quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Esporotricose Felina

A esporotricose é uma micose sistêmica e uma das doenças que acometem os felinos. Ela é classificada como uma zoonose. Zoonoses são doenças animais que podem ser transmitidas ao ser humano.

Apesar dessa classificação, não significa que o ser humano só seja afetado pela esporotricose através dos felinos. Ele pode se contaminar diretamente e da mesma forma que os animais.

A doença é causada através de um traumatismo na pele causado por gravetos, espinhos e outros e pode abrigar nesse traumatismo/feridas o fungo Sporotrix Schenckii. Este fungo vive em locais tais como vegetais, solo e restos orgânicos predominantemente em países tropicais embora seja encontrado em todo mundo.

Os sintomas da doença são: lesões localizadas na cabeça, mãos, patas e caudas. Na sua fase inicial a doença pode ser confundida com feridas comuns causadas por brigas entre gatos. Entretanto essas feridas ou caroços se transformam em úlceras com pus e crosta.

No agravamento da doença o animal pode apresentar um quadro de falta de apetite, aumento da temperatura do corpo (febre), prostração e a disseminação das feridas em outras partes do corpo.

Para se tratar um felino com esporotricose deve-se seguir atentamente as orientações dos veterinários. Atualmente existem, no mercado, medicamentos a base de itraconazol que têm apresentado bons resultados. A medicação deve ser utilizada até a total cicatrização das feridas para evitar uma recidiva.

Outros procedimentos que devem ser aplicados são:

o desinfecção no local onde o felino permanece com hipoclorito de sódio. A dosagem deve ser feita pelo veterinário;

o separar o animal doente dos outros;

o atenção do profissional ou do dono do gato para a assepsia correta após o contato com o animal;

o cremação do animal em caso de falecimento devido à doença e,

o a castração dos gatos machos que, por circularem pela rua, são mais propensos a brigas que podem causar feridas e acidentalmente abrigar o fungo.

Publicado por Dr. Francisco José Lima de Sá
Gravura: A. Langston
Image Hosted by ImageShack.us

153 comentários:

  1. Queridas, tem um selinho lindo que fiz para todas as amigateiras, algumas estou avisando, mas quem quiser levar e seguir as regrinhas é claro, pode pegar! Passa lá e veja que lindinha minha Bebel!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. SALVEI UM GATO AMARELO COM BRANCO E COM OLHOS VERDES COM MENOS DE 1 ANO DE IDADE DAS RUAS.
    ELE APRESENTOU UM QUADRO DE ESPOROTRICOSE NA PATA TRASEIRA DIREITA. FIZ O EXANTE DE RASPAGEM E CITOLOGIA.
    ELE TOMOU O ITRACONAZOU DE 50ML(2 CAIXAS) E 100ML(2 CAIXAS0 DURANTE 2 MESES.
    OCORREU UM FATO ESTRANHO,O VETERINARIO FEZ A CASTRAÇÃO DELE PQ TINHA NO SACO ESCROTO UMA CARNE ESPONJOSA QUE TOMO O SACO TODO, POR ISSO FEZ A CASTRAÇÃO.
    MAS DEPOIS DE 15 DIAS VOLTOU FERIDAS NO PENIS E AUMENTO DE TAMANHO E INCHAÇO COM SANGUE E COSTRAS DA FERIDA, NAS DUAS PATAS TRASEIRA ABRIU FERIDAS E NA PATA DA FRENTE TAMBEM.
    E PERCEBI UM FATO INESPERADO QUANDO FAZ CALOR AUMENTA AS FERIDAS E SANGRA E O GATINHO SENTE DORES E APRESENTA PERDA DE PESO POR MAIS QUE ELE SE ALIMENTA.
    ESTOU ASSUSTADA E SOU LEIGA TOTALMENTE SOBRE ESSA DOENÇA.
    GRAÇAS A DEUS ELE COME E BEBE AGUA SUFICIENTE, MAS TEM FREBRE A NOITE.
    AGORA O VETERINARIO PASSOU POR 60 DIAS ITRACONAZOU DE 50ML PARA TOMAR 1 VEZ AO DIA.
    MAS UMA VITAMINA BUL VITA, 3ML AO DIA.
    POR FAVOR AGUARDO UM BREVE CONTATO COM A MAIOR URGENCIA.
    MEU EMAIL É KADJA,SABATINNA@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kadja, conseguiu curar seu gato? O meu está com esses ferimentos, menos o do pênis. Não existe um veterinário competente que resolva esse problema, é angustiante!

      Excluir
  3. Tenho um gatinho de 7 anos (Nick),ele é castrado. Em janeiro desse ano a pele dos olhos dele ficaram esticadas até o meio dos olhos e ele começou a ficar prostado, levei-o ao vet e ela passou um colirio p 7 dias e não teve melhora, então ela aumentou para 14 dias. Não melhorou e o médico então aplicou um antibiótico e um anti-inflamatório p 3 dias. O nariz dele começou a virar uma bolotona e como eu tenho + 2 gatos eu pensei q tivessem brigado e ferido o nariz dele. Por conta da bolota ele tomou + 3 dias de antibiótico e anti-inflamatório injetavél. No carnaval a bolota abriu em ferida e também apareceram feridas na cabeça, orelha e pata. Fui a outro médico q pediu q eu voltasse 2 dias depois, e qdo retornei me solicitou exame de esporotricose, q deu positivo. Ele esta tomando ITL 100 ha 20 dias, e notei q ele esta mais animado e as cascas estão demorando mas a cair, sangrando menos. Só q ele esta perdendo muito peso, pois quase não se alimenta, já tentei de tudo, pates, saches pedacinhos de carne, etc. mas ele só come bem pouquinho. A medica diz q é por causa do nariz dele q encosta no alimento, mas acho q pode ser por causa do remédio. Agua ele esta bebendo, só não se alimenta. Não sei o q fazer, pois se parar o remédio ele pode vir a morrer. Podem me dar uma ajuda? Por favor, estou desesperada.
    e-mail npbbio@terra.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olha viviane meu gato tambem esta com essa doença e a veterinaria mandou eu dar itraconazol 50mg so que o caso do meu e bem delicado pois ele não se alimenta nem bebe agua tenho q dar na boca
      meu email:ide.ap.lima@gmail.com

      Excluir
  4. Prezados Anonimo e Viviane, como os felinos amados já foram medicados e tb já passaram pela observação de um veterinário, agora só resta aguardar, seguir com o tratamento correto. Para alimenta-los tentem colocar a comida de pouquinho na palma da mão ou direto na boca deles, ams bem de pouquinho caso haja lesões na face ou outro. Obrigada pelos comentários

    ResponderExcluir
  5. Olá aos amantes de gatinhos.

    Tenho uma gatinha de 12 anos com esporotricose. Estou no 3º tratamento com itraconozol (inicialmente 50 e agora 100). Na 1ª vez que foi diagnosticada a doença com feridas na pata traseira esquerda e no dorso do rabo, em 4 meses de tratamento a minha gatinha ficou boa e parei de dar o remédio. Erro imperdoável da minha parte pois a doença voltou. No segundo tratamento o remédio como era em cápsula e devido ao sacrificio pelo tamanho em dar ao animal, eu abria a capsula e dava o pó misturado com aguá ou com um outro medicamento INTERFERON. Aos 5 meses não tive nenhum resultado voltei ao veterinário que me informou que era errado abrir a cápsula e que a gata apresentava rinotraqueite também. Então pela 3ª comecei outro tratamento do zero e desde outubro de 2010 to dando itraconozol de 50 em pasta de sabor manipulada pela Drogavet. Em fevereiro deste ano ela teve uma piora, perdeu peso e deu bicheira na ferida da pata. O veterinário aumentou a medicação para 2x ao dia durante um mês e depois voltaria para 1x e mais o interferon 1ml 1x ao dia por tempo indeterminado. E mandou fazer exame de FILV E FELV que deu negativo. A ferida da pata fechou, mas a do dorso continua e apareceu no nariz e na barriga que ja tem quse 5 meses. Procurei um dermatologia em maio que aumentou a dose de 50 para 100 1x ao dia.
    Estou desesperada a minha gatinha não apresenta melhoras as feridas são horríveis, o nariz está esfacelado, apresentando dificuldaddes enormes de respiração. Ta com perda de peso, mas continua bebendo aguá e com apetite mesmo comendo pouco. Ela não faz mais a higienização dela, só se lambe para coçar a s feridas. Nao consigo dar banho nela pois parece que ela vai infartar. E parece que a rinotraqueite voltou esses dias. Sei que tem um outro medicamento que pode ser associado ao itraconozol que é o iodeto, mas o veterinário disse que o medicamento é muito forte pra ela por ser idosa.
    Sinceramente estou desesperada fico preocupada dessa doença atacar o pulmão dela.
    O que vocês podem me orientar pelo amor de DEus?????
    Ana Paula
    anapaularangel@ig.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, a única solução que obtive melhoras para o meu gatinho foi com a capsula aberta que misturo na pastinha de carne. Depois que perdi o meu outro q tratei com o medicamento da pasta manipulada c remedio e ele só foi piorando. Agora uso o medicamento itraconazol. coloco a pastinha em pequena quantidade no pratinho dele e coloco o remedio meisturado e ele está muito melhor. Para as feridas uso pomada de cetaconazol e agua sanitaria diluida em agua para higienizar o local que ele dorme. Compro a medicação na ultrafarma on line que é muito mais barato.

      Excluir
    2. Eu passei por tudo isso que todos vocês passam com seus Gatos com esporotricose,é não suportava mais o sofrimento do meu gatinho, então decidi que a melhor opção era a eutanásia,pois isso aliviaria o sofrimento vde ambas as partes e evitaria o contágio aos outros 8 Gatoso que não foi possível pois 3 ja estão contaminados e estou pensando seriamente em eutanásia novamente para vê se consigo livrar os outros 5 😿

      Excluir
    3. Compro o itraconazol 100mg em farmacia comum e dou uma capsula ao dia. Abro a capsula e misturo em um pouco de pastinha para gatos. Ele come tudo. tratamento no minimo por 6 meses. Melhoras a partir do 2 mês.

      Excluir
  6. Olá meu nome é Deborah e meu gato de 1 ano teve esporiotricose a menos de 6 meses, fez o tratamento com itraconazol de 100mg durante 90 dias. Com mais ou menos um mes de termino do tratamento ele voltou a apresentar novas feridas pelo corpo. Será que é a doença de novo???? Ele é um gato caseiro, é castrado.O cetaconazol faz o mesmo efeito do itraconazol???????
    Obrigada !!
    Aguardo uma resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Fernanda, infelizmente não tenho como te responder esta sua duvida. Peço que se oriente junto ao vet de seu gatinho para esclarecimentos. Obrigada pela visita.

      Excluir
    2. Fernanda Luna o cetaconazol nãooooo faz o mesmo efeito do itraconazol!!!!
      Procure o veterinário urgente.

      Excluir
    3. Boa tarde! Meu gato apresentou ferida na dobra da para dianteira, entre o dedo da para traseira e tórax, encontra-se sem febre e se alimentando anormalmente.As feridas tem forma de úlceras com crosta amarelada com tamanho de 1centimentro. Já a ferida da para traseira elimina secreção serosanguinolenta com apecto esponjoso. No consultório veterinário foi realizado exame de cultura das feridas, hemograma e enzimas hepáticas. Os exames de sangue e hepático estao bons e a cultura da ferida deu positivo pra esporitricose.
      Foi receitado 1 cápsula de Intraconazol de 100 mg por 90 dias 1x ao dia e Hphar suplemento que nutru e protege o fígado do animal, meio comprimido 1 vez ao dia.

      OBS os medicamentos são enormes e uma técnica que aprendi para administrar o medicamento é colocando o gatinho no colo deitado com a barriga para cima. com o comprimido na mão, abra a boquinha com o dedo mínimo empurrando a mandíbula para baixo, jogue o comprimido bem lá atrás na garganta e pronto, o animal nao consegue cospir de volta.

      Colocar rifocina e outros medicamentos na ferida só fara eles lamberem a lesão até sangrar. Mantenha o colar elizabetano durante apenas alguns períodos do dia para evitar lambidas nas lesões, isso irá ajudar a acelerar o processo de cicatrização. Outra coisa é quando o prazo do tratamento estiver próximo de terminar, leve o anima ao consultório para avaliação, isso evitará as recidivas da doença.

      Excluir
  7. Estou com a minha gatinha com essa doença, o nariz dela está em carne viva, ficou mt triste em ver ela desse jeito, estou dando itrazonazol, mas não vejo melhora no nariz, será que tem outro remédio q eu possa passar no nariz dela.


    Obrigado! Aguardo uma resposta.

    ResponderExcluir
  8. MINHA GATINHA ESTÁ COM ESSA DOENÇA, O NARIZ DELA ESTÁ EM CARNE VIBA, FICO MT TRISTE DE VER ELA DESSE JEITO ESTOU DANDO ITRACONAZOL, MAS O NARIZ DELA NÃO MELHORA, SERÁ Q TEM ALGUM OUTRO REMÉDIO Q EU POSSA ESTAR PASSANDO NO NARIZ DELA.
    OBRIGADO. AGUARDO RESPOSTA

    ResponderExcluir
  9. MEU GATO TEM ESTA DOENÇA NA CAUDA A CAUDA DELE ESTA DURA E COM CASCA E PARECE QUE A CAUDA VAI CAIR EM QUALQUER MOMENTO COM MUITO PUZ O QUE FAZER ??????

    ResponderExcluir
  10. Fernanda, o melhor a fazer é leva-lo a um veterinário; ele vai examina-lo e medica-lo da melhor forma. Desejo melhoras pro seu miau. Bjs

    ResponderExcluir
  11. O meu vet indicou rifocina para aplicacao topica e isot tem ajudado.

    ResponderExcluir
  12. Olá meu gato está com esse fungo, o veterinário confirmou semana passada (13/04/2013), mas não acho em lugar nenhum o Itraconazol de 50mg somente de 100mg.
    O vet indicou o de 50mg durante 30 dias 1 vez ao dia, posso dar ao meu gato o de 100mg? Se sim, muda a quantidade de dias?
    Alguém pode me ajudar?
    Ele está muito ruim e não tenho mais como voltar ao vet por problemas financeiros serios... =(
    Alguém que já teve um bichinho com esse fungo pode me responder?

    Meu e-mail é: a-gabriella@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu gato tem fungo. A vet. receitou itraconazol 50mg. Dosagem maior vai prejudicar o animal.

      Excluir
    2. Rosane, se o itraconazol q vc achou é de 100mg, dê metade do comprimido durante 30 dias. A dosagem correta é de 10mg/kg de animal. Se os eu animal pesa 4 kilos dê metade, e ele pesa até 2 kilos dê 1/4 do comprimido de 100mg. Entendeu? Ah, e não deixe ele ir na rua pois senão ele nunca será curado

      Excluir
    3. O veterinário passou o de 100 p o meu gato

      Excluir
    4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    5. É melhor o da farmácia é mais seguro tem certas farmácias de manipulação q falcifica o remédios

      Excluir
    6. O vet tb passou de 100 pro meu gato que está com esporo dentro do nariz e nos testículos. passo margarina na capsula de itraconazol e imobilizo o gato segurando na parte de cima do pescoço e enfio a capsula goela a dentro. fecho a boca e sopro o nariz.Ao mesmo tempo massageio a parte externa da garganta. Meia hora antesdou 0,2ml de ranitidinana seringa para preparar o organismo e faço ele comer pastinha um pouco mais dissolvida na água pra que ele prepare o estômago. Mais tarde dou 0,5ml de hepatilon para proteger o fígado tb. Esse dou de manhã e a noite. Ele passa a maioria do dia com o colar para não se lamber. Só tiro para ele se alimentar. Lavo o testiculo com soro,água oxigenada se estiver purulento e seco pra colocar a pomada. Ainda não houve recuperação total no testiculo, mas pelo menos não está mais saindo secreção.

      Excluir
    7. Meu gato tem entre 3 e 4 anos. O peguei na rua dia 24/3/2015. Estou dando itraconazol 100mg desde 02/04/2015 conforme indicação de dois veterinários e de informações de várias amigas que trabalham em resgate de animais.

      Excluir
  13. Um gato aqui de casa apareceu com um problema semelhante, acredito que fosse esporotricose, sempre que eu conseguia pegar ele eu colocava remédio (pomada), por duas vezes ele ficou curado, limpinho criou pele e pelo, mas, gato macho, sempre na 'gandaia' novamente surgia outra lesão....Depois, o dono dele foi embora e o deixou e ele sumiu...

    ResponderExcluir
  14. Meu gato tem uma alergia fica se lambendo demais, ele é castrado tem uns 8 anos agora começou sair umas feridinhas no corpo fiz anti-alérgico dei anti pulga sumiu mas voltou continua se lambendo , alguém sabe que posso dar para ele
    meu e-mail andreiaop@gmail.com

    ResponderExcluir
  15. O meu gato se chama Joris, ele é castrado, de pelagem branca e marrom, olhos azuis e está com 10 anos de idade. Acontece que eu não consigo mantê-lo dentro de casa, porque recentemente chegou o Jake, um gatinho filhote que implica com o Joris direto. Por isso, ele praticamente não consegue entrar em casa mais. Vive na rua e na casa da vizinha. Apareceu essa ferida atrás da orelha dele. Estou preocupada, pois ele já está na terceira idade e não tem mais a saúde de antigamente. E pra complicar mais, fica se metendo na briga dos outros machos aki no condomínio. Vou levá-lo ao vet.Tomara que ele melhore logo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faça isto sim Luana. O veterinário pode identificar a causa e proceder com um correto tratamento e até mais eficiente. Vou ficar torcendo para que ele melhore logo e que ele tb retorne para casa para uma convivência saudável com o Jake. Beijokas

      Excluir
  16. Meu gatinho esta com essa doença, quanto tempo leva o tratamento? Grata

    ResponderExcluir
  17. meu gato foi diagnosticado com esporotricose, mas ele se lambe muito tentei colocar uma faixa e não adiantou comprei a coleira e também não deu certo o que posso fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EU OUVI O VETERINÁRIO, FALAR PARA MM, QUE TEM QUE COLOCAR O COLAR CERVICAL E PRENDE-LO. PARA ASSEPSIA, TEM QUE USAR IODO DILUIDO NO ALCOOL NAS MÃOS DO DONO.

      Excluir
  18. Aline, existem em pet shops roupinhas cirurgicas para gatinhos...vc poderia comprar uma para poder manter o curativo sem ser lambido. isto ajudaria. No começo ele vai estranhar um pouco mas depois ele se acostuma. Vc não pode é "amolecer" com as ranhetices dele. Se é para o bem dele não lamber as feridas, mantenha o colar para impedi-lo de se machumar mais ainda. Desejo melhoras para seu gatinho. Bjs

    ResponderExcluir
  19. Eu encontrei o Itraconazol em farmácia de humanos posso comprar? E qual a dosagem, eu peguei o gato da minha visinha e quero tratá-lo, a minha vizinha disse q o marido dela estava querendo matá-lo pq o tratamento é muito caro, espero que possar me ajudar com a resposta sobre o remédio, o gato está com uma ferida em cima do olho somente, se alimenta e bebe água e brinca normalmente, está castrado e vacinado contra a raiva. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não compra faz manipulado o efeito e melhor e mais barato

      Excluir
    2. O itraconazol de humanos, segundo as pessoas que resgatam, é o mesmo oferecido aos animais nos centros de zoonozes,ou locais que cuidam desses animais O laboratório é PRATI. Bem, consegui este e é este que estou dando.

      Excluir
    3. O meu gatinho tbm esta com essa doença, estou assustada de imaginar a luta que vai ser, pois ele é muito arisco!
      Estou dando itraconazol de 100, mas divido a dose em duas...comprei pelo laboratorio Prati tbm, abro a capsula e divido, pois foi a melhor forma de dar o medicamento a ele!
      Espero que apresente melhora logo!
      A lesao dele é no nariz e nas patas traseiras, sente muita dor ao tocar no nariz, espero que nao pare de comer como os de alguns colegas aqui, ainda bem que descobri de inicio!

      Excluir
  20. Oi Christiane, fiz uma pesquisa na net e encontrei alguns estudos clinicos para tratamento de esporotricose felina com uso de Itraconazol e o recomendado é: o tratamento de escolha para esporotricose é o itraconazol na dose de 10 mg/kg,
    por via oral a cada 24 horas, sendo o mais tolerado pelos gatos e deve ser continuado por um período de 30 dias após a remissão clínica, tendo um prognóstico favorável se o animal não
    apresentar envolvimento sistêmico. Cada capsula tem 100mg, precisa ver o peso do gatinho para poder dividir a capsula. Se ele tiver uns 4 kgs dê metade a cada 24 horas e se ele tiver 2 kgs, divide em 4 e dê 1/4 de comprimido a cada 24 horas. O tratamento deve ser ininterrupto por 30 dias, não deixe de verificar se existem reações adversas e procure um veterinário. Espero ter ajudado. Uma braço e nos dê notícias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, vim aqui pra dizer que ele está muito bem, que está super lindo e praticamente curado, o ferimento já está cicatrizado e já está fechando com novos pelinhos, muito obrigada pelo apoio de vcs.

      Excluir
    2. Não pare o tratamento que leva em torno de um ano.

      Excluir
    3. Poderia me dizer Como vc deu o intraconazol?

      Excluir
  21. Muito, muito, muito obrigada, estou mais tranquila! E muito feliz pelo apoio, darei notícias dele sim, grade abraço!

    ResponderExcluir
  22. Nunca!nunca! Suspendam o tratamento! Pois a doença volta!
    Se o gatinho perder o apetite...interrompe a medicação apenas por uns dois dias ! Só o suficiente para ele se reestabelecer e voltar a comer , retorne com o medicamento e prossiga tratamento até o fim! O que pode durar até três meses (não custa tão caro)
    Lembrem de higienizar todo o local onde o gato fica , com hipóclor ito de sódio(CLORO)

    ResponderExcluir
  23. Olá pessoal! Estou começando a ter excelentes resultados, combinando o tratamento com itraconazol caixa de 15 capsulas de 100 mg. Abro uma cápsula, retiro metade do conteúdo (são umas bolinhas brancas) e faço duas doses de 25 mg para administrar de 12 em 12 horas (Uma capsula serve para fazer 4 doses. Para que a gata tome os remédio, uso whiskas. Aquele que tem uns pasteizinhos. Com o grão quadradinho deste whiskas, consegui colocar os 25 mg de itraconazol em 11 grãos. Faço um furo em cada um dos 11 grãos da ração, utilizando manualmente um broca de aço rápido ou para furar madeiras destas que se usa em máquinas de furar que custam uns R$ 3,00 ou R$ 5,00. Depois de uma semana, minha gatinha que é muito chata e cheia de frescuras, não quis mais comer o grão quadrado, então passei a perfurar os pasteizinhos e consegui colocar os 25 mg em 6 deles pois os pastéis abrigam mais bolinhas de itraconazol que os grãos quadrados. E para fechar os furos tanto dos grãos como dos pasteizinhos, utilizo dois grãos quadrados amolecidos com alguns minutos dentro de uma tampinha com água. Faço uma massinha com os dedos e tapo os furos e com isso a gatinha come sem pestanejar.) E só comecei a notar as feridas fecharem, depois de passar a limpas a casa com um produto chamado ErbalVet TA da
    ourofino 1 Litros custa em torno de 50 a 70 reais, mas é super concentrado. (É um desinfetante usado em clinicas veterinárias. É fungicida, bactericida e viricida). Retirei todas as madeiras velhas do ambiente (Prateleiras, plantas secas dos vasos e qualquer coisa que possa abrigar os esporos como madeiras velhas e secas) este desinfetante é muito bem tolerado pelos animais, não faz mal algum e rende muito, pois com uso 10 ml do produto super concentrado você dilui em dois litros de água filtrada (O cloro e sabão reduzem ou neutralizam a ação do princípio ativo). A cada dois dias lavo a casa, usando um MOP (espécie de balde com centrífuga que facilita a vida pois você não precisa torcer panos nem colocar as mãos na água suja e custa uns 150 reais e dura muitos meses ou até anos) com isso você limpa perfeitamente um apartamento em menos de 30 minutos. O ambiente limpo é o segredo para que o itraconazol funcione com muito mais eficácia no combate a esporotricose. Estou muito feliz com isso, pois do jeito que estava indo, iria perder minha gatinha para essa doença. Boa sorte a todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcos, muito obrigada por seu depoimento a ajuda a todos que solicitam orientação e cuidados para a Esporotricose Felina. Um forte abraço, coçadinhas e cafunés na sua =^..^=inha

      Excluir
  24. Olá! Tenho gatos e gatas com essa doença,esporotricoze. Luto muito para tratá-los e às vezes me desespero pois parece que estou "enxugando gelo"!! É uma doença cruel, difícil de tratar e que apesar de não ser tão caro, torna-se muito difícil para mais de um gatinho. Só passei aqui para agradecer pelo blog, pelas pessoas que escrevem, pela ajuda solidária de uns aos outros. Só assim parece que o ânimo continua, já perdi um gato muito querido com essa doença quando ainda não sabia nada a respeito. Por favor, continuem escrevendo para que possamos continuar acreditando e não entregando os pontos. Sinto muita tristeza e cansaço, não desistirei nunca de ajudar meus gatinhos mas está desalentador, me sinto doente e muto triste. Abraços à todos e obrigada mais uma vez!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se vc as levar ao Centro de Zoonose (não sei existe ai ou outro órgão do governo similar) voce terá toda a orientação e também o remédio gratuito

      Excluir
  25. Esqueci de dizer, tenho uma gatinha que também se chama Miúcha, ela nasceu de cesária, já foi mamãe e é tão pequenina que não pude castrá-la. Está sofrendo com esporo, seu focinho e patinhas estão de forma lastimável, mas continuo o tratamento e darei notícias de melhoras dela se Deus quiser. Por favor. gostaria de saber se a pomada de Cetoconazol pode ser usada em curativos nas patinhas? Vivo no "sufoco" limpando com soro, uso pomada vet. calêndula e unguento p/ impedir de moscas pousarem, já tive alguns casos terríveis mas nunca usei essa cetoconazol. Tento fazer tudo que posso e sempre faço o Itraconazol na farmácia de manipulação, sai caro e como são vários, fica difícil. Sempre que consigo, pago consulta de um gatinho peço a receita p fazer o remédio, não dura muito. Gostaria de saber mais a respeito de uma farmácia que li num outro post. Não vamos usar os nomes p que não gere problemas p/ vcs. É realmente mais em conta por internet? Agradeço quem puder me orientar sobre curativos do animais, higienização, enfim...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. estou com o meu gato muito doente varias feridas patinhas nariz pescoço orelhas.... usa cetoconazol2% talco iodeto de potássio80ml itraconazol 100ml silimarina 80ml juntos surti muito efeito....mais uma coisa o fungo fica na saliva quanto mais se lambe mais espalha a doença.... o ideal e colocar abajur custa 10 reais so retirar para comer assim não vão ficar lambendo estou na mesma batalha.... fica a dica drogavet

      Excluir
    2. Renato, obrigada pela participação no blog e suas dicas. Ah, só para te orientar não é abajur o nome do instrumento veterinário usado. O nome correto é colar elizabetano ou isabelino. Ah, por favor,sempre q mencionar nome de empresa situe a que cidade pertence. Muito obrigada =^..^=

      Excluir
    3. Estou cruzando informações com várias pessoas que conheci e que conseguiram curar seus felinos. O tempo real para se conseguir a cura, geralmente é de 8 meses a um ano. Mas todos chegaram a conclusão que não adianta perder tempo com medicamentos veterinários e nem com o manipulado (são muito fracos) os resultados são conseguidos com Itraconazol de gente mesmo e dando uma cápsula por dia e de preferência dando 50 mg de 12 em 12 horas, como o Itraconazol 100 mg com 15 Capsulas de um desses laboratórios, o Teuto que fabrica o Fungonax e o outro é fabricado pelo laboratório Prati Donaduzzi (Este último é usado pela Fiocruz) Com estes, você terá certeza que está dando Itraconazol mesmo! Podem existir outros e até de farmácias de manipulação que funcionam, mas as que me indicaram até aqui, não fabricam Itraconazol na concentração
      correta (O de 100 mg de farmácia de manipulação chega a ter apenas 10 mg do princípio ativo e não os 100 mg que deveria ter). Não vou divulgar os laboratórios que me decepcionaram, pois isso irá gerar muita confusão, mas pelo menos estes que falei são 100% confiáveis. Na Ultrafarma os preços são os mais baixos, mas as estregas nas últimas semanas estão ficando a desejar, pois não mandam mais em casa, somente para ir buscar nos correios (Aqui no Rio de Janeiro). E se isolar os bichos, a cura será muito mais demorada, porque eles vão ficar tristes. Procure sempre misturar as doses em alimentos que eles gostem muito. Como os pasteizinhos para bolas de pelos que são vendidos em lojas de ração como petiscos deliciosos. Basta perfurar os pasteizinhos com uma broca para madeira ou aço rápido de uns 3 mm de largura. Colocar os grãos de itraconazol dentro do furinho e tapar com patê de carne para gatos e pronto! Eles vão tomar o remédio sem problemas. Alguns gatos adoram gema de ovo cozido e isso ajuda muito também. Não exagere! Algumas pessoas desaprovam, mas os meus gatos quando comem isso, brincam muito mais e ficam com muito mais apetite no dia que dou gema de ovo para eles. Mas nem todos os gatos gostam, alguns nem tocam e outros até se mostram agressivos e barulhentos para tentar intimidar outros gatos de se aproximarem do lanche de ovo cozido, eheh! Boa sorte!

      Excluir
    4. Mais uma vez obrigada Marcos por partilhar de suas experiências aqui com nossos seguidores. Valeu pela ajuda. =^..^=

      Excluir
  26. não compra prq e muito mais caro e o efeito e mais lento... tem q administrar com iodeto de potássio de 80ml e silimarina de 80ml e um talco pra passar no ferimento cetoconazol 2% feito na manipulação drogavet mais uma coisa a ferida cresce e aparecera em outro lugares o indicado e colocar um abajur para evitar q fique se lambendo.... meu gato esta com o mesmo problema... e apareceu feridas em outras parte do corpo... o tratamento e longo cerca de 8 meses q o veterinario me deu

    ResponderExcluir
  27. Katinha Portela e demais amigos que tanto cuidam dos queridos gatos! Não podemos desanimar, essa doença é cruel, horrível, mas temos que continuar.
    O itraconazol é o medicamento adequado, o que vai variar é a dosagem. Meu gato estava muito ruim, achei que ele ia morrer, estava com o nariz destruído, não comia e nem bebia. Ele nem respirava direito, não conseguiadormir. O vet indicou iodeto de potássio xarope, depois de três dias meu gato já era outro. Com a medicação sendo cada da forma correta, o nariz foi se recompondo, nasceram até pelos novos no nariz. Também fiz nebulização duas vezes por dia com Clenil-A, acabei comprando um nebulizador só pra ele. Eu colocava o Clenil no nebulizador, colocava meu gato dentro da caixa transporte, direcionava o tubo pra frente e fechava a caixa, cobria com um pano. Ele ficava quietinho. Quando acaba a nebulização não pode soltar o gato de uma vez, tem que esperar uns minutos e depois soltar. Nas primeiras vezes ele se espantava com o barulho, mas depois ele ia sozinho para a caixa e ficava esperando. O Clenil é muito bom se o nariz do gato está muito ferido, pois o canal de respiração dos gatos é muito fino. Quem precisar de dicas pode me escrever, klma26@hotmail.com
    Quem quiser, pode me adicionar no Facebook (Keith Araujo), lá tem foto do meu gato, que tá lindo agora! Bjs pra todos e saúde para nossos queridos amigos felinos!

    ResponderExcluir
  28. Keith, muito obrigada por seu depoimento e auxilio a todos os seguidores do blog com orientações super importantes sobre a Esporotricose Felina e seus tratamentos. Em breve visitarei seu face. Uma braço e bom fim de semana

    ResponderExcluir
  29. Gente preciso de uma opinião. Adotei uma gata de rua c dois filhotes. Qdo ela foi castrar na Suipa a medica imediatamente percebeu o nariz inchado e cancelou a cirurgia. Apesar dela nao trr nenhuma lesão fizemos o exame de lamina e deu positivo para esporotricose. Os filhotes fizeram coleta de secreção hj e o resultado sai essa semana. A minha duvida é sobre a maneira mais eficiente de ministrar o itraconazol. Um falou q nao pode abrir a capsula q tem q enfiar goela abaixo. A outra falou q pode abrir e por na pastinha. Vcs q tem mais experiência....posso por as bolinhas na pasta? Dessa forma ela comeu bem. Enfiar goela abaixo vai ser dificil pois ela é uma fera!!! Mas to com medo pq o medico disse q se eu abrir a capsula, o medicamento é absorvido antes de chegar ao duodeno e q ela vai começar a vomitar em alguns dias. O q vcs acham????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nao pode dar com nada derivado de leite. a médica disse que dificulta a absorção. nada de leite, requeijao, ou ração de filhote q tem leite. O itra precisa de um ambiente ácido para ser absorvido e o leite é alcalino...

      Excluir
    2. Obrigada pela dica Bebel. Bjs.💋

      Excluir
  30. Marici, o vet disse que o ideal é que o gato tome a cápsula inteira, mas é muito difícil. Meu gato não toma a cápsula, então todos os dias eu abro a cápsula e coloco no caldinho da Wiskas sachê ou num pouco de danoninho (ele adora). É melhor dar o itraconazol em pastinha ou no danoninho do que não dar. Mantenha as unhas do gatinho sempre aparadas. PESSOAL, NÃO PODE USAR POMADA COM CETOCONAZOL NAS FERIDAS ABERTAS EM GATOS COM ESPOROTRICOSE.
    O itraconazol, com alguns dias sendo ministrado, trata de fazer com que as feridas fechem. Caso queiram, usem Fibrase pomada ou Colagenase pomada em feridas, também pode usar Rifocina Spray, mas estes remédios tópicos servem mais para evitar miíase do que propriamente para fechar as feridas. A tendência das feridas de esporotricose é abrir e alastrar pelo corpinho dos gatos. O itraconazol trata de fazer com que as feridas sequem e fechem.
    Como falei anteriormente, a nebulização com Clenil-A é ótima para gatos que estejam com o nariz destruído/ferido e ajuda o gato a voltara respirar bem. Meu gato nem dormia mais, estava com o nariz muito destruído, o Clenil-A o ajudou muito. Com o tratamento sendo feito certinho, o gato vive bem.
    E fiquem atentos, porque muitas farmácias de manipulação etão misturando farinha no itraconazol pra render. Se você está medicando com itraconazol e seu gato não está melhorando, o remédio pode estar sendo misturado e a eficácia é menor. Bjs pra todos!

    ResponderExcluir
  31. Gente. Há dois meses atrás, Marla me viu na rua e me escolheu pra ser sua dona. Com quase 1 mês, surgiu uma bolinha no olho. Levei ma vet q receitou antiinflamatório. 2 dkas depois, surgiu a ferida na cabeça. Com mais 1 semana e meia conseguimos diagnosticar como Esporotricose. É uma no olho e uma na testa. Estou tratando há 4 dias com o Itraconazol e passando uma pomada nas feridas(que passo e vou brincar com ela, pq ela tira tudo :() . A cada dia que passa fico mais agoniada e desesperada. Hoje cheguei e escorria sangue do olhinho dela. Completamente sem sono e me revirando pensando na doença, pensando que nunca vai sarar (sou desesperada :(), eu achei esse blog. E obg a cada um de vocês que também tentam e que conseguiram melhora. Vocês me deram força pra continuar sendo otimista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tem que colocar o colar elizabetano e só retirar na hora do animal se alimentar. Isso durante meses até o tratamento terminar e não adianta ficar com pena. Tem que colocar o colar mesmo pro animal não coçar nem lamber as feridas

      Excluir
  32. Bertini. Ficamos felizes em compartilhar toda ajuda em informações dos gatinhos que estão come sta doença. Desejamos melhoras e muita força a você. =^..^= <3

    ResponderExcluir
  33. Bertini, não desanime, não desista. Cuido do meu gato há mais de cinco anos, ele tá lindo, brinca muito, vive muito bem. Faça o tratamento direitinho que tudo ficará bem. Bjs!

    ResponderExcluir
  34. Olá, voltei aqui pra dizer que ele está muito melhor, eu comprei o remédio em farmácia e dividi como vc ensinou e depois eu consegui levá-lo ao Vet e com a receita consegui dar continuidade com o remédio, sendo que a dose foi aumentada e ele teve uma melhora significativa! Está lindo, com o ferimento já completamente fechado e com pelos nascendo e cobrindo tudo, o ferimento era bem pequeno e graças a Deus consegui correr contra o tempo, obrigada pelo apoio!

    ResponderExcluir
  35. Christiane, estou felicissima com as notícias. Muito obrigada por aparecer aqui de novo e deixar as boas novas. Beijos =^..^=

    ResponderExcluir
  36. Use Cetoconazol+Dipropionato de Betamezona nas feridas (Medley ou Prati Donaduzzi). Limpe antes com água oxigenada 10 vol usando uma gaze. Depois seque com uma gaze. Aplique a pomada. Eu estou fazendo uma limpeza bem feita na primeira aplicação do dia. Na segunda aplicação apenas passo a pomada sem limpar, e na terceira faço uma limpeza de leve sem esfregar para não retirar a película da cicatrização. É impressionante o resultado. Faça três aplicações por dia e mantenha o ambiente bem limpo. Uma vez por dia eu estou passando mistura meio a meio de água sanitária com detergente. Deixe ela isolada. Use luvas para manusear seu amiguinho. Boa sorte e que DEUS esteja sempre com vocês.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafael, bom dia! Será que vc pode ajudar o nosso colega com as duvidas abaixo? Muito obrigada.

      Meu gato esta com muitas feridas, eu achava que era ele que arrancava a casca das feridas e não cicatrizava, mas ao olhar fotos da micose reconheci os efeitos principalmente no nariz, com certeza o levarei ao veterinário o mais breve possível, mas algo que é incrivel, é que o nariz dele fica bem melhor e no outro dia ja está terrivel, piora muito rápido, isso faz parte da esporotricose?
      jayzon.abdn@hotmail.com

      Excluir
  37. Oi Rafael, muito obrigada por sua participação aqui e também pelas dicas, que, tenho certeza, ajudarão bastante a todos. Apareça!

    ResponderExcluir
  38. Meu amiguinho está com isso. Quem quiser tentar, use uma pomada Cetoconazol+Dipropionato de Betametazona nas feridas (laboratórios Medley ou Teuto). Use luvas de borracha para manusear o animal e limpe com gaze embebida em água oxigenada 10vol. Seque com gaze seca. Evite espalhar muito pois alastra fácil. Aplique a pomada em quantidade minima o suficiente para cobrir as lesões. Cuidado com o Cetaconazol, pois animais fiv e felv positivo terão a imunidade diminuida por ele. Neste caso aplique apenas uma vez ao dia, mas consulte um vet. Aplique também em outros horários algo para afastar moscas e evitar bicheiras.A cicatrização com esta pomada é excepcional mas deve ser administrada com cuidado. NÃO FALHE COM O ITRACONAZOL! Na Ultrafarma Online tem por 26 reais embalagens de 15 capsulas de 100mg. Use o da marca Prati Donaduzzi. Use também algum medicamento para o fígado do bichano (pergunte ao vet. Eu uso HepVet, mas é bem amargo e deve ser amassado meia capsula por dia e misturado em bastante pastinha Whiskas). Para o Itraconazol, tem dado certo amassar o sachê de Whiskas molhada em pequena quantidade e misturar com os grãos do Itra abrindo a cápsula. Se seu pet deixar alguns grãos, misture com mais Whiskas molhada amassada. Ele tem que comer toda a dose, sem deixar grãos do Itra. Estou dando 100mg por dia, o que é recomendado pela Fiocruz. Mas o vet deve ser consultado, até para saber se está surtindo efeito e se está fazendo mal ao animal. Boa sorte para quem tem um amiguinho com esta terrível doença. E não esqueça, na maioria dos casos tem cura, apesar do tratamento muito prolongado. E sumir as feridas não é sinal de cura, então mantenha o tratamento com Itra até um mês depois do exame der resultado negativo. Mantenha o bicho com o colar pois ele não pode ficar se lambendo. Cuidado para ele não arranhar você. Mntenha isolado em um lugar limpo e faça manutenção da limpeza com água sanitária diluída. Evite madeiras no local. Evite paninhos. Coloque algo plástico e de fácil limpeza para ele dormir. Mas faça um carinho. Dê atenção para ele não ficar triste. A doença não pega tão facilmente sem a arranhadura ou mordida. O fungo precisa inocular em baixo da pele. Depois do tratamento diário, se possível queime as luvas ou jogue em um recipiente com água sanitária antes de dispensar no lixo para não espalhar mais a doença na natureza. Aplique álcool 70% nas mãos e lave com sabão neutro ou de côco. Não há casos de indícios do fungo na urina e fezes do animal infectado, mas mantenha a caixinha de areia sempre limpinha. E ração seca whiskas, NUNCA. Use Golden Gatos ou outra ração sem corantes.

    ResponderExcluir
  39. Meu gato esta com muitas feridas, eu achava que era ele que arrancava a casca das feridas e não cicatrizava, mas ao olhar fotos da micose reconheci os efeitos principalmente no nariz, com certeza o levarei ao veterinário o mais breve possível, mas algo que é incrivel, é que o nariz dele fica bem melhor e no outro dia ja está terrivel, piora muito rápido, isso faz parte da esporotricose?
    jayzon.abdn@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim, mas enquanto seu animal estiver com feridas ele tem que ficar com o colar e só ser retirado no momento dele se aimentar. Isso pode durar três meses, como durou o do meu gato, mas não podemos ficar com pena. Eu dava alimentação dele e ficava de olho. Ao sair para trabalhar eu colocava o colar e só retirava na hora que eu ia alimentá-lo a noite. E tornava colocar.

      Excluir
  40. Boa noite, estou precisando de uma ajuda, minha gata encontra-se internada, por se encontrar com feridas na barriga, sem explicações, nem a veterinária ainda sabe o que é, já tentamos vários tratamentos com antibióticos, antiflamatorios em comprimidos e injetáveis, mais até o momento sem nenhuma melhora. As feridas encontrasse em toda barriga, com secreções, um inchaço e no momento está roxo. Preciso muito de uma ajuda, pois já não sei o que fazer, não conheço nem relato parecido. Tenho fotos, gostaria de compartilhar com vocês.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diogo, bom dia e desculpe me a demora na resposta. Pesquisei na net e não encontrei nada parecido com os sintomas de sua gata. Não acredito que seja esporotricose. Ela ja fez exames de sangue para detectar pif ou felv (peritonite felina ou aids felina), senão sugiro para eliminar as hipóteses mais drásticas. Ela tem contato com a rua e outros fatos? Vomitos, diarreia, falta de apetite? As feridas vem de dentro para fora dilacerando a pele? São necessárias varias informações mas um bom exame de sangue eh capaz de ajudar. Enfim, desculpe me por não poder ajuda lo a contento e desejo q logo ela se recupere e fique bem.

      Excluir
  41. tenho um gato q esta com uma ferida na pata devo passar unguento no local e fazer um curativo pra ele nao lamber por favor me ajude

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. use sempre o colar elizabetano. para seu animal não coçar a ferida. uso constante só retirando para o animal se alimentar e sob vigilância. Depois torne colocar até que ele esteja totalmente curado

      Excluir
  42. Fabiana, sem saber a causa da ferida não pode ser usado nenhum medicamento qualquer. é necessário a avaliação por um médico veterinário. Se vc usar uma pomada q não é destinada ao problema dele pode até piorar a situação. procure um veterinário para uma melhor orientação

    ResponderExcluir
  43. Gostei muito de conhecer este blog e, principalmente, ler os comentários desta postagem. Leio o que posso a respeito de esporotricose, pois, em fevereiro do ano passado, adotei um gatinho abandonado na rua com essa doença. Ele tinha feridas em torno de um dos olhos, no nariz (que estava quase que totalmente obstruído) e em uma das patas. Imediatamente o levei ao veterinário, que o medicou (ele tinha febre!) e me disse que provavelmente era um tumor, que poderia ser retirado em um procedimento cirúrgico. Desconfiei do diagnóstico e fui pesquisar. No outro dia, quando levei o gatinho ao vet novamente, eu disse que achava que o bichano tinha esporotricose. Fiquei pasma ao ver que o vet não sabia do que eu estava falando. Pelo menos, teve a decência de dizer para eu procurar um vet mais experiente. Pra encurtar um pouco a história, procurei outra vet e com a ajuda de pessoas que já tinham lidado com isso, comecei a tratar o Sombra (esse é o nome dele!) com 40mg de itraconazol combinado com um antibiótico. Ele respondeu muito bem ao tratamento e em torno de um mês já não tinha mais feridas e respirava muito bem. Continuei o tratamento durante 3 meses e parei quando a vet pensou que fosse adequado. Em um mês, a doença voltou. Tratei por mais 4 meses com 50mg de itraconazol. Li em vários lugares sobre gatinhos curados em dois meses... e já estou acreditando que só há controle e não cura. Ele ficou ótimo de novo, foi castrado, adotei um irmãozinho para ele... daí, percebi que o contágio não é tão fácil quanto falam. Mantenho o ambiente limpo, uso álcool 70° para desinfecção e usava luvas. Cheguei à conclusão de que a pessoa ou o outro animal precisam estar com a imunidade baixa pra serem contaminados. O Sombra tem contato com outro gato, com cães e diversas pessoas e, até então, não houve contágio. Estou, agora, fazendo o tratamento pela 3ª vez. Aumentamos a dose para 60mg, o que foi ótimo no início, mas se revelou forte demais. Ele estava com 6 kg... hoje, dois meses e meio depois, pesa menos de 3,5 kg. A vet mandou suspender totalmente o remédio, para que ele se recupere. O Sombra não tem nenhuma ferida, está com o pelo lindo... mas muito magrinho. Pensei que ele havia enjoado da ração ou que o outro gato estava comendo a comida dele... mas é o remédio. Me culpo por não ter percebido isso logo. Cuidem a dose! Vou dar um tempo pra ele e, caso seja necessário, vou retomar o tratamento seguindo dicas que li aqui nos comentários. Sempre usei as cápsulas manipuladas, pois o Sombra toma o remédio tranquilamente... vou trocar pelas industrializadas e também dar uma vitamina para proteger o fígado. Enfim, sei que é um relato extenso, mas ler os comentários de outras pessoas me ajuda, me dá um alento. De repente, o meu também ajude de alguma forma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graciela, muito obrigada pelo comentário aqui deixado. Com certeza vai ajudar a todos aqueles que, como você, buscam solução para nossos amados bigodes que estão dodói

      Excluir
  44. Infelizmente meu gato morreu por esta praga, mesmo fazendo um longo tratamento acompanhado por veterinário, gostaria de não receber mais os avisos e comentários do blog, como faço pra cancelar? Obrigado! O blog é muito útil sobre essa doença, eu não sabia o que estava acontecendo com meu gato, e quando soube o que era, estava bem avançado, continuem seu trabalho. Abraço!

    ResponderExcluir
  45. Jeison, sinto muitissimo pela perda de seu gatinho. Imagino o quanto vc fez por ele e o quanto se sente derrotado. Desejo paz no seu coração e acredite, ele está melhor agora, sem sofrimento algum e com certeza estará sempre ao seu lado, cheio de gratidão, por tudo o que vc fez a ele. Quanto às postagens que vc vem recebendo, veja se vc não está como seguidor do blog. Se for isto é só clicar na pagina em seguidores e deixar de seguir ou então veja nos emails que vc recebe do blog, no final dele, alguma informação para deixar de receber e desfaça seu cadastro. De qualquer forma, agradeço seus comentários e volte sempre que precisar. Um forte Abraço

    ResponderExcluir
  46. Olá, Angelique! Tudo bem?

    Queria fazer uma pergunta para você que entende mais. Minha gatinha tem esporotricose, e começamos a tratar cedo. Ela estava com uma ferida feia em um dos dedos da pata, e de um dia para o outro começou a ficar com uma bolinha no nariz, que inchou e inchou. Foi quando essa bolinha apareceu que o veterinário receitou o remédio, que é manipulado.

    Eu vi uma melhora significativa no ferimento do dedinho, criou casquinha e caiu várias vezes, e agora está quase fechado. Só que o nariz, apesar de ter criado uma casquinha do lado de fora, parece estar ainda mais inchado do que quando começamos o tratamento.

    Começamos a dar remédio dia 25 de fevereiro, eu acho. Duas vezes ao dia, mas não lembro a dosagem. Demora um pouco mesmo para o nariz sarar? Ele incha mesmo depois de começar a tomar o remédio? Ou será que ele pode estar fraco?

    Obrigada! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. use o itraconazol 100mg para humanos. foi assim que meu felino ficou curado. E para não afetar o estomago e fígado eu dava 0,2ml de ranitidina liquida pela manhã e 0,5mg de xantinon a tarde ou meio comprimido. Isso até ele parar de tomar o itraconazol. Meu felino ficou curado

      Excluir
    2. Ele continua bem, Dayse, depois deste tratamento ou a doença retornou depois destes meses? Aguardo

      Excluir
  47. Prezada Amanda, eu nunca tive gatos com esporotricose e não conseguiria te orientar a respeito. O que lhe peço é questionar quer um dos usuários desta pastagem, pois, com certeza, algum deles vai te ajudar. Mil desculpas e torço para que sua bebê se recupere logo. Um forte abraço 🐈

    ResponderExcluir
  48. A minha gata é a típica gata de Ap. Ela não sai p rua e não tem contato com outros animais a não ser a irmã canina dela. Porem Sábado eu acolhi uma gatinha como lar temporário que parece estar saudável, não apresenta nenhum tipo de ferida pelo corpo, come e bebe normalmente. Faz uns tres dias q a minha gata apareceu com um machucado no nariz. Achei q era resultado das brincadeiras porem está infeccionando e o nariz está em carne viva. Tem como ela ter pego esporotricose? Vou leva-la ao vet amanha porem estou na paranoia pois não quero q os outros animais se infectem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Morgan e Cível e. Não há como avaliar isto. Somente o vet tem como fazer isto através de exames laboratoriais . Eu Chorei q pode ter sido a unha da em brincadeira entre elas q pode ter causado uma inflamação. Tenha calma já q amanhã ela passará por consulta. Paranóia não te levará a lugar algum.

      Excluir
  49. olá. Sou do Rio de Janeiro. Peguei um gato de aparentemente 3 anos perto do meu trabalho em Ricardo de Albuquerque, no dia 25 de março. ele vinha com uma ronqueira e eu liguei para um veterinario que receitou baytril pelo que falei que estava ouvindo. acontece que após 7 dias de baytril o gato vindo pro meu colo começou exalar um odor desagradável na cauda. chamei o vet aqui e ele viu além da parte de cima do nariz estar inchada também tem um buraco nos testículos dele. Imediatamente receitou 100mg de itraconazol/dia por 60 dias, limpeza com soro, gaze e como eu tinha a pomada clotrimazol, estou aplicando desde domingo ultimo Nunca tive animais e fui inocente em não verificar todas as partes do animal. Ruan, não pode ficar sem o colar senão lambe o ferimento. só tiro para ele comer e tenho que ficar de olho. Também estou dando ranitidina líquida diariamente 0,5ml e hepatilon liquido 1/2 ml/dia. Apesar dele comer e beber agua normalmente, está muito apático. Todos pego o pano onde ele ficou , coloco no lisoform e fervo em uma panela só pra isso, em seguida lavo com sabão de côco. Não encontrei o itraconazol ITL 100mg, e o vet falou que posso dar o humano. Espero estar fazendo o correto. Ah, no primeiro teste FIV e FELV deu negativo, mas o vet pediu pra repetir daqui a 15 dias. Também estou aguardando resultado do hemograma, pois Ruan está muito apático, mas pede colo e eu forro um pano em mim e deixo que venha, faço muito carinho, mas ele está bem tristinho. Espero conseguir bons resultados, pois ele estava vagando pelas ruas perto do meu trabalho há mais de um ano segundo o pessoal que aimenta vários animais na região e só tomei a decisão de adotá-lo porque soube que um outro gato de um vizinho batia muito nele. Trouxe para vaciná-lo, vermifugá-lo e castrá-lo, mas isso tudo vai ter que esperar a cura da enfermidade dele. Repetindo: A POMADA QUE ESTOU USANDO É CLOTRIMAZOL. Gostaria de saber se posso continuar.

    ResponderExcluir
  50. Oi Dayse. Parabéns por resgatar um gatinho de tua e tb por estar correndo atrás da cura desta hipótese de esporotricose. Estou na torcida para q vc e seu mais novo companheiro superem está fase e sejam felizes por muitos anos. Olha não li em nenhum comentário aqui nas postagens sobre o Clotrimazol. Peço para q entre no Google e busque a bula Medica e verifique se o princípio ativo do medicamento é o mesmo caso não seja ru recomendo orar a medicação e comprar o Itraconazol cf o vet te indicou. Aqui nos comentários têm várias informações importantíssimas q vale a pena ler. Espero, de coração q vc solucione isto é teu gatinho fique bem e feliz. Um abracao

    ResponderExcluir
  51. Esqueci de dizer que Ruan me deu umas unhadas logo que chegou, mas tudo cicatrizou completamente. Um detalhe: devido a uma micose na unha de um dos dedões do pé, venho colocando no local Loprox (ciclopirox olamina) e tomando uma vez por semana há dois meses, uma capsula de FLuconazol 150mg. Como esses medicamentos são para eliminar fungos, talvezzzzz tenha sido por isso que aparentemente não peguei esporo do Ruan. Mas desde que soube da doença dele, estou usando luvas para fazer os curativos, fervendo os paninhos que ele se deita e usando lisoform antes de ferver, passando cloro na casa em todos os locais, et. Não consegui marcar consulta na Fiocruz e tb como já estou usando os medicamentos que o vet indicou, não vou parar. Vamos ver como o tratamento evolui daqui por diante. Espero que tenha ajudado com a informação sobre o meu caso.

    ResponderExcluir
  52. Atenção Pessoal:
    Pesquisem sobre os TRATAMENTOS NATURAIS COM EXTRATO DE ÓREGANO!
    No site Scielo e Lilacs (de pesquisa CIENTÍFICA) existem várias pesquisas sobre o tratamento da Esporotricose com Óleo Essencial de Óregano ou mesmo o Extrato de óregano e sua capacidade de matar o Sporotrix. O google pode ajudar na sua busca. Acontece que tb estou na luta contra essa maldita, medicando com Itraconazol de 50 mg 2 x ao dia. Mas ela é uma gangorra, quando parece que vai melhorar, dá uma recaída. No desespero, pesquisando como uma louca chequei nesses trabalhos de várias Faculdades de veterinária e ao Orégano.
    Pois bem, na terça feira passada fiz uma infusão com folhas de orégano e passei a lavar os ferimentos com ele. Amanhã estará fazendo uma semana, e apesar de não ter curado (sabemos que a luta é longa) o desespero deu lugar a esperança com os resultados obtidos. Na parte posterior do pescoço onde havia um foco espalhado como tiro de espingarda, secou tudo e sumiu. Na testa e num ponto na parte inferior do pescoço é que persiste, mas como um coadjuvante foi o melhor até agora! O cetaconazol com associação que o Amigo Raphael cita acima, com a minha Branquinha não deu certo. Agora com a assepsia feita com o orégano junto com o Itra, foi o melhor resultado. O esporotix não consegue sobreviver a algumas substâncias ativas do orégano!
    Espero ter ajudado voces nessa luta!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria, boa tarde! Muito obrigada pelo comentário.

      Excluir
    2. Olá, gostaria de saber como você fez o chá, quais as quantidades. Obrigada.

      Excluir
  53. Hoje cheguei em casa e a primeira noticia que a minha mãe me deu é que ela, depois de quase 2 meses triste e moribunda: brincou! E para confirmar a noticia da minha mãe ela brincou pra mim!!! Que felicidade! A ferida da testa que persistia começou a secar, e a do pescoço também! Minha mãe falou que ela sabe que está ficando melhor, por isso ela alegrinha e brincou! E só estou aplicando o orégano 1 x ao dia, ao meio dia, porque tá frio e tenho medo que ela fique resfriada. Coloquei em um frasco com bico comprido ( próprio de lavar ferimentos) e lavo toda as regiões com pontos! Donos de mios, não desanimem e acreditem no poder da natureza!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite ! Meu gatinho esta com esta doença horrível , descobri já estava bem avançado . Pois por não ser castrado brigava , ai cuidava dos ferimentos ! Quando estava agendada a castração ele chegou em casa mto machucado , acreditei q era outra briga e n tem cm castrar ! E o machucado na cabeça e nas pernas n sarava ! E abriu , procurei um ver o q me disse desta doença ! Bom sou totalmente leiga , estou tentando pesquisar algo a mais alem do intra . Estou abrindo a capsula e colocando na carne , vcs costumam fazer curativos ? Este óleo onde encontro ? Ou coloco o oregano na agua ? Estou mantendo meu gato preso pq tenho outros animal e por ele n machucar mais , faço certo ?

      Excluir
  54. Bom Pessoal, levei a Branquinha no Veterinário no dia 29/06/15 , depois dessa longa peleja. A veterinária examinou, e não encontrou mais a presença do Esporotrix, nas pequenas feridas secas que conseguiu pegar algum tecido para fazer cultura. No exame microscópico, não existe mais a presença física do vírus. A doutora ficou muito impressionada e disse: " das duas uma, ou não era esporotix ou voce conseguiu matar ele com essa tal infusão de orégano"! Ela me orientou a continuar com o Itraconazol por mais um mês, e depois quando parar observar por 10 dias se ele vai se manifestar ou não. A Branquinha? Está linda, as feridas secaram, o pelo está crescendo, ela esta comendo, brincando e parece, as vezes, que rindo me agradecendo!!!!!
    Obs. A doutora me pediu que enviasse por e-mail as TCCs e as Monografias que consultei nessa minha pesquisa. Ela fez uma TCC no seu Doutorado sobre Esporotricose, mais achou interessante os meus achados!!! Vou espalhar isso para quem quiser ouvir!!! Pois cheguei a cogitar a Eutanásia em certo grau de desespero!!!! Sucesso a todos nessa luta!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria,pensei em vc Nesta semana. Que bom que nos trouxe notícias Boas da Branquinha. Vamos seguir a orientação médica e ver o resultado final. Parabéns por salvar mais uma vizinha. Tenho certeza q a Branquinha está mais q agradecida por sua ajuda. Bjs.💋

      Excluir
    2. Angelique a Branquinha está de vento em popa!
      Sumiram todas as feridas e seu pelo está branquinho, fazendo jus ao seu nome! Só não parei com o Itra, este segue até Outubro, pois a doutora falou com a cura só se dá com no mínimo 6 meses, mesmo com ausência de feridas como é o caso dela! Estamos felizes! Ela é todo Dengo!!!! Espero que as pessoas acreditem na cura que a Alopatia junto com a homeopatia fazem Milagres!!!!

      Excluir
    3. Que bênção ler esta notícia Maria. Estou mega feliz. Muito obrigada por vir até aqui e trazer notícias da Branquinha. Grande abraço e muitas coçadinhas nela.

      Excluir
    4. se puder me dar umas dicas ,tenh0 um gatinh0 em tratament0 ha 1 mes

      Excluir
    5. Boa noite ! Por favor como fez , aqueles oreganos que vendem em.saquinhos da ? Como faço ? Coloco na agua e aplico ou teria q ser o óleo?

      Excluir
    6. Maria Brasil, pode nos enviar esses artigos sobre tratamento de esporotricose?? Há um surto em Petrópolis e está complicada a situação. Propagar seus achados e como tratou será muito importante pra gente!

      Excluir
    7. Maria Brasil, estou na luta tbm contra a esporotricose. Estou tratando de um gato que vive nas ruas. Já está medicado há 6 meses mas,as feridas vão e voltam. Ele está com acompanhamento veterinário mas, gostaria de tentar o orégano. Pesquisei tbm e li materiais que comprovam o potencial do orégano frente ao Sporothrix. Tentei achar o óleo ou extrato na minha cidade mas, foi em vão. Quero fazer a infusão. Gostaria de saber como vc fez. As quantidades, se deixou por um período de descanso. Enfim, se puder nos dar dicas será de grande valia! Muito obrigada!!!! Saúde para a Branquinha! Bjo

      Excluir
    8. Maria Brasil, tbm estou na luta contra a esporotricose. Estou tratando de um gato que vive nas ruas. Ele está em acompanhamento veterinário mas, as feridas vão e voltam. Gostaria de experimentar o orégano. Li algumas pesquisas que identificam o potencial do orégano frente ao Sporothrix. Tentei achar o óleo ou extrato de orégano na minha cidade mas, foi em vão. Gostaria de saber como vc fez... As quantidades, se deixou a infusão "descansar" por um período... Enfim, se puder nos dar dicas será de grande valia! Muito obrigada! Saúde para a Branquinha! Bjs

      Excluir
  55. gente boa tarde
    meu gatinho foi doente
    estou desesperada ele nao esta comendo. alguem pode me auxiliar como eu faco a aplicação do intra ? posso diluir na sopinha de legumes dele ?

    ResponderExcluir
  56. Oi Diana, boa tarde. Nenhum medicamento pode ser diluido na comida do gato. Vc pode enganar ele colocando o medicamento dentro da ração ou de um pedaço de carne ou frango para que ele possa engolir mas não diluir na comida pois perderá todo o efeito. Se a doença já foi diagnosticada pelo veterinário e ele receitou Itraconazol...ele deve ter escrito o quantidade correta, caso contrario aqui nesta postagem , que vc deverá ler com cuidado e atenção, tem varias dicas de como trata-lo e quanto a dosagem do medicamento. Desejo melhoras ao gatinho. Um abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim, porem ele esta muito fraco não esta comendo direito
      nós estamos tendo que bater a comida dele no liquidificador e aplicar na seringa, o medico receitou 1 comprimido por dia pelo fato dele esta muito machucado.

      queria uma dica de como dar o intra p ele

      Excluir
    2. Eu não sei como é a apresentação do Itraconazol. Se for comprimido vc pode diluir ele com umas gotinhas de agua e dar na seringa direto na boca. Se o Itraconazol vem em cápsulas plásticas é proibido tirar o medixamwnto de dentro e tb não fará efeito nenhum então neste caso terá que colocar direto na boca bem no fundindo até ele engolir. Gostaria muito q vc lesse o relato da Maria Brasil sobre a cura do gatinho dela com banhos de Oregano. E um relato antes de sua mensagem e tem a estória toda desde o início. Procure aqui nos relatos e leia.

      Excluir
  57. posso utilizar esse oregano que compramos em mercado ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode mas se achar oregano fresco será bem melhor. Peço para que entre em contato com a Maria Brasil para mais detalhes e também faça uma busca no google conforme ela indica. Ter bons conhecimentos no assunto vai te ajudar na busca pela cura de seu gatinho. Tenha um ótimo dia. Para falar com a Maria Brasil é só responder a qualquer um dos comentários dela que ela receberá suas duvidas e também até fornecer o email dela para contato. Te desejo um grande dia. Depois volte para nos contar seus resultados.

      Excluir
  58. Consegui curar sim e ele não ferrou nada no organismo porque dei todos os dias a ranitidina e o xantinon e tb fiz sopinha com figado de frango (1/2kg cozido na água, retirado com escumadeira e nessa água cozinhei cenoura, inhame, beterraba, - 1 de cada - e um pouco de espinafre) depois juntei tudo e bati no liquidificador, coloquei em vários potinhos com pequenas porções equivalentes a duas colheres de sopa e sempre que dava o itraconazol, oferecia esse alimento como recompensa. E assim ele ficou com o fígado e estômagos protegido. Ele continuou comendo a ração Cat chow, ou Golden normalmente. Isso ajudou muito na recuperação do Ruan. Então não deixe de ter esses cuidados.Seu bichinho vai ficar inteirinho. Ah se as feridas sararem em tipo 90 dias, continue o tratamento por mais dois meses.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dayse excelentes dicas. Muito obrigada por sua participação

      Excluir
  59. Boa tarde, esse é meu caso no último dia 4 de agosto percebemos uma pequena ferida na parte frontal do nariz (aquela parte ''geladinha'') do nosso gato Chico, ao mesmo tempo ele apresentava uma coceira persistente. Levamos ele ao veterinário no mesmo dia, e após examiná-lo e fazer as perguntas sobre hábitos dele a médica nos falou que dificilmente seria esporotricose, já que ele é um gato castrado, que vive somente em casa, não vai a rua (as janelas da casa são todas teladas) e nós não possuímos plantas em casa. Ela examinou os pêlos dele e identificou que ele estava com pulgas e ao verificar o nariz viu que o corte não tinha pus e estava seco. Com isso receitou o Frontline e disse que ele talvez se cortou por se coçar em algum lugar por conta das pulgas. Além disso pediu para observamos durante a semana se a ferida piorava. Após a consulta a ferida aparentava que ia cicatrizar, ficou vários dias com a casquinha firme, porém exatamente no dia 11/08, a ferida perdeu a casquinha. Imaginávamos que era ele que a tirava durante as refeições ou brincando e aguardamos mais alguns dias e tudo acontecia da mesma forma: pela manhã estava com a casquinha e quando voltávamos a noite percebíamos que estava sem. Na última terça feira, dia 25/08, minha esposa levou o Chico pra tosa e ele se debateu muito na caixinha, novamente perdeu a casquinha e ao o que parece que aumentou um pouco a ferida. Começamos a desconfiar que não era ele quem tirava a casquinha do corte e hoje 29/08 o levamos novamente ao veterinário. A médica o examinou e observou um pequeno calombo, na parte de cima do nariz que não é muito visível por conta dos pelos, só é visível quando o olhamos de perfil, além de um leve corizamento. Explicamos que esse corizamento ele já possui a uns 4 anos, porém nunca apresentou sintomas de rinotraqueite, somente alguns espirros ocasionais, diria uns 5 episódios nesses anos. A veterinária num primeiro momento desconfiou de esporotricose por conta desse calombo no nariz, mas disse que como ele já estava com esses sintomas a quase um mês sem grande evolução e por não ser exposto aos fatores de risco da doença a chance era praticamente zero. Mesmo assim ela pensou em fazer o exame de lâmina, mas ao conversar com o outro médico da clinica, eles disseram que devido a pequena dimensão da ferida, a coleta poderia não ser adequada e o exame daria um falso resultado e com isso desistiram. Nisso ela receitou um antibiótico (Agemoxi CL 50 mg por 10 dias) e um anti histaminico (Alergovet C 0,7 por 7 dias) e marcou a revisão pro dia 07/09. Segundo ela, caso seja um corte simples, a ferida irá cicatrizar e o corizamento irá parar. Agora se mesmo assim não cicatrizar deverá ser feito mais exames. Porém ao chegar em casa percebi que esse calombo parece ter umas pequenas bolinhas que só são perceptíveis ao toque e próximo delas há pequeninas falhas no pêlo, porém sem sinais de feridas, mas que me deixaram assustado, ainda mais por ver na relatos de proprietários de gatos que tiveram esporotricose e um dos sintomas era o tal calombo. Daí minha pergunta: pelo que vocês tem de experiência, será que se for mesmo esporotricose os sintomas já teriam se agravado desde o dia que percebemos a ferida até agora (já se passaram 25 dias)? Esse calombo pode ser indicio? Pois temos uma foto dele tirada no dia 01/08 e ele já estava com esse calombo, mas sem a ferida na parte frontal do nariz, a qual só percebemos no dia 04/08. Será que esses quase 30 dias já não era tempo suficiente desse calombo ter virado uma ferida? Ele é um gato animado, continua se alimentando bem, bebendo água, fazendo as necessidades normalmente, etc. Ele não tem contato com outros gatos ou plantas, não vai a rua, sempre dentro de casa. Do dia 04 para cá só houve um pequeno aumento da ferida na parte frontal do nariz, muito possivelmente por conta dele se debater ao ir para tosa no último dia 25 já que na manhã do mesmo dia a ferida estava na mesmas dimensões. Sinceramente minha esposa e eu estamos muito assustados com isso e desde já agradeço a quem possa nos orientar.

    ResponderExcluir
  60. Só complementando: a ferida no nariz do Chico é bem superficial mesmo, nada muito profundo, lembra muito um machucado de quando ''ralamos'' a pele. Se fosse esporotricose seria algo mais profundo a essa altura após 25 dias do aparecimento dos sintomas?

    ResponderExcluir
  61. Estou com uma gatinha e uma cachorra que estão com esporitricose comecei o tratamento com o Itraconazol e a pomada cetaconazol, desde então estou na luta para curar, pesquisando no Google sobre a doença li que o óleo de côco é um ótimo antifúngico natural e assim também como o óleo essencial de orégano. Como eu já tinha o óleo de côco em casa passei a usar dando um tempo no cetaconazol e notei que houve uma boa melhora está ajudando a secar os ferimentos , fiz uma infusão com o oregano coloquei num vidro e tenho feito a assepsia passando com o algodão nas áreas afetadas e em seguida o óleo de côco. Encontrei um site que vende o óleo essencial do orégano e comprei estou aguardando receber é caro mas estou tentando de tudo fico muito angustiada de ver meus bichinhos sofrendo com esta maldita doença. A minha gatinha toma o Itraconazol com a pastinha Wiskas sem problemas abro a cápsula e misturo, ela também toma gotinhas de vitamina C é um suplemento vitamínico. Lembrando que uso luvas descartáveis lavo bem as mãos e uso álcool 70 para desinfetar, na casa uso água sanitária diluída para passar no chão. Eu só queria deixar esta dica do óleo de côco que funciona e do óleo de orégano que ainda não comecei a usar mas pelo que pesquisei vale a pena tentar. Espero em breve voltar aqui e falar da experiência do orégano.

    ResponderExcluir
  62. Oi! Adotei um gato resgatado, já diagnosticado com esporotricose. Quando o adotei, levei ao vet, a estimativa era que ele tinha de 8 a 12 meses. Tinha feridas bem feias no nariz, nas patas (dava a impressão que as patas cairiam), e, literalmente, buracos pelo corpo! O cheiro era pavoroso! Pois bem, comecei com itraconazol 50mg. Sem resultado. Então passei para 100mg. Custou, demorou.....mas em 6 meses, estava cicatrizado. Então a vet disse q poderia reduzir p 50mg, para poupar o fígado. Dentro de um mês tudo piorou! As feridas das patas e do nariz abriram novamente, tem feridas nos testículos (não pude castra-lo), voltei a 100mg. Mas estou apavorada, morrendo de dó! Ele está pior, não tem melhorado nada! Não sei mais o que fazer. Junto com o Itra dou Glicopan. Ele tira as cascas e agora está com a pele vermelha (ele é branco e os pelos estão caindo ao redor das feridas). Li alguns relatos aqui e vou tentar chá de orégano e óleo de coco. Sei que esta doença é persistente e difícil, mas morro de pena dele, estou muito triste, realmente apavorada. Ele está em tratamento há 10 meses! Não sei mais o que fazer! Vou tentar orégano e óleo de coco. O mantenho dentro do apartamento, só o levo à rua comigo, sob supervisão. Realmente, está em difícil! Que doença horrorosa!
    Obrigada por compartilharem suas experiências. Já estava perdendo as esperanças, muito triste ver o sofrimento dele.

    ResponderExcluir
  63. Boa noite! Meu gato esta com ferimentos na regiao da barriga, com secreçao de pus e profundidade o que poderia ser isso? Estou passando antibactericida mais nao esta resultando muito tambem... Gostaria de saber mais a fundo sobre isso e como fazer...
    Obrigado Dr.Jean Carlos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jean Carlos. Sugiro q leve seu gatinho no veterinário para avaliação. Um abraço.

      Excluir
  64. Bom dia! Adotei uma gatinha sem uma das perninhas. No abrigo, me disseram que ela tinha uma feridinha próximo ao rabo, devido à lambedura. Também uma ronqueirinha, que seria stress. Em alguns dias, ao chegar em casa, surgiram outras, próximo à genitália. A ronqueirinha piorou. Em contato c/ o abrigo, disseram tem feito imprint de lesão, dando negativo p/ esporotricose. Levei a uma clínica e a veterinária afirmou que o imprint não era um exame conclusivo. citologia e antibiograma, felv /fiv e citologia. Apenas o a cultura deu Staphilococus aureus. Fui à outra veterinária (professora da UFRJ e especialista em gatos) e ela resolveu fazer os exames novamente, assim como uma biopsia. Suspeitou de esporotricose. Segundo ela, mesmo com exames negativos, às vezes a doença está presente.Receitou Oralguard 50 para o Stephilococcus e ITL 50 (Itraconazol)por uma semana, segundo ela, para não perder tempo, pois a esporotricose é uma zoonose e tb temos um gato velhinho e um cão em casa. Agora é esperar ao resultado dos exames e bópsia. Enviou matéria tb para testar nocardia. Estamos fazendo tudo para que ela fique bem, pois já sofreu mto no passado, coitadinha. Ela está tomando Omeoprazol à noite e ITL pala manhã, em dose única. Ela tem cerca de seis anos. Será muito prejudicial ao fígado? Abraço a todos!

    ResponderExcluir
  65. Bom dia! Adotei uma gatinha sem uma das perninhas. No abrigo, me disseram que ela tinha uma feridinha próximo ao rabo, devido à lambedura. Também uma ronqueirinha, que seria stress. Em alguns dias, ao chegar em casa, surgiram outras, próximo à genitália. A ronqueirinha piorou. Em contato c/ o abrigo, disseram tem feito imprint de lesão, dando negativo p/ esporotricose. Levei a uma clínica e a veterinária afirmou que o imprint não era um exame conclusivo. citologia e antibiograma, felv /fiv e citologia. Apenas o a cultura deu Staphilococus aureus. Fui à outra veterinária (professora da UFRJ e especialista em gatos) e ela resolveu fazer os exames novamente, assim como uma biopsia. Suspeitou de esporotricose. Segundo ela, mesmo com exames negativos, às vezes a doença está presente.Receitou Oralguard 50 para o Stephilococcus e ITL 50 (Itraconazol)por uma semana, segundo ela, para não perder tempo, pois a esporotricose é uma zoonose e tb temos um gato velhinho e um cão em casa. Agora é esperar ao resultado dos exames e bópsia. Enviou matéria tb para testar nocardia. Estamos fazendo tudo para que ela fique bem, pois já sofreu mto no passado, coitadinha. Ela está tomando Omeoprazol à noite e ITL pala manhã, em dose única. Ela tem cerca de seis anos. Será muito prejudicial ao fígado? Abraço a todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Ana Carolina. Obrigada por sua participação. Se a veterinária indicou a medicação siga as instruções dadas. o Omeprazol tem a função de proteger o estômago de medicamentos fortes. Qto ao fígado é melhor vc tirar as dúvidas com a veterinária. Desejo melhoras pra sua gatinha. Tenho certeza q tudo vai dar certo pois vcs estão dando carinho e proteção à ela. Bjs.💋

      Excluir
  66. Bia noite...a 1 ano venho tratando de um gatinho que pulou no meu quintal e ficou...entre pioras e melhoras hoje ele está com 90% de melhoras..ele faz uso do itraconazol de 100mg e iodeto de potássio...li muitos comentários aqui sobre a dificuldade de administrar as cápsulas, eu também tinha essa dificuldade mas a Veterinária do meu gatinho me instruiu a comprar um APLICADOR DE COMPRIMIDOS é uma espécie de seringa e foi definitivamente a solução dos meus problemas. ..se procurarem nod sites de produtos para pets envontraram... espero que essa dica possa ajudar...bjuu!

    ResponderExcluir
  67. eu dou o remedio pra minha gata com Atum, ela ama, e come o comprimido junto.

    ResponderExcluir
  68. Olá estou há 2 meses dando itraconazol fechou as feridas de cima das costas dele mas a do olho e do pescoço ainda não fechou .ele está isolado e somente eu tenho contato com ele ,é muito importante manter as crianças longe até acabar completamente o tratamento.

    ResponderExcluir
  69. Lucila Castro
    Boa noite pessoal. Vou passar para vcs a minha experiência de alguns anos tratando gatos resgatados com esporotricose. NÃO GASTEM DINHEIRO COMPRANDO ITRACONAZOL, procurem a Prefeitura de sua cidade, que em geral possuem o serviço de controle de zoonose que tratam de esporotricose, visto ser uma doença altamente contagiosa, inclusive para humanos, mas que tem cura, e principalmente é gratuita.
    No Rio de Janeiro a Prefeitura possui diversos centros de tratamento e distribuição de medicamentos, para saber os endereços ligue 1746.
    Inicialmente o tratamento começa pela consulta com o veterinário do posto escolhido, que diagnosticando a esporotricose, prescreve o tratamento adequado, em geral pelo mínimo de 4 meses. Já tive caso de uma gata que foi tratada por um ano e meio e hoje está linda.
    Em geral a medicação que é fornecida gratuitamente é o Itraconazol de 100 mg, muito bem tolerado pelos bichanos quando misturados (abra a cápsula e misture as bolinhas) na pastinha whiska (uma colher de sobremesa bem amassadinha).
    A medicação é fornecida para 30 dias e já fica agendada nova consulta, para acompanhamento da evolução do tratamento, que no mínimo são necessários 4 meses.
    Não fracione a medicação e não interrompa o tratamento sem que o animal tenha sido liberado pelo veterinário.
    É importante manter o animal isolado dos outros, devendo apenas uma pessoa tratar dele, evitando contato com outros animais e com crianças principalmente, pois a doença é contagiosa. Se possível utilizar luvas e ao término lavar bem as mãos, até os cotovelos e após passar álcool.
    Se tiverem alguma dúvida é desejarem e só perguntar. Em breve estarei postando fotos de como fazer um gatil com paletes,de baixo custo e que permite uma boa higiene diária.

    ResponderExcluir
  70. Estou cuidando fe um gato fé aproximadamente 2 meses. Ele apareceu aqui na rua com ausência de pêlo no rabo e depois foi aumentando. Esta no momento fazendo uso do itraconazol 100mg e a pomada vedaglos indicada pelo veterinário. Então a dúvida é se após sua melhora, o rabinho dele voltará a nascer pêlo? Não me informei e ai ficou a dúvida...Ele está fazendo o uso do medicamento a uma semana e já apresenta uma melhora, mas os pêlos ainda não começaram a nascer...

    ResponderExcluir
  71. Gostaria de saber quanto tempo leva de tratamento para um filhote de aproximadamente 2 meses, pois ele chegou na rua e está sendo tratado após o veterinário de passado itraconazol 100mg de 12 em 12 e pomada vedaglos. Ele está sem pêlo na ponta do rabinho e a ferida está quase totalmente seca, mas a pessoa que levou ao veterinário não soube explicar o tempo de tratamento e o medicamento está sendo administrado a quase uma semana.A outra dúvida é se os pelinhos do rabinho dele nasceram novamente...

    ResponderExcluir
  72. Nao vejo ninguem que tenha conseguido curar o gato . Nao vejo comentarios de sucesso com esta medicacao ...a pergunta e ... Quem espalhou a esporotricose e quem vende o itraconazol

    ResponderExcluir
  73. Bom dia a todos,descobri a esporotricose no meu gato castrado,mas muito rueiro,há cerca de 20 dias, 2 feridas que se multiplicaram em 8. Assim que descobri, após ida ao veterinário e exame laboratorial,está sendo medicado com itraconazol 100,do laboratório PRATI,que ele só aceitou com sardinha fresca,as feridas estão cicatrizadas,mas continuo com a medicação e higienização diária do local,com cloro,pois sei que assim deve ser. Coloquei telas nas janelas,está "internado",nunca mais irá à rua! Lamento...Espero ter colaborado, obrigada.

    ResponderExcluir
  74. Bom dia
    Meu gato tá com esporotricose, queria saber se posso tirar o pó da cápsula do itraconazol e da pra ele direto pq é bem difícil dar comprimido pra ele
    date o Itraconazol cápsula p

    ResponderExcluir
  75. Eu estou com um gato com esporotricose que eu estou tratando a 1 ano com itraconazol 100 MG ao dia.As feridas melhoram mas ainda tem pequenas que não saram.Agora ele está com caroços na orelha.Ele apresenta esporos e falta de ar.Qual xarope eu devo dar a ele para os esporos e falta de ar? Ele teve bicheira nas feridas eu dei captar já fechou os machucados.

    ResponderExcluir
  76. Vim compartilhar pq esse blog salvou meu gato. Minha gatinha de 1 ano começou apresentar uma lesão purulenta na pata direita inferior. Estava sem dinheiro pra levá-la ao médico, e por gostar muito de ler, acabei iniciando o tratamento por conta própria e baseada nos amigos aqui que levaram seus gatinhos ao vet. Administrei 100mg de Itraconazol 1 x ao dia, usei 2 vezes ao dia a pomada Cetaconazol, 2 vezes ao dia (2,5 ml) Xantinon ( para cuidar do fígado ) e 1 vez ao dia (3 ml ) a vitamina VITA. 1 mês de tratamento a ferida fechou e está com pêlos. Agora que estou com dinheiro, vou levá-la ao médico para saber se devo parar ou continuar o tratamento. Lembrando que observei e comecei o tratamento na fase inicial. Obrigada a todos pela ajuda!! Desejo melhoras aos anjinhos de vocês. ♥️

    ResponderExcluir
  77. Vim compartilhar pq esse blog salvou meu gato. Minha gatinha de 1 ano começou apresentar uma lesão purulenta na pata direita inferior. Estava sem dinheiro pra levá-la ao médico, e por gostar muito de ler, acabei iniciando o tratamento por conta própria e baseada nos amigos aqui que levaram seus gatinhos ao vet. Administrei 100mg de Itraconazol 1 x ao dia, usei 2 vezes ao dia a pomada Cetaconazol, 2 vezes ao dia (2,5 ml) Xantinon ( para cuidar do fígado ) e 1 vez ao dia (3 ml ) a vitamina VITA. 1 mês de tratamento a ferida fechou e está com pêlos. Agora que estou com dinheiro, vou levá-la ao médico para saber se devo parar ou continuar o tratamento. Lembrando que observei e comecei o tratamento na fase inicial. Obrigada a todos pela ajuda!! Desejo melhoras aos anjinhos de vocês. ♥️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daiane, tudo bem? Então, o que a veterinária te orientou quanto à parar ou não o tratamento? Seu gatinho está bem? Por quanto tempo vc tratou? Desculpe por tantas perguntas, mas estou tratando um gatinho de rua, que graças a Deus também percebi logo no início, e com 8 dias de itraconazol 50mg e uma alimentação super Premium as feridas secaram todas. Mas, continuei dando o itraconazol, pois dizem que o tratamento mínimo é de 90 dias. Já estou tratando tem 2 meses. Infelizmente, no momento não tenho como levar ao veterinário. Me ajude por favor, será que já posso parar a medicação e apresentá-lo aos seus novos irmãozinhos?

      Excluir
  78. Pessoal, a abertura da cápsula de Itraconazol não pode acarretar perda de efetividade do princípio ativo? O fungo poderia ficar resistente à droga com o passar do tempo?

    ResponderExcluir
  79. peguei um gato de rua com essa doença o vet passou itraconazol 100mg por dia ele melhorou com 45 dias mas depois a doença voltou mesmo dando o itraconazol , dai ele receitou iodeto de potassio por 25 dias entao no decimo dia foi fechando de novo e continuo dando o itraconazol , ATENÇAO . O IODETO DE POTASSIO TEM QUE SER DADO COM UM PROTETOR HEPATICO SE NAO O GATO PODE MORRER , MAS O VET DISSE QUE NAO TEM OUTRO JEITO.

    ResponderExcluir
  80. Na zoonoses dão os medicamentos necessários, procurem na sua cidade eu moro no Rio de Janeiro e pego lá na zoonoses do Largo do bodegao. Boa sorte.

    ResponderExcluir
  81. Tenho vários com esporotricoze,recolho animais das ruas.
    Retiro as bolinhas da cápsula e coloco junto com um pouquinho de sache de frango. Quando acaba de comer dou dois petiscosão da whisks.

    ResponderExcluir
  82. Tenho vários com esporotricoze,recolho animais das ruas.
    Retiro as bolinhas da cápsula e coloco junto com um pouquinho de sache de frango. Quando acaba de comer dou dois petiscosão da whisks.

    ResponderExcluir
  83. Pessoal já tratei 5 gatos com esporo, 2 ainda em tratamento, notei que as fêmeas melhoram mais rápido do que os machos. Tenho um em especial que trato a mais de 1 ano, ficou até internado pois o nariz estava enorme e precisou fazer aplicação de anfotericina B direto na lesão, a bola sumiu e aí úlceras, usei fluconazol de 25MG que não surgia efeito, comecei a dar o itra de 100mg de 12 em 12 hrs e depois um ao dia começou fechar super rápido, mas chegou um ponto que parece que o itra para de fazer efeito, a ferida não secou por completo e uma narina continua trancada, tô bem desanimada já. Pedi pra minha vet se não poderíamos entrar com o iodeto de potássio, pois a fio Cruz fez um estudo com 38 gatos onde 29 obtiveram cura usando o itra em conjunto com o iodeto, ela disse ser uma alternativa, mas teria que ver os efeitos adversos. Me receitou interferom 30UI que mandei manipular e ainda não chegou. Espero que ajude pois não sei mais oq fazer, se gasta horrores!

    ResponderExcluir
  84. Ah esqci de dizer pra dar o medicamento abro a cápsula e misturo na sardinha, eles adoram!;)

    ResponderExcluir
  85. Estou cuidando de um gato com esporotricose que apareceu aqui no quintal... vejo melhoras lentas...
    Mas ele tem muita dificuldade em respirar... o nariz dele está em carne viva... fechando muito lentamente. Como desobstruo o nariz dele para que ele possa respirar melhor?

    ResponderExcluir
  86. Bom dia. Eu tenho dois gatos(um macho e fêmea). O macho adoeceu e não queria mais comer a ração, desde então, começou a perder peso e tivemos que interna lo, fizemos exame de sangue e constatou uma taxa altíssima no fígado e o veterinário receitou vários remédios que não deram resultado positivo,com isso voltamos com ele para o hospital e além de estar mal do fígado seu nariz começou a inchar,voltamos com ele para o hospital de animais e foi constatado esporotricose. Ele nao pode ser tratado desse fungo por conta do remédio que atacaria seu fígado. InfeliZmente acabou falecendo.A AJUDA QUE PRECISO AGORA É: A fêmea sempre esteve ótima, nunca passou mal, ela ja tem 1 ano e meio de idade e tinha contato com o macho que faleceu. Os dois eram castrados. Ela não apresenta nenhuma ferida!! Estou com medo dela ter pegado esporocitrose e eu sem saber. Essa doença entre os gatos se pega com muita facilidade?? Eu falei com a veterinária dela que me disse que não teria nenhum exame pra identificar a doença, só mesmo aparecendo alguma ferida. Me ajudem, tenho medo de perder essa gatinha tbm.

    ResponderExcluir
  87. BOA TARDE
    POR QTO TEMPO APOS A FERIDA FECHAR DEVO CONTINUAR O TRATAMENTO?

    ResponderExcluir
  88. olá!! resgatei uma gatinha da rua, levei pra casa "parecia saúdavel" e peguei esporotricose. mais ela não apresentava nenhuma feridinha, ela tem no maximo dois meses, bem pequena. eu estou em tratamento para esporotricose, gostaria de dar a ela o remédio estou usando o itraconozal 100mg. gostaria de saber se posso fracionar e dar para ela? ainda não tem 1kg então não tenho ideia da dosagem que devo dar.por favor me ajudem. pq sei que quanto antes, mais rapido será sua recuperação, já que ela ainda não tem sintomas e nem feridas.tatiane2602@hotmail.com

    ResponderExcluir
  89. Alguém me ajuda? O remédio itraconazol manipulado é muito caro aqui e não tenho condições de comprar,posso dar o de humanos? Vai fazer o mesmo efeito?

    ResponderExcluir
  90. Estou com o meu filhote de 7 meses que resgatei da rua com a esporo. A medicação que ele toma é Itraconazol de 100mg, manipulado na UPVet (Ilha do governador) e mais o medicamento para o fígado Silimarina de 100 mg que entrarei agora com ele. Li que você abria a cápsula e misturava o pó misturado com água? Tem algo de errado. Pois o verdadeiro Itraconazol não é em pó e sim são granulados bem miudinhos. E esse lance da vet ter falado para você que não pode abrir? Estranho... como você vai enfiar uma cápsula daquela, que não é pequena, na garganta de um gato e fazê-lo engolir? Ele pode engasgar e se sufocar meu Deus! Esse medicamento tem que tomar com um medicamento hepático, pois ele pode agredir o figado, deixá-lo muito sensível e não é bom para o nosso gato. Veja o seu Itraconazol, se ele é granulado, se não for, nem dê, pois é farinha. Peça ao vet, um medicamento para o fígado. Misture o granulado no requeijão, uma colher de chá rasa, eles aceitam bem. É assim que teno feito com o meu. Tenha muita fé que dará certo!!!

    ResponderExcluir
  91. Gente, testei com.um gato e deu certo: lavar as feridas com agua boricada três vezes por dia. É incrível! Água boricada e fungicida. O excesso faz mal , mas consegui um resultado incrível em muito poucos dias, testem!

    ResponderExcluir
  92. Tenho uma gatinha ela tem 7anos , e está com esporotricose tbm , já faço o tratamento à mais de 8 meses e nunca sarou o veterinário passou o iodeto de potássio junto com intraconazol mas não sara tentei passar pomada no nariz mas ela lambe e a ferida fica na carne viva , desisti de passar alguma coisa pois ela abre demais o machucado não sei o que fazer mais está cheirando mal a ferida, estou sem esperança dê resultado com essa medicação ��

    ResponderExcluir

Eu, Miúcha, Tica, Teca, Nito e Lillo
Adoramos sua visita e comentários.
Venha sempre que puder.Lambeijos