quarta-feira, 2 de junho de 2010

CatNews: Gatos 'twittam' a partir de dispositivo pendurado no pescoço

A Sony apresentou um novo dispositivo que permite que gatos possam “falar” sobre seus hábitos no Twitter. Desenvolvido pelo Laboratório de Ciência da Computação da companhia (CSL, na sigla em inglês) em parceria com a Universidade de Tóquio, no Japão, o aparelho está equipado com câmera, sensor de aceleração e GPS, entre outros recursos, para gravar as atividades de um gato.

Com os dados coletados na combinação desses recursos, o dispositivo deduz as atividades feitas pelo gato, como caminhar, dormir e comer, por exemplo. As informações são então transmitidas por Bluetooth para o computador e postadas no Twitter.

Com o dispositivo, é possível postar um comentário automático do tipo “Isso é gostoso” quando o gato estiver comendo algo, por exemplo.

No momento estão disponíveis apenas 11 frases que podem ser postadas no Twitter, mas a equipe da Sony envolvida no projeto espera aumentar esse número em breve, além de incluir um recurso que permita alterar os comentários de acordo com a ação anterior do animal. “Por exemplo, se um gato ficar andando após comer, um comentário do tipo ‘As refeições têm um gosto melhor depois de uma caminhada’ poderá aparecer no Twitter”, disse a empresa, de acordo com o site “Tech-On!”.

Para que os gatos não estranhem ou se recusem a usar o adereço, o CSL da Sony desenvolveu o dispositivo nos moldes de um colar – ou coleira –, que tem no máximo 5% do peso do "gato-cobaia".

“Se for colocado na mesma posição que um colar, a maioria dos gatos não se recusa. Quando é colocado em outras partes, como as costas, os gatos vão se recusar a usar e tirá-los de lá”, avaliou o CSL da Sony.

Além disso, o dispositivo é capaz de reconhecer outros gatos a partir de imagens captadas pela câmera embutida no aparelho, que são comparadas com outras fotos de felinos usadas como referência no experimento.

Publicado por :G1 - Globo.com

Image Hosted by ImageShack.us

Um comentário:

  1. Era só o que me faltava mesmo... os meus gatos a twittarem... rsrsrsrsrs era eu a ir a falencia... tomará eu que eles nao se decidam a dormir em cima do computador... :)

    ResponderExcluir

Eu, Miúcha, Tica, Teca, Nito e Lillo
Adoramos sua visita e comentários.
Venha sempre que puder.Lambeijos