segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Andy Warhol e seus gatos


Andrew Warhola ou Andy Warhol (19281987) foi um pintor e cineasta norte americano bem como uma figura maior do movimento de pop art.

O anos 1960 marcam uma guinada na sua carreira de artista plástico e passa a se utilizar dos motivos e conceitos da publicidade em suas obras, com o uso de cores fortes e brilhantes e tintas acrílicas. Reinventa a pop art com a reprodução mecânica e seus múltiplos serigráficos são temas do cotidiano e artigos de consumo, como as reproduções das latas de sopas Campbell e a garrafa de Coca-Cola, além de rostos de figuras conhecidas como Marilyn Monroe, Liz Taylor, Elvis Presley, Che Guevara e símbolos icônicos da história da arte, como Mona Lisa. Estes temas eram reproduzidos serialmente com variações de cores.

25 Cats Named Sam and One Blue Pussy (25 Gatos chamados SAM e uma gatinha azul) foi uma obra de edição privada e limitada.

Esta obra foi impressa em 1954 por Seymour Berlim . A caligrafia para o livro foi feita por Julia Warhola, mãe de Warhol. As litografias foram produzidas em papel marca d'água Arches, sendo utilizada a técnica de linhas apagadas por Warhol. A edição original foi limitada a 190 exemplares numerados. Cada original foi colorido a mão, usando tintas para tingimento Dr. Martin.

Tanto Warhol como sua mãe tinham uma paixão por gatos e todos eles tiveram o nome de Sam, exceto para uma gata chamada Hester. Tinham tantos gatos que os amigos se recordam que eles viviam doando os gatinhos. "25 Cats Named Sam e one Blue Pussy" contém apenas 16 gatos chamados Sam seguidos por uma gata em azul intitulado One Blue Pussy.















Image Hosted by ImageShack.us

6 comentários:

  1. Não há modelo mais lindo que um gato!
    Tem um selinho para tuas meninas lá no blog. Passa lá! Beijos

    ResponderExcluir
  2. Its really cool art
    I love it :)
    hugs to all
    Kareltje =^.^=

    ResponderExcluir
  3. Que obsessão por "Sam"... Um cara tão criativo nas obras e tão pouco criativo para nomear gatos. Vai entender...
    Bjo
    PS Coloquei a foto do novo gato lá no blog.

    ResponderExcluir
  4. SELÃO ART BY LU = )

    Todo mundo faz selinho, né? Pois é.. Eu decidi fazer um SELÃO em comemoração ao 1º ano do blog Art by Lu no blogspot = )

    E o selão Art by Lu será montado com a sua participação = )
    Vamos às regras (porque selinho ou selão que se preze, tem que ter regrinha, né??? Kkkkkkk):

    **Se vc adotou um ou mais animais, não importa qual, desde que seja adotado, envie uma foto onde vcs estejam juntos para o e-mail artbylu@gmail.com até o dia 5 de outubro (é válido também para quem resgatou algum animal das ruas, não precisa ser adotado necessariamente de abrigo).**

    No dia 10 de outubro, aniversário do Art by Lu, postarei o SELÃO com todos que participaram = )

    ResponderExcluir
  5. Lindos! Mami tem eles como ímãs de geladeira. Ganhou de presente do papi!

    ResponderExcluir

Eu, Miúcha, Tica, Teca, Nito e Lillo
Adoramos sua visita e comentários.
Venha sempre que puder.Lambeijos