quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Cooper, o Gato Fotógrafo

Cooper, é um pêlo curto americano, de 4 anos que vive em Seattle, EUA, é um gato com uma missão: ele tira fotografias. Seus proprietários, os cineastas Michael e Deirdre Cruz, queriam descobrir o que ele ele fazia diariamente em suas saídas ao redor do bairro, enquanto eles estavam no trabalho.

Assim, surgiu a idéia da montagem de uma pequena e leve câmera digital em sua coleira. Ele usa a câmera uma vez por semana desde 2008. A câmera foi definida para tirar, automaticamente, uma foto a cada dois minutos, e é revestida de plástico para protegê-la das intempéries. Montada e adequada à coleira do felino, esta não dá sinal de que incomoda Cooper em nada e diz-se que: "ele a carrega como um profissional".

Embora, naturalmente, aconteceram uma série de "fracassos", com milhares de fotos fora de foco, escuras ou sem sentido, no conjunto, os resultados de 200 a 400 imagens por dia têm sido surpreendentes - os jardins de pessoas, a paisagem - e em pelo menos uma ocasião, o gato parece ter gasto muito tempo observando um pássaro! Houve alguns sucessos espetaculares - o suficiente para produzir várias fotos veja no Flickr. O casal Cruz criou um "gato-cam slide show" onde os vizinhos podem apreciar as fotos e reconhecer as suas próprias casas e jardins da perspectiva única de Cooper, (Cooper tem 15 cm de altura do chão ao dorso).

Em Fevereiro e Março de 2009 algumas de seus melhores fotos foram expostos em uma galeria de arte local, seu trabalho também tem sido visto em Londres e, claro, na internet. Ele tinha um programa na Cats 101, uma série do "Animal Planet" na TV americana.

Algumas das esforços de Cooper estão à venda, e parte dos recursos vão beneficiar a PAWS, uma sociedade de bem-estar animal em Seattle: Veja aqui as fotos tiradas por Cooper expostas na galeria de arte.

Resultados das fotos parecem mostrar que Cooper, um ex-gato de rua, é um gato solitário. Ele parece não se encontrar com amigos felinos.

Um dia, no meio do inverno 2008 /2009 Cooper voltou para casa sem a câmera, que aparentemente tinha caído do seu pescoço. Isto foi um desastre, mas a substituição foi rapidamente feita e entregue pelos fornecedores originais.

Uns três meses depois, na Primavera, um vizinho apareceu com o dispositivo perdido, que ele havia encontrado em seu jardim. A câmera havia sobrevivido aos rigores de um inverno de Seattle e, apesar de, infelizmente, nenhuma das fotos tiradas na época ter sobrevivido, foi reparadae agora está de volta em uso.

Cooper, naturalmente, tem seu próprio blog com notícias, links, imagens e material de arquivo, desde 2008. Veja o vídeo de Cooper em um dia típico: A Day in the Life.
Image Hosted by ImageShack.us

4 comentários:

  1. A Paula me avisou da doação, obrigada!!!

    :)

    ResponderExcluir
  2. Que fotos lindas tira esse gatinho! Aliás, ele também é muito fofo. Tem um selinho para vocês lá no blog. Beijos para ti e as meninas

    ResponderExcluir
  3. Eu tb postei sobre o gatinho fotográfo, tem um tempinho...Incrível isso!. E Deus meu, imagino todos aqui de casa, tirando fotos...Que loucura!. Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Queridas, existem vários gatinhos fotógrafos pelo mundo afora. A Drica postou sobre o Fritz, um gatinho na Alemanha, o Cooper é um gatinho americano, tb cheio de predicados. Beijos

    ResponderExcluir

Eu, Miúcha, Tica, Teca, Nito e Lillo
Adoramos sua visita e comentários.
Venha sempre que puder.Lambeijos