sexta-feira, 3 de julho de 2009

Insuficiencia Renal em Gatos


Gatos de qualquer raça, sexo ou idade podem ser afetados, entretanto, animais mais velhos desenvolvem a doença com maior freqüência.

A insuficiência renal crônica em gatos ocorre por volta dos nove anos. Alguns tipos de afecção renal podem ser transmitidos geneticamente nas raças Abissínia e Persa. Todos os animais e seres humanos podem ser afetados pela insuficiência renal crônica.

Visão Geral

Como os rins são órgãos vitais para a sobrevivência, a insuficiência renal crônica pode comprometer imensamente a vida de um gato. Quando funcionam apropriadamente, os rins filtram os resíduos da corrente sanguínea, que serão excretados pela urina.

Um gato com mal funcionamento renal pode beber quantidades cada vez maiores de água e urinar com maior freqüência na tentativa de retirar da corrente sanguínea os resíduos que os rins não têm mais capacidade de eliminar através da urina. Eventualmente, os esforços do gato para compensar a própria insuficiência renal mostram se insuficientes. Com o agravamento da doença, podem ocorrer muitas complicações.

Úlceras na boca e no estômago, anemia e infecções do trato urinário são conseqüências comuns em gatos portadores de insuficiência renal crônica. A pressão alta, que pode levar à cegueira, é uma das complicações mais graves. Geralmente, os gatos mais idosos têm insuficiência renal crônica e a doença tende a piorar com a idade.

Sintomas

Se um gato sofre de insuficiência renal crônica, seu proprietário poderá perceber sintomas típicos como cansaço, perda de apetite e perda de peso. Vômitos, diarréia, ingestão de água de lugares pouco habituais, aumento da quantidade de urina na caixa de areia, feridas na boca, mal hálito, fraqueza e facilidade para se cansar com qualquer atividade. Se o gato tem pressão alta, pode ocorrer perda de visão repentina.

Descrição

Os rins exercem várias funções de manutenção, vitais para o estado geral de saúde do gato. Eles filtram os resíduos para fora da corrente sanguínea e os excretam para a urina. Os rins também controlam os níveis de eletrólitos, de PH, e o estado de hidratação do gato. Além disto, os rins produzem hormônios essenciais como a eritropoietina, que estimula a medula óssea a produzir novos glóbulos vermelhos. Quando os rins começam a falhar, os sistemas orgânicos do gato começam a fazer ajustes em compensação. Por exemplo, o gato pode passar a beber mais água e a urinar com mais freqüência, numa tentativa de "se livrar" dos resíduos acumulados na corrente sanguínea e que deveriam ter sido eliminados pelos rins. Em algum momento, entretanto, o volume das disfunções vai avassalar o gato e ocorrerão sintomas mais sérios de insuficiência renal crônica. Na época em que os exames mostrarem alterações significativas que alertarem o veterinário para a presença de insuficiência renal, 75% do total do rim já devem ter parado de funcionar corretamente.

A causa mais comum da insuficiência renal crônica é o processo normal de envelhecimento. A doença é progressiva e irreversível, ou seja, o prognóstico ou perspectiva de recuperação do gato é ruim. O tratamento, entretanto, pode trazer alívio de curto prazo aos sintomas e melhorar a vida do gato por algum tempo. Um gato com insuficiência renal crônica pode viver de algumas semanas a alguns anos com a doença, dependendo da gravidade e do estágio de evolução da doença.

Diagnóstico

O veterinário irá diagnosticar a insuficiência renal crônica após um exame completo e testes de laboratório, tais como hemograma completo, bioquímica do sangue e análise de urina. Outros exames que podem ser feitos incluem cultura da urina, radiografia, ultra-sonografia, e tomada da pressão sanguínea. Biópsias do rim, através de ultra-som ou cirurgia, podem fornecer informação adicional sobre a causa da insuficiência renal.

Tratamento

Gatos com insuficiência renal crônica muito grave necessitam de internação para tratamento com soro intravenoso, suporte nutricional e medicamentos. Manifestações menos graves da doença podem ser tratadas em casa com medicamentos e dieta apropriada. O veterinário pode recomendar determinados tipos de ração para gatos, que só estão disponíveis com prescrição médica que contém baixos níveis de proteínas, fósforo e sódio e devem, portanto, reduzir a sobrecarga sobre os rins. Outros medicamentos são indicados para controlar alguns sintomas da insuficiência renal, tais como, náusea, inapetência, desequilíbrio mineral e eletrolítico, deficiências hormonais e pressão sanguínea alta. É importante que haja água fresca todo o tempo ao alcance dos gatos afetados pela doença. O veterinário pode ensinar ao proprietário como administrar soro suplementar sob a pele, na chamada terapia líquida subcutânea. Este método é geralmente recomendado para animais com insuficiência renal crônica de moderada a grave. Recomenda-se a repetição de exames regularmente para monitorar a doença. O número de visitas ao médico veterinário irá variar de acordo com a gravidade da doença do gato e de sua resposta ao tratamento.

Prevenção

Gatos que sejam suspeitos de predisposição genética para o desenvolvimento de doença renal não devem ser cruzados. Gatos adultos e idosos devem ser monitorados para a detecção de sintomas anormais e devem receber atenção médica caso surjam sinais clínicos.

Publicado por:Renalvet
Image Hosted by ImageShack.us

186 comentários:

  1. Olá Angelique!
    Meu Yuri infelizmente está com problemas urinários...
    Levei ele ao Vet pra um atendimento de urgência porque ele havia parado de xixi. Parado mesmo!

    Bom, mas vim aqui pra te avisar que tenho um selinho pra vc!
    Passa lá e pega o teu!

    http://ronronices.blogspot.com/2009/07/atencao-blogateiros-novo-selinho.html

    bjus

    ResponderExcluir
  2. Muito explicativo, obrigada!!
    Bjs e Bom final de semana!!

    ResponderExcluir
  3. Olá, muito bom saber de tudo isso! Espero que meus gatos nunca sofram com isso! Minha irmã perdeu recentemente um gatão com esse problema, ele sofreu muito!
    Obrigada pela visitinha ao meu blog!
    Bj e bom final de semana!
    Simone

    ResponderExcluir
  4. Achei muito tri o blog.Tenho 7 gatos e o mais velho já sofre as complicações da doença há alguns anos, é f* ver o animal sofrer, faço tratamento com ração especial e medicamentos, além de muito amor e carinho, que é essencial ao animal.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. O meu gato tem faz em abril 5 anos, mas neste momento tem um problema para o qual pergunto a vossa opinião.

    Há 2 anos teve uma obstrução uretral que foi resolvida com internamento de 7 dias, durante os quais foi algaliado.

    Hoje foi de novo internado com o mesmo problema mas desta vez os níveis de criatinina e ureia estão bastante mais alterados (cerca de 50 vezes mais que o normal.

    Pergunto: Após a desobstrução é possível que o rim volte a funcionar em pleno?

    ResponderExcluir
  6. Olá, 1ª vez que entro no seu blog, é muito bom e explicativo, com fotos bonitas, parabéns, continue sempre melhorando.
    Apareceu há uns três dias uma ferida no lábio superior do meu gato, tipo uma herpes ou afta, estou preocupada pq o vet falou que não era bom e podia ser aids felina ou leucemia, tô tremendo até agora,não sei se tem alguma coisa a ver, mas concidiu com a castração que fiz, surgiu no mesmo período, e foi a 1ª vez (e espero que a última tbm!). Outra coisa, ele anda se tremendo um pouco, não são fortes, são leves e o vet falou que era por causa da anestesia, isso é normal? não parece doer , acho que só incomoda.
    me responda, por favor! preciso me acalmar

    lambidas a todos.

    ResponderExcluir
  7. Olá Dona do Xui. Olhe, eu não sou veterinária e sou tão leiga quanto vc. Peço para que tire todas as suas dúvidas com o proprio vet que está cuidando dos eu gato. Não hesite em questioná-lo sobre todas as suas dúvidas e se ainda achar q ele não trouxe a resposta necessária busque outras opiniões.Obrigada pela sua participação no blog e desejo-lhe boa sorte e um excelente 2010 pra vc e seu gatinho

    ResponderExcluir
  8. Olá a todos...Minha gatinha a Pretinha, esses dias teve a notícia que ela estava com Insuficiência Renal...estou muito triste em receber essa notícia, a mais de uma semana que estou levando ela todos os dias no Vet e ela toma 4 enjeções. Esses dias tinha voltado a comer, mais exatamente hj ela não comeu nada, estou muito triste em pensar no pior. Ela já tem seus 11 aninhos e completa 12 agora dia 18/02/2010. O ruim é que há alguns meses atrás ela deu Infecção no útero, seguido com câncer ovariano, teve que retirar td, agora que ela estava gorda e grande novamente vem essa. Mais a idade tbm esta meio avançada, mais eu ainda não sei ficar sem ela...e não sei o que fazer quando ela se for...tenho ela desde que nasceu, ela é filha da minha outra gata que criou na minha casa junto com mais 5 irmãozinhos...infelizmente alguns ja se foram devido a maldade humana, o que até hj eu não superei. Hj ela não comer eu nem bebeu nada...não sei mais o que faço...tenho medo que possa ser seus últimos dias.

    Beijos a todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu gato tinha só 1 ano e ficou sem beber, comer e vomitou muito levei-o ao vet tomou tres injeções e a médica mandou p/ casa para tomar 1 compr. de antibiotico por dia , o meu gato durou apenas 2 dias e morreu.

      Excluir
  9. Olá Meninas, tenho um gato chamdo Eto´o, descobri aos 11 meses de vida dele que ele tem os rins mal formados, depois de ultrasom e exames de sangue o diagnostico: alto indice de creatinina no sangue. Fiz varias sessões diarias de soroterapia nele, mas o minimo da creatina dele é 4.3, passei entao a dar a ração renal e o máximo de água pra ele, mas ele cresceu, se tornou vadio como qualquer gato macho não castrado (detalhe ele não pode tomar anestesia pra castração, senão ele não acordará mais), e ficou impossível controla-lo, resultado agora com dois anos ele entrou e crise de novo, levo ele todos os dias à 15 dias para as sessoes de soro, mas não quer baixar de jeito nenhum, pra ajudar ele nao quer comer a ração renal porque ela nao tem gosto, ele esta magro e apatico, nao sei mais o que fazer, ele só tem 2 anos...

    ResponderExcluir
  10. Caro(a) colega anonimo(a), quando eu estive no vet aos primeiros sintomas de insuficiencia renal na Nina a primeira coisa q me foi dita: NÃO DEIXE ELE SEM ALIMENTAÇÃO. Então te proponho, dê a ração q ele gosta pois assim ele manterá o peso. O Gato tem um paladar refinado e uma personalidade forte a ponto de até negar-se a comer algo q não seja de seu paladar. para que vc continue a fazer o tratamento ou até a mante-lo perto de ti e vivo, dê-lhe a ração q ele mais gosta para q ele pegue peso. A Nina e a Missy tb não gostam da Renal então eu um dia dou a que elas a ração úmida q elas gostam e outro dia dou a Renal e nunca deixo elas sem a seca da Hills a K/D. SE vc encontrar, esta ração é bem mais palatável q a renal seca da Royal Canin. Vale a pena experimentar. Desejo-lhe sorte e que seu gatinho se recupere logo. Não deixe de nos dar notícias. Um grande e carinhoso abraço

    ResponderExcluir
  11. Olá a todos...Tenho um gatinho (meul filhinho) Bóris de 7 anos e descobri agora n carnaval que ele está com uma doença renal cronica.O nivel de ureia está em 399,00 mg e creatinina 15,9 mg. O veterinário disse que nunca viu niveis tão altos. Ele etá muito fraco, não come nada, só bebe agua qdo o colocamos na pia do banheiro e colocamos a mão. Até dias atrás ele estava feliz, brincando, pulando, dormindo comigo. Estou "tentando" colocar a ração renal batida com agua através de uma seringa, mas está dificil. Ele está se escondendo de nós e não sei o pq. Estou muito triste, parece que estão tirando um pedaço de mim... É o primeiro gato que nós temos e estamos muito tristes, nãoq quer ve-lo sofrendo dessa maneira.

    ResponderExcluir
  12. Fiquei tao feliz em entrar neste blog.... Tinha 3 gatos, o Zulu que é meu primeiro e dócil gato.......o Thomas veio depois,adotado, um persa que mais parecia um cachorro pelo seu jeito......e depois veio a gatinha Lilica, a familia que quis doar nao falou sobre o problema, mas enfim, ficamos com pena de devolve-la..... e ela sofre desse mal.. nesta semana ela fez um ultra som e o problema esta serio, tem os sintomas descritos, como vomito, cansaço... enfim, estou muito triste em saber que ela sofre desse jeito...... vou tentar fazer o possivel pra que ela nao sofra tanto....tivemos que doar o Thomas pois ele queria interagir com ela e como ela é doente, acabava se isolando dos outros...... a gota dagua foi qdo o Thomas machucou ela, dai uma veterinaria conhecida queria um gato e ficou com ele, o qual se apaixonou pois ele é um fofo..... enfim ficamos com Zulu e a Liliquinha... vamos cuidar bem dela.....

    ResponderExcluir
  13. Olá a todos...
    Gente sinceramente até agora estou pasma! e triste em saber da notícia que meu gatinho Mingau, está com insuficiencia renal.
    O levei ao vet somente para vacina comum e descobri essa triste noticia. Sempre cuidei tâo bem, raçâo melhor água sempre limpa, amor entâo nem se fala! de fato ele estava um pouquinho mais magro, mas achei normal porque ele sempre foi magro mesmo. Enfim entrei aqui p´ra entender melhor e achei ótimo o comentário bem explicado, obrigada, mas espero acordar desse pesadelo Amo muito meu gatinho, muito mesmo! nâo quero perde-lo estou arrasada.
    Força a todos com o mesmo ou outro problema com seus queridos bichanos.

    ResponderExcluir
  14. Oi! A Tina tem 14 anos e de uns dias pra ca deu estes sintomas, acho q fui descuidado qd ela perdeu peso, deixei passar uns 5 dias, vai tirar sangue e ultrasom amanhã. obrigado o blog deu muita força e explicação prática! bj a todos! Sergio sp

    ResponderExcluir
  15. Oi... Depois de criar coragem entrei novamente aqui para contar o que houve com meu filhinho Boris, conforme comentario doa dia 17/02/2010. Dia 26/02 e melhorou um pouco, chegamos em casa e ele estava andando e brincando com as suas coisinhas, mas no mesmo fim de semana levei ao veterinario e ele me disse para esperar o pior. Meu filhinho se foi dia 01/03...Fui viajar, mas qdo voltei foi pior ainda. Sinto tanto a sua falta, daria tudo para ele estar comigo. Sinto falta do seu toque, dele pular em mim e dormir no meio peito.É muito triste... Meu marido adotou uma gatinha no dia 10/04, mas lembro demais do Boris. Ela é muito fofa e sapeca e estou me esforçando ao máximo para ama-la tanto quanto amo o Boris. Bjs

    ResponderExcluir
  16. olá Amigos, acabei de ler toda a matéria desta pagina e agora entendi melhor o que houve com a minha gatinha Nene, ela já estava com 15 anos e recentemente foi operada para retirar um tumor de uma das mamas, 3 meses depois ela começou a apresentar todos os sintomas de insuficiencia renal descritos aqui, levei ela ao veterinario todos os dias desta ultima semana, aprendi a instalar o soro debaixo da pele como foi dito aqui mas ontem de tarde ela nos deixou, não tenho palavras para descrever o tamanho da minha tristeza neste momento, mas espero que esteja onde estiver ela possa estar melhor do que estava aqui. Nene, descanse em paz minha linda, você fará muita falta na minha vida, um dia nos veremos novamente...

    ResponderExcluir
  17. Minha irmã e Bruna ainda foram conversar com uma veterinária, numa última tentativa desesperada de ouvir alguma esperança e tudo que elas ouviram foi: “Esse gato ainda está vivo?” a mesma reação que teve um amigo do Dr. Leonardo, especialista em felinos quando soube de suas altas taxas, assim como outros veterinários que ouviram falar do caso...
    Enfim, começamos um tratamento totalmente caseiro com chá de boldo, água de coco, ingestão forçada de papinhas, etc. Nosso herói foi sobrevivendo...
    Não pensava de acordar no dia seguinte, quarta (23-06), e vê-lo novamente com vida, mas p/ suspresa geral ele começou um processo gradativo de melhoras... Minha mãe dormia todas as noites c/ ele na sala...
    Folk passou a urinar muito sem sentir, uma água incolor e infétida que não parava de “vazar”... Ao mesmo tempo sua barriga inchadíssima (circunferência de 163 cm), começou a diminuir perceptivelmente de tamanho...
    Minha irmã e minha mãe trocavam-no o tempo todo e mesmo assim ele ficava todo banhado de tanta “água” que saía do nosso bichinho.
    Conforme a água não parava de sair, passamos a colocar fraldas, pois não havia mais tantos panos que dessem conta...
    Já no Domingo (27-06), preocupados com essa nova situação e com a fraqueza de Folk, pois a essa altura ele já estava tão magrinho que à sua coluna sobressaía-lhes os ossos, levamos ele a um veterinário na clínica de plantão com medo de que justamente agora que ele demonstra alguma melhora, não deveríamos poupar esforços ou protelar (esperar até segunda), para procurar um tratamento mínimo e sem sofrimento.
    Infelizmente o médico de plantão no domingo, nos deixou mais tristes e desesperançados do que antes, e nos disse que o tratamento seria FLUIDOTERAPIA, com aplicação diária de 400 ml de soro subcutâneo... Fazendo assim o nosso bichinho sofrer ainda mais, e não dando a esperança que o nível de CREATININA e URÉIA dele viessem baixar a níveis próximos ao normal, ou seja, que nosso bichinho teria uma vida vegetativa ou perto disso, se houvesse vida...
    Voltamos p/ casa super chateados, mas não perdemos a fé, nem a esperança, visto que ele já demonstrava grandes sinais de melhora, pois voltou a andar, desinchou muito e já estava com 38 Graus de temperatura, comendo melhor, bebendo água,urinando, defecando...
    Nesse mesmo Domingo, fui á Igreja do Nazareno (como sempre faço), mas desta vez fui disposto a ir lá à frente pedir pela vida do meu gatinho, e quando o pastor fez um apelo pela de vida de alguém da família, eu fui com a Bruna e me ajoelhei na frente da Igreja, perante o Senhor e orei muito, com muita fé em Deus para que meu gatinho fosse curado.
    Paralelo a isso, muitas pessoas pediram a Deus pelo Folk. Pessoas da família, vizinhos e amigos.

    ResponderExcluir
  18. Olá! Minha gatinha Pandora está com dificuldade para urinar, vômito, emagrecimento, falta de apetite... Vou levá-la ao veterinário o mais rápido possível. Obrigada pelo esclarecimento!

    ResponderExcluir
  19. Olá! Obrigada pelos vossos testemunhos. O meu gato Bichi tem 11 anos. Depois de episódios sucessivos de obstrução urinária, a veterinária diagnosticou nefrite. O Bichi foi operado, foi-lhe retirado o rim afectado. O processo de recuperação está complicado. Só come ração hills e k/d, transformada em papa para ser colocada numa sonda. Já está a fazer soro subcutâneo. Não sei mais o que lhe fazer...

    ResponderExcluir
  20. Olá, de novo! O Bichi já está sem sonda e vai comendo conforme quer. Às vezes misturo outra ração para lhe aumentar o apetite, embora saiba que só deveria comer ração especial. Mas entre o mal, escolho o menor, pois sei que não pode ficar sem comer. Faz soro subcutâneo dia sim dia não. Decidi não sujeitá-lo mais a análises, pois acho que não devo sujeitá-lo a mais exames dolorosos. Acham que faço mal? Por favor, digam-me o que pensam.

    ResponderExcluir
  21. Prezados seguidores, sou totalmente de acordo a que não deixem os pequenos sem alimentação, principalmente em casos extremos de insuficiência renal. Como escrevi logo no ínicio dos comentários, é necessário que o gato esteja alimentado para poder combater outras doenças. Eu também, se visse q o gatinho está sofrendo demais em fazer tantos exames, deixaria ele mais em paz. O stress que eles passam prejudica muito mais a sua recuperação. Então meus queridos seguidos, dêem amor, muito carinho e atenção. Beijos e mais uma vez muito obrigada pela sua aprticipação e comentários

    ResponderExcluir
  22. Olá! Obrigada pelo vosso apoio. O Bichi está bem disposto mas come mal, pois rapidamente deixa de gostar da comida nova, que vou comprando. Está super mimado!Pedi a uma amiga para lhe fazer a fluidoterapia em casa. Amanhã vamos tentar e espero que ele não recuse. Estava a levá-lo ao vet 4 vezes por semana!
    beijinhos
    Eunice

    ResponderExcluir
  23. Acabei de voltar do veterinário com a notícia de que meu gato está com insuviciencia renal. Estava muito desesperada, mas ao ler o depoimento sobre o Folkinho voltei a ter esperanças. O meu pobre gato tem sido vítima de erros veterinários desde fevereiro deste ano . Já passou até por uma cirurgia para remoção do pênis. Estava ótimo, havia engordado, começou a ficar diferente,mas os veterinários que cuidam dele ficaram tratando como se fosse hemoparasitose depois pneumonia e eu sempre falando que ele tinha dores na parte de trás do corpo, como eles fizeram a cirurgia, confiei até que hoje me deram a triste notícia. O exame só foi feito porque eu pedi.

    ResponderExcluir
  24. Perdi minha filhinha ontem... depois de 1 mês de luta. a xuca estava muito mal. Ontem apliquei soro de manha, deu a papinha... ela estava me chamando toda hora. Eu conversei com ela, disse que ela ia ficar boa logo... que eu estava ali do ladinho dela... coloquei ela deitadinha de lado, troquei a fralda dela e cobri para que ela não sentisse frio. Do jeito que a coloquei, alguns minutos depois ela se foi. Simplesmente dormiu. Com o rostinho em cima da patinha. Nossa, dói demais, demais mesmo!!!!! Ela só tinha 4 aninhos, e a doença acabou com ela. Era uma gatinha feliz, arteira... e no final estava usando fraldas, não tinha forças pra nada. Agora ela está com papai do céu. Xuca te amo muito! Espero que os gatinhos de vcs que estão com este problema melhore logo, pois é mto difícil perder quem amamos.

    ResponderExcluir
  25. Arlete, fiquei triste com sua notícia e como vc pode perceber pelos comentarios, tantos outros gatinhos, infelizmente não resistem a esta doença. Tenha paz em seu coração. Tenho certeza q a Xuca recebeu todo o seu amor e q jamais vai esquecer disto. Creia ela estará sempre perto de ti. Beijos

    ResponderExcluir
  26. Oi..hj acabei perdendo meu gatinho(Jack) ele tinha so 1ano e 6 meses e nao conseguiu resisti essa doença nao consigo aceita q ele se foi ele era meu companheiro,vou senti muita falta dele,mais sei tbm q ele descanso pois ele tava sofrendo muito por causa da doença.....bjuxxx

    ResponderExcluir
  27. MINHA GATA TEM 3 ANOS E DESCOBRI QUE ESTA COM,PROBLEMA RENAL.
    ESTOU ARRASADA.
    SOU LOUCA POR ESTA MENINA,E SABER QUE ESTA DOENTE,ME DEIXA TRISTE E DESEPERADA.

    ResponderExcluir
  28. No dia 10 de Novembro perdi a minha querida gatinha, Margot, minha companheira por 15 anos .Ela nunca apresentou sintomas desta doença até 4 dias antes de morrer quando começou a ficar apática e sem comer.As análises revelaream níveis de ureia e creatinina elevadissimos( 200 de ureia e 13.7 de creatinina) e além disso a ecografia revelou uma obstrução num rim e o outro rim estava atrofiado e muito inflamadao.O vet disse logo q não recomendava a cirurgia pq não ia adiantar muito e ela nunca iria recuperar a 100%.Ela entrou em sofrimento e tive q tomar a terrível decisão de a adormecer.Foi horrível pq eu amava-a muito e ainda hoje me pergunto se terei tomadao a decisão mais correctam pois eu não aguentava mais ver o sofrimento dela mas por outro lado ainda não estava preperada para deixá-la partir.

    ResponderExcluir
  29. O amor da minha vida chama-se Ari Gatô! Ele é um persa, e achei-o num veterinario que me contou que ele foi devolvido e estavam vendendo de novo.
    Ele tem 6 anos, dizem que essa raça é preguiçosa, mas ele não é, corre feito louco no jardim e faz pega-pega com uma cachorrinha poodle que tenho. Quando chego em casa, quem esta na porta é ele me esperando e assim vai me seguindo pra dentro de casa. Ele é um guloso! Se estou triste, ele deita na minha cabeça e com as duas patas me abraça e lambe a lagrima do meu rosto. Tenho mil coisas pra contar dele, mas o fato é que numa segunda feira, ele matou um passaro e fiquei brava com ele, fiquei 2 dias sem olhar para ele, entao mandei pro pet, tomar um banho e na volta, percebi que estava muito magro, foi ai que vi um vomito e que nao comia. A primeira reação, foi muita culpa pela minha negligencia em não perceber. Depois disso, foi tudo muito ruim. Ele ficou fazendo soro subcutaneo uma semana e nada comia, entao tive que internar e a primeira coisa que eles falam é que bastaria olhar os numeros do exame dele pra saber que teria que internar. passei por sucessivos erros veterinarios. Desinternaram ele e assim que abri a gradinha da caixa, vi que ele estava pessimo, voltou no dia seguinte e ainda esta lá há duas semanas, ele foi piorando a ponto de fazer a transfusao e o hospital pedir pra eu ir atras de um doador.
    Hoje a situação dele é bem ruim clinicamente, pois os numeros da ureia e creatinina até que abaixaram, mas a anemia é profunda e ele esta destruindo o sangue da transfusao. Deram 48 horas pra decisao da eutanasia, isto sera amanha. Fui visitar pela manhã e ele come, bebe, é o animal mais ativo da internação, pede carinho, visualmente está muito ativo. Como poderei mandar fazer eutanasia com ele ativo desse jeito! Não consigo! Trarei ele pra casa! Ele é meu amor! Prefiro que fique em paz do meu lado! Estou muito triste! Gostaria que el ficasse bom pra viver com qualidade de vida! Apliquei diariamente reiki nele e agora não acredito mais em nada! Sinto que ele faz uma força gigante pra não me deixar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo em vc levá-lo pra casa. Continue fazendo Reiki nele, alimente-o e dê-lhe mt amor. Só!! Ele vai melhorar!!

      Excluir
  30. Querida "mãe" do Ari Gato. eu faria o mesmo e imediatamente traria ele para casa... Se ela está se alimentando existe a possibilidade dele se recueprar...Qualquer animalzinho em pet se sente muito mais solitário e ele precisa de vc. Força, eu acredito q ele ficará melhor ao teu lado. Depois me conte as novidades que torço aqui sejam as melhores possiveis. Um grande abraço e acredite que Deus tudo pode.

    ResponderExcluir
  31. Olá, eu sou a mãe do Ari, sou a Cris. obrigada pelas palavras de força! Passaram as 48h e o sangue dele está a 4 pontos da morte, mas continua ativo e come, então o hospital liberou ele pra casa pois nada há o que fazer. Eles acham que ele volta em 3 dias e terei que dcidir a eutanasia ou nova transfusao que eles acham paliativo. O Ari luta muito e mesmo gastando tudo e fazendo tudo e sabendo que não tem cura e todos os prognosticos horriveis, não tenho coragem de tirar a vida dele já que está ativo. Também não tenho esperancas dele em casa já que ele já veio e piorou estando aqui. Me resta trazer, dar muito amor, e torçer que a doença dele se defina logo pra não ter mais sofrimento. Eu não faço outra coisa da vida agora pois não consigo, estou com enjoo, azia, dores e sofrendo muito. Depois dou mais noticias.
    OBRIGADA!!!

    ResponderExcluir
  32. Cris, imagino a dor que vc está sentindo mas é preciso que vc creia que ao teu lado ele estará mais feliz. Não opte pela eutanásia, a não ser que ele realmente se decisa a parar de se alimentar... Ele está te mostrando que ainda não é a hora dele partir, mesmo estando tão doentinho. Força amiga, curta seu amado gatinho como se nada estivesse acontecendo. Fiquem com Deus!

    ResponderExcluir
  33. Bom dia....
    A esperança é pequena, mas no hospital eles dão comida 4x ao dia e ele come 4 bolinhas de ração. Ontem, ele quis comer de meia em meia hora, até na madrugada dei comida. Comprei todos os tipos de ração pra ele, além de peito de frango, e peru.
    Comer carne, aumenta a creatinina, mas agora ele precisa sair da anemia. Tô feliz de ter ele comigo aqui e poder ter tempo pra ele. Quem sabe dá certo e ele fica comigo mais um tempo com qualidade de vida!!
    Angelique, vc é muito fofa! Suas palavras cairam feito uma luva! Obrigada querida!

    ResponderExcluir
  34. Cris, muito bem. A prioridade é faze-lo ganhar peso e sair da anemia. Opte pelo peito de frango ao invés das carnes vermelhas. Se der atum em lata, prefira a versão em água e sal ao invés da feita em óleo. Se ele gostar do franguinho cozido, ao invés de cru, é até melhor. Estou aqui sempre para receber notícias do Ari e de vc. Cuidem-se. Beijos e um abraço bemmmm apertado.

    ResponderExcluir
  35. Olá, meu gato chama-se Ozzy, e desde segunda está internado. Os exames concluíram que ele está com insuficiência renal aguda. Até terça ele não havia feito xixi, mas desde quarta está urinando. Porém ontem(quinta) saiu o resultado de um novo exame de sangue e para a minha tristeza os níveis de ureia e creatinina aumentaram. Ele não come, o veterinário tem que forcá-lo, xixi faz, mas a cada dia que o vejo, ele está mais inchado... Só sei chorar, domingo tenho vestibular, vou prestar para Medicina, e não consigo mais me concentrar nos estudos... Sempre fui apaixonada por gatos, perdi minha vó no domingo e estou sofrendo mais com a internação do Ozzy do que com a perda da minha avó! Oro à Deus todos os dias, e sei que ele pode todas as coisas! Agora é so esperar um milagre!
    PS.: Cris, li seus recados e sei do sofrimento que estás passando... Vou estar orando pelo seu gatinho...
    Um beijo a todos, volto com notícias!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu também tenho um gatinho que só falta falar. ele teve esporotricose e eu o estou tratando na Fio Cruz. Já está com a ferida cicatrizada e nunca se abateu. ontem eu não sei o que houve, meu gatinho derrepente ficou imóvel, com muito custo começou a andar. Não come,não bebe e não está urinando nem evacuando. Agora começou a sair uma agua de sua boca. Ele nem está miando.
      Compartilho com o seu sofrimento. Tenho a certeza que o seu gatinho ficará bom. Confio muito no meu Deus e ele sabe que esse ó seu desejo e o meu.Coragem. Tudo ficará bem.
      Vou leva-lo na veterinária,mas não sei se terei coragem de o internar.

      Excluir
  36. Oi Ingrid, como eu gostaria de receber outras noticias, ao invés destas, tão cheias de angustia e tristeza. Minha ajuda tem sido em dar-lhes força e do meu lado tb fazer minhas orações em silencio para a melhora ou reversão da situação de todos estes amados felinos. SEmpre torço pela recuperação deles,s empre espero de vocês boas notícias. Acalme seu coração, faça seu exame (isto é importante para vc). Tenho certeza que o Ozzy quer o mesmo de ti. Força Garota e me mantenha informada. Beijos

    ResponderExcluir
  37. oi, meu gato max esta só se urinando, não come a 4dias ,o vet receitou petabiotico mas n vejo melhora nele o que faço com urgencia,

    ResponderExcluir
  38. QUERIDOS AMIGOS QUE GOSTAM DE GATOS.
    MEU GATO SOFRIA COM PROBLEMAS RENAIS E HEPÁTICOS. A ÚNICA COISA QUE FIZ E QUE DEU CERTO POR UM PERÍODO DE 5 ANOS FOI ÓLEO DE GERME DE TRIGO EM CAPSULA GELATINOSA. FOI COM ISSO QUE ELE SOBREVIVEU DURANTE ANOS. QUANTO AOS TRATAMENTOS, TUDO BESTEIRA, GASTAR COM VETERINÁRIOS E CLÍNICAS, NÃO VALE Á PENA VER O SEU GATO SENDO "PICADO COM AGULHAS", TORTURADO.

    ResponderExcluir
  39. Cris, mãe do Ari Gatô8 de dezembro de 2010 08:29

    Querida Angelique, cada dia que passa, o Ari melhora, percebo isso pelos seus habitos que voltaram e pela comida,seu apetite voltou com tudo desde ontem, não preciso mais dar de colherzinha de meia em meia hora. Vou ao veterinario 3x semana pra aplicar o hormonio e tb dou soro todos os dias, esta é a primeira semana que ele está em casa. Creio que a anemia melhorou. O veterinario em nenhum momento me dá prognostico bom e ele me disse na segunda, que se ele sobrevissesse seria um caso pra contar..
    É...o dinheiro move o mundo mesmo, por enqaunto somente o ar que respiramos na cidade não se paga, afinal é tão poluido mesmo! Fico pensando nas pessoas que amam seus bichinhos como eu e que não poderiam dispor de dinheiro pra ajudar...muito, muito triste!!!!
    Me dediquei muito, fiz tudo o que pude e ainda faço, mas minha alegria com ele ao meu lado, me pede carinho o tempo todo, é maravilhoso.
    Duvidei de Deus, do reiki que fiz todos os dias, mas agora acredtio, acho que um pouco de tudo fez ele voltar pra mim. Sei que um dia, breve ou não, vai acontecer de novo pois ele tem o problema cronico. Mas, ficarei atenta a cada dia nele, e tetarei ajudá-lo sempre que precisar e se um dia não resolver e ele chegar nesse estado que ficou agora, sei que já será sua hora, que terei que desapegar. Foi uma lição pra mim de amor e irei reencontrá-lo onde estiver.
    Queria te fazer um agradecimento especial, no meu momento de profunda tristeza, vc me ajudou a ter sperança com suas palavras! OBRIGADA!
    Não vou sumir, venho dar mais notícias...ainda falta muito. beijossssssssssssss

    ResponderExcluir
  40. Cris manda mensagem para Ingrid8 de dezembro de 2010 08:44

    Mensagem para Ingrid:
    Foi a primeira vez que aconteceu? Bem, não sei o que vc está fazendo pra ajudar o seu querido amigo, mas posso te dizer que quando eles estão na crise, os niveis de creatinina e ureia sobem mesmo, mas esses numeros não são os basais, o meu precisou de soro 24 horas porque desidrata muito e depois disso ainda foi complicando. Ele não comeu por cerca de 3 semanas, eles sentem muito enjoo, tem ulcera na boca e gastrite, tudo pelo problema renal. O veterinario disse que depende de cada gato é um jeito de tratar, apesar de que não há muito o que fazer individualmente. Posso deixar o meu fone, se quiser conversar comigo? 11 9243 9265
    Olha, só nao perca tempo em fazer o que tem que fazer, o meu caso foi assim, não por minha culpa, mas fui orientada, então quando se agravou, havia passado uns 10 dias e realmente quase por um triz, ele não morreu, nem eu sei....quando mandaram pra casa na quinta passada, não havia mais nada a fazer. Dei os medicamentos todos, e muito, muito amor!
    Olha, sobre o vestibular, te entendo muito, eu não consegui fazer nada, nem supermercado, nem comer direito, nem nada, fiquei muito mal. Mas, vc deve fazer uma força, estude ao lado dele, se concentre, porque vc precisa disso também.
    fica firme! converse com ele! Confira o tratamento que está dando a ele! beijos

    ResponderExcluir
  41. Cris, mãe do Ari Gatô19 de dezembro de 2010 19:05

    Olá, vim trazer notícias do Ari. Trouxe ele pra casa, ele toma remedio pra apetite, pra proteger a mucosa do estomago, pra um parasita e dou soro todos os dias subcutaneo além do hormonio 3 vezes por semana. Na primeira semana, dei na colher de chá de meia em meia hora whiskas, ele lambia o caldo e eu tinha que amassar a carninha e insistir muito na boca dele pra ele comer. Fiquei exausta, n sai de casa praticamente. Fiz exame nele e o seu sangue saiu da anemia, ufa! Depois disso, ele começou a comer 3 a 4 saquinhos de whiskas por dia, ele só pensa em comer. Agora ele se limpa, voltou com todos os seus hábitos e amanhã tenho um novo retorno. Gostaria que o soro fosse diminuindo pra 3x por semana e que ele se mantese hidratado, mas não sei como vai ser, sei que ele saiu da crise e agora todos me dizem que não sabem como ele não morreu. Estou muito feliz por ele estar tendo qualidade de vida, mas como seu xixi não cheira a nada, me preocupo pois a qq momento pode voltar tudo. O veterinario disse que a cada dia é uma vitória mas não temos como saber de nada. Somente quando ele veio pra casa é que pude ver o quanto ele estava magro, estava fraco, cansado.
    Quando ele ficou mal, um pouco antes de ir pro hospital ficar internado, ele comia fagulhas de ferro de uma porta enferrujada, o veterinario disse que a anemia dele nada tinha a ver com esse ferro e nao deu remedio de ferro pra ele, então entramos com esse hormonio e na bula disse que um dos motivos de nao fazer efeito seria se ele não tivesse ferro suficiente no organismo, acho engraçado como o instinto do animal foi tao superior ao do medico, agora ele toma ferro também. Espero que ele consiga viver um tempo com qualidade de vida pois a julgar por esse episódio que realmente foi gravíssimo e caríssimo, fora a manutenção de comprar ese hormonio que é de humano, dar o soro e etc....
    Vamos ver o que vai rolar.....venho dar mais notícias. beijossssss

    ResponderExcluir
  42. Querida Cris, vc não imagina o quanto esperei por notícias suas esta semana e estou tão feliz com o progresso do AriGato q me dá vontade de comemorar o natal antes do dia 25. Olha aqui as meninas só comem o wiskas sache amassadinho. A Nina ama e a Missy tb gosta demais. Estive comentando com outros veterinários sobre a Insuficiencia Renal e els todos me disseram q estão indicando comidinha leve (peito de frango desfiadinho, até carne de peixe branca tipo cação para os animais ao invés das rações atuais. Foi o melhor presente de Natal q poderia receber de vc foi esta boa notícia. Obrigada por vir aqui e desejo a todos vocês um lindo e abençoado Natal e um Ano Novo cheio de Luz, Amor, Paz, Saúde e muitas alegrias. Beijos

    ResponderExcluir
  43. Cris, mãe do Ari Gatô19 de dezembro de 2010 21:05

    Angelique, muito obrigada pela força e pela torçida!! Foi realmente um carinho que senti da sua parte! Desejo um natal muito gostoso e um ano novo com muita saúde e muitas realizações!! beijão

    ResponderExcluir
  44. Cris, mãe do Ari Gatô22 de janeiro de 2011 20:02

    Oi Angelique...passei pra contar como anda o Ari. Ele está igual desde que saiu do hospital, ou seja, nem tá bom, nem tá péssimo. Ele estava tomando cerca de 8 remedios mais o soro, diariamente. Ele pela manhã vomita, fica enjoado.
    To contando isso, porque passado 3 meses, acho que não vale a pena o gato viver dessa forma, então resolvi tirar praticamente todos remedios e ver o quanto ele se segura, continuei com o soro. Olha, ele não piorou e nem melhorou também. O caso dele foi muito grave, fiz o que eu podia, mas ele não pode ser escravo dos remedios dessa forma, já que com eles não há melhora. Ele é guerreiro e tá resistindo, mas a doença é progressiva e irreversivel, acho que ele quis ficar mais um pouco comigo e isso toca meu coração! Aprendi muito sobre essa doença, não sou veterinária, mas acho que estou fazendo certo com ele. Se ele piorar, e isso pode acontecer mais dia, menos dia, optarei pela eutanásia. Não dá pra voltar prum hospital, internar e passar por tudo de novo. Nem por ele, nem por mim. Claro que fico muito triste,as pessoas a minha volta não entendem a minha dedicação, os gastos e o meu tempo com ele, fico inconformada por nunca ter percebido nada antes e nem ter feito prevenção e nunca saber que essa doença é muito comum em gatos. Mas isso n adianta agora. A ração renal seca, ele n come de jeito nenhum, a patê renal, está em falta no mercado desde dezembro..então...dou whiskas de frango. Não posso fazer mais nada e tenho medo do que virá! Espero que meu depoimento tb. possa ajudar quem pesquisar sobre essa doença e achar o seu blog como achei. Obrigada! beijos

    ResponderExcluir
  45. Querida Cris, anseava por notícias suas. Entendo sua posição e o quanto vc já fez em prol da melhora do AriGato. Vc já experimentou hidratar a ração seca com água morna e dar a ele como papinha? Realmente o ração úmida é absurdamente cara. Aqui em casa as pequenas comem a k/D Hills seca, agora no verão elas andam comendo bem pouco, seja a wiskas úmida ou a K/D. Eu nem sei o q te dizer quanto à sua decisão, isto é muito pessoal e somente o seu coração é capaz de te dizer isto. Obrigada pelas notícias e saiba que nossas portas estarãos empre abertas a você. Beijos e Fique com Deus

    ResponderExcluir
  46. Cris, mãe do Ari Gatô17 de fevereiro de 2011 08:28

    Bom dia Angelique, tudo bem?
    Aqui começei a ter problemas, digo, o Ari, diminuiu ainda mais sua alimentação e não tem mais forças pra carregar o proprio corpoSei que o problema já dura meses e mesmo assim não tô preparada e NINGUEM me entende porque sinto tamanha tristeza.
    O fim está próximo, essa fraquesa, ele n teve em momento nenhum, nem quando ficou sem comer 1 mês. É duro viu.
    bjs

    ResponderExcluir
  47. Querida Cris, tivemos recentemente uma cachorrinha que, agora viru estrelinha, teve não uma crise renal, mas o fígado dela inchou de tal forma q a bilis derramou-se pelo corpo e ela ficou com pele, olhos, lingua, tudo da cor da msotarde, uma hepatite gigantesca levou-a a morte em 1 mês, foi definhando aos poucos até o ultimo suspiro. Deu dó vêla assim. Acho que o Ari está te avisando q vai deixa-la, ele está te preparando para dizer adeus. Aproveite este momento para agrade-lo por sua companhia e por todos os momentos felizes que ele te proporcionou, cxomece a liberta-lo aos poucos. Este gatinho teve uma força enorme, gigantesca para aguentar tudo isto. Desde sua 1a. psotagem em 30/11 já estamos quase a 3 meses , é uma tempão de luta da parte dele em te manter por perto, mesmoa ssim, na minha opinião, se não for necessário a eutanásia, deixe que ele esgote seu ultimo fio de energia ao seu lado. Estou triste e sei q vc tb está muito. Força, fique com Deus e volte aqui sempre q desejar. Se o fim dele chegar, gostaria imensamente de prestar uma homenagem a ele aqui no blog, se vc, é claro, me permitir. Beijos e Fique com Deus. FORÇA!!!

    ResponderExcluir
  48. Para Cris:
    Minha cara Cris, entendo exatamente como voce se sente . Acabei de perder o meu principe Bolinha com essa doença horrivel. Eu sei que é muito dificil conseguir apoio numa hora dessas, mas saiba que todo esforço pela vida do Ari vale muito a pena. Esses bichos são maravilhosos, dádivas de deus. Choro muito até hoje pela perda do Bolinha, mas tb sinto muito sua presença ainda aqui em casa...tenho certeza que ele sempre continuará guardando a mim e a toda a minha familia por todos os momentos de afeto que passamos juntos. E isso me conforta muito. Espero que lhe conforte tambem. Muitas forças pra voce, e pro Ari tambem.
    Grande Beijo

    ResponderExcluir
  49. Cris, mãe do Ari Gatô19 de fevereiro de 2011 09:46

    Olha queria dizer umas coisas nesses momentos finais. Primeiro agradecer essa força de vocês que me alegraram sim! Quero contar que ontem o veterinario veio aqui bem cedo e pela primeira vez ele olhou e falou em eutanasia, só que o Ari melhorou ao longo do dia e parecia normal e quis ficar muito no meu colo, claro que parecia uma despedida, mas percebi que toda vez que ele fica mal e eu choro em cima dele, logo depois ele melhora, ou seja, o meu apego prende ele aqui, mas ontem ele realmente ficou bom e fez tudo que um gato normal faria. A noite, dei o soro e ele foi pra sua cama, enquanto isso, moro aqui ha 5 anos e nunca, nenhum gato me visitou e vi no jardim um gato da mesma cor que o Ari, ele me viu e fugiu, mas chamei ele e abri a porta da casa e levei um pote de comida e ele veio e comeu muito, logo depois ele me fez tanto carinho, mas tanto, que achei incrivel por ser um gato e fazer isso na primeira vez, entao andei ate a esquina e ele me seguiu, andei até outra esquina e foi atras, abri a porta de casa e ele me olhou como quem diz, posso entrar? mas meus cachorros não aceitariam, entao entrei e quem sabe ele aparecerá outras noites por aqui....mas quando voltei pra ver o Ari, ele não se mexia mais, e está assim até agora de manhã e ainda esta todo molhado pois não conseguiu levantar pra fazer xixi, imaginem um gato, bicho mais limpo, nesse estado....estou aqui, chorando, mas não em cima dele, não quero mais prender ele ao meu lado, ele sofre agora e eu também. Vou precisar resolver isso, é muito triste assim. Dizem que quando morremos, chegamos lá sem doenças e tudo é muito bonito né....é isso que desejo pra ele agora!

    ResponderExcluir
  50. Cris, aqui vai o conto q lhe falei. Não esqueça. se precisar conversar, desabafar, choirar, o que for me liga. Beijos. EStou orando por vocês. Beijos

    "O gato zen
    O Homem estava muito triste. Sabia que os dias do Gato estavam contados. O médico havia dito que não havia mais nada a fazer, que ele deveria levar o Gato para casa, e deixá-lo o mais confortável possível.

    O Homem acariciou o Gato em seu colo e suspirou. O Gato abriu os olhos, ronronou e olhou para o Homem. Uma lágrima escorreu pela face do Homem e caiu na testa do Gato. O Gato lhe lançou um olhar ligeiramente irritado.

    "Por que você está chorando, Homem?", perguntou. "Porque não suporta a idéia de me perder? Porque acha que nunca vai poder me substituir?"

    O Homem fez que sim com a cabeça.

    "E para onde acha que eu irei quando deixar você?", o Gato perguntou.

    O Homem deu de ombros, sem saber o que dizer.

    "Feche os olhos, Homem", disse o Gato. O Homem o olhou sem entender bem, mas obedeceu.

    "De que cor são meus olhos, meu pêlo?", o Gato perguntou.

    "Os olhos são dourados e o pêlo é marrom, um marrom intenso e vivo", o Homem respondeu.

    "E em que parte do corpo tenho pêlos mais escuros?", o Gato perguntou.

    "Nas costas, no rabo, nas pernas, no nariz e nas orelhas", disse o Homem.

    "E em que lugares você mais costuma me ver?", perguntou o Gato.

    "Eu vejo você... no parapeito da janela da cozinha, observando os passarinhos... na minha cadeira preferida... na escrivaninha, deitado em cima dos papéis de que eu preciso... no travesseiro ao meu lado, à noite".

    O Gato assentiu.

    "Você consegue me ver em todos esses lugares agora, mesmo de olhos fechados?", perguntou.

    "Claro. Vi você neles por muitos anos", o Homem disse.

    "Então, sempre que você quiser me ver, tudo o que precisa fazer é fechar os olhos", disse o Gato.

    "Mas você não vai estar lá de verdade", respondeu o Homem com tristeza.

    "Ah, é mesmo?", disse o gato. "Pegue aquele barbante do chão - ali, meu 'brinquedo'".

    O Homem abriu os olhos, esticou o braço e pegou o barbante. Tinha uns 60 centímetros e o Gato conseguia se divertir com ele por horas e horas.

    "De que ele é feito?", o Gato perguntou.

    "Parece que é de algodão", o Homem disse.

    "Que vem de uma planta?", perguntou o Gato.

    "Sim," disse o Homem.

    "De uma só planta ou de muitas?"

    "De muitos algodoeiros," o Homem respondeu.

    "E seria possível que outras plantas e flores nascessem no mesmo solo do algodoeiro? Uma rosa poderia nascer ao lado do algodão, não?", perguntou o Gato.

    "Sim, acho que seria possível", disse o Homem.

    "E todas as plantas se alimentariam do mesmo solo e da mesma chuva, não é?", o Gato perguntou.

    "Sim", disse o Homem.

    "Então, todas as plantas, a rosa e o algodão, seriam muito parecidas por dentro, mesmo aparentando ser muito diferentes por fora", disse o Gato.

    O Homem concordou com a cabeça, mas não conseguia entender o que aquilo tinha a ver com a situação.

    "E então, aquele barbante", disse o Gato, "é o único barbante do mundo feito de algodão?"

    "Não, claro que não", disse o Homem, "foi tirado de um rolo de barbante".

    ResponderExcluir
  51. continuação...

    "E você sabe onde estão todos os outros pedaços de barbante, e todos os outros rolos?", perguntou o Gato.

    "Não, não sei... seria impossível saber", disse o Homem.

    "Mas mesmo sem saber onde estão, você acredita que eles existem. E mesmo que alguns pedaços de barbante estejam com você, e outros estejam em outros lugares... mesmo que alguns sejam curtos e outros sejam compridos, e mesmo que seu rolo de barbante não seja o único no mundo... você concorda que há uma relação entre todos os barbantes?", o Gato perguntou.

    "Nunca tinha pensado nisso, mas acho que sim, há uma relação", o Homem disse.

    "O que aconteceria se um pedaço de barbante caísse no chão?", perguntou o Gato.

    "Bom... ele ia acabar enterrado, e se decompondo na terra", o Homem disse.

    "Sei", disse o Gato. "E talvez nascesse mais algodão naquele lugar, ou uma rosa".

    "Pode ser", concordou o Homem.

    "Quer dizer que a rosa no parapeito da janela pode ter alguma relação com o barbante na sua mão, e também com todos os barbantes que você nunca viu", disse o Gato.

    O Homem franziu a testa, pensando.

    "Agora pegue uma ponta do barbante em cada mão", instruiu o Gato.

    O Homem fez o que foi pedido.

    "A ponta na mão esquerda é o meu nascimento, e a na mão direita é minha morte. Agora junte as duas pontas", disse o Gato.

    O Homem obedeceu.

    "Você formou um círculo contínuo", disse o Gato. "Alguma parte do barbante parece diferente, melhor ou pior que qualquer outra parte dele?"

    O Homem examinou o barbante e então fez que não com a cabeça.

    "O espaço dentro do círculo parece diferente do espaço fora dele?", o Gato perguntou.

    De novo, o Homem fez que não com a cabeça, mas ainda não sabia se estava entendendo onde o Gato queria chegar.

    "Feche os olhos de novo", disse o Gato. "Agora lamba a mão".

    O Homem arregalou os olhos, surpreso.

    "Faça o que eu digo", disse o Gato. "Lamba a mão, pense em mim em todos os meus lugares costumeiros, pense em todos os pedaços de barbante, pense no algodão e na rosa, pense em como o interior do círculo não é diferente do exterior".

    O Homem se sentiu bobo, lambendo a mão, mas obedeceu. Ele descobriu o que um gato deve saber, que lamber uma pata é muito relaxante, e ajuda a pensar mais claramente. Continuou a lamber, e os cantos da boca começaram a esboçar o primeiro sorriso que ele dava em muitos dias. Esperou que o Gato lhe mandasse parar mas, como este não mandou, abriu os olhos. Os olhos do Gato estavam fechados. O Homem acariciou o pêlo marrom, quente, mas o Gato havia morrido.

    O Homem cerrou os olhos com força e as lágrimas começaram a escorrer pelo seu rosto.

    Viu o Gato no parapeito da janela, na cama, deitado em cima dos papéis importantes. Ele o viu no travesseiro ao seu lado, viu os olhos dourados brilhantes, e o marrom mais escuro no nariz e nas orelhas. Abriu os olhos e, por entre as lágrimas, olhou para a rosa que crescia em um vaso na janela, e depois para o barbante que ainda segurava apertado na mão.

    Um dia, não muito depois, tinha um novo Gato no colo. Era uma linda gata malhada... tão diferente do seu querido Gato anterior mas, ao mesmo tempo, tão parecida.

    O Gato Zen é um conto que faz parte do livro Pedaços do meu coração, coletânia de escritos de Jim Willis, ativista de causas animais norte-americano.

    ResponderExcluir
  52. Cris, mãe do Ari Gatô e do Oliver12 de março de 2011 09:28

    Olá Angelique, quero te agradecer mais uma vez por ter partilhado da minha dor nesses momentos e no ultimo. Foi muito sofrimento e temos que torcer para que doenças não nos peguem, nem a nós e nem nossos animais, melhor ter uma morte rápida mesmo.
    Naquele dia, ao entrar no veterinario havia o homem jovem morto atropelado e eu com meus pensamentos confusos pensei, Deus tira a vida e eu vou fazer a eutanasia.....mas então falei com vc ao fone, depois li esta historia do gato zen e a noite, quando Oliver apareceu, meu ex marido me disse: Cris, nesse momento vc tá aqui triste pelo Ari, feliz pelo Oliver que veio e o filho daquele homem? ele não terá nunca como substituir o amor do pai. Só aí que acordei, peguei mais leve na dor que senti e percebi que apesar de tudo de ruim que me aconteceu, há coisas realmente bem piores.
    Engraçado...naquele sábado da morte do Ari, o Oliver, voltou em casa e daqui não saiu mais, acho que Ari pediu pra ele vir me ajudar a aliviar a dor e o vazio que senti. Claro, que não é uma substituição, mas é um novo amor pra mostrar como temos coração grande e somos capazes de amar, sempre. Alguns vizinhos me disseram que o Oliver é muito arisco e não deixa chegar perto. Realmente ele é, dá pra perceber que ele nem sabia o que era um carinho quando o toquei pela primeira vez. Ari era um gato caseiro, de colo, e o Oliver é um gato de rua, sai pra passear, eu já vacinei, agora falta castrar e farei alguns exames de prevenção. O amor do Ari foi uma paixão, foi de muita entrega. O amor do Oliver é independente, ele n é grudado em mim. Engraçado, eu estava tendo um pesadelo sobre a eutanasia no Ari, e no pior do sonho, acordo. Era o Oliver miando. Todas as vezes que me pego lembrando do Ari, o Oliver aparece misteriosamente. Os meus cães o aceitaram completamente, ele interage com meu akita, a poodle tem muito ciumes, natural da raça né. Então, aqui em casa, nesses quase 5 anos que nunca apareceu gato de rua nenhum, veio o Oliver e as noites, vem uma gata preta, ela apenas come, mas não se aproxima, nem te deixa chegar nem a 15 metros de distancia, ela pula o muro e sai, além disso, meus cachorros não gostam dela, se sentem seu cheiro vão logo tentar caçar. Por essas coisas que penso que o Oliver me escolheu foi aceito na familia e agora vivi aqui comigo. Um dia, vou morar num sítio e adotar todos os animais rejeitados por aí, o pedigree com dna é muito importante, mas o amor é mais. Vou contar só mais um episódio do Oliver: aqui no meu jardim, havia começado a colocar comida de pássaros, nos finais de tarde contei cerca de 20 deles comendo, então quando Oliver veio pra morar imaginei que obviamente ele iria conseguir caçar um deles. Ele conseguiu certa vez pegar um, brincou e brincou mais de hora com ele, entao pensei, será que ele vai largar esse passaro despedaçado no jardim? fui ver e pra minha surpresa, o Oliver já havia comido metade dele, voltei pra dentro de casa e percebo que minha poodle n estava no meu pé, escuto uma briga, vou lá fora e mais surpresa ainda, ela tirou a outra metade do passaro da boca do Oliver e comeu, entrou em casa com uma pena na boca. Gato comer o passaro, ok, mas ela?????? Enfim....natureza.
    Angelique....Oliver.....ex marido....Ari....todos foram anjos na minha vida.
    OBRIGADA!!!
    beijão
    cris

    ResponderExcluir
  53. Oi Cris, adorei seu recadinho de hoje. Por um lado fico feliz q seu coração está encontrando a paz e que tens novo amigo para preencher o espaço vazio deixado pelo nosso amado Ari. Por varias vezes senti vontade de te ligar, até mesmo no próprio sábado dos acontecimentos mas tb achei que deveria deixar vc curtir e repensar sobre suas decisões. Senti muito e me entristeci e até me despedi do Ari no momento em q falei com vc (mesmo sem conhece-lo)sabia tb que a inesperada visita de um novo gato em sua vida era trazia notícias de algo novo e especial. É telepático, mágico e inexplicavel o que estes felinos nos passam, não é mesmo? Boas vindas ao Oliver e que ele te traga imensos momentos de ternura, carinho e companheirismo. Peço para que vc tome cuidado com a sua poodle e não a deixe-a comer passarinhos (muito estranho a atitude dela), existe o perigo de envenenamento, se possível tb cuide para q o Oliver não faça isto (apesar de saber que ele é mais arisco e de rua) Beijo grande, um abraço super apertado e um excelente fim de semana

    ResponderExcluir
  54. Fiquei lendo todos os comentários e histórias do pessoal com seus bichanos, e chorei mto. O meu + velho tem 17 anos (Petit),é um persa e tem insuficiencia renal. Está magrinho, nao aceita mto bem a renal seca,e a úmida está em falta.Faz uma aplicacao de soro cada 15 dias e está bem,por enqto. Acho que ele reviveu qdo o meu pretinho malandrinho(Zulu) chegou e comecou a infernizar a vida dele...eles vivem se atracando....é mto engracado.... queria saber desta racao da Hills, a K/D....ela nao é renal,né? Me parece que é para problemas hepáticos.Mas seria uma opcao,já que a renal seca ,meu gato nao gosta?Mayra

    ResponderExcluir
  55. Olá Mayra, seja bem vinda ao blog e obrigada pelo comentário deixado. A ração seca K/D da Hills é sim voltada para problemas renais e não hepáticos só que esta ração está em falta, na verdade o amterial está preso no porto para liberação pela alfandega pois é importado. Aqui em casa as meninas (Nina e Missy) também não se adaptaram com a Renal seca da Royal Kanin mas a úmida em saches elas até q comeram. A Royal lançou uma ração pra gatos adultos castrados uma ração super saborosa e aqui em casa foi muito bem aceita: SENIOR S/O KIDNEY & OSTEO (traduzindo Rins e óssos)para machos e fêmeas castrados acima de 10 anos de idade. A úmida da Hills é caríssima, cerca de R$ 10,00 cada latinha. A úmida da Royal Canin está cerca de R$ 4,90 cada sache de 80 g. Aqui em casa a NIna só come whiskas sache atum e belisca a seca da Royal. Experimente esta que além de cuidar da parte renal tb controla o calcio dos ossos do gato mas já q vc sempre está no vet, comente com ele. Tenha uma ótima seman e saúde e melhoras para o Petit

    ResponderExcluir
  56. Olá...

    Entrei na internet pra saber mais da doença que está maltratando minha Bichinha e encontrei vcs.
    Minha Bichinha se chama Menininha, é preta inteira, sem raça definida e tem 22 anos, suas companheiras são a Margarida, de 18 anos e a Mia de 5 anos. Essas são as felinas, as caninas são, a Bela Maria (Belinha) e a Clara Maria (Clarinha).
    Estava lendo os relatos de vcs sobre essa doença e, como está me doendo ver minha Gatinha sofrer por conta dessa doença.
    A semana passada é que foi diagnosticado a IRC pela veterinária.
    Nossa, foi horrível, pq imaginei que eu estava sendo negligente nos cuidados com ela. Mais fui tranquilizada por minha amiga, (a veterinária)que isso infelizmente acontece e é mto comum entre os felinos.
    Apesar da idade Ela é mto fofa e ainda brinca de correr e de bolinha, e a ver assim triste, sem apetite, bebendo mta, mta água, indo toda hora fazer xixi, me dixa mto angustiada.
    Depois das duas vezes que foi ao vet semana passada, tomou medicação, soro, achei que essa semana ela está bem animadinha. Está saindo do quarto, hj correu como se fosse pra brincar.
    Vou fazer tudo que estiver ao meu alcance pra qualidade de vida Dela ser boa, mais vou tbm respeitar a natureza.

    ResponderExcluir
  57. Estou triste, sou mãe da Tita, que teve hj seu diagnostico de renal cronica. Ver os depoimentose deixa com uma leve esperança. Obrigada.

    ResponderExcluir
  58. Boa noite! Nem preciso dizer que lí todas as histórias acima e chorei demais. Meu gato Jú tem 14 anos, nunca teve nenhum problema de saúde e de repente agora está sofrendo de insuficiencia renal. Estamos fazendo o tratamento em casa com a introdução de soro sub cutaneo, ração renal, mas ele esta comendo pouco. A vet disse que por causa dos enjoos ele come pouco mesmo e infelizmente pelos exames mesmo com os medicamentos os níveis de creatinina e ureia não estão como deveriam. Não imagino perdendo ele, sei que essa doença é irreversível, mas eu já passei pela dor de ter de sacrificar um cachorro muito doente que sofria muito...é traumatizante. Enquanto meu Ju viver estarei do seu lado todos os dias dando todo amor, carinho, cuidado, atenção e força que ele precisar até o fim. Lambeijos a todos vcs que amam gatos.

    ResponderExcluir
  59. Tenho uma pequena a Tininha, ela tem 18 aninhos, encontrei ela filhotinha na rua toda machucadinha, ela cresceu comigo (quando ela apareceu eu tinha 7 anos, hoje estou com 25), é minha primeira amiga e companheira, ela está com diagnóstico de problemas renais e hepáticos, estamos tratando, mas devido a idade a vet está desacreditada, é muito difícil pensar ...

    ResponderExcluir
  60. Olá a todos, sou a Anne, eu tinha 2 gatos a Porcina e o Chaminho, mãe e filho. A Porcina tinha 17 anos morreu em Agosto de 2010, ela teve nodulos no seio, operou 2 vezes, mas o cancer se espalhou para o pulmão depois de 6 meses, foi mto triste para mim esta perda.. Agora o Chaminho está com insuficiencia renal mas estou lutando mto para ele se recuperar ele tem 15 anos. Bem foi assim... Ele um dia acordou vomitando chorando levei ao veterinario e descobrimos que a creatinina e a ureia estão bem altos, ele ficou internado 7 dias tomando soro e comendo a ração renal, depois disso o trouxe para casa e estou levando ele toda semana para tomar soro subcultaneo, e começou a tomar o remedio Ketosteril todo dia, ele está bem alegre.. brinca come bem a ração renal... mas os indices de creatinina não voltaram ao normal e ele vomitava quase todos os dias... A 2 semanas atras o veterinario disse q poderia ser algum problema de coração, pois se o coração dele estivesse fraco, a creatinina e a ureia não abaixam.Então o veterinario passou um remedio de coração com uma dose minima, para ver se melhorava, bem.. estou com 2 semanas dando este remedio na ultima semana ele parou de vomitar, está mais esperto, até querendo ir para rua como ele fazia antigamente, na proxima terça vou repetir o exame de sangue, estou mto esperançosa com o resultado... bem se der certo eu faço deixo outro comentario. Espero que ele fique bom pq seria mto dificil outra perda...

    ResponderExcluir
  61. O meu persa de 1 ano e meio morreu hoje disso...
    Foi muito rápido.
    Eu fui viajar no sábado (quando ele ainda estava aperentemente saudável) e voltei no domingo à noite. Quando voltei, eu chamei meus gatos e só ele não veio. Fui buscá-lo estava lá todo encolhido no canto de sua casinha e todo urinado por baixo. Levei ele pra dentro de casa à noite e o observei até o dia seguinte. Ele continuava triste e eu dei antibiótico e antinflamatório à ele e se ele não melhorasse ia levar ao veterinário. À noite no mesmo dia ele não estava andando mais! Liguei pra veterinária q pediu q eu o levasse lá no dia seguinte (pelo horário), chegando lá, na terça-feira ela apertou a bexiga dele e colocou um potinho embaixo pra ele urinar e saiu muito escuro e com forte odor. Ela deu uns medicamentos à ele, o colocou no soro e tirou sangue pra fazer seus exames (tudo saiu a R$125,00). Logo em seguida ele voltou a andar, ela disse q o xixi dele q não conseguia sair o comprimia, machucava e por isso parou de mexer as patas traseiras.
    Fiquei super feliz com a melhora dele! E no dia seguinte, hoje, ele amanheceu ainda esperto, fui trabalhar e quando voltei empolgada para levá-lo novamente à veterinária, pegar seu exame e tratá-lo, ele já estava morto...
    Liguei pra veterinária pra saber o q constava no exame e ela disse q ele morreu de insuficiência renal, e q o rins dele já tava todo debilitado, disse q tinha uma taxa q o limite era de 80 e ele tava com mais de 500!!
    Eu perguntei à ela como eu poderia ter percebido isso antes, já q ele mostrou os sintomas tão recente e morreu tão rápido, ela disse q qdo eu tivesse percebido ele mais quieto e sem apetite, era pra eu ter visto isso, mas o temperamento dele sempre foi bem pacato, então não consegui identificar nenhuma mudança... Só há um mes atrás q por acaso vi ele fazer xixi fora da caixinha e demorou maior tempão abaixado e saiu só uma gotinha, ela disse q isso já era um sintoma, mas já aconteceu isso uma vez com outra gata minha e só mudei a ração e ela melhorou. Realmente é muito complicado... os animais não falam né, temos q estar sempre atentos aos seus sintomas, por menores q sejam.

    ResponderExcluir
  62. Dani, fico triste com as notícia. Nem sei o q te dizer. Imagino o quão triste vc deve estar e o quanto não se questiona por não ter observado mais atentamente. Que ele esteja agora no céu dos gatinhos e feliz brincando. Beijos

    ResponderExcluir
  63. Olá!! Meu gato tem 12 anos e foi diagnosticado com insuficiência renal hoje, e deverá ser tratado com soro todos os dias para poder baixar o nivel de creatinina e uréia, que estão 4x o máximo permitido. O único sinal que ele deu foi vômito, o q parecia ser normal, qd expelem os pelos. Hj vomitou uma secreção amarelada e o levamos na emergência.
    Agora é rezar para que ele melhore e fique bem conosco por mto tempo ainda!

    ResponderExcluir
  64. estou realmente arrasado com todas estas histórias tristes... minha gata a Dalva está com problemas renais e eu esperava ter alguma esperança... algum conforto aqui...mas estou sem esperanças que ela melhore.

    ResponderExcluir
  65. Olááá...
    Hj recebi a notícia que meu gato tem insuficiência renal. A creatinina dele deu 5.0. Estranhamente, pois foi um achado... Faz apenas 10 dias que ele fez uma cirurgia da fimose e juntamente a limpeza tártaro para aproveitar a anestesia. Por um acaso dizendo que ele estava fazendo um pouco mais de xixi que o habitual a veterinária fez os exames e acabou descobrindo que ele estava um pouco desitratado e que estava com insuficiência renal. Ele tomnou 8 dias de stomorgil e 2 dias de ketofen, isso pode ter levado à ter insuficiência ou ele já tinha, ele tem apenas quatro anos e estava mto bem antes da cirrurgia?

    ResponderExcluir
  66. Ahh, eu tb gostaria de saber o que tem de melhor à ser feito no caso de insuficiência renal. Se existe algo, mesmo que caro, que possa solucionar o problema... Como a hemodiálise ou até tranpslante... Obrigada!

    ResponderExcluir
  67. Prezada Cinthia, não creio q os medicamentos ou a cirurgia tenha algo a ver com a insuficiencia renal. É muito mais provavel q a doença já estava embutida no organismo dele apenas a espreita para se revelar. Infelizmente , como vc já deve ter lido todos os comentários aqui a IR não tem cura mas o veterinário pode te esclarecer todas as suas duvidas. Fale com ele. Um forte abraço

    ResponderExcluir
  68. Olá, tenho um gato persa Rodolfo e ele já é renal cronico, ele toma Ketosteril, faz soroterapia as vezes sub cutânea e as vezes na veia ele já tem 13 anos come a ração pastosa renal da royal canin (o sachê)passo com um puquinho de água no liquidificador e ele toma todinho a sólida ele na~quer de jeito nenhum, só que estou desesperada porque a ração em sachê está em falta e eu não conheço mais nenhuma, pode me surerir alguma coisa?

    ResponderExcluir
  69. Patrícia. Aqui em casa devido a falta da ração renal da Royal e tb a K/D da Hills eu continuo dando a Whiskas sache q elas adoram e encontrei uma seca da Royal chamada Kidney-Osteo propria para gatos castrados com mais de 10 anos, esta ração trabalha com a parte renal e tb com a manutenção dos ossos do gato. Vou te dizer elas adoraram o sabor. Porque vc não tenta dar eta seca? comrpe pra experimetar um saquinho de 400 g e veja o resultado. Depois me fale

    ResponderExcluir
  70. Olá moças, não kerendo ser intrometida e pessimista, mas a veterinária me disse hj para parar com a Whiskas sache. O correto é dar somente a ração renal pois ela vem drenada de fóforo!!! Vale a pena lembrar que a URINÁRIA não é a renal e se seu gato estiver debilitado temporariamente de a AD só pra ele se reerguer.
    Hj encontrei a RENAl Royal Canin Feline úmida e seca, ele não pegou a seca mas vou molhar com àgua e bater no liquidificador... E continuar com o soro com b12,cloreto de potássio...etc. Além do maalox e cobavital via oral. Será que existe algum lugar que possamos arrumar essas coisas mais em conta? Pois estou gastando em média R$ 50,00 diários com meu amado Radamanthys... =^.^=
    E vai uma dica pra todos que tem gatos: NUUNCAA permita que seu gatinho se submeta à uma cirurgi por mais simples que seja sem os exames pré-cirurgicos, infelizmente fiquei sabendo disso tarde demais!!! u.u

    ResponderExcluir
  71. Prezada Cinthia, há controvérsias entre os próprios veterinários. A Nina, em 2009 foi diagnosticada com Insuficiencia Renal, não foi assim um indice absurdo de alto. Eu realmente iniciei com a Renal da Royal (umida e seca) Ela detestou...Eu jamais deixaria a minha gata ficar sem alimento se a q foi recomendada não funcionava e não deixei de dar a ela a Whiscas sache (é a minha gata). Milagre ou não, já se passaram 3 anos após os exazmes e ela está maravilhosa, nunca tomou um milimetro de soro. Ela tb tem a disposição dela a ração seca (antes a K/D da Hills) e agora a Osteo e Kidney da Royal. Sua observação e comentários serão sempre bem vindos

    ResponderExcluir
  72. Oi Angelique,
    Vc está certa mesmo, pois se ela parasse de comer o problema pioraria pq ela acabaria desidratada...
    Estou colocando só um cheirinho de AD pasta na Royal úmida renal pra estimular o meu gato a comer, e acredito que o cobavital tb está ajudando bem à aumentar o apetite dele(essa ração é hiper sem graça). Que bom que a sua não precise de soro, pois é difícil a aplicação diária, eu pelo menos sofro junto com ele, e todo o lance de ter que preparar o soro e ter que eu mesma aplicar é desgastante pra caramba, sem falar no medo de financeiramente eu não conseguir manter td tratamento ou até mesmo se eu um dia não estiver mais aki pra cuidar dele... Mas, a gente tem que fazer de tudo pq de uma coisa eu sei, eles nos amam incondicionalmente. Qdo puder assista esse video, é do meu gato, grande abç: http://www.youtube.com/allanandrew2009#p/u/1/pAlPxTipuhA

    ResponderExcluir
  73. Cinthia, eu realmente iamgino o quão dificil esao as coisas com vc e o seu gatinho, ams também sei q vc quer o melhor pra ele e que fará sempre até quando der e Deus permitir. Vi o video ele é realmente maravilhoso e muito, mas muito inteligente.Vc já tentou dar a ele a K/D(seca) da Hills? Ela é mais palatável que a REnal da Royal. O fato que ela cosntantemente está em falta no mercado devido a problemas de liberação na alfandega. Beijos

    ResponderExcluir
  74. Entaumm Angelique a seca ele ainda não está pegando por causa da limpeza do tártaro. Hj ele está fazendo cu doce pra úmida tb, mas está me pedindo carne, mas estou me segurando pra não dar... é akele tal negócio "vc daria refrigerante para um recém nascido ou um chocolate para um diabético?". Putz, é mto dificil, me parte o coração... Sem falar do trauma do soro que ele está pegando... Hj acabei até me cortando na hora de kebrar uma das ampolas pq ele estava mto agitado e meu marido ainda me pondo pressa... Está ficando cada dia mais difícil tanto financeiramente qto emocionalmente e até agora NADA de alguma notícia que as coisas irão melhorar... E pra ajudar minha gata está o esnobando e ele está cada dia mais triste com isso... É fodah, desde o dia que meu filho trouxe o Radamanthys da rua ele dorme abraçadinho comigo! Sabe, eu não me conformo, ele é um anjinho e não merecia passar por isso...u.u

    ResponderExcluir
  75. Ah minha linda... eu também estou coma Missy dodói. Ela tem um fribrossarcoma (ou sarcoma vacinal)Agora ele está mais agressivo, os caroços crescendo cada dia mais e não vale a pena fazer cirurgia pois a cada vez q mexemos, o cancer se torna, mais e mais agressivo. Juntando a isto tudo ela agora apresenta sintomas de TOC por Lambedura Excessiva e está arrancando os pelos do corpo, estou dando floral, o q inibiu um pouco. O me me deixa um pouco mais tranquila nesta situação toda é q ela se alimenta bem e aparentemente é uma gatinha feliz. levo-a semanalmente à Asseama, um grupo espírita q atende somente animais. Acho q isto também tem me ajudado bastante, coloco uma fé enorme q isto tem amenizado a doença. Tenha fé... vá com calma. Beijos e fiquem com Deus

    ResponderExcluir
  76. Obrigada Angelique,sabe, vc é um ser de alma superior mesmo... se ksr convesar para ter um apoio, mesmo q emocional está meu msn: cinthiaregina2011@live.com
    Por incrivel que pareça o Radamanthys é meu 12° gatinho... e tenho mais 2 vivas... Só sei q cada vez q um se vai parte nossa vai junto (já passei por cada uma mooçaa u.u).
    ... e sua Missy não está aparentemente feliz viu, ela é feliz de verdade... pq ela sabe q tem vc ao lado dela dando todo o cuidado e amor, isso faz ela continuar lutando :)... é por VC!
    abç eno.ormee pra vcs!!

    ResponderExcluir
  77. É a primeira vez que entro num blog, não sei muito bem o que fazer, mas estava pesquisando sobre o diagnóstico de insuficiência renal do meu filhote e acabei vendo que esse problema é comum nos felinos. O que não dá pra suportar é a possibilidade de perdê-lo. Ele é meu bebê, lindo, tem olhos azuis e é muito delicado, nasceu mudo, nunca miou, expressa seus sentimentos apenas com o olhar. Chama-se Leonardo Augusto e está doentinho há uma semana. Tinha esperanças de reverter o quadro, mas depois de todos os relatórios que li aqui fiquei apavorada. Ele já está tomando soro há 10 dias. Hoje não comeu nada, só agora à noite ele comeu um pouco de atum em água. Eu amo meu bebê demais. Por favor rezem por ele, me ajudem em pensamento positivo. Já chorei muito pelas histórias de todos vocês. Por favor, me ajudem!
    Cida

    ResponderExcluir
  78. Prezados
    Grato pelos testemunhos...Meu gato Tigrinho está com IRC (9 anos).

    No veterinário colocaram uma sonda e desconfiam de "n" coisas... Foram R$320,00 perdidos e um dia de internação.

    Meu gato arrancou a sonda...

    Peguei mato e grama e misturei com folhas de boldo (amassei tudo)e batemos no liquidificador e damos via seringa na boca, além de azeite de oliva...

    Nosso gato melhorou significativamente em 3 dias e segue desinchando.

    Agora estamos na fase de incontinencia renal...
    urina limpo e bebe muita água.

    A Ração é batida no liquidificador e a incontinencia segue, mas está de pé e andando.

    Estarei agora, vis a vis creatinina e ureia, misturando na água começando a dar feijão branco moido (R$2,50/ cada 100 gramas)e espero obter resultados, além de estar indo comprar as rações indicadas (se encontrar)...
    Estarei analisando o germe de trigo, mas 5 anos é um bom tempo.

    Grato a todos que postaram...aqui é o pai da Gabrielle (Tenshi)

    ResponderExcluir
  79. Cida, realmente esta doença deixa qualquer dono de gato muito triste por não ter cura. Estaremos fazendo uma oração hoje a noite. pedindo pelo Leonardo Augusto e por todos os gatinhos doentes e que precisamd e atenção. Beijo grande, força e muita fé pra vc.

    ResponderExcluir
  80. Tenshi, muito obrigada por sua visita ao blog e por seu comentario potado aqui. Desconhecia estes outros cuidados q vc mencionou aqui. Azeite de Oliva? Boldo e até feijão branco? Onde vc leu sobre isto. Por favor nos conte. Vai q dá certo esta cura natural e alguém pode até adotar. Beijo grande em vc e na Gabrielle.

    ResponderExcluir
  81. Olhem isso amigas(os):
    http://www.youtube.com/watch?v=mUd1vEVcNYI
    Será uma esperança?
    "O gato não fica dependente da hemo como nós!" (estou tentando entrar em contato com ela!...).

    Tb vasculhei sobre os transplantes... Não sei se o risco beneficio compensa: A cirurgia gira e torno de R$30.000,00. Eles tiram um rim dum gato condenado à eutanásia da prefeitura desde q vc o adote, e o nosso passa então a ter 3 rins. Pode ser q pelo resto da vida tanto um como o outro precise da soroterapiada, além do risco de perder toda a função dos rins que ainda restam com a anestesia! u.u
    Qto à alimentação, tem q ver direito pois tem I.R. com anúria e tem a I.R. que o gato faz mto xixi, perdendo o potássio, aumentando a creatinina e baixando o hematótrico, ficando então anemico e chegando inclusive à perder a visão... Esse não pode com alimentos diuréticos!
    Agora vou começar a procurar se acho tratamento experiental em faculdades com células tronco, será???
    ...

    Cida... seu gatinho é tão novinho... Será que não é uma crise aguda? Se for em cerca de 3 meses vc saberá e se for aguda as chances de vc não perdê-lo é mto maior... Pessa para sua veterinária passar um estimulante de apetite... O meu está tomando o cobavital... e para não vomitar depois que come eu dou 2ml de maalox jpa que os gatos não absorvem aluminio, tem ajudado bastante. E se o seu pegar a ração renal... é melhor ainda! Não esqueçam de pedir aos veterinários as vitaminas e o potássio conforme à necessidade... Bjs... e rezando por todos! :)

    ResponderExcluir
  82. Olá, Angelique. Agora é a verdadeira Tenshi (Gabrielle) falando (Nunca mais deixo meu Blog on antes de dormir... Assim meu pai aprende a fazer a própria conta no blog ¬¬)

    É fato que nosso gato apresentou muitas melhoras. Dói e entristece ver ele tão magrinho e não ficando atrás da gente como costuma fazer, mas ele realmente já melhorou desde que começamos com esses remédios mais naturais.
    Ele ainda não come ração, a gente tem de dar na seringa pra ele, mas pelo menos ele já voltou a miar pedindo carinho e já vai na areia de vez em quando, já não vazando tanta urina como antes.

    Sinceramente, Angelique, foi meu pai que pesquisou e não sei onde ele encontrou as informações. No momento, ele não está em casa, mas quando ele chegar pergunto e passo aqui, embora eu ache que puxa demais pra sabedoria popular...

    Enfim, lambeijos e que o Leonardo Augusto melhore, Cida. Tenha fé que ele vai melhorar.

    ResponderExcluir
  83. Cris, mãe do Ari Gatô e do Oliver20 de julho de 2011 10:47

    Oi Angelique, de vez em quando entro aqui e dou uma lidinha, é difícil esquecer porque quando eles ficam doentes, a gente tb. entra no clima e sofre demais. Tenho o Oliver, que fiz todos os exames geneticos pra saber de alguma coisa pre-existente e não tem. É uma pena que não tenha cura, transplante, sei lá, até mesmo a ração especifica só voltou no cobasi mês passado.
    Hoje, olhando mais friamente a experiencia que tive, não me arrependo da eutanasia ( no caso do meu gato), que é uma decisão emocional e somos muito apegados, foi muito dificil isso, mas o importante e pensar neles, até onde vai o bem-estar deles, porque se prolongar fica terrível. Como vc pode notar, até hoje penso muito nisso e principalmente nos erros dos veterinários. Um beijo grande.

    ResponderExcluir
  84. Querida Cris, quando tempo. Saudades de tuas visitas e comentários. Que bom saber do Oliver. Acredito q ele já esteja mais "domesticado". Dê nos noticias sempre. Beijos

    ResponderExcluir
  85. ola amigos.....tenho um gato com insuficiencia renal, o "titi", a luta começou a 40 dias com a descoberta atraves de exame de sangue.
    Desde entao vou diariamente ao veterinario para ministrar soro singer sub cutaneo.
    juntamente com ketosteril via oral.
    NAO PERCAM NUNCA AS ESPERANÇAS, no inicio a creatinina estava 8.4 agora ja chegou a 3.4, ainda alto mas.....alguma luz .
    DESEJO A TODOS UMA ESPERANÇA E SORTE ...QUE SAO FRANCISCO ILUMINE A TODOS OS GATINHOS
    J LUIZ - SANTOS SP

    ResponderExcluir
  86. Olá a todos,

    Para mim hoje é um dia muito triste. As lágrimas não param, pois acabo de perder a minha amiga Branquita com a maldita insuficiência renal crónica. Quero deixar o meu testemunho, pois sinto que, apesar do meu esforço e da minha dedicação, talvez pudesse ter feito algo mais pela minha menina...
    Foi-lhe diagnosticada a doença em Dezembro de 2010, altura em que esteve internada durante mais de duas semanas. Como os níveis de creatinina (mais de 12) e ureia pouco desciam foi mandada para casa. Durante uma semana não saiu da cesta, urinava no impermeável e tinha de a mudar e lavá-la várias vezes ao dia. Aplicava-lhe o soro e só comia com a seringa. Um dia, de repente, levantou-se para urinar no chão e parece que ganhou nova vida. Quando voltou ao médico, os níveis já estavam quase normais. Infelizmente nunca consegui que comesse só ração renal e, como era uma miúda com um pouco de mau feitio, também não consegui continuar a aplicar-lhe o soro depois dela recuperar. Em Agosto de 2011, ela deixou de comer e voltei com ela ao médico: os níveis de creatinina e ureia tinham voltado a subir, a creatinina para 8. Novamente 2 semanas de internamento, e sem que o soro intravenoso tivesse surtido qualquer efeito - saiu com a creatinina a quase 15 - foi mandada para casa. Continuei o tratamento em casa e, embora desta vez ela se tenha mantido activa até poucos dias antes de falecer, foi apresentando sintomas ainda mais preocupantes: fezes pretas, dificuldade em beber água, vomitava todos os dias, comer só com seringa e há 4 dias fez uma ferida na boca e as gengivas não paravam de sangrar. Voltei ao médico e disseram-me que ela estava a chegar ao limite, que era uma questão de dias e que não havia nada a fazer. Depois disto começou a ficar cada vez mais prostrada e fria, deixou de beber totalmente, e como ontem à noite ela começou a ficar com descoordenação motora, hoje levei-a a outro hospital onde sabia que também faziam hemodiálise, numa tentativa desesperada de ainda salvar a minha amiga! Infelizmente, ela estava já muito debilitada e nem sequer houve tempo dela ficar novamente internada alguns dias para depois se tentar a hemodiálise. Faleceu enquanto a preparavam... Quando ela adoeceu, perguntei ao médico dela se ela poderia fazer hemodiálise e foi-me dito que não, que era feita apenas nos casos de insuficiência aguda, mas no hospital onde a levei hoje disseram-me que também era possível nos casos crónicos. O animal tem é de estar minimamente estável. Por isso, SE O VOSSO AMIGUINHO NÃO RESPONDER AO TRATAMENTO COM O SORO, NÃO DEMOREM A PENSAR NA POSSIBILIDADE DA HEMODIÁLISE! Não cheguei a saber o preço, mas muitas clínicas dão facilidades de pagamento, por isso, informem-se, façam tudo para salvarem o vosso gatinho! Eu demorei demais, não consegui salvar a minha ferazinha de olhos de azeitona... Dói muito pensar que não a vou ver mais, que não vou ter mais os miminhos dela, mas a minha Branquita estará para sempre no meu coração. Espero ter ajudado. Paula

    ResponderExcluir
  87. Paula, obrigada por sua visita e seus comentários. Sentimos muito a perda de sua gatinha e desejamos q vc se recupere de sua dor. Um forte abraço

    ResponderExcluir
  88. Primeiro dia sem a minha Branquita... a dor ainda é muito forte e as lágrimas ainda são constantes.
    Não consigo deixar de pensar que se não tivesse aceite o veredicto de morte certa do vet que a acompanhou desde o início, e em vez de a trazer para casa a tivesse levado logo ao outro hospital veterinário para tentar a hemodiálise, que isso a poderia ter salvo... Mas pelos vistos tem de se atacar bem cedo com a hemodiálise... Aqui fica um link para quem quiser saber mais. http://www.renalvet.com.br/faq-/quando-indicar-a-hemodialise/

    Angelique muito obrigada pelo abraço. Paula

    ResponderExcluir
  89. Hoje faz um mês que perdi a minha menina, a minha Branquita. Ainda choro quando vejo as fotos dela ou me lembro de certos momentos, mas tenho tentado conformar-me aos poucos. Muita saudade... tanta que penso adoptar uma gatinha parecida com ela daqui a algum tempo, mas para já ainda não me sinto preparada. . É claro que nenhuma outra amiguinha a poderá substituir... Descansa em paz minha menina, a mãe nunca te vai esquecer.

    ResponderExcluir
  90. A minha Tita não quer mais comer, além de renal está diabética, em uso de insulina. O que faço para alimenta-la, já dei papinha de bebê, atum, ração úmida, etc. Tento dar a força, mas ela fica muito brava. Não quero vê la definhar com feridas e sem forças. Ela está apática, toma soro todo dia, desidrata diariamente. O que Me sugere? Não vou suportar vê la definhando.

    ResponderExcluir
  91. Querida Daniela, realmente é muito triste ver nossos gatinhos nesta situação. Eu passei por isto recentemente com a Nina. Nas aplicações de soro o veterinario está tb estão aplciando vitamina B12? A vitamina B12 aumenta o apetite. A vetr da Nina aplicava semanalmente e eu cheguei a fazer por poucos dias em casa com um medicamento chamado Felinos Glicopet, mas como a base é glicose nãos ei se no seu caso é recomendado pois vc informa q ela é diabetica mas pergunte ao vet sobre isto. Eu tb dei a ração em pasta A/D pois ela é para gatinhos convalescentes, é bem gostosa apesar de cara, cada latinha custa em média R$ 11,00 e a NIna só comia lambendo meus dedos com esta ração, foi a unica coisa q a fez ganhar peso e disposição e eu pareid e dar assim q ela se recuperou. É melhor tentar q deixar seu gato morrer de fome. eu penso assim. Espero ter te ajudado e desejo melhoras para a Tita. Bjs

    ResponderExcluir
  92. Olá, pessoal. Nossa gatinha vira lata de 18 anos, a Branquinha, foi diagnosticada ontem com insuficiência renal. Começou a andar um pouco estranho. Depois parou de comer e estava muito fraca, com as pernas cambaleantes. Na clínica fizeram diversos exames e descobriram creatinina alta, potássio baixo (motivo de não conseguir andar direito) e sopro no coração (por causa disso ela não pode tomar muito soro, que seria bom pra ela). Apesar de ser vira lata, sempre foi muito exigente com ração e só comia a Royal Canin Sensible 33. Mas no veterinario deram outra, a Fit 32, que ela comeu com vontade. Pela idade, é provavel que ela não dure muito. Ela dormiu uma noite no Vet e hoje meu pai foi buscá-la para ficar perto da gente e levar a outro veterinario para ter mais uma opinião. Dói muito perder alguém querido e vê-lo sofrer, mas acredito que os animais reencarnem assim como nós, por isso temos que aceitar a morte deles para que continuem seu processo evolutivo. Abraços a todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Oi André, boa noite. vc já tentou dar a ela a AD em pastinha. É uma mousse feita especificamente para gatinhos convalescentes. Eu mesma, fiz isto com a Nina, aliás hj com 21 anos de idade e muito seletiva com alimentação e também diagnósticada como renal há 5 anos(não come ração alguma da Royal) mas adora whiskas sache atum amassadinha feito pure e tb come a AD em potinhos (é cara...mas sustenta bastante e repõe o peso perdido) se é milagre ou não a Nina continua firme e forte. Faz uma tentativa. Força. Beijinho

      Excluir
  93. Perdi meu querido frajola ontem... estamos arrasados...
    Quando percebemos que tinha algo de errado, ja era tarde demais, em quatro dias perdemos nosso bb...
    Talvez se eu tivesse entrado neste site antes, ele teria sobrevivido.Fizemos tudo, mas ele se foi e agora está vivo em minhas doces lembranças, e temos mais seis gatinhos para cuidar, mas o Frajola é insubstituível.Aí está o site de hemodialise para animais.Abraços fraternos
    http://www.renalvet.com.br/

    ResponderExcluir
  94. Que pena saber disto Gilmara. Fico triste cada vez que alguém entra aqui no blog com notícias como a sua. Alguns gatinhos cosneguem conviver bem com a doença, como a minha Nina, outros defuinham da noite apra o dia... Te desejo força er acredite: SEu frajola está nos braços de são chiquinho e está bem, livre de quaisquer doenças. Torço para que as dores de seu coração amenizem. Um forte abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Angelique
      São criaturinhas muito especiais...
      Em poucos anos trazem tantas alegrias
      Abraços

      Excluir
  95. Angelique e amigos sou a cris Bocchi meu gato nino bial tem 4 aninhos a alguns dias eu teve dor de ouvido e o levei na veterinaria aqui perto de casa ela passou dois medicamentos oral e um para aplicar no ouvido e assim eu fiz no segundo dia do tratamento o nino estava vomitando e babando muito ai a procurei mas ela estava em uotra cidade o levei em outra crinica o medico descobrio que a creatinina dele estava alterada por calza do medicamento ele ficou 10 dias enternado e teve alta depois de tres dias tive que enternalo denovo des de sabado dia 15/9/12 ja estou sem forças pois ñ estou mas esta cituação e a revolta dessa veterinaria que acabou com a vida dele peço ajuda oque devo fezer orem por ele por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cris, Estou com a Nina, tbm de 04 aninhos internada. Tudo indica que foi o mesmo caso. Ela estava emagrecendo muito e percebi alguns nodulos (caroços no corpo dela). Temendo o pior levei -a ao vet. e pedi biopsia. No mesmo dia foi colhido o material e o vet. iniciou tbm a aplicação de antibioticos e antiinflamatorio.(estranho, pois, não tinha resultado de nada ) Na terceira aplicação ela começou a vomitar e não comer mais nada. Foi feito então o exame de sangue e o espanto... Ureia 550 ( o maximo é 64) e creatinina 12 (o maximo é 1,8), portanto, altíssimos! Tudo indica que se elevou devido ao antiinflamatório. Ela está muito fraca, rejeitando a comida, tomando soro direto há 3 dias. Enfim, atenção a todos . Antes de qualquer procedimento peça para fazer exames no seu animal. Estou sofrendo demais, me sentindo impotente...

      Excluir
  96. Oi Cris, bom dia! É muito triste saber que os próprios profissionais veterinários não tem competência para cuidar dos animais. Imagino o quão triste você está e torço para que esta fase passe e seu gatinho se recupere. Uma braço forte e força!

    ResponderExcluir
  97. Estou dando Royal Canin Urinary por meu bebe, to torcendo que não seja algo mais grave, ele esta urinando com sangue, mas tudo vai melhorar eu sei :)

    ps: Adorei o post

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cassia, estamos todos na torcida para que seu bebe melhore logo. Um forte Abraço

      Excluir
  98. Olá sou a Jorgete e tenho uma gatinha com cerca de 16 anos. Descobri ontem que está com insuficiencia renal grave, está hospitalizada a soro, nesta altura ainda não sei se tem salvação.
    Peço comentários.

    ResponderExcluir
  99. Jorgete, nãod esita, não enfraqueça. a Nina é renal há 9 anos. Hoje ela tem 21 anos. Dezembro/2012 teve uma crise feia, fizemos soro nela diariamente por 8 dias... Abaixou os níveis de creatinina e ureía... Ela está magrinha, mas está bem, se alimenta e tem vida normal. Desejo que sua gatinha se recupere e possa ainda te dar muitos anos de alegria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tenho uma gatinha a Pitucha ela foi diagnosticada por Renal crônica está tomando Ketosteril diariamente, mas não quer comer a ração Renal de jeito nenhum. Vou tentar molhar com um caldo de água de cozimento de frango....vou ver o que vai dar! Fico muito triste em saber que um dia ela vai partir, mas lendo o seu depoimento já me sinto aliviado e esperançoso que ela viva ainda muito anos, ela já está com 13 anos....quem sabe consiga que ela coma a Renal.....obrigado por partilhar isso com vocês aqui.... um abraço Marco!

      Excluir
  100. Perdi a Xuxu em 2006, ela tinha 5 anos e quando descobri que ela tinha IRC fiz tudo o que pude, mas ela morreu sozinha,internada na clinica. Depois em 2007 descobri que meu outro bebê também tem a doença renal, mas decidi só tratá-lo com homeopatia veterinária, que não tem efeitos colaterais e os gatos respondem super bem. Desde então, quase 6 anos depois, ele está comigo, só se tratando com homeopatia, ração de alta qualidade e muito amor. Me nego a deixá-lo nos últimos momentos da vida dele, longe de mim, tomando soro, numa clínica fria, cheia de cachorros latindo...O estresse que eles passam é tão grande que a doença parece piorar. Já o levei prá tomar soro, mas nunca o deixo internado. Eu fico com ele o tempo todo, abraçando ele, conversando, tentando mantê-lo calmo. Ele já está com 13 anos, está em crise novamente, não quer comer, friorento, só quer colo. Estou cuidando o máximo que posso, mas quando ele tiver que partir Deus há de me dar sabedoria prá deixá-lo ir com dignidade, com o menor sofrimento possível e ele haverá de estar pertinho de mim.

    ResponderExcluir
  101. estou perdendo uma gatinha de nove anos prá essa doença... Ela sequer se mexe... Como doi... mas ler os relatos, vi que essa doença é cruel mesmo e em casos avançados nem tratamento sintomatico mais tem.

    ResponderExcluir
  102. Hoje morreu a minha gatinha, linda amiga, estou totalmente desolada, pois perdi uma amiga.
    A insuficiencia era muito grave, não consegui salvada, demos soro durante uma semana, mas nada resolveu, dava-lhe comer, agua e a medicação com seringa, mas cada vez foi ficando mais fraca, já não conseguia ficar de pé.
    è muito triste vermos os nossos fieis amigos deixarem-nos desta maneira, o unico consolo é que já não sofrem mais.
    Para todos que compreendem o que estou a passar um beijo e que consigam dar o melhor aos vossos amigos, porque os animais são realmente os nossos maiores amigos.

    ResponderExcluir
  103. Faz tres dias q internei meu gato, ele está com 178 de ureia e 2,77 de creatinina no sangue, ainda não sabemos o quanto o rim dele está danificado, o veterinário ainda tem esperaça de que o rim volte a funcionar mais se não voltar ele disse que o melhor é sacrificar. Não sei o que fazer se tiver que tomar essa decisão é muito triste ve-lo internado com sondas e soro de todo lado,choro todos os dias depois da visita e estou pedindo a interseção de São Francisco de Assis protetor dos animais para que ele fique bom, pelo menos consigo ficar mais calma, mais as vezes fico sem esperança. Depois de ler todos esse relatos foi o que confortou porque vi que não estou sozinha vivendo esse tipo de situação com meu animalzinho. Obrigada por existir esse blog e força a todos que passarem por isso

    ResponderExcluir
  104. Olá Elisete. Obrigada por compartilhar a estória de seu gato. Estamos na maior torcida que o quadro dele reverta e ele possa voltar a ter uma vida mais saudável e longa aos eu lado. São fRancisco de Assis sempre acha uma forma de confortar nossos corações. TEnha fé e pensamento positivo que tudo ficará bem. Um abraço forte e carinhoso

    ResponderExcluir
  105. Poxa acho que li todas as histórias daqui cada uma mais comovente, estou traumatizado como essa doença é problemática.
    Meu miojo um persa de 1 ano e meio. é inquieto arteiro, só vivo brigando com ele, não para um minuto, 6 horas da manhã me acorda todos os dias pra cuidar do meu casal de papagaios ele adora, se pindura na gaiola mia pros papagaios, semana passada ele inventou de entrar de baixo do carro ficou 5 minutos la o tempo de ficar preto de óleo, dei um banho caprichado nele, e derrepente ficou queto deitado pelos cantos... até ai achei normal pois sempre que levo ao banho ele fica assim. Ele odeia carinho kkk mas adora se esfregar na gente não gosta de colo... passou um dia. no outro estava triste do mesmo jeito... e notei o quintal inteiro cheio de buraco, na mesma hora achei estranho e resolvi pegar ele, quando pego sinto um tumor enorme na barriguinha dele, não pensei 2x e levei no vet. o vet viu e já foi colocando a sonda.. passou quase 30 minutos pra colocar tendo muita dificuldade pra obstruir ele alegando que o calculo estava tampando o canal... quando ele conseguiu saiu muittooo sangue com xixi fikei traumatizado... ele imediatamente medicou e colocou no soro. quando vi que estava normalizado fui pra casa minha esposa vai ter bebê essa semana, tive que ficar com ela... hoje, não pude ir ver meu bichano pois as contrações são constantes... amanhã cedinho irei ver ele...
    Estou quase conformado com o problema do gato meu orçamento ta 0 por conta da bebe...
    Meu maior medo é de chegar no vet. e o meu bichinho estar pior, me culpo toda hora por ter percebido depois de 24h quando o sintoma se tornou perceptivel...

    ResponderExcluir
  106. Klaus...vc não iamgina eu, oq uantio fico triste com todos estes relatos. Vc tomou a decisão certa.
    Estou na torcida que ele logo se recupere. A vc e sua esposa parabéns pelo bebê e que ele(a) vweio cheio de muita saúde e alegre todos os dias de suas vidas. Um forte abraço

    ResponderExcluir
  107. Fui lá hoje! Pra mim ele estava normal, arrancou sonda arrancou soro... e estava miando bravo pro vet kkkk.

    peguei ele dexei no chão do consultorio um pouco pra ver ele...

    e derrepente ele fez xixi no chão e pela minha supresa e do veterinario não saiu nada de sangue... vet colheu urina e sangue pra um novo exame... e já podia levar pra casa, mas fiquei receoso de trazer e ele complicar intão resolvi deixar até segunda nos cuidados do vet. Se até la ele não accabar com o consultório kkk.

    https://fbcdn-sphotos-a-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn1/549397_426888624055544_428971199_n.jpg

    ai uma foto dele só vive desse jeito pra quem fala que gato persa é queto e preguiçoso, esse ai é totalmente o oposto.

    ResponderExcluir
  108. Klaus fiquei feliz com as notícias. Olha...os gatinhos ficam bem melhor e se recuperam mais rapido quando estão perto do dono e na casa. Então, não deixe mais q 2a. feira no hospital veterinário se não tiver necessidade tá... Na situação dele, renal...e o estresse do ambiente desconhecido...piora muito a situação.. Não quero te assutar mas a minha Nina qiando tem as crises...ela fica em casa e nada ..nada...já são 10 anos que ela é renal...em breve fará 22 anos de idade...é uma lutadora...força aí então , assim que possível traga o Miojo pra casa...ele é um gatão...

    ResponderExcluir
  109. Angelique voltei, peguei meu bichano estou super feliz... fui trabalhar e voltei a noite, percebi um pouco de sangue na genitalia dele e está gotejando xixi como se fosse uma torneira mal fechada... vc que teve experiencia com o que aconteceu vc sabe me responder se isso é por causa da inflamação que teve e que está melhorando ou é pq ele aconselhou dar vitamina c para que ele urine muito mesmo...?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Klauss, bom dia, tudo bem? ontem, vi de relance um video da uol que acho que te interessa. Aqui vai o link. Como está o Miojo? E o bebê já nasceu?. Dê notícias pra gente. Bom fim de semana
      http://tvuol.uol.com.br/#assistir.htm?video=seu-gato-esta-fazendo-xixi-em-gotinhas-fique-atento-04020E993162C8994326&orderBy=mais-recentes&edFilter=all&time=all&originalQuery=gatos&currentPage=1

      Excluir
  110. Oi Klaus, boa noite. Olha, calculos renais são comuns em gatos machos. Eu só tenho experiência com femeas e as minhas não passaram por isto...a Nina oscila em níveis muito altos de uréia e creatinina o que causa a insuficiencia renal. Acredito, que como a cirurgia foi recente no Miojo e ainda devam ter calculos pequeninhos saindo pela urina, aidna eles causem algum sangramento. Li alguns artigos na net e vi que é recomendado a Vitamina C para prevenir a criação de novos calculos e não achei nada q falasse sobre esta perda de urina, então, meu amigo, ligue para o vet dele e faça esta e todas as perguntas q vc tenha dúvida, não espere para bver o q vai acontecer em seguida. Lembre-se q o Miojo é a sua precisosidade, ele nãos abe reclamar e os sintomas estão aí pra vc ver... acha anormal..leve-o ao vet e questione-o. Gatinho saudável, não tem nada disto. me mantenha informada. Um abração e ótima 5a. feira a vcs.

    ResponderExcluir
  111. Oi pessoal! Bom dia! Acabei de chegar do veterinário com meu Luago, um mestiço persa cinza e branco de enormes olhos dourados, super dócil, fofo e carinhoso, que adotei quando tinha uma ano +-, foi abandonado perto da minha casa e foi se achegando e ficou...Eu li muitos relatos postados e morri de chorar, pois vi que as coisas não serão fáceis. O vet disse que ele esta com insuficiência renal crônica, apresenta todos os sintomas descritos, perda de apetite acentuado, perda de peso, tá um saquinho de osso, mal hálito, apatia, desânimo. Ele deu uma injeção e um comprimido que é pra insuficiência renal pra eu dar durante 10 dias e vai reavaliar depois que acabar o remédio. Disse que ele tem que melhorar, começar a comer aos pouquinhos, tomar água. Mas eu cheguei e ele já se deitou no tapete prostrado, quando passo lá e faço um carinho ele dá um miadinho e me olha com desânimo. Hoje tá começando minha batalha, eu não estou pronta pra perdê-lo, aliás a gente nunca está né? Eu vou ler com cuidado as postagens com as dicas de tratamento, pra poder melhorar a vida dele. Um beijo a todos, muita luz e muita força!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Liz. Estamos na torcida que o Luago volte a ser feliz, se recupere. Acredite...muitos gatinhos se recuperam desta doença. No site da uol, em vídeos tem uma sessão chamada http://canalpetshop.com.br...lá uma das veterinárias fala sobre Insuficiencia renal e dá alguns conselhos básicos. Força amiga, vc vai vencer esta parada. beijos

      Excluir
    2. Bom dia Angelique, gracias pelas suas palavras de encorajamento. Cheguei a pouco do vet, deixei o Luago lá pra tomar soro, ele vomitou á noite, não comeu e nem bebeu e nem fez xixi. Eu nem dormi, fiquei velando ele á noite. Logo que o vet chegou já levei. Ele tá muito prostradinho, o vet se preocupou com os vômitos e não fez cara boa...Eu disse a ele que não queri ficar esticando a vida dele com sofrimento, eu quero muito que ele fique comigo, mas com alguma qualidade de vida, hoje partiu meu coração ver ele vomitando chorando, foi doído, os gatos são durões com as dores...mas vi que ele tá sofrendo. Eu comprei a ração UR mas ele não come nada, ontem beliscou uns grãozinhos de friskies, mas de lá pra cá, nada. Eu gostaria de obter mais informaçoes sobre a terapia subcutânea líquida, aqui o atendimento veterinário é muito limitado, é um lugar pequeno que até tem uma faculdade de veterinária, mas pelo que vejo a especialidade em sua maioria é cães e animais de grande porte. Os gatos não são os mais conhecidos dos veterinários. Eu gostaria de tentar fazer, mas não tenho nenhuma informação e o vet tbm acho que não tá muito por dentro. Eu insisto em dizer que quero ver meu Luago com alguma qualidade de vida e não agonizando. Enquanto ele lutar comigo, farei tudo que puder pra que permaneça vivo. Beijos

      Excluir
  112. Liz, pelos seus relatos a coisa é bem séria. Vômitos são realmente preocupantes. Não conheço esta ração UR, eu normalmente uso a K/D da Hills pois a REnal da Royal a Nina detesta. A da Hills ela come pouquinho porque o que a tem mantido viva até hoje é porque ela ama a Wiskas sachê atum que ela come desde bebê. ela também come a AD pastinha da Hills (latinha redonda pequena) que tem um cheior e saber irresistível. Dizem que tem muita proteína...mas ajuda a manter o peso dela e ela tb gosta muito. como disse em outras postagens... nestes casos emergenciais é prioridade nãod eixar seu gatinho sem alimento... eu também dou as vezes atum em agua e sal, eu dreno a água e amasso o atum...ela come um pouquinho mas enjoa fácil...o q ela curte mesmo é o wiskas...ela tb já experimentou a friskies mas acho os epdaços de carne muito duros, meio borracha e ela só toma o caldinho e deixa o restante de lado. Se vc leu os outros psots a Nina tem 22 anos e é renal há 10, de 2 anos pra cá as crises tem sido maiores...De outubro a dezembro, achei q ela iria me dar adeus...mas resistiu fortemente as aplicações de soro subcutaneo, (que se seu gato é mansinho, bem mansinho mesmo, vc consegue fazer em casa) Precisa comprar em casas cirurgicas o Soro Ringer Lactato, de prepeferencia de 250 ml, o equipo e agulha. O vet ensina a fazer e como adminsitrar o soro..é rapidinho a aplicação...leva não mais de 5 minutos...fica uma bolotinha de soro no dorso...as vezes até cai para a barriguinha e durante o dia o corpo vai absorvendo...Isto é para manter o gato hidratado, já q ele não bebe agua e tb não come... No caso de vomito e nausea (o que impede deles comerem), a Nina tomou durante as aplicações Ondasentrona e Ranitidina. Tb foi dado Amoxilina Agemoxi)e Complexo B. A Nina é bravinha, então eu tive q fazer as aplicaçoes de soro sempre no hospital veterinário. Foram raras as vezes q consegui, com a ajdua de uma amiga, fazer aqui em casa. Vale a pena tentar fazer a soroterapia s eestabilizar os vomitos e ele começar a se alimentar... Fale com o vet sobre estes medicamentos q mencionei. Força aí amiga. EStou por aqui se puder ajudar com mais alguma informação. Beijo no coração e coçadinhas no Luago

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Queria tanto voltar aqui para dar boas notícias...mas infelizmente estou de coração partido, impotente, olhando ele agonizar. Cedo ele tomou soro e cimetidina no vet, mas veio péssimo, cambaleando e gemendo, com a respiração cortada e barulhenta. Durante o dia dei um pouquinho de água de coco na seringa e patê de carne diluído em água, mas td muito pouquinho, depois ele fez xixi. Mas tá muito cansadinho, a respiração curtíssima, acho que a medicação intoxicou ele. Queria aproveitar esse espaço onde sei que só tem pessoas que compreendem o que estou passando para prestar minha homenagem enquanto ainda tem um fiozinho de vida no corpinho dele. Luago você é o amor da vida da mamãe, como a mamãe sempre disse pra você. Você foi uma bênção na nossa casa e nas nossas vidas. Mamãe lembra do primeiro dia que conseguiu te pegar no colo quando você apareceu lá em casa, fiquei tão feliz, porque descobri que toda cara feia e hostilidade que você demonstrava era puro medo, pois alguem havia te abandonado na rua e certamente você tinha passado poucas e boas lá por lá. Desde então você iluminou nossa casa, você foi educado e tolerante com os meninos quando eram pequenos e não tinham muito tato nos carinhos que te faziam, hoje eles estão grandes...amam muito você e estão sofrendo como a mamãe. Eu sinto muito não ter te socorrido a tempo, tarde eu descobri que fazer xixi no cesto de roupas e no tapete, beber água no vaso e na pia, emagrecer e perder apetite, coisas que pensei que fossem por conta de sua idade meio avançada, já eram os sintomas da doença avançando. Agora a mamãe está aqui mortificada olhando sua barriguinha subindo e descendo com dificuldade e seus gemidinhos de dor.Só sei que aconteça hoje, amanhã ou outro dia (quisera fosse um bem distante) o tempo vai dar jeito de curar. Eu só quero deixar expresso aqui todo amor que sinto e toda falta que você fará. Pensar que não vou poder beijar essa cabecinha de veludo...já dá um nó. Chega né meu negão, a mamãe vai desidratar de tanto chorar...quem sabe um milagre...senão você vai ser a estrelinha mais brilhante que vou ver lá no céu.
      Desculpem usar esse espaço pra fazer meu desabafo...agradeço muitísso a Angelique pelo carinho e dedicação com que trata a todos. Você é muito especial. Beijos

      Excluir
    2. Oi Liz, estou triste com as notícias. Como os eu relato várias outras amigas também aqui se soltam e choram pelos seus bigodes. Cada gatinho que aqui deixa suas memórias levam de mim todo o meu amor e carinho, minhas lágrimas pois todos aqui são meus adotantes também, através de preces peço a São Chiquinho que pegue agora o Luago no colo,abrace bem forte e destine a ele o que for melhor. Tenho certeza que a seu lado o Luago teve muito amor, uma vida de muitas alegrias, um lar confortavel e muitos amiguinhos. Se assim Deus quiser e que seja a vontade de São Francisco de Assis, que ele seja feliz no céu dos animais e lá encontre vários destes amiguinhos que deixaram aqui suas lembranças. Ele estará sempre presente em seu e em nossos corações. Força amiga, fé e coragem. Beijo no seu <3

      Excluir
    3. Querida Angelique, um lindo dia pra vc e pra tds os gateiros e gateiras do blog!
      Obrigada pelas palavras doces...não sabe o quanto faz diferença um mimo de quem nos compreende.
      Voltando aki pra contar do Luago, inacreditavelmente ele ainda está lutando. Após meu ultimo relato aqui no blog em que ele passou a madrugada péssimo, de olhos arregalados e vidrados, pupila dilatada, respiração ruidosa e entrecortada eu o entreguei nos braços de São Francisco, disse a ele que era pra descansar em paz, que sempre seria amado e lembrado e que era pra me esperar que um dia íamos nos encontrar em algum lugar de novo. Depois disso deixei ele sozinho, já tinha dado muitas seringas de água de coco, água e papinha diluida em água durante a madrugada toda. Fui pro meu quarto e fiquei lá contra minha vontade por uns 40 minutos, até começar a amanhecer...e depois voltei na sala onde o tinha deixado esperando já encontrá-lo sem vida...e qual não foi minha surpresa! Ele tava de pé no sofá...não posso dizer que está bem...sei que as coisas estão complicadas...mas está caminhando, lambendo um pouquinho de papinha de frango com cenoura que fiz, água só na seringa. Mas tá fazendo xixi e cocô. Vim aqui pra contar o que achei uma boa notícia por enquanto, já que ele demonstrou que quer viver vou continuar na luta com ele né...Beijos e beijos!

      Excluir
  113. Querida Liz, nossos gatos vivem nos surpreendendo.é sito aí amiga. vc entendeu o recado dele, ele tá dizendo que vai continuar na luta e te quer ao lado dele. Seja o que Deus quiser. Parabéns ao Luago que luta ferozmente contra algo q não deseja e parabéns a você Liz, que se une a ele, 2 forças com o mesmo destino: o de ajudar um ao outro. Beijos e me mande notícias sempre que possível. Bao semana. Força, Fé e muita luz. Meu carinho e orações seguem para o Luago. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Angelique querida! Adorando vir aqui postar boas notícias. Ontem levei o Luago a outro vet, um que sei que pelo menos tem muita afeição por gatos...o que já é um passo né. Aí comentei como ele tinha ficado mal depois do soro e medicação que tinha tomado em outra clínica, aí ele disse que imagina que pode ter sido aplicado soro em excesso. Eu levei ele 7:30 da manhã e o vet mandou buscar meio dia, pelo tempo que ficou lá ele imaginou que tomou muito soro e pode ter desenvolvido um edema nos pulmões, por isso a falta de ar e os olhos vidrados. Eu imaginei que ele tivesse sedado ele, embora eu tivesse pedido para não sedar, mas como ele não quis que eu permanecesse lá quando fosse pegar a veia dizendo que ele ia ficar estressado quando eu saísse e ia perder a veia, eu não sei o que aconteceu, só sei que retornou cambaleante e de pupila dilatada, como qdo toma anestesia. Vai saber né...Enfim... agora já passou o momento crise grave, pelo menos terei a chance de buscar um tratamento. Ele tomou soro e uma injeção de tardezinha ontem e de noite já comeu uns 20 grãozinhos de renal por sua própria conta, tomou água, levantou e andou pela casa. De madrugada comeu mais uns grãozinhos e hoje cedo eu misturei aquela papinha da Royal pra gato convalescente com água e deixei feito sopinha, adicionei uns grãozinhos de renal, amornei e dei...e ele comeu tudo. Não tá assim animadão, tá só dormindo, anda só o necessário, mas com a pupila normal e até já ronronou pra mim hoje. Ele anda aborrecido comigo por causa dos manejos desagradáveis, ficar enfiando coisa na boca toda hora, levando pro soro e tals...mas é isso aí, eu to feliz com a reviravolta, meu coração tá mais leve. Beijo grande, umas semana abençoada pra vc tbm, um cheiro nas suas meninocas!

      Excluir
  114. Querida Liz, que boas notícias. Infelizmente a gente tem péssimos veterinários assim como vemos médicos e enfermeiras fazendo absurdos em nós humanos. que bom q vc foi buscar outra opinião. O mais importante é ele parar de vômitar. Isto já é um grande aviso para q ele volte a se alimentar e a beber agua mesmo q pouquinho. Como ele também já é um idosinho, eles comem pouco, mas se comerem bem e não vomitarem já é um tremendo sucesso. Vc já tentou dar a AD pastinha pra ele? é uma latinha do tamanho das de atum, é mais saborosa q a da Royal (eu acho) e não precisa misturar água...ela é molinha como uma mousse e cheiorsa e saborosa...é uma ração feita para gatinhos convalescentes...e uso para a NIna...é isto q a mantém mais "fortinha"!. Beijo grande e mais uma vez obrigada pelas notícias...o Luago continua em minhas preces e pensamentos.

    ResponderExcluir
  115. Ai ai...voltando amiga...td na mesma, uma hora come e outra não, beber tá difícil, por isso coloco água na papinha pra aumentar a ingestão de água, pq vejo que tem desequilíbrio entre o que ingere de líquido e o que elimina de xixi. Segunda feira vou levá-lo no hospital veterinário daqui, me disseram que lá são muito atenciosos, tem muito mais recursos a um custo bem menor. To rezando pra ele continuar estável até lá. Eu ando deprimida com essa angústia a espera de melhoras e me sinto frustrada e impotente porque queria poder fazer mais coisas que fizessem diferença pra ele. Ando aérea, sem vontade de fazer muita coisa, ainda bem que tenho uma familia compreensiva e carinhosa. Angelique eu comprei a pastinha da Royal pq era o que tinha, aqui é meio complicado de encontrar variedades de produtos, ainda mais pra gatos. Amanhã vou ver se encontro A/D em algum pet. Mas eu nunca vi Hill's por aqui, vejo que ele tem fome e vontade de comer, mas não consegue mesmo, por isso o estímulo olfativo tem que ser bem grande, pra ele se arriscar a provar. Essa noite tive um pesadelo terrivel, que me fez despertar tremendo e chorando...olha que horrível: sonhei (pesadelei, né) que tinha levado ele no vet pra sacrificar, que tinha descoberto que ele era terminal e que nada que fizesse iria fazer diferença, aí fiquei olhando o vet arrumando a seringa e eu estava segurando ele numa guia no chão, de repente senti um puxão e olhei pra baixo ele tava na guia mas tinha se transformado num menino de uns 10 anos e tava tentando fugir pro banheiro. Só de escrever já choro, nem quero dar interpretação nenhuma, pq sonhos a gente não controla...mas foi horrível, levantei e fui correndo ver se ele tava vivo, e o peguei e fiquei embalando por um tempo. Credo! Cada coisa né amiga? Mas...fazer o que? Os 11 anos de muita alegria que ele me trouxe tem o preço da perda. E todos nós amantes de animais, de modo especial de gatos que formam com seus donos laços exclusivos e profundos, quando os acolhemos sabemos que infelizmente esse detalhe vem no pacote. Mais uma vez agradeço suas palavras animadoras, que são bálsamo em nossos corações aflitos. Beijo no core!

    ResponderExcluir
  116. Oi Liz, boa noite. Esta sensação de cansaço é puro estress, os pesadelos tb fazem parte deste processo. Eu passei por isto também. A Nina tb está com apetite caprichoso esta semana. Há dois dias q não se alimenta, mas ela é geniosa, teimosa e fz isto só apra chamar a minha atenção.Ela é malandra, mas é claro me preocupa pois ela já está super, hiper magra. O Luago não costuma subir na pia (do banheiro ou da cozinha ) para beber água? A vasilha d'água dele é alta? SE não for, pela magreza deles e se vc tiver daquelas latas de sorvete quadrada, use esta bem cheia d'agua. pois fica mais a altura da cabeça e ele não pecisa fazer tanto esforço se for até uma menor mais no chão. Vc não me disse se ele parou de vomitar. Acho que sim e torço para isto pois a preocupação fica somente com a alimentação. Acho uma boa vc adicionar água na ração dele (é claro q não fica o mesmo sabor) e gatos são assim emsmo... e se vc passar a whiskas sachê num coadorzinho de chá...para q ela saia mais purezinho aidna. vc já tentou isto? O caldinho ele come? Em que lugar do Brazil vc está? De repente posso te ajudar em algo. Fico nos eu aguardo. Beijinho em vc e coçadinhas no Luago

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Angelique por aqui tudo na mesma, acabei de ler seu comentário, gostei da dica da papinha na peneira, amanhã vou tentar, pq hoje foi uma luta pra ele comer umas coisinhas. Uns grãozinhos de renal, e umas colheradas de activia que ele adora, sei que proteína não é o mais indicado, mas o que vou fazer, dou o que ele come que é pra não morrer á mingua. Ele não tem vomitado com frequência, ontem uma vez, hoje não vomitou, tomou aguinha de coco habitual na seringa...as vezes ele toma até 20 ml por vez, levanto umas duas vezes durante a madrugada para garantir um pouco de hidratação. Sabe amiga, vou confessar uma coisa, meu coração de mamys sabe o desfecho próximo dessa história...mas vou levando enquanto ele não se entregar de vez. Sabe que o danadinho que mal tem perna pra andar, teve pernas pra fugir? Anteontem fugiu pela janela que dá pro telhado e ficou desaparecido por umas 12 horas, eu pensei que ele queria terminar seus dias solitário e em paz, procurei muito e depois deixei por conta dele querer e poder voltar. Doze horas depois eu tava na rua e meu filho ligou dizendo que saiu chamando e ouviu ele miando e acabou encontrando ele preso numa casa abandonada. Voltei achando que ia encontrá-lo quase morto e tive uma boa surpresa, embora imundo, molhado de chuva e cansadinho ele comeu e bebeu e depois ficou com uma carinha até que boa. De lá pra cá tá indo. Angelique eu estou no sul de Minas, quase divisa com SP, chama-se Itajubá. é uma linda e pacata cidade universitária, mas que tem pouca variedade de produtos pra gatos, pra cachorros até que tem, mas gatos... Proplan, Iams, Hill´s são raros ou inexistentes...Adorei a ideia da água, cortei garrafa pet na altura que fica confortável pra ele, até andou tomando uns goles. Amiga eu não estou medicando ele com nada, as medicações receitadas por dois vet me deixaram apreensiva e insegura. Com a sua experiência vc acha que devo dar a medicação? Eu tenho o Fortekor que tive medo de dar porque foi a medicação que o primeiro vet deu, aquele que quase o afogou no soro. Tive medo de piorar as coisas, li que ele não é indicado pra todos os casos. O outro vet passou Dermacorten, aí li que ele deprime o gato e deve ser usado com cautela em animais com insuficiência renal. Estou dando uma vez por dia um omeprazol que é pra melhorar um pouco o estômago, na bula não tem muita contraindicação, mas é só esse que dou. Outra coisa...é sobre o soro subcutâneo, parece que por aqui ninguem ouviu falar isso, ou se ouviu, não pratica...Será que consigo fazer por minha conta? Eu li em alguns sites tutoriais de como proceder, mas nem sei onde encontrar os equipamentos e o soro. Angelique não pense que estou aproveitando e querendo te usar como veterinária, nem abusar da sua generosidade. É que eu sei que a experiência as vezes tem mais valor que uma receita prescrita por alguem que não tem amor pelo bicho da gente. Estou apelando de coração pra coração, sei que me entende e a todos que por aqui passam. Aguardo sua opinião de amiga. Acho que vou levar ele pra tomar um sorinho amanhã, pra passar melhor o final de semana. Um beijo pra vc, desejando que a Dna Nina pare de ser caprichosa e coma direitinho, pois pra nós donas de nossos eternos bebês que sofrem de IRC não tem alegria maior que ver eles de barriguinha cheia.

      Excluir
  117. Olá minha querida amiga Liz. Este Luaguinho está peralta hein? Como é que ele saí assim pra dar umas bandas sem a sua autorização e ainda dodói...Olha a Nina tb fez isto comigo há 2 anos atras, na verdade era um feriado e estava me rpeparando para viajar. Ela tinha sempre o costume de sair comigo para uma passeada nos jardins do prédio (aliás um tremendo condominio) e na minha distração em ajeitar o carro apra colocar malas e quetais...ela estava comendo umas gramas comod e costume e simpelsmente desapareceu. Amiga, eu quase infartei, pois umas 3 horas depois caiu uma tempesatade tão feia q achei q ela tivesse sido levada por alguma enxurrada, isto aconteceu por volta de 8 horas da manhã... Esta safadinha, depois de muitas la´grimas minhas roladas e muito desespero, apareceu a uma da manhã do dia seguinte também...com as patas molhadas de andar no barro e aquela cara de quem diz" que cara é esta? só fui dar uma volta. Se vc buscar aqui no blog...vai encontrar meu desespero com o sumiço da Nina...Deixei a segurança do condominio, so vizinhos e até uma irmã...que veio de longe...pra me ajudar na busca da pequena...a Nina já me aprontou muito viu. Estes medicamentos q vc mencionou eu ninca dei para a Nina...Aqui quando vomita...que já faz 3 meses q não acontece (graças a Deus) eu dou 0,5 ml de ranitidina. O que ela toma constantemente é remédio para pressão, pois ela é hipertensa e precisa de controle diário (Nicordi) 1/4 de comprimido q diluo em 3 gotas de água e dou na seringa. Aqueles medicamentos q mencionei em posts anteriores, foram dados na hora do soro, uns via venosa, outros aplicados no próprio soro. Se vc tiver casa cirurgica aí em Itajuba e quiser aplicar o soco para hidratação do Luago, vc precisara de Soro Ringer Lactato (de preferencia 250 ml) até aqui em SP é difícil, quando precisei há um tempão atras eu comprei uma caixa fechada contendo 50 unidades e recentemente, na ultima crise da Nina, usei os 8 ultimos. Aqui em SP eu sei onde encontrar e poderia até ver isto pra vc, se achar que vale a pena tentar. O procediemnto será o mesmo que fazem no hospital veterinário, além disto vc precisará de equipo (que é aquele cordão de plástico transparente por onde corre o soro até agulha na pele do gatinho. Um bom e amigo veterinário pode te ensinar sim a fazer isto em casa...e é claro..uma agulha de injeção. Se o Luago, quando vai fazer soroterapia se comporta legal e é quietinho e manso, em casa ele ficará mais confortável ainda. Se vc tiver alguém em casa para te ajudar enquanto vc fica com ele no colo, melhor ainda. Olha Liz, se vc acha q os medicamentos estavam fazendo mal a ele, não dê. comot e disse...ele não pode ficar sem alimento. Algumas pet shops tem também aquelas mamaderinhas para bebe gatinho, usei estes dias para a NIna e deu certo...cortei um poico o bico apra que o buraco ficasse maior para passar uma comidinha mais densa (mais purezinho) e ela tomou legal, sem chiar...hj ela comeu do pratinho o purezinho. Beijo minha amiga, fiquem com /deus e que São FRancisco continue acariando o Luago e enchendo ele de Luz, Força e Saúde. Bom domingo a todos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amiga querida, boa noite!! Estamos aqui na luta de sempre...hoje ele amanheceu mais animado, se levantou, desceu as escadas pra tomar um solzinho na calçada e confraternizar com os vizinhos gatos (moro em cima da casa de minha mãe e ela tem 9 gatos...ulalá...rs) Comeu um pouquinho sozinho, bebeu água, nem dei nada na seringa durante o dia, só agora á noite que tentei dar uma aguinha de coco mas não tive êxito. Mas passei o sachê na peneirinha cedo e ele comeu um tiquinho, gosta mesmo é de lamber caldinho, e activia que faz ele se levantar na hora. O problema é que comeu de manhã e de lá pra cá nada...daqui a pouco vou ver se ele lambe um caldinho do sachê. Amiga obrigada pelas orientações, sua experiência vale muito, sei que tem suporte de bons profissionais e anos e anos de pratica lidando com os desafios de manter a Nina boazinha. Vou na consulta no hospital na segunda e ver o que vão dizer, se não fizerem nada diferente do que já foi feito vou verificar por aqui a respeito do ringer lactato. O Luago é superdócil, tenho certeza que não haverá problemas se for preciso fazer a soroterapia em casa. Hoje ele não vomitou, fez xixi umas duas vezes, mas está com um hálito horroroso, sei que é pelas toxinas que não são filtradas e são lançadas no sangue, mas dá uma impressão ruim na gente. Depois da fugida sem permissão, eu sequei o sugismundinho com toalha e quando estava seco de verdade escovei com um talquinho, deu uma disfarçada nos encardidos...rs. Que danadinha a Nina fujona também, veja que é comportamento do gato, eles vão andando pra longe sem pensar que quase nos matam de agonia e preocupação...ainda bem que tivemos a sorte de os encontrar. Ontem mostrei seus posts e as fotos das suas meninas pro meu marido e ele achou elas fofas, achou que nem parece que a Nina já atingiu a maioridade completa...rs. Que bom que ela comeu na mamadeirinha, vou ver se acho uma por aqui, acho que deveria fazer algo com um biquinho de silicone, eu alimento na seringa, mas a pontinha é dura e incomoda na boca, fora a pressão que tem, que se a gente errar dá uma jatão forte que ninguem merece né...To aqui escrevendo e meu filho tá ali agradando ele pra comer uns grãozinhos de ração, comeu uma meia dúzia, e uma colher de sobremesa de activia. E assim vamos indo...um dia após outro. Beijão pra vc, Angelique querida...Deus lhe abençoe com muita saúde e alegria por sua bondade e coração generoso. Um ótimo domingo.

      Excluir
    2. Amigaaaa!!! Voltando pra dar notícias. Ufaaa! Até que enfim encontrei um bom atendimento no hospital escola. O Luago fez ultrassom,hemograma, dosagem de uréia e creatinina, amanhã vai fazer exame de urina. Tomou complexo B, ranitidina e plasil. Fez soroterapia com glicose e ringer lactato. Ai amiga...ela disse que os dois rins estão ruinzinhos, um pior e outro compensando, ele tem cálculos nos dois rins tbm, isso ela falou após a ultrassonografia. Amanhã ela vai falar do exame de sangue que vai ficar pronto. Eu sei que as coisas podem estar ruins, mas eu me sinto aliviada...agora sei que estou fazendo alguma coisa que faz diferença. A veterinária é muito serena e carinhosa, ele foi um ótimo paciente. Sabe como são os procedimentos né...ele tá agora dormindo dentro da minha sapateira no guarda roupa, traumatizado com as picadas, tadinho...amanhã tem mais soroterapia. Como eu mesma já sabia e vc já havia dito...a vet disse: dê a ele o que ele quiser comer, se quiser pé de moleque pode dar, não force a renal pra ele não a associar a dor e ao mal estar. Ela disse pra eu dar a A/D, mas cadê ki acho? Vou comprar outra latinha de Recovery da Royal pra ver se ele come, apesar de já tê-la rejeitado. Ela disse pra dar o que ele quiser, que precisamos tirá-lo desse estado de morbidade, depois que ele estiver se recuperando aí é hora de se pensar em restringir a alimentação. Eu sei que posso ter péssimas notícias amanhã, mas me sinto aliviada, eu estava muito angustiada, com uma dor a me rasgar o peito, a dor da impotência diante de um sofrimento tão grande. Ele não comeu ainda, mas já bebeu água, tá andando pela casa e de olho comprido na janela pra fugir. A veterinária prescreveu plasil elabel pra eu dar em casa. Amanhã volto pra postar mais notícias. Obrigada por seu carinho de sempre. Beijos no coração!

      Excluir
    3. Boa noite Angelique minha amiga de dores...só um coração grande que além de viver as próprias dores e perdas pra ainda sobrar espaço pra dividir com outras pessoas que sofrem com seus gatinhos. Amiga será que vc tem um email que eu possa me comunicar? As vezes acho que fico falando demais no blog, repetindo as coisas. Queria lhe mandar tbm uma foto do meu bebê. To na luta...creatinina dele deu 8,34, mas não tá muito anêmico. Tá na soroterapia, tomando ranitidina, plasil, amoxicilina, vitamina B13 e meticortem pra ver se ajuda nas irritações do aparelho digestivo. A vet disse que eu preciso fazer ele comer a qualquer custo, que a insuficiência vai matá-lo, mas pode tardar um pouco, mas a fome vai tirar sua vida mais rápido que a doença. Meu desespero é que não come nada...já tentei tudo amiga...sabores, texturas, temperaturas, na seringa, colher, no dedo. Hill's aqui não tem mesmo. Agora só por Deus...ela disse que segunda vai fazer novo exame de sangue e se a creatinina baixar vai passar a soroterapia pra casa(ufa! Até que enfim!)Será que vc pode continuar orando por nós? Agradeço muito muito seu carinho. Beijokitas

      Excluir
  118. Oi Liz, desculpe-me pela falta de notícias. a Nina piorou de 6a. feira rpa cá, parou de comer, teve outro derrame ocular, desta vez bem mais sério, agora não se ve mais a cor do olho esquerdo, tadinha, ficou totalmente prostrada e no domingo corri com ela apra o hospital e até em busca de bolsa de sangue para fazer uma transfusão, mas infelizmente não existem bolsas de sangue para gatinhos, é encessário que se leve um gato saudável, de no máximo 6 anos e pesando de 6 a 8 kilos. Sabado e domingo passei aos prantos aqui em casa,s em saber o que fazer, aí minha amiga vet mencionou um hormonio chamado eritropeitina ou alfapoeitina que ajuda a repor os globulos vermelhos, 1ml deste hormonio custa R$ 100,00. Achei na Renalvet aqui em SP e comprei no domingo quando ela já tomou uma dose, no domingo a noite ela já tomou uma mamadeira feita com o caldinho da whiskas atum e a/d amassadinho...lambeu os beiços de fome tadinha... Percebemos q ela poderia estar com dor por causa do olho que está inchado e quase nem abre e dei ontem 3 gotinhas de dipirona (que ela espumou legal) e de madrugada, mais uma dose, de manhã ela estava com o olho aberto e aí deu rpa ver que a lesão foi bem séria, acho que ela perdeu este olho agora (triste isto) hj fizemos em casa fluidoterapia com ringer lactato e tomou mais uma dose do hormonio...ela se comportou direitinho e nem me mordeu...kkkkk...nem a tia Elaine (nossa amiga e vet maravilhosa que sempre acode a gente aqui) depois lambeu todo o suco de um friskies salmaão. A Nina é uma guerreira minha amiga. Tenho rezado muito por ela e todos os gatinhos nesta situação (o Luago tb entra nas orações). Vc já tentou comprar atum em água e sal ( a Nina as vezes gosta), vc pode tentar isto para o Luago... Se comprar o sólido em agua e sal...ele rende mais q o ralado...aí vc desfia com o gargo e tenta dar de pouquinho na boca dele... peito de frango com osso, se vc fizer uma canja levinah, só com alguns legumes, pouco sal, sem pimenta,s em cebola ou alho (pois são fortes, mas pode colocar salsão, cebolinha que tb dá um gostinho gostoso...pode também dar desfiadinho ou comprar o file de peito de frango e cortar bem miudinho, cru, quase fazendo um patezinho, tb pode dar. Meu e-maild e contato é: ana.angelica.clemente@gmail.com, pode me escrever a vontade amiga, não prometo te responder de imediato devido as crises da Nina, mas a gente vai se falando sim. Um beijinho...estu na torcida pelo Luago e feliz q vc encontrou uma profissional bacana e está fazendo todos os exames necessários

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu Deus do céu amiga...triste aki pela Nina, eu sei que ela já venceu muitas batalhas, e vamos rezar que essa será só mais uma...que se cure de todo mal estar e dores...ela vai se adaptar numa boa a limitação visual, vc vai ver...A lesão no olho é pela pressão alta? Eu já li sobre esse hormônio, acho que aki nos posts mesmo tem alguem que comentou que usa...a insuficiência faz com que o rim diminua a produção desse hormônio que estimula a fabricação de sangue. Que ótimo que vc conseguiu acesso rápido ao hormônio. A gente sabe que tem terapias e medicações que são a diferença entra a vida e a perda deles. Eu vi que vc tinha sumido, pensei na Nina mesmo, mas depois tentei ser positiva imaginando que tivesse viajado. Que pena que aconteceu isso. Mas estamos aqui, no mesmo trem, nem sempre no mesmo vagão, mas juntas...se eu puder fazer algo por vcs é só dizer. Conte sempre com meu pensamento positivo e minhas orações. O Luago tá judiado, com os bracinhos pretos de veias estouradas, hoje o cateter escapou da agulha e voou sangue pra todo lado e pior que ainda tem mais 5 dias de soro...nem sei se vai dar. Comeu uma ração da Golden de salmão, só um pouquinho, mas já fiquei feliz. Os remédios vão fazendo efeito e quem sabe o apetite apareça. Eu acabei de buscar ele no hospital, tá P* da vida...batendo o rabo e se isolou lá na área de serviço em cima da máquina de lavar. Não quer papo com ninguem, se falo com ele, ele gira e deita de forma que fica de costas pra mim...mas o que posso fazer né...quando ele descansar vou lá ter uma conversa de mãe pra filho...rs. Vou experimentar o franguinho cru que vc falou, passar no processador e deixar bem moidinho. Quem sabe... Um beijo bem grande e um cheirinho na nossa doentinha.

      Excluir
    2. Boa noite Angelique querida! Continuo aqui na minha luta. O Luago nada de comer, acho que tá com algum problema na boca, segunda vamos verificar. Mas está estável, movido a soro e complexo B. E a Nininha? Tenho pensado muito nela. Espero que tenha melhorado. Dê notícias, tá? Beijokitas

      Excluir
  119. Meu amado Bolinha apresentou a doença há dois meses atrás, ele tem só dois anos e acho tão injusto isso, ele é o melhor gato que já tive. Quando tive o diagnóstico chorei por dias, era só olhar pra ele e chorava. Ele come a ração especial da royal canin e está relativamente bem, tem dias que está mais abatido e outros mais alegre. Continua caçando e cada vez que ele faz uma arte eu agradeço a Deus. É triste saber que ele tem uma navalha sobre a cabeça. Tento não pensar muito no assunto e peço a Deus para não deixá-lo sofrer e se for pra sofrer que Deus o leve de repente, mas eu gostaria mesmo que ele vivesse muitos anos comigo. agora ele tá me olhando com seus olhões verdes redondos, ele já nasceu com este problema segundo o veterinário. Não posso vê-lo triste que desabo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marciana, já postei muitas coisas aqui sobre meu gato e já teve vez até que me despedi, achando que ele ia morrer em questão de horas de tão mal que ficou, mas ele ainda tá vivo, não está assim um Brastemp, mas tá levando...mas o meu gato já tá mais velhinho, o que piorou muito a situação. No caso do seu tem muita coisa que pode ser feita, muitos recursos e medicamentos. Fé em Deus que ele ainda poderá ter uma vida longa e normal. Boa sorte!!! Beijos

      Excluir
  120. Boa noite! Procurando informações sobre IRC encontrei este blog. Parabéns a Angelique e a todos(as) gateiros(as) pela dedicação e amor aos seus bichaninhos! Li absolutamente todos os comentários de depoimentos e chorei muito. A minha gata tem hoje (quase) 15 anos e apesar de tudo, ainda parece estar bem, mas sei que a cada dia ela chega mais perto do céu e seu Criador.

    Vejo que faz alguns dias Angelique não retorna ao blog, suponho que vc está muito ocupada com os cuidados com a Nina. Estou rezando muito para que ela supere mas essa crise e volte a compartilhar a vida plena de amor com vc.

    Enquanto Angelique não pode voltar aqui, gostaria de pedir ajuda a quem estiver lendo esta: alguém chegou a tratar IRC com homeopatia e/ou florais?
    Há um mês, num exame de rotina, descobrimos que ela está no estágio inicial da doença, e a vet receitou um homeopático e outro floral para período de 40 dias, mas com repetição de exames com 30 dias. O problema é que após esses 30 dias, os exames revelaram que ela não só não melhorou como piorou na taxa de uréia e na anecogenicidade renal (creatinina regrediu um pouco). E pesquisando na net, descobri que ambos os remédios que ela toma são indicados para humanos com problemas de depressão e pânico, nada de problemas renais ou outro de natureza física... Apesar de estar no estágio inicial, a minha gata vem sofrendo de múltiplas doenças desde os seus 8 anos (com várias internações, 2 cirurgias, soroterapia, ingestão de trocentos remédios, etc) então qualquer alteração na sua saúde é motivo de muita preocupação, ainda mais quando se trata de uma doença sem cura como é o IRC!

    Agradeço qualquer informação. Fiquem com Deus e muita força para todos nós - humanos e felinos - na luta pela saúde e vida longa. Beijos a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yasmim, nosso Shannu é um idosinho... 14 anos ... em set fará 15... A uns 3 anos foi diagnosticado com IR..vômitos várias vezes ao dia.. Até agora foi medicado com Renal pet (5 bolinhas) e um manipulado de Uréia e Creatinina (1 bolinha)...No início de 4 em 4 horas, após estabilização de 12 em 12 h..Bem, ele estava estabilizado até semana passada, com ração Royal Canim para estomagos sensíveis..A umas 2 semanas começou a não conseguir mais subir na mesa , foi perdendo a capacidade de impulso e não se pode tocar na parte traseira (anca)... Foi a consulta, mas os exames demoram, e a ultra só em 3 dias, então pesquisando muito, estamos ministrando Cantharis 6CH e Salsaparrilha 6 CH de hora em hora, estamos acabadas, mas ele está comendo ração renal e urinando... Isso até na próxima 4ª, qua do será a consulta.. Temos fé..

      Excluir
  121. Boa noite Yasmim e obrigada pela visita ao blog e seus relatos. Anes de mais nada, gostaria de informar a você e a todos os seguidores que a NIna virou estrelinha no dia 4 de abril de 2013 e não postei nada pois ainda estou muito triste. Na verdade coloquei ela pra dormir pois estava definahndo a olhos vistos pela idade e também por problemas renais mas ela foi muito feliz nestes 22 anos de vida e fiz por ela tudo o que estava ao meu alcance para que tivesse um poucod e qualidade de vida.. Olha , na minha opinião, não acredito que florais ou homeopatia cure ou melhore os sintomas de IRC. Eu nunca utilizei e nem me recomendaram. Eu fazia uso de floral em casa para cuidar de humor delas (Nina e Missy) e usei na chegada da Miucha para estabilizar o ambiente (criar aceitação, mudar a agressividade e o medo de ambas as partes)O que lhe diria é para continuar com a fluidoterapia (soro), se medicado medicamentos alopáticos para vomitos, nauseas, vitaminas...estes sim, "ajudam" é certo que alguns gatos espumam e babam com alguns medicamentos (natural, ams se em crise, eles vão ajudar...por sito vc é a pessoa chave e jamais deixa-la sem alimento para q não perca peso radicalmente. Será necessário muita dedicação, muita fé. Evite ao máximo o estress da gata, se for possível e ela deixar (for mansa) opte pela fluido em casa pois o ambiente de clinicas é sempre estressante para os felinos. Se tiver duvida consulte um outro veterinário. Aqui vc mesma viu tem inúmeros depoimentos e um ajuda ao outro e até, emdiante aos depoimentos conseguimos dialogar com veterinários e até a dizer não a algumas terapias. O que depender de mim, continuarei ajudando dentro do que aprendi com a Nina. Beijo grande e nos mantenha informada.

    ResponderExcluir
  122. Bom dia, Angelique!

    Nossa... nem sei o que dizer (na verdade eu esperava ouvir as boas novas de superação da Nina,,,) Vc deve estar super hiper triste com a partida dela, afinal foram mais de duas décadas de convivência, né, amando-se e lutando juntas por anos e anos. Mas, se ela sofria tanto, e considerando a sua idade, talvez o Papai do Céu achou que ela já cumpriu toda a sua missão e que agora ela poderia descansar Esta noite, vou olhar para o céu e ver se descubro mais uma estrelinha a brilhar e rezar por ela e por vc, amiga!

    Quanto a seus conselhos, muito obrigada! Vou tentar encontrar um outro veterinário especialista para uma segunda opinião, mais confiável do que essa que, infelizmente e surpreendentemente, foi a única vet especializada em gatos que até hoje consegui encontrar na cidade. Tomara que eu consiga encontrar um bom profissional que ajude a minha Gatinha a retardar o processo degenerativo e consiga viver tanto quanto a brava guerreira Nina!

    Receba um abraço bem apertado e muitos beijos no seu coração, grande amiga! E mande muitos cafunés para a Miucha também :)

    Yasmin, mãe da Gatinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinhoe pelas palavras de conforto. Desculpe-me a demo0ra na resposta. Fiquem com Deus.

      Excluir
  123. olá será que alguém pode me ajudar ?eu ganhei uma gatinha, tem uma semana que está comigo ela deve ter uns dois meses de idade.E tá com diarreia, dificuldade para andar com as patinhas
    traseiras, com o miado muito estranho e só pele e osso cada dia que passa ela fica pior…
    estou dando ração ela come bem mas não tem sinal de melhora
    o que devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Angélica, não sei se vc ainda está precisando de ajuda, pq eu estou lendo o teu post somente hoje 04/08/13.. , mas eu costumo resolver isso com carvão vegetal..Claro uma medida de urgência, pq a visita ao veterinário e imprescindível.. abços

      Excluir
  124. Oi Angélica, comr elação a diarreia podem ser inumeras as razões e sendo bebezinho e está fraco, é claro que terá dificuldade para andar e o miado tb se altera. Vc já descreveu, ele está pele e osso,muito fraco e debilitado. É rpeciso leva-lo ao veterinário, talvez vermes ou outra doença que somente o veterinário poderá, no exame, te informar. Tenta dar a ele água de coco para repor a perda de líquidos via diarreia. coloque numa mamadeirinha, pode usar uma seringa de 3 ml e dar na boquinha dele..a agua de coco repõe os sais minerais, não dê leite e cuidado com a ração, pode ser a ração tb q está dando diarréia. Estimo melhoras, espero ter ajudado de alguma forma e volte a nos dar notícias

    ResponderExcluir
  125. Ahhh use a seringa sem agulha tá

    ResponderExcluir
  126. Olá, que bom que encontrei esse blog, meu gato tem 13 anos e foi diagnosticado com insuficiência renal faz 10 dias.Ele está bem, a veterinária mandou somente dar ração renal pra ele. Estou dando a da Royal Canin, mas ele odeia, então ela mandou dar sachês renal da Royal, caso ele não queria a ração seca poderia alimentar ele somente com esses sachês, mas tenho uma cisma, não gosto de dar só ração úmida, além do custo ser mto mais alto, tenho receio que ele enjoe e o dia que ele realmente precisar comer não queira. Queria trocar a ração seca por outra marca, vi que tem da Hill's e vi também uma brasileira da Total Alimentos, a Equilíbrio Renal. Alguém conhece essa outra da Total? Essa Hill's realmente eles gostam mais? Obrigada!

    ResponderExcluir
  127. Prica,a ração seca da Hills é bem mais saborosa. A Nina comia bem, não conheço a Renal da Total, então não tenho como te indicar. Agora, como todos as psotagens aqui, que acredito vc já deve ter lido, se não leu, leia. Se o seu gatinho der preferência pela úmida em sachês, dê a ele à vontade, emsmo porque ela tb repõe um pouco de líquido, caso seu gatinho não esteja bebendo água. Outra coisa: jamais deixe seu gatinho sem alimento, ainda mais agora que ele vai precisar muito mais de seu carinho e atenção. As rações são caras mas nossos animais , se amamos de verdade, não tem preço. Vc vai gastar bem mais agora se quiser ele mais tempo dos eu lado. Um abração e espero ter tirado algumas de suas dúvidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, essa da Hill's não encontro em lugar algum, está em falta. Com certeza quando estamos com nosso bichinho doente não medimos esforços para ajudar, muito menos dinheiro, faço de tudo por ele, mas ele está enjoando de só comer sachê. Acredito que ele esteja sentindo falta da ração seca, pois ele comia a ração Urinary da Proplan e se damos umas bolinhas pra ele, ele come desesperadamente. Acho que vou tentar essa da Total e se for boa eu venho contar minha experiência pra vcs (pelo que vi ela é bem parecida a da Hill's quantos aos valores de fóforo e sódio). Uma outra dúvida, a veterinária disse que a doença foi diagnosticada bem precocemente e que as taxas de uréia e creatinina estão bem pouco acima do normal e que somente com o manejo da alimentação isso seria controlada, minha dúvida é, se a doença tende a progredir mesmo estando no início ou podemos controlar mesmo só com ração medicamentosa? (ele já tem 12 anos).Obrigada!!

      Excluir
  128. Oi Prica. Realmente a K/D Feline da Hills está em falta, o problema é que, como é improtada, às vezes fica parada no proto esperando liberação. Já tive problemas anteriores com isto. A Urinary não é para gatinhos com IRC e sim com problemas de ordem urinária como cálculos. Não vamos confundir aqui: uma coisa é problema nos RINS (por sito renal)e a outra é na BEXIGA (rinário) dois órgão bem distintos. A IRC pode ser CONTROLADA e deve ser verificada através de exames de sangue a cada 6 meses, seu gatinho já tem 12 anos e é interessante sempre fazer a Função Renal que checará os níveis de uréia e creatinina. Ainda não tive relatos de gatinhos que superaram a IRC, ela tende a ficar mais severa com os anos. Vc tb pode adotar em ministrar a ele (se ele gostar) água de coco que tb tem potássio e ajudará a repor. Muitos vets tb indicam, se possível o uso de carne branca (peito de frango moidinho ou bem picado, de preferencia cru) a ração úmida ajuda a repor líquidos, então pode usar em conjunto. Se seu gatinho se adaptar a ração da Total depois venha nos contar, já ouvi outros seguidores do blog que estão começando a fazer uso dela. Um abraço, melhoras ao gatinho e bom domingo

    ResponderExcluir
  129. Oi Angelique, não confundi os 2 problemas, o veterinário dele que recomendou há alguns anos ele comer a Urinary para evitar problemas urinários como cálculos e cristais, mas ele nunca teve esse tipo de problema. Porém a veterinária disse que essa ração pode predispor o animal a insuficiência renal algum dia, não sei se isso pode ter influenciado ou se realmente é da idade avançada. Um abraço, bom domingo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Prica, bom dia, tanto as ração Renal como a Urinária são medicamentosas, isto é, só podem ser usadas no caso da identificação da doença. É muito estranho um vet recomendar algo assim para "evitar problemas urinários". Se o gatinho está bem e não acusa nenhum problema, o interessante e alimenta-lo com ração normal, de boa qualidade, de marca confiavel, vc já se imaginou tomando um remédio para problemas cardíacos para evitar q vc tenha a doença no futuro? Muito estranho né? O que sempre falo aos meus seguidores: leiam, busquem informações na internet, peçam uma 2a. opinião. Da mesma forma que nós humanos temos problemas sérios com profissionais de medicina com péssima formação, temos tb veterinários, então, muito cuidado e não vá administrando medicamentos ou rações impróprias em seus animais. Abração

      Excluir
  130. Olá, meu gatinho só dorme e mija em qualquer lugar... ele não tem nem 3 meses de vida. Ele come e bebe água normalmente, mas essa manhã, ele apareceu todo cagado e mole, até a cabeça estava mole. Ele morreu, sei que isso não tem nada a ver com o assunto mas, você poderia me informar (se souber, claro) a causa da morte dele?

    ResponderExcluir
  131. Meu gato morreu está manhã... ele amanheceu molinho e nem a cabeça ficava em pé e todo cheio de coco... mas, antes disso, ele estava com infecção urinária, cuidei tudo direitinho, injeção e tudo mais. Ele sarou, pelo menos da infecção, mas começou a fazer coco em qualquer lugar ATÉ NO LUGAR QUE ESTAVA DEITADO e só dormia, comia e bebia normal. Sei que isso não tem nada a ver com isso, mas, você poderia me informar (se souber, claro) a causa da morte dele??? pois tenho medo que isso aconteça ou pega no meu outro gato. Estou muito mal, muito mesmo.

    ResponderExcluir
  132. Querida Adriele, sinto muito pelo seu gtinho. As opções são inúmeras de morte nesta idade. Podem ser vermes, veneno...enfim..não dá para dizer. Um abraço

    ResponderExcluir
  133. Angelique e outros pais de gatinhos, a troca de carinho, apoio e informações aqui me animou muito. Meu querido Clicquot, um persa de seis anos, foi diagnosticado ontem com insufiência renal. Há algum tempo, está com mau hálito, andou vomitando e nos últimos tempos estava comendo menos - ah, e agora fica mais no "cantinho dele", em vez de grudar na mãe no sofá. Creatinina e ureia bem altas, mas o ponto positivo é que o bichinho gostou da Royal Canin Renal úmida! E vem comendo desde ontem direitinho. Amanhã, ele começa o tratamento com soro na veia durante 3 dias. Chorei muuuito ontem, parecia que eu tinha recebido da veterinária uma sentença de morte dele. Mas depois de ler todos esses relatos aqui, estou animada! Angelique, fui me afeiçoando à sua Nina, ao passo que eu ia lendo os comentários... E fiquei triste ao ler o seu post sobre a despedida dela. :( Bom, é isso! Estou unida aqui pela qualidade de vida dos nossos gatinhos! Jacqueline.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jacqueline! Pois é, este é meu post mauis comentado aqui no blog. Infelizmente!!! A IRC está aí presente. Tenho amigos que estão com seus gatinhos "sobrevivendo" como a NIna sobreviveu por muitos anos e desejo ao clicquot que ele viva ainda por muitos anos ao seu lado. A Fé nos torna fortes e assim seguimos ajudando estas bolinhas de pelo indefesas e tão dependentes de nós. Eles merecem. Beijos e obrigada por seu comentário. Se for possível, volte aqui e nos dê notícias.

      Excluir
  134. Obrigada pelas boas-vindas, Angelique! Clicquot hoje fez o terceiro dia de soroterapia e a veterinária disse que ele está indo super bem, também acho! Ele também está tomando meio comprimido de Fortekor, para controlar a pressão sanguínea, e de Ketosteril, para controlar a creatinina... Esse último ele começou a tomar ontem e hoje à tarde a veterinária achou que ele estava mais ativo! De fato, hoje, logo depois do soro começou a brincar com o reflexo que o celular fazia por conta do sol na parede... E meu filho anda faminto, o que é excelente! Tenho dado atum light pra ele, a royal canin úmida com umas bolinhas da seca e um pouco de iogurte desnatado natural, que ele ama! Enfim, estamos bem otimistas! A única coisa é que o mau hálito deu uma piorada desde segunda (a vet disse que é normal, devido aos remédios + soro, e que deve diminuir) e o fato de que ele anda meio "anti-social" comigo e com o irmão (o Trigo, persa também). Ele só vem me dar bom dia e um "oi" quando chego do trabalho. Mas normal, né!? Quem não gosta de ficar quietinho no canto quando está dodoí? É isso! :) Força para todos nós! Beijos, Jacqueline.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. C esta seu gatinho? O meu tbm persa vai começar um tratamento amanha tbm prob nos(rins).

      Saúuuuuude pra ele e forças pra ti!

      Excluir
  135. ANTIGAMENTE MINHA GATA TINHA PROBLEMA DE FAZER XIXI.
    EU PENSAVA QUE ERA PROBLEMA DE INSUFICIÊNCIA RENAL.AI LEVAMOS ELA NO VETERINÁRIO. A NÃO DEU PARA FAZER O EXAME(ELA TAVA COM MUITO MEDO AI NÃO FEZ NEM UMA GOTA)PARA O MEU DESESPERO. QUANDO EU IA INDO EMBORA COM A MINHA GATA ELA MIJOU EM MIN,FIQUEI TODO MOLHADO.AI O MEDICO RECOMENDOU PASSAR UM REMÉDIO..E D ÁGUA FORÇADO PARA ELA.
    ELA FOI MELHORANDO CONSEGUINDO BEBER ÁGUA SOZINHA EM BASTANTE QUANTIDADE..DEPOIS DE UMA SEMANA VEIO A NOTICIA MAIS FELIZ DA MINHA VIDA..ERA APENAS UMA INFECÇÃO CAUSADA POR UMA BACTERIA QUE EXISTE EM QUALQUER QUINTAL.ELA NUNCA MAIS TEVE ESSE PROBLEMA DEPOIS DO REMÉDIO.ELA E UMA SIAMESA CASTRADA E ESBANJANDO SAÚDE.
    PS:ELA TENTAVA MIJAR E NÃO CONSEGUIA,MIAVA TENTANDO MIJAR,TINHA ALGUNS SINTOMAS RELACIONADOS AO QUE VI AQUI.POREM ERA APENAS UMA BACTERIA.
    EU ESPERO QUE TODOS AQUI POSSAM SAIR DESSA SITUAÇÃO VITORIOSOS.POREM NUNCA ESQUEÇA QUE SE SUA GATA(O) MORRER..SAIBA QUE ENQUANTO ELA ESTEVE COM VC ELA FOI FELIZ.E PODE TER CERTEZA QUE ONDE ELA ESTIVER.ELA ESTARÁ FELIZ POR QUE UM DIA ALGUÉM AMOU ELA.
    FICAADICA:(SE VC AMA SUA GATA(O)CASTRE-O(A)ALEM DE SER O MELHOR PARA SUA GATA(O)E AINDA UM SINAL DE AMOR)
    =)

    ResponderExcluir
  136. Olá, tenho um gato meio branco meio amarelado e ele está fazendo xixi com uma cor muito forte parecido com mel, e eu notei que as mucosas do animal está com a mesma cor também amareladas muito fora do normal, ele não está querendo comer, está abatido porém está bebendo água normalmente e urinando com uma frequência normal, estou dando uma vitamina chamada vitagold para ele se recuperar. O que pode ser? é muito grave o problema dele, o que eu faço, me ajude por favor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daniel , boa tarde. Olha pela descrição dada pode ser fígado: mucosa e urina amarelo escuro? Eu levaria ele imediatamente a um veterinário. Ele está correndo risco de morte. Mantenha-nos informada. Um abraço e melhoras para o seu gatinho

      Excluir
  137. Adorei seu blog e li cada comentário desta postagem, levei minha gatinha ao vet depois de dois dias sem comer, apenas bebia agua e fazia xixi, achei que fosse por conta do remedio que ela vinha tomando, um antiflamatorio... o resultado foi IR, o vet desacreditou já, disse que é grave. A uréia ta 130 e a creatina 10,8 ele passou a raçao renal, só achei da renal e ela não come de jeito nenhum, passo no liquidificador e forço, mas ela ta ficando brava e ta cada vez mais dificil, ela n ta vomitando e nem ta com diarréia, acho que isso é bom né? O vet passou tbm um probiotico...o sache que ela adorava, ela nem dá ideia, dá uma cheiradinha e ira o rosto, amanha vou atras do atum, do peixe, do frango e vou tentar dar a ela. Penso em dar esse fortekor, vi varios relatos sobre ele e acho que vale a pena arriscar, ah quero comprar tbm um estimulante, ela precisa comer gente...o que vc acha?

    Ps: chorei com vários relatos aqui e isso me fizeram chorar agarrada a minha gatinha...lamento pela perda da sua Nina, espero que a minha possa viver todo esse tempo cmg, ela só tem 4 anos...

    ResponderExcluir
  138. Oi Alessandra, imagino o quanto vc está abalada. A cada relato que recebo aqui, meu coração padece junto com todos vocês. Só peço para que não desista de sua pequena. Comece as sessões de fluido-terapia, ela ajuda a descarregar a uréia dos rins. Tente fazer a intravenosa ao invés da subcutânea, pois o corpo absorve mais. Muitos relatos aqui podem ser usados no tratamento de sua pequenina. Olha quanto a algum estimulante alimentar não conheço e nunca apliquei nada do gênero na Nina. Obrigada por seu carinho e te desejo muita força. Sempre que puder e quiser, volte aqui e nos dê notícias. Um abraço forte e carinhoso

    ResponderExcluir
  139. Descobri a 3 meses atrás que minha gata persa de 7 anos esta com insuficiência renal devido uma pedrinha de ossalato que tinha na bexiga tendo com isso refluxo de urina, foi feita a cirurgia para a retirada da pedra mas infelizmente ela ficou com insuficiência renal crônica, agora descobri que ela esta com outra pedrinha na bexiga novamente, infelizmente ela não vai poder passar por outra cirurgia por conta do seu rim frágil nem tao pouco pode fazer uso de antinflamatorio para tirar a dor e a queimação pois iria sobrecarregar o seu rim, então resolvi leva-la em um medico veterinário natural, pois ela so pode fazer uso de homeopatia, florais, acupuntura, apesar de não ter muitas opções não vou desistir de continuar lutando contra essa doença cruel, vou ate o fim para dar uma vida digna sem muito sofrimento para a minha gatinha.

    ResponderExcluir
  140. Oi Gente, estou muito triste, há quatro dias minha gatinha ficou sem comer nada, tava vomitando também, levei ao vet, ela deu soro, e pediu exames, o resultado IR crônica, há dois dias levei ao hospital e ela está internada não reagindo a medicação, nada, teve convulsões, a médica falou em eutanásia, não sei lidar com isso, não tenho condições.

    ResponderExcluir
  141. Luciana, sei muito bem como seu coraçãozinho está apertado. Olha é muito dificil ver nossos gatos definhando por causa da IR. Acredite que eles estão sofrendo demais cada vez que espetamos seus corpos para aplicação de soro, o desconforto apenas para amenizar "a nossa vontade" de quere-los mais um dia ao nosso lado mas eles estão sofrendo sim com tudo isto. Eu já passei 2 vezes por sito e minha opção Foi a eutanásia, um processo rapido e indolor para nossos amigos felinos, na verdade eles estarão dormindo via anestesia antes de se iniciar o processo e se feito com um vet de confiança ele testará todas as suas funções vitais na sua frente (se vc quiser estar presente na despedida de sua gatinha) Mas vc tem todo o direito de pensar e repensar. O custo varia de R$ 100 a R$ 150 aproximadamente já tudo incluso, anestesias e a medicação que fará com ela durma eternamente. SE oriente com a vet de sua gatinha, tire todas as suas duvidas. Vai dor sim, um bom tempo, mas só de saber que você não vai deixa-la sofrer mais um dia em vão, pois infelizmente IR não tem cura...seu coração ficará em paz e sua gatinha agradecida. Beijos. Estarei por aqui no que puder te orientar

    ResponderExcluir
  142. Ola! Meu gatinho Frape foi diagnosticado com insuficiencia renal em abril/2013... Então comecei com q raçao renal ( só aceitava Hills ) e soro subcutâneo todos os dias em casa.. De dezembro/2013 pra cá percebi que ele deu uma piorada.. Come pouco, esta mto seletivo e começou a se babar.. Levei no vet e descobri que esta com feridas na boca por isso baba muito...e o exame de sangue dele deu níveis altíssimos de creatinina e uréia que de acordo com o ver são níveis incompatíveis com a vida... Ele está cada vez mais prostado e se babando, preciso limpa-los umas 3 x ao dia.. Eh muito triste ver seu gatinho definhar desde jeito... Só não sei quando eh a hora certa da eutanasia... Ele ainda vai ao banheiro, come um pouco e as vezes passeia um pouco no quintal.. Parece injusto tirar sua vida agora mas tbm não sei se eh pior deixá-lo sofrer cada dia mais..

    ResponderExcluir
  143. Ana Raquel, fico muito triste em saber do Frape e sei o quão dificil é tomar esta decisão mas um dia teu coração vai te dar esta resposta, aproveite estes momentos que lhes restam e converse muito com o FRape, olhe em seus olhos e mostre-lhe o quanto o ama, ele fará o mesmo contigo na linguagem dele. Força amiga!

    ResponderExcluir
  144. Olá Angelique,cheguei até aqui hoje infelizmente pelos mesmos motivos postados, a maldita insuficiência renal, meu amor, meu amigo, meu companheiro de 16 anos está sofrendo desde setembro, não tenho coragem de aliviar seu sofrimento, me sinto uma inútil e covarde por isso, mas ele ainda come pouco e anda muito sofridamente, está pele e osso, e eu não consigo descansa-lo, cada picada de agulha que leva me dói a alma, dói demais, mas não consigo fazer a eutanásia, tentei tudo que podia e o que não podia, até aplicações de células tronco eu fiz, e nada do meu amor reagir, sei que ele está resistindo por mim, mas não consigo retribuilo-lo, estou desesperada sem saber o que fazer, ninguém entende minha dor, há meses que não durmo e não como, a única opção que me resta é a eutanásia, mas não consigo faze-la, agora ele está acumulando líquido nos pulmões...queria ser forte para alivia-lo mas simplismente nao consigo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alessandra, estou escrevendo e chorando ao mesmo tempo, pois minha gatinha está na mesma situação e temo que ela não aguente até a noite, pois noite passada ela teve vários espasmos, ainda não levantou da cama e mal abre os olhinhos. Se a Sophy não reagir até amanhã cedo, vou optar pela eutanásia, pois ela já não está aguentando mais tanto sofrimento, e nem eu. Pense no que é melhor pra seu "filhote", pois pode ter certeza que ele já aproveitou bem os 16 anos e te deu todo amor que poderia dar. Queria que minha Sophy conseguisse fazer 9 aninhos, mas acho que não vai ser possível. Força pra nós duas!!!!

      Excluir
  145. Amiga Alessandra. Vc acha justo deixar sito acontecer depois que ele te deu 16 anos de alegria ao lado dele. Pense com carinho.

    ResponderExcluir
  146. Minha gata de 4 anos sofre de IRC no estágio 1. Estou procurando alguma forma de alimentação caseira que possa substituir os sachês de ração úmida que a veterinária receitou para aumentar a ingestão de água. Achei várias receitas de AN (Alimentação Natural), mas nenhuma é direcionada para animais com IRC. Alguém conhece alguma ou sabe me informar onde encontrar?

    ResponderExcluir
  147. Perdi minha gatinha hoje pela manhã:( minha filha, meu amorzinho, princesa da minha vida, ela tinha 13 anos, cresceu junto cmg, tenho 23 anos e tinha ela desde meus 10... é uma dor enorme.... ela sofreu 4 dias, essa noite ficou cmg eu n queria para olha-la de madrugada ela cada vez mais chegava perto de mim eu dormi abraçada com ela, acordei com ela mesmo fraca e se rastejando fazendo carinho na minha perna com a cabeça, tipo um congresso na faculdade e tive q me ausentar, dei meu ultimo beijo nela, ela me olhou com um olhar tão triste e apenas tentou miar saiu um som tão baixo.... lá estou eu na rua, minha irmã liga chorando e diz q ela faleceu, pq amamos tanto esses animais e eles só ficam nas nossas vidas por pouco tempo.... só ficou um vazio aqui cmg.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Gabriele, estou muito triste por ti e sei a dor que vc está sentindo...eu passei por isto com a Nina que viveu do meu lado por 22 anos (fez 1 ano em abril que ela se foi) Nem tenho o que te falar. Um dia teu coração vai acalmar e ficará em paz de novo. Acredite, agora ela está bem e não sofre mais. Quem sabe adotar um novo gatinho logo te trará alegria para os eu coração. Eu fiz isto e estou mais feliz. Um abraço forte e cuide-se

      Excluir
  148. A minha gata tem 13 anos, chama-se Maia.
    Na visita anual ao veterinário para vacinação, informei que a minha companheira estava a perder peso, a vomitar bastante, a beber muita água e a fazer xixi muitas vezes e a perder o apetite. Antes de ir ao veterinário investiguei na net e percebi que a minha companheira poderia estar com falência renal. Fez análises e confirmaram-se as suspeitas. Creatinina acima dos 4 mg. Ficou internada 5 dias, a soro, e reagiu muito mal. Se não comia menos passou a comer e entrou em depressão. Não estava no meio dela nem com a família dela. A veterinária mandou-a mais cedo para casa por ver a necessidade dela de estar connosco. Os níveis de creatinina baixaram. Passado mês e meio voltou para repetir análises. Os valores ultrapassaram os 9 mg. Sentimos a angústia de decidir prolongar a vida dela, sem nenhuma qualidade, ou dar-lhe uma morte com dignidade. Não a queremos perder mas também não nos parece nada correto sujeitá-la a internamentos psicologicamente dolorosos e a tratamentos sucessivos que só vão adiar o inevitável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Carla! Sei a dor que vc padece e sei seu dilema a decidir pelo sim ou pelo não. Te desejo força. Sei que a Maia vai entender você. Abraços

      Excluir
  149. Ontem a Maia foi novamente internada. Ela não nos deixa desistir. Ronrona, dá mimos e beijinhos e até comeu umas bolachas para insuficiência renal,como que a dizer "não desistam de mim ainda, eu ainda vou tentar". Depois de uma conversa com a veterinária decidimos lutar com ela, afinal de contas ela não parece querer desistir. Fiquei aliviada e sinto que ainda há alguma esperança.
    É complicado fazer uma alimentação apropriada porque tenho mais três gatos, mas...quando ela regressar a casa veremos como fazer.
    Só quem nunca teve um gato diz que os gatos são falsos e traiçoeiros. São os melhores amigos e companheiros que se pode ter. Têm uma personalidade incrível e uma capacidade de amizade e companheirismo incríveis. A todos desejo muita força e felicidade.

    ResponderExcluir
  150. Carla, nós do blog também desejamos a vc, Maia e toda a familia muita força, fé e felicidade =^..^=

    ResponderExcluir
  151. Boa tarde. Estou escrevendo no perfil do meu marido. Meu nome é Maria Luiza, tenho um filhinho de quatro patas chamado Neguinho, renal crônico há 2 anos. Quando descobrimos a doença foi muito triste, ninguém nos dava esperança, os amigos diziam que gastar dinheiro com tratamento de bicho era bobagem mas fomos em frente. Depois de semanas de internação, transfusão de sangue, hemodiálise, conseguimos estabilizar a doença. Ontem ele acordou com os sintomas de novo, e estamos na luta. Estamos aguardando o resultado dos exames e fazendo por enquanto a fluidoterapia subcutânea. Lendo os posts acima, tenho algumas considerações a fazer: não deixem seus gatos doentes sem comida. Forcem a alimentação, se forem renais, façam um patê com a ração e deem em uma seringa, não substituam a ração renal por ração normal, observem a quantidade de sódio da ração, verão que a maioria das marcas possuem uma quantidade absurda. Meu Neguinho aceitou bem a ração renal da farmina, chamada ver life, ele tem um cheiro e um paladar tão bom que se eu não cuidar, meus outros filhos felinos comem-na toda. Procurem um bom profissional veterinário, que seja especialista em gatos e de preferência, nefrologista. E por último, não optem pela eutanásia. Sempre há uma esperança.

    ResponderExcluir

Eu, a Nina =^..^= e a Miúcha =^..^=
Adoramos sua visita e comentários.
Venha sempre que puder.