Ganhe em Dólares Sem Sair de Casa

Share Up To 110 % - 10% Affiliate Program

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Minha Gata está no Cio


Tadinha da minha bebezinha. Ontem já tinha percebido que ela estava numa lambeção da "florzinha" kkk...que dava dó. Já fiquei de prontidão...Na madrugada ouvi um ou dois gemidos mas considerei como manha, pois ela sempre age assim quando quer ficar fora do quarto (ela ainda não se socializou para dormir entre eu e a Nina...é muito bagunceira e só quer brincar...não deixa ninguém dormir...então ela fica no quarto dela e de manhãzinha eu libero ela pra ficar no ap. Precisei sair hoje pela manhã e quando volto agora a tarde...estava numa gemessão danada...rs... um tal de esfrega-esfrega no aranhador...peguei ela no colo e aimeudeus...ela se esticou toda...e geme...geme...tinha me esquecido q a ultima vez q percebi algo parecido foi a Nina (muito escandalosa na época), os vizinhos quase me põe pra fora de casa...kkkkk...a Miuchinha até que está silenciosa...só às vezes faz um "mau-mau" que dói o coração... No meu caso não há interesse em procriar então faremos a castração imediatamente após este cio para não dar mais problemas. 
Mas vamos ao que interessa: como funciona este lance de cio. 

Ciclo Reprodutivo em Gatas
 
Gatas são animais poliéstricos estacionais (nominho estranho este hein). Isto significa que seu cio depende da época do ano, geralmente na mais quente ( estacional, de estação ) e que tem vários períodos de cio nestas épocas (poliéstrica). E ela é ovuladora induzida (só ovula quando cruza). Em humanos e em cães, o ovário, em determinada fase do ciclo reprodutivo, libera um ou mais óvulos; em gatas, o óvulo só é liberado depois da monta (cruza). Se após a gata cruzar, o cio persistir, é porque não houve fecundação e a fêmea não está prenhe. Em algumas fêmeas, basta uma cruza para se ter ovulação; em outras, são necessárias várias montas. 

Como identificar sua gatinha no cio
  • Se sabe quando a fêmea está para entrar no cio, ou já está nele, quando ela se esfrega demais nas coisas e nas pessoas, e fica rolando no chão, fica mais carinhosa, começa a urinar mais, e as vezes urina em jatos para demarcar território, como os machos. Ela "chama" o macho, entorta a coluna com o rabo para cima, desvia a cauda para um dos lados, abaixa - se sobre os membros anteriores, dá passos rápidos com os membros posteriores e mostra desejo de cruzar. Pode haver perda de apetite. O macho é atraído tanto por seu comportamento , seu chamado, quanto pelo odor de sua urina.
  • A passagem da fase anterior para a fase do cio é rápida, podendo ser em 6 horas.
  • Gatos parecem ter pelo menos 2 ferormônios sexuais (substâncias que são excretadas por um animal e modificam o comportamento de outro) . A fêmea possui um que também induz ou auxilia na indução do cio de outras fêmeas (além da função de atrair machos). Então, num gatil, por exemplo, pode acontecer de várias gatas ficarem no cio ao mesmo tempo. O macho tem outro ferormônio, cujo odor também fazem algumas gatas entrarem no cio.
  • Seu cio é chamado de sazonal ou estacional por depender da época do ano para ocorrer (mais especificamente, depende da duração da luz do dia, que é mais longa em épocas quentes e mais curto no frio). O cio pode durar de 5 a 14 dias em épocas quentes, e em épocas menos quentes, de 1 a 6 dias.
  • A estação do ano em que o aparelho reprodutor da fêmea está em descanso também é regulada pela duração do dia.
  • Raças de pelo longo são menos governadas pela duração do dia do que as gatas de pelo curto (incluindo aí os gatos "vira latas").
  • Dentro de cada fase ocorrem 2 a 3 ciclos de 2 semanas. Cada cio dura de 2 a 7 dias ou mais. 
Fonte: WebAnimal
Image Hosted by ImageShack.us

Um comentário:

  1. Olá meu nome é Ana, e minha gata está no primeiro cio, estava prester a levar ela no veterinário por causa que ela não parava de rolar no chão , parecia que estava sentindo dor, mas li o seu blog e desisti kll, ela só está no cio mesmo. Obrigada pelo post me economizou um bom dinheiro com consulta !!

    ResponderExcluir

Eu, a Nina =^..^= e a Miúcha =^..^=
Adoramos sua visita e comentários.
Venha sempre que puder.