sexta-feira, 26 de junho de 2009

Os Gatos são Super Comunicativos

Ao contrário do que se afirma, o gato é uma criatura que se apega muito facilmente às pessoas: e é por elas e não pelo ambiente, que ele sente afeição. E é com o homem, mais do que com outros animais, que o gato procura comunciar-se mais completamente.

São muitas as formas pelas quais ele pode expressar sentimentos, necessidades, dores, desejos. Através dos sons, expressões faciais e corporais, movimentos, ele é capaz de demonstrar raiva, prazer, dor, interesse, surpresa, medo, dúvida, fome, alegria, ciúme e até mesmo superioridade. Abaixo algumas mensagens que os gatos costumam enviar para nós.
MIADOS
O mais popular som emitido pelo gato é o "miau". Pela observação, acredita-se que este som seja mais utilizado na comunicação com os seres humanos do que com outros animais.

Curtos: por exemplo, se o gato é chamado pelo nome e solta um miado curto, é como se ele estivesse respondendo à pessoa que o chamou. Este tipo de miado também pode mostrar que ele não está à vontade: talvez querendo descer de um colo, fazer xixi ou sair para passear. Pressentindo um inimigo, seu miado é breve e alto.

Fracos: um miado fraco, quase inaudível, com a boca levemente aberta, ele emite quando reconhece o dono, como se o cumprimentasse após algumas horas de separação.

Longos: suas dores ou ferimentos serão comunicados através de um miado longo. Quando estiver com fome, soltará um miado curto e agudo, e em alguns casos, acompanhado do movimento de colocar a língua para fora.

Há ainda o miado típico do acasalamento, com um som bastante específico e audível a muitos metros de distância.

RONRONADASOutro som característico é o ronronar - uma espécie de rumor contínuo, semelhante ao respirar ofegante de um indivíduo asmático. Este som é muito usado para exprimir satisfação e prazer, em situações como estar confortavelmente no colo de alguém ou brincando com um objeto.
RESMUNGOS
Existe também o resmungar, semelhante ao ronronar, mas não constante, bastante frequente quando passa por situações de ciúmes. Este tipo de som é muito utilizado por gatos da raça Oriental. Além de resmungar, ele fará rápidos movimentos com a cabeça e os seus olhos brilharão.

CUSPIDAS Bastante comuns e conhecidas por todos são as suas "cuspidas", um som sibilante, que acompanhado de um movimento rápido da boca, abrindo e fechando, demonstra o não contentamento com determinada situação. É uma forma de intimidação, basicamente visual, como se ele estivesse dizendo: "Tomem cuidado comigo". Entretanto, este movimento não pressupõe necessariamente uma agressão. Na maioria das vezes, bastará que alguém o pegue no colo para que ele se acalme.
EXPRESSÕES DA FACE
É pelas expressões faciais que se revelam, talvez com mais fidelidade e perfeição, os sentimentos mais opostos dos gatos: prazer e dor, tédio e alegria, raiva e afeto, certeza e dúvida

OLHOS

Levemente fechados: os olhos, altamente expressivos, carregam amplos significados. Quando é acariciado, o gato fecha levemente os olhos e emite um leve miado.
Estreitados : nos olhos estreitados, estão caracterizadas as raiva e, dependendo da situação, a alegria.
Bem abertos: demonstra curiosidade.
Arregalados: O medo, o receio, a dúvida.
O Olhar no infinito: pode significar devaneio.
Quase fechados: comunicam extremo prazer.
Fechados : "estou ignorando a sua presença".
Piscando: vão demosntrar afeição pela pessoa que está por perto.
Para cima e para baixo: o gato olhará para cima quando pretende subir em determinado local e, para baixo, quando quiser descer. Estes movimentos são sempre acompanhados de um leve miado.
BOCA

Aberta : quando estiver de boca aberta ou bocejando, estará comunicando seu tédio.
Semiaberta : indicará alegria.
Mexendo : abrindo-a ou fechando-a rapidamente, com os dentes à mostra, sem emitir som, estará implícita uma manifestação de carinho e afeição
Mordidas : mordidas que não machucam, apenas dadas com um leve aperto dos dentes, são demonstrações de afeto. O gato só dará mordidas mais fortes quando estiver com medo ou sentindo-se importunado. E se por qualquer um destes dois motivos ele fincar seus dentes na mão de uma pessoa e esta pessoa puxá-la bruscamente, ele poderá unhá-la. Se não demonstrar preocupação com o fato, ele simplesmente vai largá-la e ficar quieto.
Enquanto o gato dá um banho em você, pode dar mordidinhas. Significa: “Como você está sujo. Deve ser punido por tamanho relaxamento. Não ouse interromper o banho que estou dando!”
BIGODES : seus bigodes ficarão bem esticados em sinal de excitação e caídos em sinal, de susto.

A LINGUAGEM DAS VÁRIAS PARTES DO CORPO

CAUDA

Levantada : significa alegria.
Ereta : significa atenção, concentração e até um cumprimento. É muito comum ver um gato vir na direção de uma pessoa e está indo cumprimentá-la. Nas raças orientais, por exemplo, além de deixar a cauda ereta, eles chegam a dobrar a sua ponta. Já na persa, a cauda somente fica ereta
Balançando : não significa raiva, significa apreensão. O gato balança o rabo quando está diante do inimigo, ou quando está doido para saber o que você tem naquela misteriosa caixa. Gatos de rabo peludo, jamais os têm levantados. Talvez para não serem confundidos com algum perigoso tamanduá. Para identificar um estado de contentamento e prazer, sua cauda mexerá lentamente. Um movimento rápido demonstrará abertamente que ele não está gostando da situação - uma espécie de aviso. Geralmente isto ocorre quando ele está querendo descer do colo de alguém.
Em volta das patas: Sentado, com o rabo circundando as patas, ele se encontra numa posição de atenção, sendo capaz de permanecer assim por muito tempo, admirando um objeto ou uma pessoa.
Posição Média : a cauda é fundamental para o equilíbrio do gato e pode, inclusive, comunicar seu estado de saúde. Quando ela estiver na posição média, isto é, nem baixa, nem alta, significa modalidade. Totalmente baixa, significa doença.
No meio das pernas : O rabo no meio das pernas é postura típica do medo. Normalmente isso ocorre com os gatos pequeninos, quando as pessoas os colocam em locais que eles consideram perigosos: um muro alto, por exemplo.
Rebolar: Significa ar suspeito. Quando o gato rouba comida do pratinho do outro, chega rebolando, igual a um rato e fica meio vesgo. É o ar de culpa do pecador.

DORSO
Arqueado: as costas arqueadas, preparando o animal para o salto, correspondem basicamente ao movimento de alerta diante do perigo. E ainda, se os pêlos estiverem eriçados e as patas encolhidas, se constituirá numa ameaça. É muito difícil que ele venha a agredir alguém, a não ser que esteja muito faminto, com medo ou tenha sido maltratado. Já com outros animais, essa é uma postura bastante agressiva, uma forma de intimidar o adversário.

Tremulando: se por acaso o gato tremular as costas quando for chamado ou cumprimentado, estará respondendo à pessoa que o solicitou.

PATAS

Abrindo e fechando: as patas indicam sentimentos mais positivos que negativos. quando animal abre e fecha as patas, comos e estivesse fazendo uma massagem, está manifestando carinho. Geralmente, ele realizará este movimento quando está no colo, fazendo isto diretamente na barriga da pessoa, como uma tentativa de prolongar essa situação de afeto.

Só abrindo: as patas abertas chegando o animal a colocar as unhas pra fora, significam a famosa intimidação. Isso pode até ocorrer por medo, como se quisesse se defender do perigo. Outras vezes, ele poderá realizar este mesmo movimento - de abrir as patas e as unhas - quando estiver dormindo e acordar de repente. No momento seguinte, ele voltará à posição anterior e continuará o sono, relaxado e acomodado.

Erguidas: Gatos têm grande facilidade para ficar em pé, embora não consigam, ainda, caminhar sobre duas patas, como nós, os macacos e os ursos. Entretanto, as mutações se encarregarão de criar, mais cedo ou mais tarde, o gato bípede. Mesmo gatos gordos e adultos, ficam em pé, com grande facilidade, quando chega a hora da comida. E por quê? Para ficarem maiores e serem notados por você, senão você pode se esquecer de dar a comida deles. Como se isso fosse possível!rs... Este movimento, mais comum aos gatos orientais, tem por finalidade comunicar extremo carinho a alguém.
ORELHAS
Abaixadas: a posição das orelhas abaixadas costuma indicar o humor do animal.
Abaixadas para trás: é sinal de raiva. Se esta posição incluir um movimento rápido da cauda, significará uma maior intensidade desse estado.
Eretas ou de pé: totalmente eretas, elas significam atenção ou concentração em algo ou alguém.
Se o gato mexer levemente as orelhas quando for chamado, significa que a pessoa foi ouvida. Mexendo-as rapidamente, também significa que a mensagem foi compreendida, só que no momento o animal não está interessado em responder ao apeloBARRIGA

Arrastando no chão: O gato vai andando abaixadinho, com a barriga esfregando no chão. Pode significar caça à vista.

Para cima : É o gato mais feliz, seguro e tranqüilo deste mundo. Aliás, pessoas que dormem de barriga para cima, também demostram que são absolutamente seguras de si.

MOVIMENTOS CORPORAIS
Rolar o corpo de um lado para outro: é sinal de satisfação e até de um certo charme para com o dono.
Corridas: realizando curtas corridas na frente de alguém, significa que ele está alegre.
Abraçar as pernas de alguém: o gato é capaz de acompanhar uma pessoa onde quer que ela vá, chegando até a imitar os movimentos das suas pernas. No momento que as suas patas abraçarem as pernas de alguém, com certeza, estará querendo brincar.
Subir no colo: e serão ainda capazes de subir no colo rapidamente, pulando até a altura do ombro, como se estivesse obrigando alguém a segurá-los. E nas posições confortáveis, eles fecharão seu corpo num movimento circular e permanecerão assim longo tempo.
Enterrar comida: “Nunca mais quero comer isto!” - pensa o gato, enquanto tenta enterrar a comida, arranhando o pavimento. Pior é quando estão comendo no jardim e um dos gatos não quer mais comer e enterra, realmente, a comida que os outros ainda não comeram. Na realidade, é apenas uma encenação. Retire o pratinho e o apresente, logo em seguida, com a comida revirada, que o gato cai em cima e até lambe o pratinho. Por outro lado, quando o gato começa a comer, e em um dado momento pára, olha para você e diz: “Miau” e volta a comer. Isto quer dizer: “A comida está ótima, cozinhe sempre desta maneira!”

Pinotes: Quando você vai acariciar seu gato, muitas vezes ele se levanta até a sua mão, para receber mais rápido a sua carícia, com os olhinhos fechados. Outra forma de afeto é quando dá uma cabeçadinha na sua mão, o que pode fazer você entornar uma xícara de chá. Mas é o preço do amor.

Pisar no pé : Por que alguns gatos têm o hábito de pisar no pé do dono? Elementar: para que o dono nunca mais se afaste dele. É uma prova de amor.


Lamber seus cabelos ou orelhas. Não é comum os humanos serem dignos dessas seções especiais de higiene, mas se seu gato escolheu lamber seus cabelos ou orelhas, fique certo que você está incluído no seu círculo. Esse é um dos sinais mais óbvios de amizade e confiança que você pode ter com seu amigo peludo.
Amassar/afofar. Gatinhos afofam suas mamães pra estimular a produção de leite, e essa é a razão pela qual os experts acreditam que esse comportamento nos gatos adultos seja uma nostalgia da infância, relembrando momentos felizes que eles tiveram quando pequenos. Então, da próxima vez que seu gatinho mover suas patas pra cima e pra baixo em você, lembre-se de que eles não estão só querendo te deixar confortável pra uma soneca, mas estão expressando sua adoração por você.

AMIZADE OU AGRESSIVIDADE: SENTIMENTOS MUITOS FORTES ENTRE OS PRÓPRIOS GATOS
Existe uma comunicação muito forte dos gatos entre si. Ela é sentida desde a primeira mamada dos filhos, quando a mamãe ronrona de prazer. E conforme crescem, vão apurando mais as suas formas de comunicação.
Num determinado momento, a mãe soltará miados curtos aos seus filhotes, como se estivesse encorajando-os a fazer algo.
Ela poderá ronronar, alertando os filhotes para uma situação de perigo, no que será imediatamente obedecida.
Na hora em que seus filhotes devem deixar de mamar, a mãe vai grunhir forte, ameaçadora. Se eles insistirem, ela irá dar patadas, erguendo a orelha e movendo rapidamente a cauda.
Entre si os gatos poderão desenvolver formas muito particulares de comunicação. No ínício do convívio, é comum que eles sejam agressivos e vivam em competição, mas normalmente dois gatos adultos costumam ser muito amigos. Quando ele estiver com ciúmes de outro animal, até poderá agredí-lo. Lamber um ao outro demonstra amizade.


Fonte: Caes & Cia - Edição 81
Reportagem e texto: Solange Barreto
Informações de Ivany de Florio Mendonça
Image Hosted by ImageShack.us

26 comentários:

  1. Muito bacana o artigo = )
    Tbm adorei o blog, parabéns.

    Ronroninhos para Nina e Missy dos meus 16 gatinhos ~^..^~

    ResponderExcluir
  2. Sensacional o artigo Angelique!!
    Teu Blog é muito informativo, adoro isso!!!

    Ah eu mudei mais um pouquinhoa disposição das coisas no Blog, fico testando as possibilidades. Esse negócio de Blog é mesmo uma mania.
    Que bom que gostou da nossa fotinho, foi do celular mesmo, mas ficou boa.

    Beijokas

    ResponderExcluir
  3. Olá Nina e Missy, gostamos muito do seu blog. Visita o nosso e pega o selinho que deixamos para vc. bjs

    ResponderExcluir
  4. AMEI esse post!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Angelique!
    É realmente, moramos em um lugar encantado!.
    É uma benção, poder dar uma vida boa aos meus amores!. E seu blog, cada vez mais lindo, adorei o texto!. Uma semana mágica para para vc, Missy e Nina!. Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Acho que a Brisa e o Dom são super comunicativos. Eles se lambem tanto rsrsrsr

    ResponderExcluir
  7. Ola, estou pesquisando e nao encontro na net, sera que poderia em ajudar?
    Meu gato esta com estes sintomas: miado fraco, dificuldade de engolir, quando engole parece que quase vomita, nao se lambe..aqui nao tem muitos veterinarios confiaveis, o que posso fazer? Estou desesperada porque ele e meu melhor amigo e companheiro fiel.
    Um abraço aguardo resposta.

    ResponderExcluir
  8. Meu email caso queira entrar em contato e me ajudar e gattha_@hotmail.com, nao precisa aceitar aqui nos comentarios, ja agradeço se me adicionar no msn..que tristeza que estou =[

    ResponderExcluir
  9. amei as informações eu tenho duas gatinhas e elas fazem muitas coisas que ai esta dizendo ser boas inclusive dormem de barriga para cima em minha cama, lambeijos para Nina e Missy, inclusive minhas gatinhas uma se chama nina e a outra Pitucha .

    ResponderExcluir
  10. Muito bom! Adorei! Tinha muitas dúvidas sobre o comportamento de meu gatinho, eu o achei perdido na rua há 3 meses e me ajudou muito a entende-lo melhor!

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  11. Oi achei mto bom o post...eu tinha uma nina tb,ela faleceu faz umasemana agora somos soh eu e a thina,mas fico feliz de lembrar das coisas q a nina fazia,sempre represenrava que ela era mto feliz cmg....obrigada pelas informacoes bjokas minhas e mirdidinhas de carinho da thina!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gisele, obrigada pela visitinha ao blog. Tenho certeza que a sua Nina está muito feliz agora no céu dos animais, mas ela jamais deixará de estar ao seu lado. Beijos

      Excluir
    2. Ola novamente....passou um tempo e eu e a thina estavamos nos sentindo sozinhas...adotei uma gatinha mto espuleta se chama lunna...agr somos tres e somos mto felizes e sempre com a lembranca da nina nos nossos coracoes e mentes..bjo e fica uma dica pra pessoal q ve o seu blog:povo adote um gatinho eh td de bom...bjos e mordidas pra vcs.... :)

      Excluir
    3. Oi Gisele, desculpe-me, seu e-mail estava perdido entre uma centena de outras mensagens, tudo bem com vc? Fiquei feliz com as notícias e concordo com vc. O AUG é maravilhoso.Bjs e lambeijokas da Nina e da Miucha

      Excluir
  12. O que acho mais engraçado nos gatos são as artimanhas que eles aprendem para acordar você quando querem algo.

    Tenho um casal de mesma ninhada e a fêmea aprendeu mil e uma formas de arrancar você da cama quando lhe convier! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Primeiro ela chega fazendo "prum prum" bem no teu ouvido, depois te cutuca com a pata (é hilário ver isso!!!!) se isso não deu certo e se estiver deitado de lado sobe no seu braço e "empuleira" ali durante um tempo roronando, fazendo o prum prum e miando bem baixo depois começam as lambidas (irritante essa parte), ela chega a lamber os olho até! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Se depois de tudo isso ainda não der certo, ela entra por debaixo da coberta e começam as unhadas! hauhauhauahauhauahauhauhauahauha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Girdleman...concordo com vc em todos os sentidos. Aqui em casa as reações são as mesmas...kkkk.Obrigada pela visita e o comentário. Apareça

      Excluir
  13. ola meninas, estou apavorada!
    Meu gato de estimação esta miando muuito alto, algo ora do comum, parece que esta com dor e faz uns movimentos com a barriga, parece que vai vomitar de novo. Ele esta com a a calda ereta só ate a metade, como se fosse fazer fezes e fica lambendo o anus, mas ele é macho, IMPOSSIVEL ganhar filhotes! Me ajudem por favor, estou desesperada!

    ResponderExcluir
  14. Camila, não tenho como te ajudar. Desconheço estes sintomas. Leve-o imediatamente ao veterinário.

    ResponderExcluir
  15. Adorei!! Muito prático mesmo!!! :D
    A minha gata está sempre a abanar a cauda. Quando digo sempre, é mesmo sempre! Nunca pára quieta! Até mesmo quando sozinha ou a dormir... Acho uma graça! :) Nunca tinha visto um ato estar sempre a abanar a cauda, mas esta está sempre assim! :D

    Excelente post! :D

    ResponderExcluir
  16. Oi, Angelique! ADOREI o artigo! Muita coisa que eu não sabia. :)
    Mas a propósito, o que significa quando o gatinho treme a cauda? O meu faz isso quando chego do trabalho e também quando boto comida pra ele; ele aparece soltando miadinhos curtos e tremendo a cauda loucamente. rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Manoel. Quando o gato treme a cauda ou o dorso é sinal que está feliz e com vontade de brincar com você e se faz isto também ao ganhar a ração favorita é expressar satisfação. Os miadinhos curtos é a forma de comunicação e prazer em revê-lo Manoel. E, casa eu tenho a lingua do miau com minhas gatas, aparentemente é reciproco a mensagem que passo a elas, principalmente a Miucha...rs =^..^=

      Excluir
  17. Que graça, ri bastante por que não imaginava que meu Johnnie era tão... carinhoso ♡
    Só uma dúvida boba, meu gato mostra a língua pra quem ele não vai com a cara. Ele literalmente fica com parte da língua pra fora e agride se for incomodado pela pessoa que detesta.
    Isso seria ciúme? (Ele mostrava a língua pro cachorro da minha irmã e depois agredia o pobrezinho...o mesmo ele fez a minha irmã)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Casa Isy, bom dia! esta expressão que vc menciona eu, nunca observei em minhas gatas. A Nina costumava, em estado de descanso/dormindo ficar com parte da lingua entre os dentes. Então não tenho como confirmar se é ou não algum protesto pessoal do felino por ciumes ou por estar sendo incomodado. Tenha um lindo dia e obrigada por sua participação no blog. <3 =^..^=

      Excluir
  18. obrigada, adorei ler o texto.
    muito bom!
    parabéns!

    ResponderExcluir
  19. Ola meu gato ele era bem alegre ele deitou andou e ficou com o olhos do fundo grande e com bambeza no corpo e ele vai andar esta parecendo que não enxerga parece que ta cego ok pode ser.

    ResponderExcluir

Eu, Miúcha, Tica, Teca, Nito e Lillo
Adoramos sua visita e comentários.
Venha sempre que puder.Lambeijos