sábado, 27 de junho de 2009

Gatos Idosos e os Florais de Bach


" A nenhum de nós nesta terra se pede que faça mais do que está em seu alcance fazer, e se nos esforçarmos para obter o melhor de nós próprios, guiados por nosso Eu Superior, a saúde e a felicidade nos serão possíveis . " Edward Bach

Assim como acontece com os humanos, uma boa velhice será o reflexo de toda uma vida saudável : boa alimentação, exercícios, vacinação, vermifugação, idas ao veterinário, castração, amor e carinho. Os gatos podem viver de 12 a 15 anos.

Mas, mesmo com todos os cuidados, o organismo do bichano enfraquece à medida que a idade avança. Mesmo se for saudável, o gato idoso precisará de atenção especial : higiene, descanso, alimentação, redução do estresse, cuidados com os dentes, etc.

Na velhice os órgãos vitais passam a funcionar de maneira menos eficiente e, ocorre uma diminuição do metabolismo e a imunidade a doenças diminui - doenças hepáticas, cardíacas, odontológicas, renais, aparecimento de tumores, obesidade, etc.

A grande dificuldade é que os gatos não costumam externar seus problemas de saúde e, a doença pode avançar até um estágio não mais controlável. Por isso, o gato idoso precisará de mais visitas de rotina ao veterinário.

Em relação ao comportamento, os gatos velhinhos podem tornar - se ranzinzas, impacientes, implicantes, agressivos, mais sonolentos. Assim, seu bichano necessitará de sua paciência, atenção e carinho nessa fase de sua vida.

Florais de Bach indicados para o gato idoso, como rotina. Os florais aqui listados não são um guia mas, uma mera sugestão. Consulte o terapeuta floral :

- rescue
Trata o estresse e a tensão, relaxando.

- gentian
Trata o desânimo, por uma causa conhecida.

- olive
Para tratar a falta de energia. Para tratar como rotina, animais geriátricos. Essa essência é energizante.

- willow
Para tratar o comportamento rancoroso e o mau-humor.

- impatiens
Trata a impaciência, a irritabilidade e a falta de cooperação.

Autor: Martha Follian
Terapeuta Holística
(Nota da Blogateira: Faço uso constante dos Florais nas pequenas, principalmente o Rescue Remedy, há muitos anos e sempre tive ótimos resultados. A Nina por ser geniosa por natureza não fica sem o Impatiens (que é feito com a essencia da famosa florzinha Maria-Sem-Vergonha)
Image Hosted by ImageShack.us

2 comentários:

  1. Há um selinho para ti no meu blogue.
    "O blog que merece ser filmado"

    ronrons

    ResponderExcluir
  2. Esse blog é VIP
    "Just perfect!" ....Vai ao meu blog buscar o selinho...

    Ronrons do Eros

    ResponderExcluir

Eu, Miúcha, Tica, Teca, Nito e Lillo
Adoramos sua visita e comentários.
Venha sempre que puder.Lambeijos