sábado, 28 de novembro de 2009

Prisão de ventre também afeta o pet

Há várias razões para prisão de ventre em animais. Cães e gatos são capazes de engolir coisas que a gente nem imagina: pedras, chupetas, bolinhas de borracha, prendedores de roupas e até partes de brinquedos. Esses objetos, assim como as clássicas bolas de pelos (em gatos) e até certos tipos de medicamento, podem obstruir o intestino.

Existe ainda o risco de as fezes grudarem no ânus de um animal mais peludo, formando um “tampão” que impede futuras idas ao banheiro. Mas a principal vilã é a alimentação inadequada.
Um bichinho com dor ou cólica intestinal se comporta de maneira diferente, deixando claro que tem algo errado. Se ele tentar fazer cocô sem sucesso, sua suspeita estará confirmada.

Ofereça uma dieta equilibrada com fibras, proteínas, gorduras e carboidratos. É por isso que muita gente opta pelas boas marcas de ração. Elas concentram tudo de que os peludos precisam, poupando você de passar horas no fogão.

Nos casos mais graves, a prisão de ventre mata, sim. Se um objeto perfura a parede do intestino, causa uma infecção na barriga e mata o bicho em pouco tempo.

Depende da qualidade do alimento - alguns bichos fazem até quatro cocôs por dia. Quanto mais ruinzinha for a ração, mais eles terão de comer para se sentirem saciados e maior será o volume de fezes.

Às vezes, um simples laxante dá conta do recado. Outros casos necessitam de remédio antigases. Há situações em que só uma cirurgia resolve. Mel, mamão, aveia, azeite, óleo mineral, chá e outros alimentos que soltam o intestino de crianças também podem ser usados em cães e gatos.

Mas conte sempre com a supervisão de um veterinário.

Publicado por : Diário de Marilia
Image Hosted by ImageShack.us

91 comentários:

  1. Olá pessoal, bom dia eu tbm adoro e tenho uma gatinha d aproximadamente 2 anos d vida. Eu a encontrei na rua e hj em dia ela é o verdadeiro xodó da minha vida!!!!!!!!! Mas antes ela defecava 2 vezes por dia, d manhã e a noite mas agora ela leva até 2 ou 3 dias p fazer alguma coisa e qndo faz é muito pouquinho. Me mudei d casa a um mes atras talvez seja isto a veterinária disse q ela pode estar estranhando o ambiente por favor mandem me um e mail meu endereço é:annalauper@hotmail.com por favor me ajudem eu amo minha gata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite! A minha gatinha tb estava sofrendo de prisão de ventre. Até q encontrei uma veterinária q receitou para ela 1,5 ml do medicamento lactulona, sabor ameixa, pela manhã e à noite. Mas caso o gato esteja com as fezes no intestino muito endurecidas, há a necessidade de liberar antes essas fezes, aplicando mmínilax, para q o medicamento que regula o intestino possa fazer efeito.

      Excluir
    2. Oi pessoal, boa noite.Esse problema de prisão de ventre em gatos é muito comum. A minha gata sofreu muito com Constipação. Felizmente encontrei uma veterinária q prescreveu para ela, após tirar radiografia do intestino e fazer ultra s sono grafia, para verificar se não havia outro problema mais grave, o medicamento LACTULONA (1,5 ml manhã e noite). Mas esse medicamento foi prescrito por ela SOMENTE após fazer lavagem na gatinha para tirar as fezes que estavam muito endurecidas no intestino. Agora, com este medicamento o intestino da minha gatinha voltou a funcionar regularmente.

      Excluir
  2. meu gatinho era filhote de rua pegamos ele em péssimo estado e agora quando estava ficando bem estar com prisão de ventre estou muito preocupada pois ele é um filhotinho ativo mesmo quando estar doentinho o que faço pra o filhotinho ficar bem?

    ResponderExcluir
  3. meu filhotinho só tem um mes de vida e esrá com prisão de ventre. o que posso fazer?

    ResponderExcluir
  4. Olá Myla, a orientação a seguir é esta:
    "O que este seguidor pode fazer é dar meia colher de café de óleo mineral (NUJOl) A cada 2 dias para lubrificar o intestino e passar uma gaze ao redor do anus para estimular a defecação. Se não der certo vai ter que pesquisar para ver se não é nenhuma má formação.
    Bjs
    Elaine"

    ResponderExcluir
  5. Olá tenho um gato que está acima do peso, ele tem aproximadamente 2anos e meio, ele não consegue mais lamber os orgãos genitais e agora está com prisão de ventre o que devo fazer para ajuda-lo estou desesperada. Rose

    ResponderExcluir
  6. Oi, minha gatinha está com 1 ano e está prenha (veja foto dela no perfil). Mas não a vejo defecar. Só xixi. Ela sai à noite e não sei ao certo se ela pode estar defecando na rua. Me informaram que posso colocar óleo na ração para lubrificar o intestino ou passar gase com óleo no ânus dela (ela está gordinha e não alcança o ânus para limpar). Que óleo é esse? E em que proporção devo misturar à ração que é adequada a ela e de boa qualidade? Obrigada e bjs a todos!

    ResponderExcluir
  7. mmmbabydoll o que lhe recomendo é leva-la ao veterinário. Eu jamais colocaria qualquer oleo na comia dos gatos, agora, recomendo vc tentar dar a ela papinha de mamão papaia bem maduro pois é mais docinho... Raspe a polpa e amasse como um pure e de a ela para lamber, este sei q não fará mal algum. Vc tb precisa ver q tipo de comida anda dando apra sua gatinha. NÃO SE MISTURA ÓLEO A RAÇÕES ele deve ser dado diretamente na boca do gato mas novamente lhe peço CONSULTE UM VETERINÁRIO pois vc pode matar sua gata sem querer

    ResponderExcluir
  8. Obrigada vocês me ajudaram! Hoje meu gatinho estava com um comportamento estranho foi quando percebi várias idas e vindas dele na sua terra onde faz as necessidades e vi que ele estava tentando por diversas vezes defecar e não conseguia, entrei na net, e na pesquisa dei de cara com a página de vocês. Então compramos o laxante e ele melhorou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que laxante comprou?estou longe do vet e ñ sei o q fazer com ele!! Ñ consegue fazer coco de jeito nenhum!!

      Excluir
    2. cris27 de maio de 2014 22:28
      Boa noite! A minha gatinha tb estava sofrendo de prisão de ventre. Até q encontrei uma veterinária q receitou para ela 1,5 ml do medicamento lactulona, sabor ameixa, pela manhã e à noite. Mas caso o gato esteja com as fezes no intestino muito endurecidas, há a necessidade de liberar antes essas fezes, aplicando mmínilax, para q o medicamento que regula o intestino possa fazer efeito.

      Excluir
  9. Elaine, fico gfeliz que seu gatinho tenha melhorado e que as dicas daqui te ajudaram. Obrigad apela visita.

    ResponderExcluir
  10. Adotei um gatinho de rua e o estou alimentando com leite Nan 1 mas o bichinho não faz cocô. Não sei o que fazer =(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada seguidora. Jamais dê leite humano para gatos, mesmo os feitos para bebês como o Nan. Os gatos não tem tolerancia a lactose e existe no emrcado leite proprio para eles. vc compra em petshops...Uma boa massagem na barriguinha dele ou um paninho aquecido ajuda. A massagem deve ser feita do umbigo em direção às pernas...vc também pode estimular o anus com água morninha, lavando o bumbum...isto também ajuda...em ultimo caso deve-se usar óleo mineral(compra-se em farmácia) , mas precisa ver o peso do gatinho para saber a dose q será dada via seringa

      Excluir
  11. por favor me ajudemmmm, meu gatinho esta com a barriga bem grande e não faz as nescessidades nem xixi nem cocÔ to suspeitando da ração que minha trocou, o que eu faço? ele não quer comer ele so toma água :/

    ResponderExcluir
  12. Prezada Brendinha, não seui a quanto tempo seu gato está em fazer as necessidades fisionlógicas. Não tenho como avaliar o que está acontecendo pois não sou veterinária. Sugiro que vc vá o mais rápido possível a um veterinário apra examinar seu gatinho antes que seja trde. Desejo, de coração, que tudo se resolva. Um abraço

    ResponderExcluir
  13. olá boa noite,presciso muito de sua ajuda,tenho um gatinho de 2 meses e ele está a dois dias com muita dificuldade pra fazer cocô,a barriga está muito inchada e já esta afetando sua bexiga que também está inchada,já dei laxante duas nesses dois dias,ele faz cocô mas é muito duro e nessecita de uma ajuda para conseguir sair o cocô, mim ajuda por favor não sei o que fazer tenho medo dele não resistir. socorro? mim chamo Géssica

    ResponderExcluir
  14. tenho um gato de 2 meses faz dois dias que ele ta com prisão de ventre, já dei laxante mas o efeito não é completo saem poucos pedaços mas mesmo assim a barriga ainda continua muito inchada e sua bexiga também está inchada,o que eu faço socorro!

    ResponderExcluir
  15. Boa noite Gessica. precisa ver se não é a ração que vc está dando pro seu gato que está causando isto. Olha mamão papaia...raspadinho como purê ajuda a soltar o intestino. Ele está muito bebê...Não dê leite humano pra ele tb...Tente...colocar ele de barriga pra cima no seu colo e fazer LEVE massagem do abdomem em direção ao anus...para ver se solta o intestino... cuidado com algumas rações...Ele está bebendo a´gua?, desde quando vc percebe isto? Um algodão embebido em água morninha passada no ânus...tb ajuda a ele sentr vontade de fazer cocô. NÃO DÊ LAXANTE ALGUM...ele é muito bebê...você pdoe mata-lo

    ResponderExcluir
  16. Gessica, existe na farmacia aqueles saches de fibras que se diluem em água, compre e dilua como a indicação da bula e dê via seringa na boca do gatinho 1 ml a cada 24 horas e não deixe de ir ao vet se perceber que algo não está funcionando...não espere muito...O efeito das fibras a masagem, os paninhos mornos no abdomem...levam cerca de 24/48 horas para agir

    ResponderExcluir
  17. obrigrada,mas ainda tenho dúvidas,faz três dias que ele está assim não toma água sozinho teho que dá na seringa,só que ai é que ta o problema: quando dou água a bexiga dele fica muito inchada ele não consegui fazer xixi e as vezes sai sem ele sentir. tem alguma relação com a prisão de ventre?

    ResponderExcluir
  18. obrigado você mim ajudou muito ele ta melhor,mim tira outra dúvida,é normal os gato ficarem gripados espirrando e saindo catarro do nariz? qual o rémedio indicado ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Géssica. Que bom saber que ele está melhorando; Isto quer dizer que ele já fez cocô? tomara que sim... Olha ...gatinhos tem que ser mantidos em casa, de preferencia, num quarto bem arejado, fora de correntes de ar, principalmente quando ainda bebês...eles não tem ainda...resistência a estas mudanças de temperatura. jamais de banho em seus gatinhos bebes...eles podem se resfriar com muita facilidade, nem dê aguaz gelada para beber. Seria melhor leva-lo a um veterinário O MAIS URGENTE POSSÍVEL, pois se constatar que é gripe felina...ELA MATA E PASSA PARA OS OUTROS POIS É CONTAGIOSA. Os gatinhos tem que ser mantidos em uma caixa de papelão alta..., com uma toalhinha ou cobertoriznho para mante-klos aqueciso...ter sempre água fresca e ração boa. Eles precisam de um lugar aquecido para não ficar doente...O melhor remédio é levar para o veterinário apra examinar e ver se não é algo mais grave e aí ele vai te ajudar com os remédios

      Excluir
    2. Géssica NÃO É NORMAL os gatos ficarem resfriados, com coriza, olhos vermelhos, tosse e outros...isto é grave e pode resultar em morte. Vá ao veterinário

      Excluir
    3. ta,ele já está fazendo cocô normal,mais uma vez muito obrigada mas infelizmente eu não tenho condições de leva-lo pra o veterinário
      mas vou caprichar em relação a mante-lo aquecido.

      Excluir
    4. Géssica, em pet shops vc pode comprar Vita C para gatos ou nas farmácias existe um medicamento chado CEWIN, são baratinhos. Voce pode comprar em gotas infantil e dar uma gota direto na boca do gatinho 2 vezes ao dia ou de 12 em 12 horas, não dê mais q isso durante uma semana e veja se ele melhora. Cewin é vitamina C, mas não esqueça compre em gotas. Não precisa diluir em água. Vc deve sempre limpar a secreção do gatinho com um paninho levemente úmido, um pedacinho de gase, limpar os olhos também...assim o gato não elva os mucos contaminados devolta para o organismo dele...se fizer direitinho e com dedicação, seu gatinho vai melhorar rápido. cuide bem dele, que vc terá um amigão do seu lado por muitos anos

      Excluir
  19. ok,muito obrigada,vou fazer isso!
    pode deixa.

    ResponderExcluir
  20. certo, vou fazer isso que você falou!
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  21. Tenho Um gatinho que pegei por maus tratos ele ta cheio
    de problema..Depois de tomar medicamentos pra
    dores na coluna pq tava se arrastando...agora não faz
    cocô e quando vem é pedaço pareçendo que comeu
    alfalto de tão pretq que é...do oleo mineral azeite de oliva...
    aqui não tem veterinario cidade pequena...acho que ele
    vai morrer..tem fome de leão pra comer carna más não to dando
    por esses motivos..as vezes do carne da coixa do frango
    cozida...más to preocupado se dá e piorar pq comer
    ele come até encher só que fezes não tem..me ajuda
    gente adoro esse gatinho..porque pegei ele com maus
    tratos e resolvi..cuidadar dele...ele é o xodozinho de casa...
    me ajuda por favor..ele chega tremer pra fazer cocô e não
    sai nada...

    GRATO UMA DICA.

    ResponderExcluir
  22. Mario, dê mamão papaia benm maduro pra ele, isto ajuda a soltar o intestino um pouco. vc tb pode comprar na farmácia aqueles saquinhos de fibras q se diluem em agua e dar pra ele na seringinha. Talvez ele não faça coco pois tem dor. dê ração umida de sache ou então coloqueágua quente na seca, para amolocer, e amassa como papinha. Não dê carne vermelha e somente peito de frango. Muita água tb, não deixe faltar agua, se ele não bebe, dê na seringa. Depois dê notícias. Ele vai ficar bem. bjinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. por favor me ajude... to desesperada aqui nao tem veterinario e o meu gatinho tem aproximadamente 1ano e meio. e esta ah dois dias sem fazer coco o q eu faço? quanto de oleo mineral pooso da? o q eu faço me ajude por favor

      Excluir
  23. Olá, tenho um gato que já está com 14 anos. Ele só come Proplan arroz e frango. Ele tem o pelo médio, mas quase não solta porque escovo-o todos os dias. Apesar de também beber bastante água o intestino dele é bem preso, faz cocô aos poucos e em bolinhas bem duras. Tenho um outro gato que peguei na rua, está com 1 ano e quando chegou estava com diarreia. Depois do tratamento ele sarou e o intestino dele ficou ótimo, porém de uns 1 mês para cá também começou a ficar ressecado. Esse bebe mais água ainda que o outro. Diante do histórico dos dois, imagino que a ração seja a vilã. Nenhum dos dois aceita frutas ou qualquer outra coisa que não seja a ração.
    Agradeço antecipadamente por uma dica.

    ResponderExcluir
  24. Oi me ajude por favor ,
    Estou com um gatinho de 2 meses em casa, já fazem 2 dias que ele não faz cocô, e hoje ele ficou com a patinha mancando e ficou deitado o dia inteiro, levei na veterinária e ela examinou e disse que a patinha aparentemente só deu mal jeito, mas disse que a barriguinha está com algumas vezes presa. Mediu a temperatura e ele estava com 40,2° de febre. Ela deu antibiótico pra ele e pediu pra retornar amanhã, estou triste com isso, fico sem saber o que fazer, e o veterinário sai muito caro. Dei meia colherinha de café de olho mineral pra ele hoje a tarde e até agora não fez cocô. Me ajude, o que fazer nesses casos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcela, bom dia. Se ele está com 2 meses, deve ainda estar sendo amamentado. Nãos ei onde vc está mas em petshops tem leite próprio (em pó) para gatinhos, vc pode comprar para dar a ele. Existe na farmácia tb um produto chamado Benefiber (fibras soluveis em água. vc tb pode dar para q ele faça côco. Pode dar tb, mais 1/2 colher de óelo mineral para ele hj.Mas, preste atenção, ou uma coisa ou outra, não dê tudo isto junto. Se ele está mancando ele deve ter caído de algum lugar que vc não viu e como ele ainda é muito frágil pode ter machucado, algo. Vc tem direito a retorno no veterin´pario em 15 dias após a data da consulta, entãos e vc voltar lá, não terá q pagar nada. Aproveite o dinheiro q vc já investiu para solucionar todos os problemas dos gatinhos.

      Excluir
  25. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  26. Oi, Angelique!

    Tenho um gatinho de 20 dias, ele é prematuro e sua mãe não tem o alimentado, eu que estou alimentando ele. Como não sabia o que fazer, pesquisei na internet e encontrei uma receita de uma vitamina para a alimentação dele, já que aqui onde moro não vende o leite adequado. Estou alimentando ele a cada três horas com esta receita, que é: 1 copo de leite integral/ 1 copo de água/ 2 colheres de farinha láctea/ 1 gema de ovo cozida e amassada/ 1 colher de mel. Não sei o que é, mas tenho notado que a barriga dele está grande. Estou preocupada. O que deve ser? O que devo fazer?

    Obrigada pela atenção. Abraço.

    ResponderExcluir
  27. Prezada seguidora, leite integral JAMAIS deve ser dado a gatos (em nenhuma idade) o Leite humano fermenta, por isto a barriga inchada. Ovo cozido, NEM PENSAR, e ainda com leite? vc está a ponto de matar este gato. PARE IMEDIATAMENTE. Se vc não tem pet shop q venda leite especial apra gatinhos, no supermercado compre leite em pó para bebes tipo NAN, e o mais fraquinho para ser diluído em água. LEITE INTEGRAL naõ, DE JEITO NENHUM. Abaixo segue uma receitinha basica de mamadeira para bebês gatinhos.
    Essa receita me foi dada por uma veterinária, a pelo menos 25 anos atras!! Mas uso até hoje, com grande sucesso.

    250ml (1 copo) de água filtrada
    2 colheres (sopa) de leite Ninho desnatado
    1 colher (sopa) de creme de leite (desnatado)
    1 gema crua (sem pele)
    3 gôtas de Ad-til

    Misture tudo (bata tudo com um garfo ou batedor de ovos para que misture bem e fique homogeneo e conserve na geladeira. Coloque na mamadeirinha, com bico fininho. Amorne em banho- maria e dê ao gatinho, tomando cuidado para que ele não engasgue. Sempre esperimente uma gota da mamadeira pronta na parte interna do braço para não queimar a boca do gatinho.
    Após o gatinho ter mamado, faça pequenas e suaves massagens em volta do umbigo, usando um pedaço pequeno de papel toalha. Isso substitui as lambidas da mamãe, que ao fazer isso, está estimulando o funcionamento do intestino.
    Mantenha-o bem aquecido, com bolsa de agua quente embrulhada num cobertor.
    Dá um pouco de trabalho...principalmente de madrugada, quando o filhote mia querendo mamar....

    ResponderExcluir
  28. Agora a noite fui colocar minha gata para dormir dentro de casa quando vi que ela estava com ânus todo sujo peguei para lavar, até que percebi que o cocô tinha saído em parte e que estava agarrado no ânus. pensei que pudesse ser algo preso e tentei bem de leve puxar, mas está bem duro...aí pensei que já ouvi casos de que o intestino sai e fiquei com medo de insistir. aqui não tem veterinario a noite. Se puderem me responder. OBG

    ResponderExcluir
  29. Bom dia . To com um gatinho ainda filhote e ele nao faz coco ja faz 3 dias tava estimulando ele a fazer coco com oleo de amendoas faxendo massagens na barriguinha com gaze mais ele ainda nao fez oq eu faço ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dreka, vou te pedir uma gentileza. leia o artigo e as postagens aqui sobre o assunto: prisão de Ventre, que vc encontrará a resposta para a solução do problema de seu gatinho. Obrigada

      Excluir
  30. Ola,eu estou preocupada com a minha gatinha.Peguei ela na quarta feira,na casa de uma amiga,la ela convivia com 22 gatos,sendo que 9 eram filhotes entre 45 dias e dois meses.eu a trouxe pra casa e dei raçao de filhote pra ela,e nao ontem de manha percebi que ela estava com dificuldade de fazer coco,e quando saiu veio com um pouquinho de sangue no final,a noite aconteceu a mesma coisa e hoje de manha tambm.eu estou muito preocupada,pois estou sem dinheiro para leva-la ao veterinario e nao sei o que fazer.o coco dela nao sai duro,sai na consistencia normal,mas me preocupada esse pouquinho de sangue que sai ali por ultimo.Sera que o problema é a raçao associada a mudança de casa?Ja estou pensando em pegar mais um gatinho,um irmao dela,para lhe fazer compania,ja que eu e meu marido ficamos o dia todo fora...Por favor me ajude,nao sabemos o que fazer.
    desde ja agradeço.
    Monique

    ResponderExcluir
  31. Monique, boa tarde. Olha a minha orientação é ir ao veterinário para um exame clínico. A gente nunca sabe se é algo grave ou não porque como é interno fica difícil de solucionar. Vc informa q o intestino não está ressecado, isto é, que ele faz coco normalmente, mas q as fezes vem com sangue. Sabe identificar se o sangue é vivo ou se é coagulado? As vezes a ração tb pode interferir no trato intestinal se não é de boa qualidade? A dona anterior sabe informar se ele já estava com este problema?
    Fiz uma busca e encontrei a seguinte informação:
    Tipos
    Tanto doenças temporárias como crônicas podem causar sangramento retal em gatos. Impactação fecal, constipação e diarreia são as causas mais comuns de sangramento retal. Outras condições como a infecção do saco anal, parasitas e envenenamento podem ser similares ao sangramento retal. Nessas condições, o sangue visto no reto é proveniente dos intestinos ou dos sacos anais infectados, ao invés de ser do reto. O câncer retal, que é grave, mas raro, é outra possível causa de sangramento retal.

    Identificação

    Se o seu gato tem sangramento retal, pode observar o sangue na pele ao redor do reto ou sangue presente nas fezes. Muitas vezes, o que parece ser um sangramento retal é, na verdade, hemorragia do interior do cólon. Se o sangue estiver dentro das fezes, em vez de estar no lado de fora apenas, o sangramento é proveniente do cólon e não do reto. Se o gato tiver diarreia, será difícil dizer se o sangue nas fezes é proveniente do reto ou do cólon. Você pode olhar na área retal, mas a presença de sangue ou até mesmo de feridas ou rasgos no reto, não significa que a única fonte seja o reto. O sangue vermelho vivo indica sangramento fresco. Se ver um sangue mais escuro, coágulos de sangue ou sangue parecendo friável nas fezes, suspeite de sangramento intestinal. Um sangue acompanhado por sinais de pus de infecção. A infecção pode ser intestinal mas geralmente evidencia glândulas anais impactadas ou infectadas -- há duas glândulas em cada lado do ânus. Gatos com glândulas anais infectadas podem lamber a área com frequência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prevenção/solução

      A maioria dos casos de sangramento retal exige cuidados veterinários. Pelo menos, se a constipação ou diarreia for a única causa do sangramento, o veterinário pode recomendar mudanças na dieta ou prescrever medicamentos para ajudar o intestino do gato.

      Aviso

      Como as condições sérias podem causar hemorragia retal, deve-se sempre levar seu gato para um veterinário, se o gato apresentar sinais de hemorragia. Se o sangramento retal for causado por envenenamento ou um objeto estranho, o gato necessitará de cuidados com emergência.

      Efeitos

      A menos que o sangramento grave ou prolongado ocorra, o sangramento retal sozinho (na ausência de doença ou envenenamento) não é geralmente uma ameaça à vida. No entanto, sangramento retal crônico causa anemia. Além disso, bactérias nocivas invadem feridas abertas facilmente encontradas no reto ou próximas a ele; portanto, a ocorrência de uma infecção é bem provável, e pode ser grave.

      Considerações

      Somente veterinários podem diagnosticar com precisão a causa da hemorragia retal em seu gato. Não se deve tentar diagnosticar o gato em casa. Se o seu gato tiver diarreia com sangue ou mais do que apenas algumas manchas de sangue no reto, contate um veterinário o mais rápido possível. Alguns venenos causam hemorragia interna. Quanto mais cedo começar o tratamento para o envenenamento do gato, melhor o prognóstico.


      Minha amiga, a minha outra orientação é: se vc não tem condições de cuidar de seu gatinho com vacinação correta, idas frequentes ao veterinário, então não pegue para criar, porque os animais, tanto quanto nós necessitam de cuidados extras: vacinação correta, castração e por vezes, atendimentos de emergência. Não sei de onde vc é mas existem várias entidades e hospitais veterinários públicos (normalmente dentro de universidades) onde vc não paga nada ou paga um mínimo para manutenção e compra de materiais básicos, por favor verifique em seu estado ou cidade, uma universidade com hospital veterinário e consulte-os sobre o atendimento gratuito para pessoas que não tem condições financeiras. Vc ficará feliz em ter um animalzinho bem cuidado e sadio do seu lado e ele te retribuirá com muita alegria, tudo sito que vc faz e fará por ele. Espero te-la ajudado. Qualquer coisa, por favor volte e nos dê notícias.

      Excluir
  32. meu gato tem aproximadamente 10 meses e ontem estava com a barriga dura, quieto, não quis comer e estava quentinho, aparentando febre, gostaria de saber que tipo de medicamento posso dar para febre, pois dei 2 gotas de dipirona e ele ficou babando muito, pesquisei na internet e vi que podia dar mas depois da baba fiquei assustada, ele amanheceu sem febre, mais animado, mas ainda não fez coco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maro , boa noite. Os gatinhos babam mesmo qdo tomam dipirona ou qualquer outro medicamento, nãos e assuste. somente cuidado, muito cuidado ao medicar os gatinhos, pois dependendo da medicação vc pode mata-lo envenenado. Aqui no blog tem um post sobre medicamentos proibidos para gatos e suas reações, depois de uma pesquisada e leia. Com relação a prisão de ventre aqui neste post tem várias dicas. Por favor, leia com calma o artigo e todos os comentários e minhas resposta. Vc, com certeza encontrará uma solução. Desejo melhoras para seu gatinho

      Excluir
  33. Angelique; eu gostei muito de todas as resposta que você deu, são muito bem explicadas vou usar com meu gatinho que esta com prisão de ventre eu estou esperançosa.

    ResponderExcluir
  34. Olá minha gata tem 4 anos e começou a ficae apatica , não comia e nem bebia levei no veterinário e após exame de sangue e ecografia descobrimos uma infecção no útero o qual foi retirado em cirurgia, voltou pata casa e após uma semana da cirurgia ela teve constipação intestinal, voltamos ao veterinário e pediram raio X , deu megacolon e ela ja fez 7 enemas ou lavagem intestinal quando volta p casa nada de fazer coco. O máximo q faz são 2 pedacinhos de 1 cm nem isso. Dou óleo mineral de manhã e a noite e ela não faz nada, me ajudem tenho do dela quando vejo ir na caixinha e forçar e não sair nada. Obs ela nunca teve isso , só após a cirurgia oq devo fazer para ajudar....

    ResponderExcluir
  35. Ola Tania, Se vc já leu todas as dicas daqui, já tentou e não teve solução, somente com o veterinário. Torço para que ela fique bem logo

    ResponderExcluir
  36. Ola eu tenho um gatinho q a mae dele morreu quando ele rinho 15 dias eu cuidei dele direitinho e ele ficou muito bem......agora ele ja esta com 3 meses e ele foi tenta fazer o cocozinho e ele nao esta conseguindo e um pedaco do cocozinho ta preso na bundibha dele e ele nao consegue terminar de fazer e esta tampando o lugar de fazer fezes.....oq eu posso fazer eu ja procurei um veterinario aqui proximo a minha casa mas eles so abrem de segunda a sabado nenhum abre de domngo....e ele esta com muita dor...por favor alguem me ajuda pra q ele aguente ate amanha para q eu posso levalo....

    ResponderExcluir
  37. Por favor me ajude ela ainda n completou 1 mês. eu peguei ela faz uns dois dias e vejo q ela ainda n fez coco mais xixi ela fez so hj depois do terceiro dia estou preocupada pq ela e muito chorona n sei se e por isso

    ResponderExcluir
  38. Joycinha..se a gatinha tem 1 mês ela ainda não aprendeu a comer nada sólido e nem pode...Ela tem que mamar até os 2 meses, por isto vc deve comprar leite especial para gatinhos em petshops pois o leite humano provoca muitas gases e dor, então não é indicado a filhotes. Ela deve estar chorando de fome, o que vc está dando pra ela? Em pet shop vc compra um leite em pó chamado PETMILK, atras vem como preparar... Existem rações para gatinhos bebes que vc pode amolecer com um pouquinho de agua morna e dar de pouquinho para o gato começar a se acostumar com comida solida, mas o leite especial para gatinhos tem vitaminas e vai ajuda-lo melhor. Espero ter te ajudado. Qualquer coisa volte a me escrever. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. muito obg pela dica estou aqui para agradece ela ta bem melhor *-*
      MUITO OBRIGADA

      Excluir
    2. Que legal tr notícias suas Joycinha. Fico feliz que sua gatinha esteja bem melhor. É muito bom ter este retorno de vocês aqui no blog. Continue a nos seguir e sempre que tiver alguma duvida, aqui no blog tem várias informações legais. Beijo em vc e coçadinhas na sua bebê felina

      Excluir
  39. Oi,meus gatos comem a ração whiskas, já li em alguns sites que esta ração pode causar calculo renal , será que é verdade? Qual outra ração é melhor para eu dar para eles,pois tem tantas no mercado que fico em dúvida qual a melhor. Será que você poderia me indicar algumas marcas que sejam melhor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roma, as melhores rações são da Royal Cannin. Aqui em casa elas já comem Royal Canin , enjoaram e agora amam a Golden gatos, é uma excelente ração e não contém aditivos químicos, os grãos são pequenos e fáceis de mastigar. Recomendo esta. Um pacote de 3 kgs está por volta de R$ 30,00. Nunca dei whiskas ração seca para merus gatos. Eles curtiam o sachet mas o sabor se alterou de uns tempos pra cá e comecei a usar a Friskies sachet,

      Excluir
    2. Obrigada Angelique pela indicação, vou tentar uma das duas. Quanto ao sachet aconteceu a mesma coisa aqui em cada no inicio eles comiam bem o da Whiskas,mas depois começaram a não comer, então eu mudei para o da Friskies e eles comem melhor.

      Excluir
  40. O gato da minha irmã ta com um dos problemas citado a cima, ele não faz coco a mais de um mês e não ta se mexendo de dor além do que ele tem uns caroços na barriga, o que ela deve dar para o gatinho que nem anda e nem come, por favor ajude-nos ela mora em Sergipe e lá é zona rural não tem veterinários próximos. Obrigada

    ResponderExcluir
  41. O gato da minha irmã ta com um dos problemas citado a cima, ele não faz coco a mais de um mês e não ta se mexendo de dor além do que ele tem uns caroços na barriga, o que ela deve dar para o gatinho que nem anda e nem come, por favor ajude-nos ela mora em Sergipe e lá é zona rural não tem veterinários próximos. Obrigada

    ResponderExcluir
  42. Renata, um mês é muita coisa para um gatinho ficar sem fazer cocô. Gatos se estão doentes e com muita dor ficam imóveis, então o gatinho dela está muito doente e com muita dor. Vamos tentar comprar na farmacia Lactulona que é um laxante a base de ameixa e vai "tentar" diluir as fezes que já estão muito duras dentro do intestino do gatinho. Deve ser dado 1 ml via seringa (sem a agulha é claro) direto na boca do gatinho. O ,amão papaia bem maduro e bem amassadinho como purê, coloca numa seringa de bico maior e dá aos poucos para o gatinho e docinho e eles gostam...|sto tb vai ajudar a soltar o intestino dele. Estes caroços na barriga PODEM SER as fezes. Peça para ela colocar o gatinho de costas apoiado na barriga dela e devagarinho massagear a barriga dele em direção ao anus. Fazer uma compressa com um paninho aquecido com o ferro de passar roupa...morninho tb vai ajudar a diminuir a dor. Ela tem que dar água para o gato constantemente, aos pouquinhos. Ele deve estar super desidratado. O gato não pode ficar sem beber água. O laxante ela vai dar por 3 dias e aguardar. Se ele fizer as fezes, aos poucos as dores vão parar ...Peça para ela não dar ração seca, compre peito de frango e cozinhe em água e sal e dê a ele assim q perceber melhoras. Pode ser dado cru também, sem sal sem nada. Não dê carne vermelha de nenhuma espécie. Espero ter ajudado e volte a nos dar notícias. Forte abraço

    ResponderExcluir
  43. Gente, ontem eu e meu marido pegamos dois gatinhos na rua... um tem 40 dias e outro 2 meses. Eles estavam bastante assustados. ao chegarmos em casa eles exploraram a casa toda... dormiram na nossa cama um em cima do outro... mas enfim, hoje compramos um complexo vitaminico, remédio para vermes, ração sequinha e outra molhada... desde ontem eles não fizeram xixi nem coco.. comeram, beberam agua. hoje eles dormiram o dia todo, e continuam dormindo... to preocupada. Vcs acham que tem algo errado ou eu sou super-protetora e estou me preocupando demais? obrigada, o Blog de vcs é maravilhoso! #1

    ResponderExcluir
  44. Bom dia Castitatis! De ontem pra hoje acredito que as coisas já mudaram um pouco né? Seus bebês dormiram gostoso porque encontraram um local seguro e gostoso e ainda mais cheio de carinho e proteção. Somos todas super protetoras., hj você verá os resultados (xixi e coco) não se preocupe, tudo tem seu tempo .Eles se alimentaram o que é um sinal super positivo. O que te peço é sempre deixar agua limpinha (troque todos os dias) se eles tem acesso a mais lugares na casa ou a casa toda, deixe mais de um pote com água distribuído (na cozinha, no canto deles) . Aqui neste post tem várias dicas para prisão de ventre, mas isto se passar de 2-3 dias, sem fazer cocô, é só seguir que tudo voltará ao normal. parabéns pelas novas crianças em casa. Beijos meus e das =^..^=s

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah...esqueci de perguntar mas vcs os colocaram na caixinha de areia para treina-los? Se eles são da rua eles desconhecem que em casa terão seu espaço e então cabe a vocês treina-los...assim saberão que lá é o local...façam massagens gostosas na barriga deles para estimular o xixi e o cocô.. ;)))

      Excluir
  45. Cris boa tarde,meus gatos comem a ração Sabor e Vida,sabe se esta ração é realmente boa? Pois eles comiam a Whiskas,mas me disseram que está causa problemas nos rins dos gatos,só que eles estão fazendo cocô mole sei que a mudança de ração pode causar isso,você sabe por quanto tempo é normal eles fazerem cocô desse feito,pois fico preocupada com eles. Outra pergunta, estou dando a eles o medicamento chamado BRIONIA C6, em glóbulos contra o resfriado, você sabe se este medicamento realmente funciona?
    Obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir
  46. Oi Roma, aqui é a Angelique, dona do Blog. Na minha opinião a SAbor e Vida, Whiskas e Friskies estão na mesma linha. Eu te recomendo a Golden Gatos a Royal Canin Premium e a Premier também é muito boa, estas tres estão praticamente na mesma faixa de preço o pacote de 1,5kgs +/- R$ 35-40. Em casa as meninas adoram a Golden Gatos Castrados. Acho-a excelente, os grãos são pequenos, fáceis de triturar e muito saborosos. Desconheço o medicamento e quando minhas gatas tinham gripe ou ficam resfriadas eu utilizava o CEWIN infantil gotinhas. Espero ter te ajudado nas duvidas. Suspenda a ração sabor e vida.

    ResponderExcluir
  47. Olá, angelique. Primeiramente, quero parabenizar seu blog. Comprometido, atualizado, imparcial e de uma ajuda imensurável. Estou adorando e lendo tudo!
    Bem, adotei uma gatinha de 4 meses, estou vacinando e vou castra-lá em breve. É uma espoleta, mas também adora uma cama. Está se adaptando muito bem e ontem comecei a usar o feliway. Ela está bem a vontade, aparentemente.
    Todavia, faz dois dias que não faz coco. Faz xixi normal, toma água, mas, desde que troquei a areia (passei a usar de sílica), não defecou mais, embora faça xixi normalmente.
    Estou usando aquele sany cat. também pra ajudá-la a usar o vaso sanitário, mas deixo outra caixinha de areia embaixo caso ela não se adapte, mas xixi ela faz no sany cat tranquilamente.
    Ela come ração seca (royal canin) e também dou aqueles franguinhos enlatados. As vezes dou pedacinhos de peito de frango também, mas ela come bastante ração também. Ontem ainda molhei um pouquinho de óleo de oliva, mas não adiantou muito para a prisão de ventre.
    Minhas dúvidas então são: 1- quanto tempo sem defecar é considerado prisão de ventre? (Antes ela ia normalmente, 2 vezes por dia até)
    2- os grãos de sílica poderiam ser o problema, mesmo considerando que ela faz xixi normalmente?
    3- o sany cat. teria alguma influência nisso, mesmo considerando que ela também faz xixi ali normalmente?

    ResponderExcluir
  48. Querida SArah, muito obrigada pelos elogios ao meu blog. É algo que faço com muito carinho e atenção a todos os meus seguidores. Tenho uma questão? Porque vc está usando o Feliway? Ele é indicado somente para gatos suepr estressados ou quando vc já tem um gato e adota outro e começam a brigar ou então quando existes mudanças radicais da casa. Alguém indicou? Qual a razão. SE nada disto aconteceu, vou pedir pra vc parar com o Feliway. Volte a usar a areia anterior, em casa uso a PipiCat normal, sem odores. Não gosto da sílica, não vi resultados (pode ser q seja a silica) visto q ela tinha se adaptado a areai anterior. Nunca espere para tomar uma atitude pois pode ser demasiado tarde principalmente com gatinhos novinhos como a sua. Na minha opinião vc está fazendo muitas mudanças para uma bebe tão recem chegada em casa. Vá com calma, dê tempo para ela se adaptar, voce começou com uma areia depois de 2 dias já mudou pra outro produto, já quer q ela se adapte ao Sany Cat e vc está com ela há quanto tempo? Calma lá garota. Compre 1 mamãozinho papaia, bem maduro e faça uma papinha pra ela, um pouquinho q ela comer já vai dar resultado. Depois volte aqui e me dê notícia. parabéns pela nova amiga. vc vai adorar e ela te trará muitos momentos de alegria e amizade. Beijos

    ResponderExcluir
  49. Olá, estou desesperada!
    Adotei uma gatinha de rua, q tem 1 mês. Desde q a peguei, ela tem apresentado prisão de ventre. No ínicio, eu dava ração amolecida no leite. Mas o quadro dela continuou piorando, então passei a dar somente leite. Ela já está defecando melhor, mas sempre fica um cocôzinho preso no ânus q ela ñ consegue liberar, e o ânus dela está todo ferido. Hoje, pude perceber q após ela liberar o cocô q ficou preso no ânus, o ânus dela está muito ferido e sangrando. Acho q está quase uma emorróida, pois tbm está inchado. Me ajuda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanessa. Que leite vc está dando para a gatinha? Pare com leite humano imediatamente, você pode matar seu gato. A lactose do leite humano faz muito mal para o gato, pois ele não tem como absorver isso. Gatinhos não podem tomar leite humano. Em petshops tem leite proprio para gatinho na versão em pó. Use e verá que a prisão de ventre vai acabar. Que ração vc está usando? O uso de uma ração de má qualidade pode causar desde prisãod e ventre até problemas bem maiores. Se puder investir compre ração de bebe da Royal Canin ou Hills. Não compre ração para gato de supermercado, elas podem causar diarreia e outros sintomas.

      Excluir
  50. Olá. Eu e meu namorado adotamos uma gatinha. Pegamos ela a 3 dias. Acho que ela não se alimentava bem, pois está magrinha. Agora com a ração ela ta comendo bastante mas está com dificuldades para defecar. A barriga está inchada, ela tem muitos gazes e o ânus dela fica muito inchado quando está com vontade de fazer coco e ela mia muito quando ta fazendo. Tadinha, não sei o que fazer. Ela é novinha parece ter uns 3 meses. Por favor, me ajude. Obrigada

    ResponderExcluir
  51. Adorei o Blog! Parabéns. Li os posts e encontrei solução para minhas gatinhas recém nascidas que estão com o intestino preso. Eu e meu esposo já tínhamos duas gatas adultas e resolvemos adotar mais duas 'menininhas'... As filhotas mais velhas inda estão muito bravas e nem querem chegar perto dos nenéns, mas, acredito que vão ser amigas em breve. Se alguém tiver alguma dica de como fazer para ajudar na aproximação da família eu ficarei muito feliz. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marta bom dia . Fico feliz de poder te ajudar com as dicas do blog. Quanto à adaptação de gatinhos recém chegados é preciso paciência. Na primeira semana mantenha os novos gatinhos num quarto separado sem contato com os antigos residentes . Aos poucos deixe que se vejam pela fresta da porta mas sem contato físico para q assimilem cheiros. Aos poucos solte os pequenos pela casa mas fique observando a reação dos mais adultos pois como são frágeis podem ser machucados. Vá liberando aos poucos e deixando q a natureza deles se equilibrem. Gatos são territorialistas e mesmo depois de acostumados uns aos outros sempre haverá disputa entre eles. Isto é natural e saudável desde que não seja nada extremo. Sua parte é fazer com que todos sejam bem vindos e amados da mesma forma. Parabéns pelos novos gatinhos. Tenho certeza q todos vocês serão igualmente felizes. Beijos

      Excluir
  52. Oi esperonq veja a msg! uma gatinha de mais o.menos 1 mes apareceu em meu quintal a noite. entao fikei com ela estou com ela a 3 dias alimenfo ela com leite na seringa , tp começando a dad agua e dou ração moida como papinha. o problema e q ela n ta fazendo coco a 3 dias q estou com ela ela e so vejo ela fazer xixi ela faz sozinha mas mesmo assim eu estimulo pq vi na net mas ate agr nada atr massagem pro coco fiz na barriga. axo q ela ta meio inchada mas pd ser da minha cabeça pq fico tao preocupada q fico paranoica! ah e tb to começando a dar vitamina em gotas q meu cão toma e propria para caes e gatos! pf me ajude n tenho condições para levar ao medico. ela brinxa e corre normalmente então n creio q esteja doente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Daniela. Para imediatamente com o leite de humanos e se puder compre o próprio para gatinhos. Gatos não conseguem digerir a proteína do leite humano e podem passar muito mal. 3 dias é muito pouco para avaliar prisão de ventre. De bastante água e continue com a ração se possível Sachê whiskas ou friskies para bebês gatinhos . Se não resolver depois disto volte aqui. Abraços

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  53. Peguei um gatinho á 3 dias e desde que ele chegou ele não de cocô, hoje fiz massagem e dei azeite para ele, tbm fiz lavagem aqui em casa , mas ele só soltou uma pedrinha do tamanho de um grão de arroz, aqui na minha cidade tem veterinário gratuito mas é só de segunda a sexta e eu to preocupada, vc pode me ajudar, vou ter que esperar pra levar ele ao veterinário e quero tentar resolver isso esse fim de semana, quando estimulado ele faz xixi, ele bebê bastante água, não vejo motivos pra isso tá acontecendo , me ajuda

    ResponderExcluir
  54. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  55. Socorro meu gato não levanta para nada. a barriga está cheia de cocô .que eu faço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde se vc ler os comentários acima vai encontrar diversas informações para te ajudar

      Excluir
    2. Boa tarde se vc ler os comentários acima vai encontrar diversas informações para te ajudar

      Excluir
  56. Boa noite, a minha gatinha ela já é adita só que eu observei que a dois dias ela não está defecando e a barriga dela está muito grande como se estivesse pra parir, estou muito preocupado, só que ela está urinando direitinho e comendo ela só não está defecando alguém me ajude por favor estou no interior e aqui não tem veterinário .

    ResponderExcluir
  57. Meu gato e sedentário e sem vontade de se roer citar a uma semana está gritando de dor cólicas estou dando lactose Live e benefícios filmes para hidratar mas ele solta uns pedaços de bola parece que faz força e não consegue o que eu faço para ele soltar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vera. Leia todos os comentários da postagem que vc vai encontrar a solução.

      Excluir
  58. Meu nome e Ricardo tenho um gato com deficiencia de Acidente sempre esta constipado ja dei lavagem e nada
    Todo dinheiro que tinha ja gastei com ele moro em aracaju gostaria de saber se voces sabem de alguma ong que possa me ajudar não aguento mais ver ele sofrer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ricardo desculpe a demora na resposta. Não conheço nada em Aracaju. Sou de São Paulo

      Excluir
  59. Ola pessoal bom dia !
    Estou com um gato filhote que nem olho abriu ainda e ele esta miando baixo e axo que esta com prisao de ventre e bartiga muito grande e dura oque fazer?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Elaine. Se o gatinho nem abriu o olho ele deve ter dias de nascido e só bebê leite da mãe ou leite ptório para bebes gatinhos. Nunca dê leite humano para os gatinhos, eles vão conseguem digerir e pode causar prisão de ventre. Nesse caso massagem suave na barriguinha é o suficiente, vc pode tB aquerer uma toalhinha de mao ou um paninho limpo com o ferro de passar roupa e fazer umá compressa. Fique calma

      Excluir
  60. Olá, Angélique, eu li o post e todos os comentários, mas os comentários que falam de gatinho de 1 mes falam mais sobre não dar leite humano, e os comentários que falam sobre o azeite e o mamão não especificam qual a idade do gato. Eu tô sem condições de ir ao veterinário com meu gatinho, e ele completa hoje 3 dias sem defecar, mesmo fazendo xixi normal, sozinho. Eu comecei a aplicar ração embebida em fórmula pra gato ontem, mas mesmo antes de ontem ele já não estava fazendo o cocozinho. Eu estou fazendo a massagem ontem e hoje o dia inteiro, mas nada adiantou. É recomendado dar o óleo ou o mamão para gatinho de um mês?
    Desde já, agradeço. Tô bem preocupada.

    ResponderExcluir
  61. Olá, Angélique, eu li o post e todos os comentários, mas os comentários que falam de gatinho de 1 mes falam mais sobre não dar leite humano, e os comentários que falam sobre o azeite e o mamão não especificam qual a idade do gato. Eu tô sem condições de ir ao veterinário com meu gatinho, e ele completa hoje 3 dias sem defecar, mesmo fazendo xixi normal, sozinho. Eu comecei a aplicar ração embebida em fórmula pra gato ontem, mas mesmo antes de ontem ele já não estava fazendo o cocozinho. Eu estou fazendo a massagem ontem e hoje o dia inteiro, mas nada adiantou. É recomendado dar o óleo ou o mamão para gatinho de um mês?
    Desde já, agradeço. Tô bem preocupada.

    ResponderExcluir
  62. Olá Renata, me chamo Beatriz tenho um gatinho de 2 meses e ele não está se alimentando bem e também não faz Coco. Já levei na veterinária ela deu soro pq ele está desidratado e fez uma lavagem porém não resolveu. Estou usando óleo mineral para estimular em um paninho umedecido. To muito preocupada pq não estou tendo resultado. A única melhora é que ele está comendo patinha de filhote wiskas. Me ajudem estou sofrendo muito e gastando sem resultado algum.

    ResponderExcluir
  63. Olá, sobre o mínilax qual a dosagem para limpeza do intestino do felino? Uma bisnaga só é o suficiente? Uma das
    minhas filhas não consegue defecar muito bem. E percebi que o laxante não tem dado efeito.

    ResponderExcluir

Eu, Miúcha, Tica, Teca, Nito e Lillo
Adoramos sua visita e comentários.
Venha sempre que puder.Lambeijos