terça-feira, 21 de julho de 2009

Velhice Felina

"Pois é pessoal. Sou uma verdadeira representante deste post de hoje. sou uma "velhinha felina" miau...miau...miau...Olhem só para meus bigodes brancos. Acho que minha mãe não contou a vocês mas ela coleciona todos os meus bigodes numa caixinha de jóias... mãe doida esta hein? Este ano (Junho/09) fiz 20 aninhos de vida...ohhhhhhhhh. Mamãe nem acredita que estamos juntas há tanto tempo e de uns tempos pra cá, mais do que nunca, mamãe saí de casa com o coração na mão. E quando chega em casa é um alívio em me encontrar. Porque será que mamãe anda se "pre-ocupando" com este tipo de pensamento hein? Eu ainda estou muito saudável viu amigatinhos e o maior segredo de todos: Para chegar até aqui, foram horas e horas de amor incondicional. E a história continua para a felicidade de todos nós."
=^. .^= Ronrons cheios de carinho pra vocês =^. .^=

Atualmente a expectativa de vida dos gatos é de 15 anos. Existem vários fatores que a influenciam para maior ou menor longevidade como, por exemplo, a mudança de conceitos ligados aos gatos, por serem tratados como animais de estimação e não como caçadores de ratos como antigamente, melhorando muito a vida felina e assim minimizando riscos ou doenças aos nossos animais. A alimentação apropriada e de qualidade, imunização, esterilização, restrição do acesso à rua, evolução da medicina felina, e outros

O número de gatos idosos vem aumentando na população felina e devemos lembrar que o envelhecimento é um fenômeno natural de nossas vidas e que deve ser respeitado.

Ao estimarmos como expectativa de vida felina 15 anos, aos 10 anos de idade, ele atingirá o último terço de vida que corresponde à idade senil dos felinos e, portanto, um gato deve chegar a esta idade com boa saúde.

Os felinos nesta idade normalmente são mais sedentários, sonolentos, menos curiosos e carentes. Pode apresentar dores articulares devido a doenças degenerativas, fraqueza muscular, predispondo o crescimento das unhas por não gastá-las.São menos tolerantes ao frio ou calor, procuram locais mais confortáveis e aquecidos para descansar, seus pêlos ficam mais secos e sem brilho, visto que os gatos idosos se limpam menos, seus sentidos como audição, visão, e olfato ficam diminuídos, o apetite não é mais o mesmo, bebem menos água, ficando mais suscetíveis à desnutrição e desidratação.

Apresenta gengivites dolorosas, retenção fecal, problemas urinários e diminuição da capacidade digestiva. Ocorre com maior freqüência à formação de massas ou neoplasias e queda no sistema imune.

Os Gatos Idosos podem desenvolver doenças crônicas como insuficiência renal ou hepática, hipertiroidismo, diabetes, lipidose hepática, hipertensão arterial, dificuldades respiratórias, problemas cardíacos e endócrinos em que exames clínicos e complementares podem identificar possíveis alterações.

Segredos para uma Longevidade Saudável

Ultrapassar a barreira dos 15 anos não é para qualquer bichano, a expectativa de vida de um gato de rua é de cinco anos, já um bicho castrado, domiciliado, bem alimentado e imunizado consegue viver mais e melhor.

A duração da vida de qualquer animal depende 35% de fatores genéticos e 65% de fatores ambientais. Ou seja, o ambiente favorável para vida longa inclui um dia-a-dia sem estresse e amor da família. O estresse está ligado ao sistema imune, quando ele aumenta, a resistência física cai, deixando o organismo vulnerável a doenças. No gato ele pode ser provocado pelo ambiente, manejo, pela relação com outros bichos ou humanos.

A alimentação deve ser trocada para de gatos senis a partir dos 7 a 8 anos de idade, sendo ração seca de boa qualidade como as rações de classificação super premium, cheirosa e apetitosa.

A imunização de animais maduros deve ser mantida devido à diminuição da resistência imune natural nesta fase da vida. Uma vez por ano, e por toda vida receberão vacina de reforço com uma dose da vacina Anti-rábica e de acordo com o modo de vida do seu gato, receberão também uma dose da vacina Polivalente Felina.

A castração aumenta a expectativa de vida, pois previne neoplasias mamarias e diminui disputas por território.

Para prever o futuro de um gato, é importante olhar sua árvore genealógica, a característica de longevidade ou predisposição a doenças pode vir de família.Dependendo da raça do gato existem diferenças anatômicas e fisiológicas que influenciam na velhice e devem ser investigadas.É muito importante diferenciar os sinais da idade com manifestações de doença que pode ser tratada pelo médico veterinário antes de sua progressão.

O programa preventivo de saúde do gato idoso deve ser iniciado aos oito anos de idade, receber acompanhamento periódico, a cada três ou seis meses para um check-up pela avaliação clínica e laboratorial, durante toda a vida.

Image Hosted by ImageShack.us

19 comentários:

  1. 20 anos e corpinho de 2! :)

    Muita saúde para ela!!!!!!!!!!!!

    Um beijo especial para a Nina!

    ResponderExcluir
  2. Poxa, ela tem vinte anos? Que gracinha! A minha mais velhinha tem dez, mas nem aparenta, assim como a sua =] No ano passado ela ficou doente, ficou bem ruinzinha mesmo, e a veterinária disse que ela bateu no céu e voltou. Com muito cuidado e carinho!

    Beijos às três e muita saúde!

    ResponderExcluir
  3. Que senhorinha mais linda!!! Que benção... espero que meu Tigre também chegue muito longe... ele tem 14 aninhos, tá surdo, tadinho, se tornou extremamente carente, mas fora isso, esta muito bem de saúde. A dose diária de carinho é muito alta!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Eu não imaginava que já tivesses tanta idade Nina; não parece! Meu irmão teve uma gatinha que viveu 20 anos e tinha tudo para ser um animal frágil. Achei-a na rua, embaixo do meu carro, ainda filhote. Meu irmão havia perdido seu gatinho e ficou com ela; deu-lhe o nome de Penélope. Penélope ficou grávida e como teve um leve raquitismo não conseguiu ter seus filhotes. Fez uma operação de urgência e foi castrada. Os filhotinhos, infelizmente, não sobreviveram, mas Penélope acompanhou meu irmão por 20 anos; só no último ano ficou meio caduquinha. Muito interessante a reportagem sobre a velhice felina; a questão da árvore genealógica é que fica difícil quando se recolhe animais da rua... Eu escrevo demais, não é? kkk É que adoro conversar com minhas amigateiras! Beijos mil e muita saúde para ti, tua mana e tua mamãe!

    ResponderExcluir
  5. Ola meninas... tem selinho pra voces la no Bigodes. Passem la quando puderem, ta?

    ResponderExcluir
  6. Que gostosura esses 20 anos de amizade! Os meus bebês ainda são novinhos (com execessão do Taz Seti que ainda tem 7 meses, todos aqui tem 1 aninho), mas já vivi a experiencia de ter bebês idosos... Minha antiga companheirinha se foi aos 14 anos (uma cofapzinha tudo de bom)... Essas preciosidades merecem todo o carinho do mundo!
    =^.^=

    ResponderExcluir
  7. Oi Angelique, tem selinho pra vc la no Bigodes. Passa la quando puder, ta bom?? BJ

    ResponderExcluir
  8. Angelique que felicidade ter essa Senhorinha de 20 anos, as minhas estam indo para os 14. E já tenho a mesma preocupação que você. Acho até que nosso tio de Branco me acha muito neurotica porque qualquer coisa toca levar as crianças para consulta. Beijos, felicidades e saúde as duas.

    ResponderExcluir
  9. a mais velha aqui é a gigi, que deve ter perto de 10 anos. espero que ela viva por muuuuuuuuuuuuuito tempo! :)

    ResponderExcluir
  10. Nossa, está linda mesmo com essa idade hein? Minha mãe teve uma gata que viveu 19 anos e no começo da vida dela, comia comida normal, era livre pra sair passear e tomava comprimido para não engravidar e viveu tudo isso. Ela era muito forte.
    Minhas preciosas morreram com 12 anos, que pena que foi tão pouco tempo.
    Mas muito legal essa matéria que vc postou aqui.
    Bj
    Simone

    ResponderExcluir
  11. Meninas, a Nina é realmente um presente de Deus. Acho que além do amor, o que conserva a beleza e a idade dela é o mau humor natural desde bebê...hahahaha. Esta meNina é tão ranzinza...hahahaha...mas é o meu bebê. Eu confesso: amo esta criança. Beijos e obrigada pela amizade e o carinho de todas vocês.

    ResponderExcluir
  12. Que linda!!!
    E ainda vai longeee, uma princesa, em plena forma!!!. Que benção, hein?!.
    Os meus infelizmente não ficaram comigo
    tanto tempo...Só de pensar e lembrar, ai, dá até um aperto no coração. Bjs.

    ResponderExcluir
  13. ola
    que giro tambem coleciono bigodes
    tenho uma caixa cheia "o fundo dela" cheia de bigodes
    vou tirar fotos e postar lá no blog
    bjs

    ResponderExcluir
  14. Oi Angelique.
    Tem selinho pra ti no Ronronices...
    Passa lá pra pegar o teu tá!
    Bjus querida

    ResponderExcluir
  15. Parabens, ela e linda! Eu tbm tenho um gato chamado Lobinho com 18 aninhos e graças a Vcs fiquei sabendo de + coisas sob ele que anda meio rabugento... he he he!!
    Bjosss a Vcs foi um prazer...!

    ResponderExcluir
  16. ola
    lind seus filhotes de pelo e o blog eh um mimo-)))estarei acompanhando, eh cehio de informacoes uteis.-)amo peludinhos tb e tenho 9 e ajudo muitos outros-)
    abracos p ti e seus peludinhos,
    nadia xaviehttp://anjossemasas2.blogspot.com/r

    ResponderExcluir
  17. olá! adorei sua gata! pelo visto você cuidou muito bem de sua gata! a minha faz 7 anos no dia 23 de dezembro deste ano. pra vc ter uma idéia a mae dela morreu quando ela nasceu junto com 7 irmaos. peguei ela pra cuidar. a minha sorte foi ter meu primo, que é veterinario. nos ajudou a cuidar dela. ela está super saudável e eu espero que me acompanhe nessa vida até os 30. tenho 16 anos. tenho ela desde os 10. criei ela realmente como se fosse uma filha! amo muito ela e espero ficar junto dela mais muuuuuuuuuuuuuiiiiiiiiiiitos anos! uau! o último comentário foi há 3 anos '='!! até +!

    ResponderExcluir

Eu, Miúcha, Tica, Teca, Nito e Lillo
Adoramos sua visita e comentários.
Venha sempre que puder.Lambeijos