. Mas foi bom saber que ela pode comer capim cidreira, erva-doce, camomila. Então é pra expelir os bolos de pelo? Curioso. Eu havia pesquisado um tempo atrás e o site dizia que os cientistas não sabiam explicar o porquê dos gatos gostarem tanto de comer plantas. Você é veterinária? Gostei do seu espaço e já estou seguindo.
    Um feliz 2015 pra você, tudo de bom, tá?
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Sandra, fico feliz q tenha gostado do blog. Não sou vet não, apenas apaixonada pelos felinos e devido a convivência com eles por muitas décadas acabei aprendendo muitas coisas q acabo postando aqui para orientação de vcs , seguidores. Desejo a vc um excelente 2015. Bjs

      Excluir
  3. Angelique o que poderia dar para baixar a febre de gatinho em emergência antes que chegue a convulçao perigo morte. Tipo dipirina paracetamol gts? Sei que se a febre persistir em horas deverei correr para o veterinário mas uma dica de Socorro você pode dar ne? Pode ser um fim de semana e ai se der pra segurar na madrugada até ter busão pra procurar socorro é uma vida salva em socorro emergentemente. Bjo obrigada pela atenção e pelo bllog Miaus de agradecimento; e miaus de bençao de Deus em sua vida. Com carinho de todos gatinhos e seus donos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda pode-se dar 3 gotinhas de dipirona sódica e nada mais. Tente dar numa seringa com 2ml de agua bem no fundinho da garganta. Mas ainda ele vai babar muito. Se a febre persistir leve o ao vet. NÃO DÊ TILENOL. Pode matá -lo.

      Excluir
  4. Bom dia. A planta da aveia também é bom para eles? Plantei semana passada para meu gato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei te dizer. Faz uma busca no Google.

      Excluir
    2. Não sei te dizer. Faz uma busca no Google.

      Excluir

Eu, a Nina =^..^= e a Miúcha =^..^=
Adoramos sua visita e comentários.
Venha sempre que puder.