quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Gato Despertador? Vc tem um em casa?

Lidar com os gatos te acordando antes até que o seu despertador toque é algo frustrante, especialmente se vc quer dormir.

Contrariamente à crença popular, os gatos não são "noturnos". O termo "noturno" refere-se ao estilo de vida de acordar à noite ao invés de durante o dia, e isto não é o que os gatos fazem. Eles dormem à noite como nós fazemos só que não por um longo período. Os gatos são "crepusculares" isto é, eles são mais ativos ao anoitecer e ao amanhecer, isto ocorre pois seus ancestrais saíam à caça de presas (era mais fácil) neste período e seu relógio biológico foi ajustado a estes horários. Nenhuma criatura em sã consciência saía à caça no calor do dia ou no meio da noite em completa escuridão, embora a visão dos gatos é muito boa eles não podem ver sem luz, por isto eles dormem.

É aí que reside o problema crônico do gato em nos acordar tão cedo pela manhã. Duas coisas se combinam para tornar este fenomeno possível.

1. Natureza. O relógio biológico do gato é estimulado a acordar assim que surgem os primeiros raios de luz (natureza crepuscular) e o informa que está na hora de acordar. Dependendo da hora em que nasce o sol, os gatos podem acordar mais cedo ou mais tarde. Nos países onde temos o sol da meia-noite (ex.: Noruega) os gatos não recebem este alarme pela madrugada. Durante os longos invernos, escuros e sem sol na Antartica, um gato poderá dormir até a hora do almoço todos os dias.

2. Treinamento. Aqui é onde o dono do gato entra. Digamos que seu gato se torne ativo logo pela manhã. Ele logo irá se aborrecer pois não há nada acontecendo ao redor. Se vc, ao ser acordado, compensar o seu gato com atenção tanto quanto ele pede. Ou pior ainda, se vc assume que seu gato está te rodeando, arranhando móveis em sinal de pedido de comida e/ou atenção e vc levanta para atendê-lo, então aí vc fez exatamente o que o gato quer de vc e aí vc será seu eterno escravo e será constantemente acordado de madrugada para atendê-lo.

Neste ponto, fingindo estar dormindo, gritando com seu gato, rolando de um lado para o outro e outras formas de resistência obstinada geralmente não funcionam. O gato continuará, sem dúvida sendo bem sucedido em suas missões em acordá-lo bem cedo todas as manhãs. E lembre-se, recompensas ocasionais são mais poderosas que as recompensas contínuas. Algumas das coisas que vc usa para entreter seu gato só servirá pra reforçar os direitos dele. E no fim, vc será o maior brinquedo do seu gato.

Abaixo algumas sugestões para prevenir o despertar precoce:

Altamente Recomendado

Entenda o seu gato e não o culpe pela maneira que a natureza o desenhou. Tenha um pouco de paciência e tolerância enquanto vc tenta realinhar os hábitos dele.
Cortinas grossas e opacas à prova de luz no quarto e corredores tb escuros à noite, facilitarão uma noite de sono mais longa aos dois.
Não atenda aos chamados insistentes de seu gato.
Alimente o seu gato duas vezes ao dia, em horário definido, mas não o alimente como primeiro ato pela manhã.
Mantenha seu gato ocupado durante o dia (exercícios, jogos, brinquedos)

Coisas que podem ajudar

Tente fazer com que a última alimentação de seu gato seja na hora de dormir (isto ajudará em seu sono).
Se seu gato não tem um outro companheiro providencie um para ele, assim vc deixará de ser sua unica opção de diversão. O uso de hormonios para controle das horas de sono (melatonina) tb poderá ser providenciado pelo seu veterinário, caso ache necessário. Nunca deixe de falar com o vet sobre quaisquer medicamentos que vc queira ministrar a seu gato)

As coisas mais importantes a serem lembradas sobre a "sindrome da manhã" é que é uma tendência natural para os gatos acordar e se tornarem ativos logo ao amanhecer e que os donos inadvertidamente respondem a esta tendência alimentando o gato com atenção e comida.

Se vc não tiver cuidado o gato que vc alimenta às 6hs começará a pular na sua cama às 5:45hs. Se vc atender o seu gato às 5:45 hs. Da próxima vez ele te acordará as 5:30hs e então 5:15hs até vc começar a ser acordado realmente de madrugada.

Devido aos gatos estarem acostumados a quebrarem as regras de casa, especialmente quando o assunto é comida, será necessário que as regras de casa sejam seguidas fielmente. Se vc se render a cada pedido que o seu gato fizer você inadivertidamente estará treinando o seu gato a acordá-lo sempre que ele desejar. O provérbio: "Quem bem faz a cama, bem nela se deita" é bem adequado aqui. Poderá demorar semanas até o seu gato entender mas amanhecerá um dia e ele verá que o nascer do sol não sinaliza que deverá te acordar.

Tradução livre de artigo publicado no Pet Place

Aqui faço o meu parenteses: Aos fins de semana a Nina e a Missy já aprenderam q estou em casa, então, em dias de SOL elas costumam me tirar da cama por volta das 6 horas da manhã, mas eu resmungo, viro do lado e tiro uma soneca de mais 2 horas. Elas ficam em alerta e correm por todo o apto., mas eu ainda as alimento, tomo o meu café, limpo a caixinha de areia, tomo banho e me arrumo para depois leva-las para passear. neste meio tempo elas já se cansaram de me esperar e vão deitar. Quando estou pronta e as chamo para passer saimos as tres alegres e elas só faltam atropelar uma a outra para sair pela porta e descer as escadas do prédio até o jardim. A Missy tinha o costume à noite, quando chegava do trabalho e ficava vendo tv até umas 23 horas, de começar a miar estridentemente até eu levantar e irmos deitar, até que comecei a dar umas corridas nela pela casa e não ligar mais tanto para os pedidos insistentes que ela mudou e não fica mais choramingando. Deita e dorme na almofada e me aguarda para ser levada "de colo" até a cama. Agora, em tempos de mudança de alimentação e onde elas realmente estão comendo bem menos q antes tenho dado ração úmida mais tarde (próximo ao horário de dormir) e de manhã assim que acordo) mas elas tem a ração seca sempre à disposição.
Image Hosted by ImageShack.us

20 comentários:

  1. Waar haal je toch alle informatie vandaan?
    Heel interesant en ik wist niet alles;)
    groetjes van ons en knuffels :))))))

    ResponderExcluir
  2. Toda regra tem exceção e minha exceção se chama Palito. Eu acordo, durante a semana, um pouco antes das 05:30 hs e, mesmo assim, ele começa a fazer de tudo para me acordar uma, ou até duas horas antes desse horário! Esse gatinho gosta da noite mesmo; não espera amanhecer (infelizmente...) Ele não é solitário e as gatinhas que dividem o mesmo espaço (Mimosa, Mia e, às vezes, Snow) geralmente seguem dormindo até que eu me levante. Minha esperança é que quando ele ficar mais velho se acalme um pouco. Beijos

    ResponderExcluir
  3. Minhas duas gatas são despertador, não acho ruim. Uma delas que é a Mimi, me acorda miando. A outra , que é a Bebena, me acorda cheirando o rosto com o nariz.

    ResponderExcluir
  4. Como é que vc faz para passear com gatos? Não consigo nem imaginar...Os meus moram em casa, com quintal grande, árvores, mas tem rede nos muros para que não fujam de forma alguma. Então para mim fica essa pergunta: como?
    Tenho dois machos castrados mas tem um deles que é o chatinho às 6 da manhã...
    Abraço,
    Ana.

    ResponderExcluir
  5. Eu também respeito muito a minha mami! E meu vô e vó quando eles estão aqui.

    ResponderExcluir
  6. Olá turminha do meu coração, vamos às respostas:

    Ana, a Nina e a Missy foram acostumadas desde muito pequenininhas a sairem do apto para um passeio pelo jardim. Nada, nada, são 20 anos que a Nina faz isto e ela conhece o território dela decor. É logico que eu sempre estou por perto vendo por onde elas andam, mas elas têm liberdade total para passear na área delas. Outra coisa eu só saio se souber que tb não tem nenhum outro gato ao redor e/ou cachorro, apra evitar stress. Quando moramos fora daqui por 4 anos, era uma casa, com jardim e não havia nada q as impedisse de ir para a rua mas elas se delimitavam ao perimetro do jardim, não me pergunte como, mas saiba, estas duas garotinhas são muito inteligentes tanto que eu tenho q ficar à disposição para a hora que elas quiserem subir para o apto, pois se eu provoco de me adiantar antes delas estarem satisfeitas com o passeio (e isto dura cerca de 10-15 minutos)a Nina vira uma fera e tenta até me morder. A Missy é mais obediente e é só chamar para vê-la perto de mim para subirmos. Elas são especiais eu sei.

    ResponderExcluir
  7. hahahah... eu também tenho um despertador peludo, o Tigre acorda a casa inteira, mas como todos temos que levantar cedo mesmo...
    Todos os gatos são especiais, eles são únicos! adorei saber sobre o passeio das suas filhotas.
    bjs.

    ResponderExcluir
  8. Oiiiii!!!
    Tem brincadeirinha pra vcs lá no Ronronices...

    Quando der passa lá!

    bjs

    ResponderExcluir
  9. Angelique, achei muito legal elas serem assim tão educadas. Acho que gatas fêmeas são muuuito diferentes dos machos. Tenho amigos que sempre tiveram fêmeas e são militares, ou seja, já mudaram de casa inúmeras vezes e elas acostumam, não dão trabalho, até parecem cachorros. Eu sempre ouvia falar que os gatos se apegavam à casa e voltavam, mas como sempre morei na mesma casa todo o período que tive gatos nunca pude experimentar para ter certeza.
    Sempre tenho muito medo que os gatos fujam para a rua...Outro dia um Maine Coon que eu amava foi atropelado e morreu apesar de eu aconselhar a dona para cercar com rede todo o muro...muito triste.
    Mas parabéns pelas meninas tão educadas.
    Abraço,
    Ana.

    ResponderExcluir
  10. Mamy acorda todos os dias da semana às 5:30 , Billy a acorda exatamente 4:45 todos os dias ( ela o alimenta 6 hrs )fazendo massagem na cama, bem na frente dela, com aquela pelarada toda no nariz KKKKKK E ronrona alto :D

    ResponderExcluir
  11. Adorei as dicas! Obrigada!

    ResponderExcluir
  12. Franisca é siamesa clarinha. tem listras escuras no rosto, orelhas marron escura e o coprto entre cinza claro e esbranquiçada. teve 8 filhotes em duas barrigadas. Deis 4 e criei 4 que depois sumiram. já eram castrados. ficou a mamãe Franisca sozinha como quando chegou aqui um bolinho branco de olhos azuis de 2 meses. ela não sobe em telhado só na mesa guarda-roupa etc. já foi roubada uma vez e estava perto de parir. 8 dias depois as 3 da manhã chegou batendo no portão e gritando se jogou em meus braços desmaiando em seguida. estava só um esqueleto e a barriga cheia de filhotes. sobreviveu e está linda. TODOS OS DIAS ELA ME ACORDA ÀS 5 DA MATINA ME LAMBENDO, CHEIRANDO E DANDO TAPINHAS EM MEU ROSTO. ABRO OS OLHOS E ELA FICA A ME OLHAR. EU GOSTO.

    ResponderExcluir
  13. Querida amiga "meu mundo" adorei a sua descrição. Foi como poesia. É verdade, estes miaus nos deixam de pernas bambas com as peraltices que fazem. Fiquei feliz que a FRancisca está de volta e vocês são felizes. Beijose obrigada por acompanhar o blog.

    ResponderExcluir
  14. Oi... Preciso fazer alguma coisa urgente com o Juca! Ele é castrado e ainda assim é muito ativo a noite! Vai dormir as 21:30/22:00hs, e quando é 2:30hs da manhã já acorda e que sair.. moro em casa, tem um espaço grande e ele adora.. só q as vezes aparecem outros gatos e acabam brigando.. afff :(. As vezes eu consigo "contornar a situação" e ele volta a dormir, mas isso é raro.. Vou tentar outros truque.. rsrsr Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leticia, o seu gatinho Juca só sai a noite pois sabe que o território dele está sendo ocupado por outros gatos. Gatos são territorialistas e detestam invasores. O ideal seria impedir a entrada dos outros gatos em sua casa, telando-a assim protegendo também o Juca.

      Excluir
  15. Tenho dois gatos, Montila que é laranja tigrado, e Blue que è meio ciamesa aviralatada. Irmãos da mesma ninhada. Quando os adotei morava em apartamento, sempre muito exploradores e medrosos se adaptaram muito bem a vida pacata de um apartamento. Quando tive minha bebê passei a levantar a noite para amamentar e eles passaram a me acompanhar, quando minha bebê passou a dormir a noite toda, os gatos em especial o Montila não aceitou está mudança e passou a miar todos os dias às 4:00 da manhã, às vezes 4:30. No apartamento eu passei a levantar, fazer um carinho neles por alguns minutos e voltava a dormir para que eles não acordassem a bebê e o meu marido que nunca gostou de gatos, e que só os aceita pois sabe que eu os amo muito. A um mês me mudei para uma casa maior, com quintal e logo telei os muros. Instalei os bixanos no escritório que fica na edícula e lá eles fizeram seu forte. Deixo ração avontade, agua, caminha e caixa de areia. Nos primeiros dias não exploravam muito e só se escondiam, hoje já andam pela casa avontade, e desde o primeiro dia começaram a miar novamente as 4 da manhã. Já tentei de tudo, fiz carinho e não adiantou, dei umas corridas neles e nada, abri a casa pra eles entrarem, deixei eles dentro de casa, mas ai miam na porta do meu quarto, mas meu marido não permite que eles entrem no nosso quarto. Enfim, não sei mais o que fazer, eles miam todos os dias e estou vendo o dia em que vou me divorciar por causa dessa miação. Preciso de uma luz pois não quero dor meus bixanos, os amo muito e os entendo, por mim dormiriam comigo, mas tenho um casamento a zelar. Vou tentar o alimentador automático o com comidinha umid, mas ele não ligam muito pra isso. Vamos ver se isso ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Beatriz, eu sugiro vc brincar mais com eles e deixar eles com apenas 2 porções de comida por dia. Uma apos vc acordar e cuidar de vc e outra bem próximo da hora de dormir. Faça um teste e ignore os miados o máximo possível. Se puder mante-los soltos e na sua presença ao longo do dia e a noite na edícula tb e um bom exercicio

      Excluir
  16. Oi William. Obrigada pelo seu relato. Fico feliz com o comportamento do Tom, nas seja precavido para q ele tenha uma vida longa e feliz, não deixe de telar sua casa para proteção e segurança dele. Tenho certeza q ele irá agradecer. A Nina e a Missy já se tornaram estrelinhas e estão no céu dos animais. Agora em casa temos 5,Miucha, Tica, Teca, Juanito e Lillo, todos abaixo de 5 anos de idade. Bjokas

    ResponderExcluir
  17. Bom dia! Recebi o conselho de alimentar o gato, com pouco mais de 1 ano (creio, pq resgatei-o da rua com esporotricose) alimentá-lo com 30 g de ração seca por todo o dia e ele fica indócil e não me deixa em paz. Será q apenas 30 g para o dia todo é o ideal?

    ResponderExcluir
  18. Bom dia! Recebi orientação para dar 30 g diária de ração seca durante o dia e 1 sachê de manhã no desjejum, total de 3 refeições. Frederico tem pouco mais de 1 ano e é muito glutão, até estressado de tão de guloso. Não posso precisar a idade pq o resgatei da rua com esporotricose e cuido dele há 4 meses. E cada dia acordo 15´mais cedo para alimentá-lo. Bem, 30 g diária é o ideal, realmente? Agradeço a resposta. iracema

    ResponderExcluir

Eu, Miúcha, Tica, Teca, Nito e Lillo
Adoramos sua visita e comentários.
Venha sempre que puder.Lambeijos