quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Alta Salivação em Felinos


O gato com salivação intensa ou sialorreia deve ser avaliado baseando-se na distinção de dois grandes grupos de enfermidades: as afecções orais, que acometem a boca, dentes, língua e anexos, e as afecções não-orais, que são doenças que acometem outros sistemas orgânicos, com reflexo na produção exagerada de saliva. Portanto, o exame clínico e laboratorial são imprescindíveis nestes casos.

Muitas vezes lesões orais, como úlceras, causadas por viroses ou contato com produtos químicos ou plantas, são as causas mais comuns de sialorreia nos felinos. Problemas dentários, como fraturas, periodontite e reabsorção odontoclástica podem ser incriminadas também, principalmente em gatos mais idosos. Essas enfermidades orais costumam deixar o animal sem apetite, pela dificuldade em apreender e deglutir o alimento, além de que a saliva vêm tingida de sangue e com odor alterado. Corpos estranhos como linhas de costura, gramíneas etc., podem ficar presos na língua ou dentes, ocasionando sintomatologia parecida.

O felino que saliva intensamente, mas sem alterações na cavidade oral, deve ser avaliado para saber se ele tem doenças sistêmicas, muitas vezes mais sérias. Disfunções no fígado e nos rins podem causar náuseas e enjoos, levando o animal a episódios de salivação, principalmente quando tenta se alimentar. A doença renal é uma das causas mais comuns de sialorreia no gato doméstico.

O estresse também é um fator importante. Gatos com medo, ansiedade ou dor podem salivar profusamente. O evento estressante muitas vezes pode ser difícil de ser percebido, mas perseguições por outro animal, disputas territoriais, combates, tudo isso pode deixar o felino em "alerta" e ao menor estímulo visual ou auditivo ele saliva, podendo continuar por muitos dias. Assim, uma abordagem diagnóstica extensa e precisa é fundamental para o tratamento correto, podendo ser uma enfermidade mais simples, de fácil tratamento ou até uma afecção fatal para seu felino.

REGINALDO PEREIRA DE SOUSA FILHO - Médico veterinário do Hospital da Faculdade de Veterinária da Uece (Favet Uece) e pós-graduado em Clínica de Felinos

Publicado por: Diário do Nordeste
Image Hosted by ImageShack.us

13 comentários:

  1. AAAAAAAAAAmei seu blog...ADOROOOOO! Gatos, são uma paixão...fiquei louca quando vi a patinha do seu blog e queria muito uma pra mim, como faço? Vc deixa eu "me apossar"? rsrs...estou te seguindo, visita o meu blog, acho que vc vai gostar, e se gostar me siga tbm...kiss...khelen

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    adoro seu blog, parabens! Ele faz parte da lista de favoritos do meu http://carosfelinos.blogspot.com/
    Abraços,
    Nubia Lima

    ResponderExcluir
  3. Adorei o blog, estou meio chateada porque minha gatinha de 17 anos esta apresentando sintomas de insuficiência renal, e estou muito abalada só de pensar na possibilidade de ve-la partir. Como ela já é de idade, o veterinário pediu para me preparar, mas como nos preparamos para perder quem tanto amamos? Ela é uma filha pra mim, é muito dificil, se tiver alguma matéria ou dica, por favor me passe no e-mail kacya03@msn.com, meu nome é Rita.

    ResponderExcluir
  4. eu tenho um gatinho de 2 anos e meio e ele ta com uma salivação muito intensa, perdeu muito peso (ele era uma verdadeira bola de pelos antes), não consegue beber nem comer nada... fica com a metade da língua para fora, sua saliva vem com forte odor e com uma coloração que lembra ao sangue... levei ele no veterinário e ele nos informou que ele se encontrava em um estado muito grave de desidratação, seu coro estava enrijecido e o sangue estava tão concentrado que foi quase impossível tirar a quantidade pra fazer o exame... ele ficou um dia inteiro no soro, tomou uma medicação no músculo que era pra diminuir a salivação, eu percebi que com isso ele começou a apresentar uma melhora significativa, pois fez xixi e coco, que não fazia a aproximadamente 5 dias, seu coro ficou mais "molinho" e inclusive conseguiu dormir e relaxar, antes ele praticamente parecia um zumbi, babando e quase sem abrir os olhinhos...estava realmente muito doente, o medico também requisitou um raio x contrastado pra saber se ele possui algum objeto linear no trato digestivo... estamos esperando os resultados... mas com muita fé em Deus ele vai ficar bem e voltar a ser o animal que dava alegria a nossa casa, adorei o post pois tudo o que vc disse está acontecendo com ele e fico mais calma por saber que ele ainda tem "salvação"... eu estava muito triste e procurava insistentemente pela resposta sobre o que seria, muito obrigada e parabéns, suas palavras foram de grande ajuda ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada seguidora. Fico feliz em poder te ajudar com as informações que posto aqui. Estou na torcida para que seu gatinho se recupere logo e volte a correr feliz pelos cantos da casa. Um abraço cordial

      Excluir
    2. REALMENTE EU ACHO Q MINHA GATINHA ESTÁ COM EXTRESS..EU PEGUEI UM OUTRO NOVINHO..E DESDE A CHEGADA DELE Q JA TEM MAIS D 30 DIAS ESTA ACONTECENDO ESSA SALIVAÇÃO NELA..TDA VEZ Q ELA OLHA P O PEQUENO A SALIVA ESCORRE MAIS FORTE...COMO TRATA-LA?????

      Excluir
    3. OLÁ..EU ADOTEI UM NOVO GATINHO..E DESDE ENTÃO MINHA OUTRA ESTA SALIVANDO MTO..E QDO ESTA PERTO DO PEQUENO E O OLHA FICA PIOR..NO MAIS ESTA TDO NORMAL COM ELA..CREIO Q SEJA MESMO EXTRESS..COMO TRATA-LA?????

      Excluir
    4. Isabel, eu gosto muito dos Florais de Bach, de preferencia aqueles formulados na hora em farmácia de manipulação. O Rescue Remedy tem um efeito maravilhoso, utilizo com frequência para estes pequenos traumas: chegada de um novo amiguinho, perdas, acidentes como quedas, atropelamentos, cirurgias (ele pode ser administrado antes e depois) Porque vc não tenta. Normalmente farmacias de homeopatia podem manipular para vc na hora.

      Excluir
  5. Olá...acho que o caso de Bento é estresse.ele é muito nervoso fica abrindo as garras como se fosse amolar as unhas sabe? mia demais faz dengo quando chego aí, vou fazer carinho nele ele começa a salivar.entao dei a ração e fiquei observando se continuava babando mas ele parou.ainda bem que nao é nada grave.

    ResponderExcluir
  6. Meu gatinho tem um ano e hoje ele esta salivando muito, ele dorme e quando levanta esta com a boca cheia, me ajude o que pode ser ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Natália, boa tarde! Somente a avaliação de um veterinário poderá te indicar se ele tem algum problema e se precisa de medicação. Peço-lhe que leve ao veterinário pois através de um exame minucioso ele te dará a orientação correta e os cuidados para seu gatinho. Desejo melhoras

      Excluir
  7. Meu gato tem 6 meses está com um mal cheiro na boca e babando.fora isso ele está normal.poderiam me responder o que pode ser

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edilene boa tarde. Somente um veterinário é capaz de identificar se existe algum problema com seu gato através de exame. Agradeço seu contato

      Excluir

Eu, Miúcha, Tica, Teca, Nito e Lillo
Adoramos sua visita e comentários.
Venha sempre que puder.Lambeijos