domingo, 30 de agosto de 2009

Borba, O Gato

Borba, o gato, e Diogo, o cão, eram muito amigos.Desde muito pequenos foram criados no mesmo quintal e, assim, foram ficando cada vez mais unidos.

Brincavam de pegador, de amarelinha e de mocinho e bandido.Essa era a brincadeira de que eles mais gostavam.Ás vezes, Borba era o mocinho e Diogo o bandido.Outras vezes, era o contrário.
Vocês já ouviram falar que duas pessoas brigam como cão e gato?Pois os nossos amigos nunca brigavam, apesar de serem realmente cão e gato.

De vez em quando, Diogo arreliava um pouquinho Borba, cantando:- Atirei o pau no ga-to-to, mas o ga-to-to não morreu-reu-reu...Mas o Borba nem ligava e eles continuavam amigos.
Quando chegou a hora de irem para escola, Diogo, que era um cão policial, resolveu estudar na escola da polícia.

Borba foi cantar a mãe:- Sabe, mamãe? Eu também vou ser policial.Dona Gata riu:- Onde é que já se viu gato policial?- Ora, mamãe, se existe cachorro policial, por que é que não pode haver gato policial?

Dona Gata explicou:- Meu filho, gatos são gatos, cachorros são cachorros.Existe gato siamês, gato angorá...existiu até aquele célebre Gato-de-Botas.Mas gato policial, isso nunca houve.

- Mas, mamãe, só porque nunca houve não quer dizer que não possa aparecer um.Afinal, é a minha vocação...

Diogo, todos os dias, trazia exercícios para fazer em casa:- Hoje eu tenho que descobrir quem é que rouba o leite da casa de dona Marocas. Você quer me ajudar?

Borba sempre queria.Mas, cada vez que ia ajudar seu amigo, arranjava uma boa trapalhada...Mas o Borba não desistia:- Sabe, Diogo?Eu tenho escutado uns barulhos muito estranhos, de noite. Deve ser algum ladrão. Vamos ver se a gente pega?

E os dois saíram, de madrugada, para pegar o ladrão...Que não era ladrão nenhum, era só o padeiro!

A mãe de Borba já estava zangada:- Vamos acabar com esses passeios no meio da noite!Criança precisa dormir bastante!

- Mas, mamãe, todos os gatos andam à noite pelos telhados.- Isso são os gatos grandes. Você ainda é muito pequeno.- Ah, mamãe, assim você atrapalha minha carreira!E Borba continuava a treinar para policial.

E explicava a Diogo:- Eu preciso reabilitar a raça felina.Em todas as histórias, os ratos são bonzinhos e os gatos são malvados. Veja os desenhos animados.Veja Tom e Jerry! É uma injustiça. Eu vou mostrar a todo mundo que os gatos são grandes homens, quer dizer, grandes gatos...

O tempo passou e Diogo recebeu seu diploma. Ganhou uma linda farda e todas as noites fazia a ronda do bairro:- PRIIIUUUUU! PRIIIUUUUU!...

Borba ainda tinha esperanças de vir a ser um policial e por isso saía sempre com o seu amigo.Uma noite, quando vinham passando pela casa do seu Godofredo, viram alguma coisa muito suspeita no telhado:

- O que é aquilo? – perguntou Diogo.- Desta vez juro que é um ladrão.- Mas eu não sei subir no telhado.Como é que eu faço?- Quem não tem cão caça com gato – disse o Borba.- Deixa que eu vou. E subiu pela calha como só os gatos sabem fazer.Aproximou-se do ladrão por trás e ...- MIAAAUUUUUU!

O ladrão levou tamanho susto que despencou do telhado, caindo bem em cima do Diogo.O Borba ainda gritou:- Cuidado, Diogo!Se ele te pega, faz cachorro-quente!

Mas o ladrão, que era o ladrão de galinhas, estava tão assustado que não conseguiu nem fugir.

- Está preso em nome da lei! – disse Diogo, todo satisfeito, pois era o primeiro ladrão que ele prendia.

Borba vinha descendo do telhado, todo orgulhoso. Toda a vizinhança aplaudia os dois amigos:- Agora podemos dormir sossegados!

Diogo levou seu prisioneiro para a delegacia e explicou, direitinho, como é que tinha prendido o ladrão.

O delegado quis logo conhecer o Borba e deu a ele uma condecoração:- Parabéns, seu Borba!O senhor daria um grande policial!

Borba piscou para o Diogo.E foi admitido na corporação, mesmo sem fazer o curso. Afinal, ele já tinha dado provas de ser um bom policial.E ganhou o cargo de guarda dos telhados.
E agora, todas as noites, enquanto Diogo vigia as ruas, Borba cuida do seu setor.

A rua deles é a mais bem guardada da cidade. Pois tem um policial na rua e um no telhado: Borba, o gato.

Autoria: Ruth Rocha
Image Hosted by ImageShack.us

6 comentários:

  1. oi Angelique...
    Seu blog é muito lindo tbm! Já estou seguindo! :)

    beijos

    ResponderExcluir
  2. Que gracinha!!!! Adorei a historia :-)

    ResponderExcluir
  3. Wat een schattige foto :)))
    Ik ben laat ik was dit weekend niet thuis !!
    groetjes
    Anya :)

    ResponderExcluir
  4. Eu quero a minha rua sendo vigiada por uma duplinha como essa. O Borba tá é certo, precisamos mudar essa imgem ruim dos gatos!

    ResponderExcluir
  5. Creio que o texto é da Ruth Rocha, autora de livros infantis.
    Parabéns pelo blog, gostei demais.

    ResponderExcluir

Eu, Miúcha, Tica, Teca, Nito e Lillo
Adoramos sua visita e comentários.
Venha sempre que puder.Lambeijos