quarta-feira, 19 de maio de 2010

Câncer de Boca em Felinos

O que causa câncer de boca em gatos e qual o tratamento para obter a cura?

Os tumores da cavidade oral são distúrbios patológicos do crescimento, caracterizado por uma proliferação excessiva e incessante das células. Nos gatos cerca de 3% a 12% de todas as neoplasias felinas se encontram na cavidade oral. A mais frequente é o carcinoma epidermóide, seguido do fibrossarcoma e épulis fibromatoso. Os pacientes normalmente apresentam halitose, aumento de salivação, sangue puro ou misturado com a saliva e, em alguns casos, perda de apetite e diminuição de peso. Dependendo da progressão e do envolvimento ósseo, pode haver perda de dentes. No entanto, é extremamente importante a realização de exames laboratoriais para confirmação da suspeita, sendo necessária a realização do exame histopatológico (biópsia). Somente por meio deste exame será possível a identificação do tipo de tumor.

Após o diagnóstico, o médico veterinário poderá indicar qual o tratamento mais eficaz para o tumor em questão. Algumas modalidades terapêuticas têm sido empregadas no tratamento dos tumores de cavidade oral dos felinos. Indica-se o tratamento cirúrgico para os casos de invasão óssea e que sejam extensos. A radioterapia é indicada quando o câncer é inoperável ou para eliminar possíveis células cancerígenas que ficaram após a cirurgia, embora os resultados não sejam tão satisfatórios.

Outro tratamento empregado para tentar tratar o tumor é a criocirurgia, cujo emprego destina-se a lesões menores que 2 centímetros de diâmetro com mínima invasão óssea. A quimioterapia não é tão efetiva nas tumorações de cavidade bucal. Desta forma, o melhor tratamento ainda é o cirúrgico. Muitas vezes os pacientes não são curados devido a dificuldades encontradas no momento do diagnóstico, tais como localização e extensão da lesão na cavidade bucal, no entanto, o certo é que as chances de sobrevida são maiores quanto mais cedo se detecta o aumento de volume, e mais rápido se intervém cirurgicamente.

Márcio César Vasconcelos da Silva
Médico veterinário e professor da Faculdade de Veterinária da Uece

Publicado por: Globo.com
Gravura: GettyImages
Image Hosted by ImageShack.us

7 comentários:

  1. Obrigada pela informação...é bom entender dessas coisas para podermos ajudar nosso bichino..bj

    ResponderExcluir
  2. Oi Angelique! obrigado por sua informação a respeito de meu gato Antônio, o SRD americano..
    grande abraço p vc!

    ResponderExcluir
  3. Onde consigo esse tratamento para meu gato? As clínicas veterinárias aqui de minha cidade não fazem.

    ResponderExcluir
  4. Boa noite, apareceu um gato adulto aqui em casa, ele tem câncer na boca. O problema é que já tentei de tudo ele o câncer sempre volta. Gostaria de saber se passa para outros gatos?
    Não sei mais o que fazer, já fizemos quimioterapia, raspagem, o médico veterinário já cauterizou agora voltamos para quimioterapia o mimo piorou muito no final dessa semana. Estou preocupa não quero que ele morra.😭😭😭

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde, tive duas gatas, que não tinham parentesco nenhum, com câncer na boca, as duas não reagiram bem ao tratamento e acabei perdendo elas. As duas tinham idade em torno de 10 anos quando descobri o câncer.
    Agora, tenho uma de um ano, que deu cria, os bebes estão com quase 2 meses, vi ela salivando, identifiquei um carne do lado da bochecha, levei no veterinário e é o mesmo tipo de lesão.

    Gostaria de saber como posso identificar o que está causando isso nas minhas gatas, três gatas num tempo de 1 ano, não é coincidência.

    ResponderExcluir
  6. Estou arrasada nesse momento descobri q 1 dos meus gatos esta com tumor oral tratamento 1000 por seçao e nao tem 100% de chamce de cura , emagreceu muito esta com 2 abscessos na cabeça aparentemente eata bem se alimenta nao tem dor maa nao sei por quanto tempo , resgato amimais e esse foi eapecial fiquei com ele pois nao tinha a maozinha da pata traseira...sabe la oq ele já sofreu nas ruas e agora essa maldita doença ...mao me conformo ... pq Deus ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenha calma amiga. Passei por isso e hoje meu gatinho tem 15 aninhos.. A primeira coisa a fazer é não deixá-lo comer ração dura. Compre a ração de gato castrado e põe uma porçãozinha num potinho de deixe de molho na água. Põe aguá apenas até encobrir a ração. depois de uns 15 ou 20 minutos ela fica macia e eles comem sem problema algum. Quanto ao tratamento, se você der bobeira os veterinários vão te explorar nesse momento. Te falo por experiência. Fui feito de trouxa. Era 1.000,00 / 1.500,00 e aí vai. Parecem donos de Funerária por dinheiro. O tratamento é simples. Compre dexametasona de criança na farmácia. Vai custar uns 10,00 reais. É de 04 mg, adulto e pediátrico. Compre o Floxiclin, paguei acho que uns 20 reais na caixa. O tratamento mínimo é o mesmo que humanos, ou seja: 05 dias. Pode dar por mais dois dias após desaparecer os sintomas. Vamos conversando por aqui.... Até e felicidades...

      Excluir

Eu, Miúcha, Tica, Teca, Nito e Lillo
Adoramos sua visita e comentários.
Venha sempre que puder.Lambeijos