terça-feira, 14 de julho de 2009

Gatos ronronam para manipular humanos, diz estudo

Antes de iniciar a leitura quero postar o meu comentário aqui, um pouco divergente das pessoas que participaram desta pesquisa.

1.Nunca, em momento algum de meu convívio com gatos (e aí vão algumas 4 a 5 décadas...rs..) o ronronar me irritou, pelo contrário, ver os gatos ronronando é para mim um enorme prazer e recebo este presente como um carinho todo especial deles, como se me dissessem: obrigada, eu também gosto muito de ti e de teus carinhos.

2. Associar o ronronado à pedido de comida pelo felino? Não, eu diria que o gato ronrona pelo prazer que proporcionamos a ele através de afagos, cuidados (incluindo aqui a alimentação). As felinas em casa, quando estão com fome miam de prazer só de me ver chacoalhar o pacotinho de whiskas)

Qual é a sua opinião a respeito? como vc "encara" o ronronar de seus felinos?

Beijinhos e uma linda tarde... segue artigo

"Os gatos usam um ronronar específico para influenciar e manipular humanos, de acordo com um estudo feito na universidade britânica de Sussex.

Segundo a pesquisa, publicada na revista científica Current Biology, ao contrário do ronronar normal, este outro incorpora um som com uma frequência parecida com o de bebês humanos.

Karen McComb, que liderou o estudo, disse que a pesquisa foi inspirada em seu próprio gato de estimação, Pepo.

"Ele me acordava pelas manhãs com um ronronar realmente irritante", disse ela.
"Descobri que outros donos de gatos também passam pela mesma coisa."

Classificação

McComb disse que esse tipo de som, ao contrário de fazer com que os gatos fossem expulsos, geralmente levava os donos a alimentarem os animais.

Para descobrir o mecanismo de "manipulação", a equipe de pesquisadores treinou voluntários para gravar todos os tipos de ronronar de seus gatos.

Os voluntários classificaram os sons emitidos pelos animais - alguns eram descritos como mais urgentes, enquanto outros foram classificados como mais agradáveis.

A equipe então relacionou os sons específicos à classificação dada pelos voluntários. Os resultados sugerem que os ruídos mais "solicitantes" estavam relacionados ao ronronar de frequencia mais baixa.

"Quando tocamos as gravações para outros voluntários, mesmo aqueles sem experiência de gatos consideraram o ronronar ‘solicitantes’ mais irritantes e urgentes", disse ela.

"Os gatos conseguem produzir um ruído de baixa frequencia usando os músculos de suas cordas vocais, estimulando-as a vibrar", disse ela.

"Acreditamos que eles aprenderam a exagerar dramaticamente isso quando sabem que vão gerar uma resposta humana", diz.

Estudos anteriores já haviam apontado semelhanças entre o ronronar dos gatos de estimação com o choro dos bebês humanos. "

Publicado esta manhã na BBC Brasil
Gravura: Gary Patterson
Image Hosted by ImageShack.us

21 comentários:

  1. Adoro o ronronar das minhas crianças, tirando o Miguel que é um tanto dramático, acho muito repousante, tanto que a Peta dorme comigo todos os dias, rs. Beijos Angelique, obrigada pelo selinho.

    ResponderExcluir
  2. A fala sério... esse pessoal ai da pesquisa não entende nada de gato.
    Concordo com o que vc escreveu, nunca me irritei com nenhum ronronar e o tigre quando quer comer mia... mia... mia...
    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Estou de acordo com a Maira. O gato só ronrona quando o mimamos. Não é irritante antes pelo contrário.
      É verdade que aparecem estes estudiosos que pensam que sabem tudo mas não sabem é absolutamente nada.
      Saudações

      Excluir
  3. Achei estranho o artigo falar do ronronar irritante os gatos ronronam por prazer. E é tão baixinho e relaxante...
    Meu gato ronrona tão baixinho que eu tenho que colocar a mão para e o ouvido para escutar.
    Já os miados sim são bem diferentes para cada coisa que ele deseja é um tipo, quero sair é mais alto, oi estou por aqui só vim te ver é baixinho, para comer é um miado curto e acompanha o corpo em direção ao prato.
    Só quem tem o prazer de compartilhar a vida com um felino entenderá. Acho que os entrevistados não eram pessoas que gostam de gatos rsrs
    Oi tudo bem? Obrigada pela visita e elogio ao meu blog estou tentando deixá-lo bonitinho, mas ainda tenho muito que aprender. Não sei dar selinho para seu blog,nem colocar o que ganhei lá rsrsrs

    ResponderExcluir
  4. O que é isso! Ronronar, nos meus gatos pelo menos, sempre significa que estão felizes, ternos, e eu adoro. Quando querem alguma coisa, geralmente eles miam mesmo, alguns mais delicadamente, outros botam a boca no trombone. Eu reconheço cada um, só de ouvir o miado. É a forma de comunicação deles e quem os ama, também ama seu "linguajar". Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi!! O ronronar da minha Mina é uma graça. Concordo com vocês: esse pessoal da pesquisa não está com nada. Se tem uma coisa que os ronrons não fazem é irritar, pelo contrário - são extremamente relaxantes. Acho uma delícia ouvir a Mina ronronar, com uma carinha bem feliz kkkkkk. Obrigada pelo selinho.
    Bjss Angelique, ótima semana!!!

    ResponderExcluir
  6. Eu amo ouvir e sentir um gato ronronar.
    O Mozart ronrona geralmente quanto eu chego em casa depois do trabalho, eu sempre associo isso a alegria que ele sente ao me ver chegar e saber que não vai mais ficar sozinho, com certeza não é por causa da comida, pois eu deixo sempre um pouco de ração no pote.
    Ele tb ronrona nos raros momentos em que consgio pegar ele no colo e fazer carinho... ele não gosta muito de colo!
    Bjs, Vivi

    ResponderExcluir
  7. É meninas. Realmente os entrevistados não entendem nada mesmo de ronronar de gatinhos. Será que entendem de gatos?rs... mais uma vez obrigada pela participação. Beijos

    ResponderExcluir
  8. I also love to hear my cats purring. I know that they are content and relaxed when they are purring....

    purrrs
    Luna, Luzie and Olli

    ResponderExcluir
  9. Ik ben er dol op als katten spinnen
    het geeft een relax gevoel :)
    Lieve woorden ...

    ResponderExcluir
  10. Mamãe adora quando eu ronrono ^^
    Mas eu ronrono somente quando estão fazendo algo que me agrade, que geralmente é quando recebo carinho =)

    ResponderExcluir
  11. Eu sinto é falta do ronronar deles... Eu mesma ronrono pra eles quando estou com saudades e eles me respondem com o ronronzinho lindo deles... A-MOOOOOOOOOO o ronronar! E não acho nada manipulativo! =^.^=

    ResponderExcluir
  12. Eu amo o ronronado dos gatos, eu durmo com esse som e bem rápido!. É tão relaxante, dá uma paz, tudo de bom!!!. Esse pessoal da pesquisa, só acertou que o grau de intensidade do ronronado fica mais forte ou bem baixinho, dependendo de como o felino está se sentindo...Agora irritar, para tudo!. Eles que irritaram o coitado do gato da pesquisa.
    E Angelique, obrigada por lembrar do nosso bloguinho, pelo carinho e claro é um prazer ter a sua companhia!!!!. O selinho é muiiiito lindo, tá chic, hein!!!. E depois com calma, vou postá-lo, tem tb outros que ganhei e ainda não fiz. E de novo, valeu, hiper bjs e o blog tá show!!!.

    ResponderExcluir
  13. Oi Angelique, estou tentando te responder desde anteontem mas meu computador estava enlouquecido. Super obrigada pelo selinho, amei!! Quanto ao ronronar dos gatos, só quem não tem peludos em casa nem ama essas fofuras pode pensar que eles usem o ronronar como manipulação.... é cada uma!!!! BJS

    ResponderExcluir
  14. Eu adoro ouvir o meu Eros ronronar...é uma delícia


    Beijinhos da mamã do Eros
    Guida

    ResponderExcluir
  15. Acho que essa pesquisa está bem equivocada!
    Aqui ronronam quando estão relaxados, num colinho quentinho, dormindo e recebendo carinho.
    Aproveitamos para agradecer o carinho e o selinho!
    bjussss

    ResponderExcluir
  16. há selinho para ti...ronrons
    http://erosomeugato2009.blogspot.com/2009/07/mais-um-selinho.html

    ResponderExcluir
  17. Sabem, falam tantas coisas sobre gatos...será que essas pessoas tem ou já tiveram gatos? Eu já tive mais de 20 gatos em minha vida e digo que cada um tem uma personalidade diferente e tem horas que eu acho que a única diferença entre eles e nós é que não conseguem falar. Acho os felinos incríveis!!! Tenho dois gatos atualmente. Um, preto, super carente (foi salvo de ser morto!) e que ronrona tão alto que a gente consegue ouvir de longe. O outro, peludíssimo, rajado, meio maine coon, acho que não ronrona, ou é inaudível...
    Acho que o ronronar significa felicidade e prazer!
    Abraços,
    Ana.

    ResponderExcluir
  18. Oi Angelique!
    Imagina! è esse de trabalho, nunca ficaria de mal de vc! (lembra daquelas brincadeiras de criança; Belém, Belém, nunca mais estou de bem? kkkkk)

    O nosso niver é dia 25 ... ui! 6 anos!

    bjos

    ResponderExcluir
  19. Nossaaaa, não concordo com o irritante, mas com o manipulador sim...hehehe
    Meu Bolotinha é tão chato que ele é o unico gato q ronrona e se a gente pega ele ou faz algo q não quer ele para na hora de ronronar, dois segundos depois eu faço carinho e o ronron começaaaaa... eleeee é d++++++++ hehehe
    beijossss

    ResponderExcluir
  20. que coisa mais absurda e eu concordo em número e gênero com vc... minha gata ronrona tão baxinho e tranquilo que dá até uma sensação de paz! e ela nunca ronronou para pedir comida ou qualquer outra coisa... quando deseja algo ou se enrosca nas pernas até cansarmos ou mia e mia e mia... ronronar, só para demonstrar prazer e felicidade! pedidos, só por meio de miados, lambidas e até mordinhas no calcanhar!!

    bjinhos

    ResponderExcluir

Eu, Miúcha, Tica, Teca, Nito e Lillo
Adoramos sua visita e comentários.
Venha sempre que puder.Lambeijos