terça-feira, 20 de setembro de 2011

Como evitar que os gatos destruam os móveis.



 Os gatos são, realmente, animais fascinantes! Asseados, muito inteligentes e mais independentes que os cães, os bichanos acabam se tornando a preferência de muitas pessoas. No entanto, quando começam a destruir móveis, tapetes e objetos da casa, a situação pode ficar um pouco complicada... Os arranhões na mobília são uma das principais queixas dos donos de felinos.
Mas, antes de saber como lidar com esse problema, é preciso entender o porque de ele acontecer.

Lixando e marcando...

Na natureza, os gatos arranham locais por dois motivos principais: para afiar suas unhas e como forma de marcar o local, deixando seu cheiro para que outros gatos percebam sua presença. Ou seja, os arranhões também são uma forma de comunicação que o felino herdou de seus ancestrais e, em casa, essa necessidade permanece. O gato, então, busca o local mais atraente, com boa altura, para que ele possa arranhar em várias posições e com um material atrativo, como madeira ou superfícies como carpetes e sofás.

O que fazer?

Primeiramente, é preciso entender que arranhar faz parte da natureza do bichano, e ele não deve ser privado de seguir seus instintos. Por isso, o ideal é redirecionar este comportamento...
Uma maneira muito eficaz de fazer isso é fornecer ao gato um arranhador próprio para ele – existem diversos modelos no mercado pet, com altura e materiais diversos. É aconselhável colocar o arranhador bem próximo do objeto que o gato estava arranhando antes, para que ele fique interessado em interagir com o "novo objeto". Para incentivar o uso do arranhador o dono também pode passar substâncias atrativas no objeto, como o cat nip – encontrado em pet shops – que incentiva o felino a usá-lo.
Alguns gatos também adoram destruir caixas de papelão, que podem ser uma boa opção para enriquecer o ambiente dos felinos.
Entretanto, além de oferecer outras alternativas para o bichano arranhar, é importante diminuir a atração que o felino tem pelo móvel que costumava arranhar, deixando o local desconfortável para ser arranhado.
Cobrir o objeto com um plástico ou usar uma fita dupla-face pode ajudar bastante a evitar que o gato se interesse em arranhar ali novamente.

Sem broncas

E, quando falamos em gatos, é preciso ter sempre muito cuidado ao dar broncas, já que os bichanos tendem a ser bem mais sensíveis do que os cães, e podem ser bem insistentes no comportamento errado, ou até ficarem agressivos e arredios. Além disso, a bronca pode reforçar o comportamento se o gato entender que toda vez que ele arranhar alguém aparece para falar com ele.

Manicure

Muitos bichanos aumentam o comportamento de arranhar quando suas unhas estão compridas. Dessa forma, manter as unhas do felino sempre aparadas também pode ajudar. Mas, lembre-se que alguns gatos não gostam de cortar as unhas, e o corte errado das garras pode ferir o animal. Para este procedimento, conte com o auxílio de um profissional!
Importante: em casas com mais de um gato, há uma tendência natural que eles arranhem mais. Por isso, nesses casos, utilize vários arranhadores em locais diferentes da casa para dar opções para todos os bichanos poderem arranhar à vontade, nos lugares adequados para esse comportamento.
Artigo do Dr. Alexandre Rossi
Image Hosted by ImageShack.us

12 comentários:

  1. Eu sofro com móveis destruídos a 14 anos...mas apenas quando a Rutha estava com 12 anos eu comecei a cortar as unhas dela. Morria de medo e de repente vi que ela nem ligava de cortar as unhas e melhorou muito a arranhação da casa. Mas eu sei que ela arranha os móveis do quintal, bem escondidinha...
    Beijos
    Laís

    ResponderExcluir
  2. Pois é Laís, aqui em casa até uns 6 anos atras, meu sofá estava imprestável até q eu resolvi estofalo de novo mas ao invés de tecido usei um "fake leather" (falso couro) mais durinho e as garras não penetram... As vezes encotnrava um furinho de unha aqui e outro lá mas elas desistiram e agora usam o arranhador diariamente, eleas tem o poste e um tapete de sisal grosso q é a diversão delas.

    ResponderExcluir
  3. kkkkk, pois éh, eu já estou acostumada, mas lá em casa como tem um arranhador grande eles usam bastante ele deixando paras as horas vagas a cortina, cama box, tapetes, etc....rsrrss, não tem mto jeitooo....rs...adoreeeei os quadrinhos, me deu idéias para fazer os meus...rs
    Bjinhaaaus
    Wayne

    ResponderExcluir
  4. Heheh! Aqui em casa os móveis - e o imóvel - não são mais meus... são deles. Nem estresso mais!!! =)

    ResponderExcluir
  5. Wayne eu percebi que quando os gatos ainda são jovens, a energia é tanta q eles têm q destruir algo em casa...kkkk, agora, no caso da Nina e da MIssy...elas nem ligam mais pra brinquedinhos sabia? Elas só dormem e comem...estão tão parecidas com a dona delas...kkkk

    ResponderExcluir
  6. Oi!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Adorei sua visitinha, o comentário carinhoso e por me seguir...já estou por aqui tb.
    Adorei tudo!!
    Bacana isso dos gatos unirem pessoas de todos os cantos do mundo.
    Bejo grande e ronronsssssss

    ResponderExcluir
  7. Angelique li um comentário teu lá na Marília e, pelo que entendi, tua menina teve problema renal. A Maira do Bicho é tudo de bom está desesperada pois seu Tigre está com este problema e ela está pedindo ajuda sobre a alimentação, pois não consegue encontrar a ração que a vet indicou. Achei que talvez possas ajudá-la. Beijos

    ResponderExcluir
  8. Obrigada pelo teu pronto retorno lá no blog e também no da Maira! Desejo muita saúde para ti e tuas meninas. Beijos

    ResponderExcluir
  9. Eu já entreguei os pontos...rsrs. Eles usam o arranhador, eu corto as unhas, mas mesmo assim eles arranham o sofá na minha cara, quase vejo um sorriso no focinho deles nestas horas. Beijos

    ResponderExcluir
  10. Tenho um casal castrado.. eles não são amigos, porque a fêmea não suporta o macho, que é do tipo pegajoso. Ela arranha muito mais. Mas arranha somente a caixa de papelão e isopores, que descobri por acaso na mudança. Ele arranha só o chão, se espreguiçando, algumas vezes. As unhas dele a gente apara em casa, com cuidado. As dela, ela não deixa cortar de forma alguma. Como ela não gosta muito de colo, só de ficar ao lado, para que passemos a mão, não nos preocupamos muito em cortar as unhas dela.

    ResponderExcluir
  11. leti, aqui em casa tb é dificil cortar as garras da Missy que são muito mais afiadas q a da Nina pois ela vive usando o poste arranhador com mais frequencia, aprece uma agulha de tão afiada, mas quando a ego de jeito...vão das aptas traseiras e dianteiras...rs. Obrigada por seu comentario e visitinha aqui no blog.

    ResponderExcluir
  12. Aqui em casa o sofá, único que tem está vamos dizer assim, carimbado!!! Mas eu sei que isso não é brincadeira e mamis as vezes fica fuzu da vida comigo!!!

    ResponderExcluir

Eu, Miúcha, Tica, Teca, Nito e Lillo
Adoramos sua visita e comentários.
Venha sempre que puder.Lambeijos