sexta-feira, 12 de março de 2010

NOTÍCIAS DA MISSY

Queridos seguidores e amigos,

Como comentado no comecinho desta semana, ontem a Missy passou por uma intervenção cirúrgica para a retirada de 2 Sarcomas Vacinais. O que é isto? Segundo os médicos veterinários, os sarcomas vacinais são nódulos cancerígenos (maléficos ou benéficos) que surgem no dorso intercostal (laterais das costas) dos felinos devido à vacinas (e aqui um parenteses, as pequenas não tomam vacinas desde 2002 por recomendação médica veterinária, já antecipando q isto já foi provado cientificamente e tende a acontecer). "Dizem" eles que isto é muito comum de acontecer e principalmente em gatinhos de pêlo longo. Enfim...

Há 15 dias fazendo carinhos na Missy percebi dois caroços de tamanhos diferentes, um parecendo uma verruguinha e o outro mais saliente e também notei que ela ficava incomodada quando passava o dedo para examinar melhor. Busquei orientação com a amiga e vet Elaine, que já de cara me deu o diagnóstico e me recomendou ir até a Unisa - Hosp. Veterinário aqui perto de casa para uma avaliação melhor. Foram solicitados vários exames, um deles foi a coleta do material que é feita via punção no local (citologia) e aí veio o diagnóstico de ter grandes possibilidades de ser um Sarcoma e que a avaliação da gravidade ou não só poderia ser feita através da histopatologia ou biopsia (extração do tecido doente) para avaliação por um oncologista.

Devo dizer-lhes que não foi nada fácil tomar esta decisão mas como a Missy está mais "jovenzinha" 12 anos e muito saudável resolvi q faria a cirúrgia , mas aí veio a dúvida. Na Unisa o médico informou que o corte seria relativamente grande pois eles precisam de uma margem de segurança para a retirada total do tecido lesado. Aí eu já fiquei de "orelha em pé" pois o que me demonstravam era quase um gato que retirariam dela..

Consultei outros veterinários, minha amiga e aí fomos lá para o passado na 1a. vet que castrou a Missy e a Nina (Dras. Paola Cottini e Dra. Angela Silvestrini) e conversando com elas por telefone, a coisa diminuiu de tamanho... por telefone.

Marcada a cirúrgia para ontem, ao chegar na clínica, a vet examinou a pequena e percebeu que o Sarcoma já estava enraizado nos músculos e que a cirúrgia seria mais invasiva (ou seja, mais profunda). Foi-me até sugerido que fizesse 2 sessões de quimioterapia antes de qualquer cirúrgia para diminuir o carocinho mas também não me garantiram que isto seria um sucesso. E a minha cabeça a estas horas já estava a mil por hora . Caramba! O que é que eu faço!

Como vocês sabem, até para nós humanos a medicina não está mais como antigamente. Ninguém sabe mais dizer o que é correto ou não, se será efetivo ou não, o médico que cuida do pé direito não sabe informar nada do que acontece com o pé esquerdo. Imagine vc ouvindo tudo isto de pronto e a pequena já quase preparada para iniciar a cirúrgia? Insegurança total. Minha vontade foi pegá-la, sair de lá e pensar a respeito mas depois, com novas orientações, me acalmei e procedemos ao que já estava combinado. Tudo isto acabou por atrasar o horário que a princípio estava marcado para iniciar as 11 hs e começou as 12:30hs... O trabalho todo durou cerca de 2 horas mas como ela estava apagada com a anestesia inalatória e precisava de mais 2 horas para que tudo estivesse ok e ela pudesse voltar pra casa comigo. Ai que dó da pequena que levou uma média de 20 pontos e saiu com uma roupinha feita um tecidinho igual ao de gase para que ela não lamba onde está a cirurgia e nem arranque os pontos.

Enfim, de ontem pra hj ela já está com uma aparência melhor, já comeu um tiquinho de atum as 4:30 hs e as 8:30hs e já tomou a 1a. dose de antibiótico. Para complemento de cicatrização e também como analgésicos ela vai tomar homeopatia (Arnica e Phosporus) e já estamos providenciando outra homeopatia q está sendo feita através de parte do tecido retirado para começar a combater o cancerzinho.

Cheguei a fotografar o pedaço retirado mas meu pc está uma "m..." e não vou conseguir postar aqui.

Quero agradecer às grandes amigas pelo apoio, pelas orações, pelos pensamentos positivos e por todo o carinho de sempre comigo e com as pequenas Nina e Missy.

Um beijo e um abraço assim do meu tamanho...bem grande!
Image Hosted by ImageShack.us

4 comentários:

  1. Nossa, 20 pontos?? Deve ter sido bem grande o corte hêin?! Espero que no final tudo fique bem, imagino a angústia que estás sentindo..
    Beijão e bom final de semana!!

    ResponderExcluir
  2. Angelique, acendendo velas para São Chiquinho, para sua Missy. Vai dar tudo certo. Beijos, fiquem com Deus.

    ResponderExcluir
  3. Que os Anjos protetores acompanhem a Missy nesta recuperação, muita força para você, tudo há de correr bem,e logo ela estará alegre e feliz ao seu lado.

    ResponderExcluir
  4. Nossa, estava procurando por isso, pois minha gatinha tem 2 anos e eu levei ela para vacinar 3 semanas atras e apareceu um nodulo no local da vacina. Perguntei para veterinaria se era normal mas ela me disse q pode demorar um mes, mas o nodulo nao some e eu sei q ainda nao passou um mes, mas estou desesperada.
    Só de ler isso q vc escreveu cai no choro! Sei o qto os gatos sao para quem os ama, e as minhas sao minhas filhas, minhas companheiras, meus amores, e eu sei q Missy deve ser isso para vc!
    Rezo a Deus para que ele proteja a Missy e a recupere! E que ela volte a ficar saudavel firme e forte!!!
    Boa sorte para vcs :)

    ResponderExcluir

Eu, Miúcha, Tica, Teca, Nito e Lillo
Adoramos sua visita e comentários.
Venha sempre que puder.Lambeijos