Ganhe em Dólares Sem Sair de Casa

Share Up To 110 % - 10% Affiliate Program

domingo, 6 de novembro de 2011

Terapia Felina com feromônios


Olá pessoal, conversando com a vet das pequenas fiquei sabendo de um produto altamente eficaz quando se trata de comportamento felino ou seja: estresse, demarcação com urina, brigas entre gatos, móveis arranhados, mudanças repentinas no ambiente, medos entre outros. Ela até me indicou para comprar e usar na caixinha de transporte, pois as meninas sempre se estressam no caminho de casa até o vet.

Fui buscar maiores informações e soube de outras colegas que utilizaram o produto e as noticias são muito positivas. O medicamento realmente funciona que é uma beleza. 

Também fiquei sabendo que o preço é meio salgado pois o produto é importado mas façam uma busca  no google que vcs encontrarão maiores informações a respeito

O que são
Feromônios são odores produzidos por animais, capazes de alterar o comportamento de outros animais à sua volta. Ao sentir medo, o animal pode exalar um odor que deixe o resto do grupo mais atento e estressado. Um feromônio pode também sincronizar o cio de um grupo de fêmeas e facilitar, assim, aspectos reprodutivos.
Até nós, humanos, somos influenciados por feromônios. Freqüentemente, mulheres que moram juntas captam o feromônio uma das outras e menstruam na mesma data. Por funcionar de maneira parecida com um hormônio, mas atuar fora do corpo e em outros organismos, também é chamado de odor social ou de ectohormone (hormônio externo).

Feromônios sintetizados
Foram identificados treze componentes químicos presentes em odores secretados por gatos, por meio de análises feitas por pesquisadores. Dois desses componentes já são sintetizados artificialmente. Funcionam como feromônios e são utilizados em terapias. As fórmula comercial que contém o feromônio F3 chama-se Feliway e a que contém o ferormônio F4 chama-se Felifriend.
Uso prático
Muitos estudos científicos foram feitos para entender melhor o efeito desses feromônios sobre o gato. As pesquisas mostraram que eles podem ser utilizados para o controle de diversos problemas comportamentais, com a vantagem de não provocar os efeitos colaterais de alguns medicamentos. Podem, também, ser aproveitados em conjunto com terapias comportamentais e medicamentosas. Borrifa-se a substância no ambiente diariamente ou deixa-se que se espalhe por um difusor elétrico, comercializado costumeiramente junto com a substância.

Estresse
Reduzir o estresse parece ser o principal efeito desses ferormônios. Podem ser aproveitados, portanto, para combater diversos problemas de comportamento que resultam de estresse ou o causam.
Um experimento demonstrou que gatos hospitalizados postos em contato com feromônio voltam a se alimentar normalmente em menos tempo do que os que não têm esse contato. Outro experimento mostra que gatos se adaptam mais rapidamente a locais em que o ferormônio foi borrifado. 

Demarcação com urina
Diversos gatos, principalmente os machos não castrados, demarcam objetos da casa com urina. Isso resulta em enorme transtorno, seja pelo dano causado a objetos, seja pelo cheiro de urina que se espalha pela casa. Vários experimentos científicos conduzidos por especialistas concluíram que esses feromônios reduzem as demarcações com urina em mais de 70% dos casos. Provavelmente porque o feromônio alivia o estresse do gato e, conseqüentemente, reduz o comportamento agressivo dele ligado à proteção de território.

Móveis arranhados
Móvel borrifado com feromônio é menos arranhado pelo gato. Mas será preciso borrifar diariamente as superfícies proibidas, até o gato aprender onde pode arranhar e onde não pode. Em outras palavras, o feromônio facilita o condicionamento correto do animal, de modo que ele passe a arranhar somente locais desejados por nós, como arranhadores, e deixe de arranhar a mobília.

Visitas e desconhecidos
O medo de visitas e de pessoas estranhas pode ser também reduzido nos gatos com o uso de feromônio. Aplica-se algumas horas antes de receber os amigos, para evitar que o gato fique estressado demais. Nesse caso, o F4 parece ser mais eficaz que o F3.

Brigas
A agressividade entre gatos que vivem juntos também pode diminuir com a ajuda de feromônio. Mas nem sempre, pois torna alguns gatos ainda mais agressivos com os demais. Não se sabe direito por que isso ocorre, mas talvez esteja relacionado com o aumento da coragem ou, ainda, com o conflito entre informações visuais e olfativas. O gato percebe um cheiro amigável, mas enxerga um inimigo. Esse conflito poderia aumentar a ansiedade e a agressividade dele.
Image Hosted by ImageShack.us

12 comentários:

  1. Adoro los gatos, en especial los de color blanco y negro.

    Un saludo

    LA RUEDA DE LA FORTUNA

    ResponderExcluir
  2. Amei seu blog, vou entrar aqui sempre, eu também amo gatos vai aí meu blog
    miadosabandonados.blogspot.com
    bjs!!!!

    ResponderExcluir
  3. Querida amiga, eu comprei o Feliway pq tenho uma gata muito agressiva e como eu a trouxe para morar em coutra casa ela ficou pior.

    O Feliway deixou a minha gata muito estressada e muito mais agressiva, tão agressiva a ponto de eu chamar um veterinário e ele indicar a eutanásia, pq estava nos atacando e colocando a nossa vida em risco. Desconfiei q era o Feliway e o tirei da tomada, como mágica a minha gata melhorou muito.

    Então, tomem cuidado queridos, acho q este medicamento tem contra-indicação para alguns gatos.

    abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu gato é bem agressivo com as visitas. Meus amigos evitam vir na minha casa por medo dele. Acabei de comprar um feliway e fiquei assustada com o seu post.

      Excluir
  4. Como veterinária, acho que o Feliway pode ser testado e você vendo o comportamento do seu animal, você deverá decidir se irá continuar ou não fazendo o uso dele. Mas não acho legal ele ser usado todos os dias, sem a necessidade... acho que temos que conhecer nosso bichinho e saber o que desperta estresse. Feromônios são indicativos de tantas coisas, que o gatinho deve captar naturalmente, humor/energia/picos hormonais, tudo isso naturalmente... Enquanto o difusor elétrico está na tomada, essas informações serão enviadas toda hora, em nível constante? Deixa eu dar um exemplo: Nem todas as pessoas se relaxam ouvindo Mozart, não é? Por exemplo, eu fico mais agitada, entenderam? Imagina mozart por 24 hs? Deus me livre! kkkk

    Como dona de gato, sei quão difícil é ter um gato estressado, por isso, já que não há maleficies à saúde, vale a pena testar... recomendo primeiro comprar o spray e usar nas fases que vc sabe que seu gatinho pira..rss Exemplo: qndo vc sai, quando a obra do lado começa, quando vc recebe visitas, quando ele vem do vet...

    Com a Nina funcionou muito bem né? Q bom...
    Mas lembre que tudo demais estressa e se acostuma, tá?

    adorei o blog!

    super beijos e lambidinhas do pipoca aqui

    ResponderExcluir
  5. Prezada Rita,
    Não tenho a minima idéia. Pesquise no google.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  6. Olá, primeiramente parabéns pelo Blog, ele é muito informativo!
    Tenho uma dúvida sobre ferormônio, em gatos castrados ele tem a mesma eficácia? Vou viajar com os meus gatos e estou pensando em usar ferormônio para acalma-los, pois sempre que viajamos eles ficam muito estressados. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Monalisa eu nunca administrei Feliway em meus gatos por ouvir q ele pode excitar ainda mais o felino se ele for propenso a isto, então cuidado. A melhor coisa a fazer é manter o gatinho em casa, não leva-lo nas viagens. Gatos em geral não curtem viagens sejam elas curtas ou longas. Isto estressa ele demais. Li a respeito do Dramin que o deixsria sonolento com a porção de 1/4 de comprimudo, mas tb pode excitar e deixar o gato ainda mais estressado. Enfim. Converse com o vet deles e siga a sua intuição. Beijinhos

      Excluir
    2. Monalisa eu nunca administrei Feliway em meus gatos por ouvir q ele pode excitar ainda mais o felino se ele for propenso a isto, então cuidado. A melhor coisa a fazer é manter o gatinho em casa, não leva-lo nas viagens. Gatos em geral não curtem viagens sejam elas curtas ou longas. Isto estressa ele demais. Li a respeito do Dramin que o deixsria sonolento com a porção de 1/4 de comprimudo, mas tb pode excitar e deixar o gato ainda mais estressado. Enfim. Converse com o vet deles e siga a sua intuição. Beijinhos

      Excluir
    3. Monalisa eu nunca administrei Feliway em meus gatos por ouvir q ele pode excitar ainda mais o felino se ele for propenso a isto, então cuidado. A melhor coisa a fazer é manter o gatinho em casa, não leva-lo nas viagens. Gatos em geral não curtem viagens sejam elas curtas ou longas. Isto estressa ele demais. Li a respeito do Dramin que o deixsria sonolento com a porção de 1/4 de comprimudo, mas tb pode excitar e deixar o gato ainda mais estressado. Enfim. Converse com o vet deles e siga a sua intuição. Beijinhos

      Excluir
  7. Tenho uma gata que apresentava sintomas de cistite, e foi diagnosticada com cistite idiopatica (devido ao stress).
    Ela comecou a agredir o seu companheiro e filho, macho castrado com quem brincava, dormia a tomava banho desde sempre. A agressao eh tao grande que meu marido entrou no meio e ficou todo cortado nos bracos.
    Comprei o Feliway, mas ainda nao fez efeito nenhum... eles estao separados (a femea agressiva fica na caixa), mas passam o tempo a soprar e se tentamos aproxima-los, a guerra continua. Ja passaram 24h, e esta tudo igual Sera que vai melhorar?
    Do jeito que esta tenho medo de deixa-los sozinhos pensando que vao acabar por se matar...
    Vou acabar por dar um dos gatos para doacao...
    Me ajudem por favor!

    ResponderExcluir

Eu, a Nina =^..^= e a Miúcha =^..^=
Adoramos sua visita e comentários.
Venha sempre que puder.