sábado, 20 de junho de 2009

Cuidado com os olhos dos gatos

Os olhos saudáveis dos gatos devem ser claros, brilhantes e sem a presença de sujidades, secreções ou inflamação.

Os sintomas mais comuns de doença ocular são:
  • Olhos ou mucosas vermelhos ou inflamados
  • Lesões nas superfícies ou nos cantos dos olhos
  • Olho opaco e sem brilho
  • Terceira pálpebra exposta
  • Lacrimejamento excessivo ou secreções incomuns
  • Crostas ao redor dos olhos
Doenças Oculares comuns aos gatos:

Conjuntivite - É uma inflamação da membrana que recobre todo o olho. Pode ser causada por alergias ou infecções bacterianas, fúngicas ou virais. Conjuntivites crônicas ou recorrentes em gatos são freqüentemente ocasionadas por herpes vírus. Pode ser contagiosa, portanto mantenha isolados os animais acometidos.


Clamidiose Felina - Chlamydia psittaci foi isolada pela primeira vez em 1942 nos Estados Unidos. Essa foi a primeira patogenia respiratória isolada de um gato. Chlamydia sp pode ser encontrada em combinação com herpesvirus felino e calicivirus felino. As observações clínicas indicam que a clamidiose é uma doença primariamente conjuntival, podendo evoluir para doença respiratória.
Patogenia e sinais clínicos: A Chlamydia sp se multiplica no citoplasma das células do epitélio conjuntivo, causando a sua ruptura e liberando organismos que irão infectar outras células epiteliais. Os gatos adultos podem apresentar a infecção, porém a doença aparece mais freqüentemente em filhotes e gatos jovens. Os filhotes são mais afetados entre 1 mês e três meses de idade, e podem apresentar episódios recorrentes de conjun- tivite. O período de incubação pode chegar a 10 dias. No início apresenta-se somente uma leve descarga ocular serosa e blefaroespasmo, evoluindo para uma descarga ocular purulenta bilateral, corrimento nasal também purulento e espirros ocasionais. A hipertermia pode estar presente durante vários dias no estágio inicial. A conjuntivite pode persistir por 2 meses ou mais. Viroses respiratórias podem agravar o quadro de infecção por Chlamydia sp e concomitantemente agravar a conjuntivite. A infecção por Chlamydia sp já foi relatada em mucosa gástrica e trato genital, mas o significado clínico permanece desconhecido.

Epidemiologia : A clamidiose é transmitida entre os gatos por contato direto com as descargas nasais e conjuntivais . A Chlamydia sp pode também ser excretada através das fezes e fluídos vaginais.

Diagnóstico: O diagnóstico pode ser realizado através de culturas de swab conjuntival, teste de ELISA e pesquisa de anticorpos, além da observação clínica e histórico do animal.

Tratamento: As tetraciclinas são consideradas as drogas de eleição para o tratamento da clamidiose felina. A doxiciclina, recentemente introduzida no meio veterinário, apresenta a vantagem da aplicação única ao dia. A antibioticoterapia deve persistir por 2 semanas após o desaparecimento de todos os sintomas. Se o animal afetado estiver em contato com outros gatos, todos os contactantes deverão receber o mesmo tratamento.

Prevenção: Um manejo adequado deve ser seguido para prevenir a infecção local por Chlamydia sp. Todos os animais novos que serão introduzidos em um ambiente contendo outros gatos deverão passar por um isolamento de pelo menos 6 semanas. Uma vez que a epidemia se instalou no ambiente, a infecção pode persistir por meses ou anos.

Controle:

1. Tratamento de todos os animais infectados e contactantes.

2. Vacinação - Vacina quádrupla felina.

3. Manejo adequado e boa higiene geral.



Úlcera de córnea - Pode ocorrer quando a superfície da córnea é arranhada ou danificada, normalmente como resultado de brigas ou por infecção bacteriana ou viral.
EpíforaÉ o transbordamento persistente de lágrimas, por secreção excessiva ou obstáculo a seu escoamento. Se o gato lacrimeja com freqüência ou o pêlo ao redor dos olhos fica com crostas, ele pode ter um problema hereditário que provoca a má formação dos ductos lacrimais. Em função disso, o fluxo normal das lágrimas é prejudicado.

Catarata e glaucoma - Gatos podem ter sérias doenças oculares, portanto as avaliações precoces pelo Médico Veterinário são muito importantes. É mais freqüente nos animais idosos ou diabéticos. O glaucoma ocorre pela alta pressão no interior do olho, como resultado da diminuição da quantidade de fluido drenado.

Para diagnosticar esses problemas oculares, os testes freqüentemente usados pelo Médico Veterinário são:
  • Uso de fluoresceína para diagnosticar as úlceras de córnea

  • Teste de Schirmer para determinar o nível de produção das lágrimas

  • Pressão ocular para detecção do glaucoma

  • Oftalmoscopia para ver o fundo de olho

  • Dicas de como administrar pomadas oftálmicas:
  • Remova as secreções do olho do animal com algodão embebido em solução fisiológica.

  • Segure o gato de lado no seu colo ou coloque-o sobre uma mesa. Nesse caso, pode ser necessário alguém para ajudar na contenção do animal.

  • Observe as instruções de dosagem na bula do medicamento.

  • Puxe gentilmente as pálpebras superiores e inferiores do animal.

  • Segure o tubo paralelamente à pálpebra inferior, aperte a bisnaga e aplique uma quantidade de medicamento semelhante a um grão de arroz. Não deixe o tubo tocar a superfície do olho do animal.

  • Solte a cabeça e deixe que o animal pisque.

  • Se necessário, massageie levemente as pálpebras superiores e inferiores para espalhar a medicação.
Dicas de como administrar colírios
  • Remova as secreções do olho do animal com algodão embebido em solução fisiológica.

  • Observe as instruções na bula do medicamento.

  • Use uma das mãos para segurar o frasco entre o polegar e o dedo indicador e coloque a outra mão por baixo da mandíbula para apoiar a cabeça do animal.

  • Puxe a cabeça do animal para trás e, para prevenir que o gato pisque, use os dedos que estão livres para segurar as pálpebras abertas.

  • Segure o frasco próximo ao olho. Não deixe tocar a superfície do olho.

  • Pingue as gotas no olho e então, solte a cabeça do gato. O gato vai piscar espalhando a medicação sobre a superfície do olho.
MAIS IMPORTANTE DE TUDO: NUNCA ADMINISTRE NENHUM MEDICAMENTO A SEU GATO SEM CONSULTAR ANTES O VETERINÁRIO DE SUA CONFIANÇA

Fontes: Schering Plough; Redevet e Diagnóstico Veterinário

Image Hosted by ImageShack.us

174 comentários:

  1. Show essas dicas!!!

    Bom final de semana pra vcs!!!

    Bjus e ronrons

    ResponderExcluir
  2. Temos que cuidar muito bem mesmo, afinal os olhos são o ponto forte dos nossos bichanos, né? Aproveito para informar que deixei um selinho para vc lá no meu blog. Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Uma vez minha gata pegou rinotraqueite, e ataca os olhos também... quando ela via o colirio na minha mão, ela ja conhecia, ai era uma luta rsrs
    Hoje não tenho mais ela, ela foi roubada da porta de casa enquanto eu não estava, segundo uma vizinha.
    Agora estou com um gatinho que peguei faz 2 dias, e ele está com os olhinhos estranhos (a gente que sempre tem gato conhece qdo ta algo diferente) e vou leva lo no vet.

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    Muito bom encontrar esse site, meu gato está com algum tipo de inflamação na pálpebra superior do olho direito. O olhinho está bem caído, lacrimejando muito. Não está muito vermelho, mas está muito inchado. Parece que está crescendo a cada dia e caindo em cima do olho. Levei ao veterinário e informaram que era conjuntitive, mas está muito estranho e os medicamentos nao estão surtindo efeito. Alguma sugestão?

    Obrigada,

    Liliane.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  6. Tenho um gato siames e ele já teve um prblema dos olhos ficarem todos vermelhos, useiágua boricada ou soro fisiológico e resolveu. agora ele vive lacrimejando e tem também secreção saindo pelo nariz(como água), não posso pagar veterinário e muitas as vezes ele também não resolve. Por isso peço ajuda de vcs, como devo proceder com ele e o que devo usar para o mesmo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Talvez vc já tenha resolvido do seu gato mas vou deixar umas dicas. Antes de mais nada devemos consultar o veterinário mas ás vezes n temos condições.
      Limpa e sempre os olhos com soro fisiológico, alimente-o com água, sardinha, atum. Alimentos molhados. E de cheiro forte. Faça um leite da seguinte maneira. 1/2 de leite ( 200ml) + 1/2 de água ( 200ml) + 1 gema de ovo + 2 colheres daqueles nutrilon/ mucilon da vida. Pode ser de arroz msm.
      Misture tudo e dê na chuquinha PRO Seu Pet. Eles n se dão mto bem com leite de vaca. E antibiótico. Isso pra rinotraqueite. Que geralmente é o caso de gatos com secreções. E respiração dificultosa.

      Excluir
  7. Olá, tenho um filhote de 3 meses, e ele está c/ os olhos fechando como se estivess c/ conjuntivite.Quando vou limpar, ele baba tmb e solta secreção pelo nariz,porém não espirra o que pode ser?

    ResponderExcluir
  8. ola. meu gato esta com ulcera de cornea .sera que devo faser uma cirugia nele? ou existe algun medicamento.

    ResponderExcluir
  9. ola amei este lindo blog, sou uma jovem que cuido de 20 gatinhos que moravam nas ruas e costumo sempre ter estes problemas com meus gatinhos, eu ja perdi 6 gatinhos durante ummes foi deseperador pois eles chegarm em pouco tempo e ja estava acostumada com eles, entao fui ao veterinario e fiz grandes compras de remedios para eles esperomuito que melhorem dentre eles usei muito souro fisiologico, um grande abraço e todos ame os animais eles saolindos xeros

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde.....é o seguinte...começou em um dos olhos de meu gato, umas pintinhas parecendo sujeiras ...e agora está aparecendo no outro olho...não lacrimeja..parece estar normal...mas estou preocupada..

    o que pode ser

    obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essas manchinhas pretas, que aparecem na pontinha das pálpebras, focinho e lábios são, na verdade, sardas, e são super comuns em gatos de cor clara, especialmente nos de cor laranja. É um gato sardentinho :)

      Excluir
  11. boa tarde minha gatinha e siamesa e está com um olhinho inflamado com secreção amarelada, limpo com soro fiziologico mais ainda esta muito fechadinho o olho mim ajude

    ResponderExcluir
  12. oi ! TENHO UM GATO DE 8 MESES E ELE ESTA COM UMA PELE CRESCENDO SOBRE OS DOIS OLHOS PODE ME AJUDAR ?

    ResponderExcluir
  13. O meu está com um problema no olho, começou a lacrimejar e agora a carne dos dois olhos estão meio que inflamadas, enfim... As dicas ai foram boas.

    ResponderExcluir
  14. A minha gatinha tem esse problema em um dos olhos. (ela tbm se chama Missy)
    AS vezes melhora depois piora..Ja passei uma pomada q a veterinaria receitou. Mas qndo passa parece q piora...dai eu parei de usar. Perguntei para uma outra veterinaria, e ela disse q nao viu nada de errado nos olhos da Missie, q o problema pode ser má formação dos ductos lacrimais.
    Agora nao sei mais oq fazer :(

    ResponderExcluir
  15. Minha gata apareceu com um pequeno machucado na pálpebra superior do olho esquerdo. E aumentou em toda a palpebra superior e passando para a pálpebra inferior. Não parecer ser dentro do olho, só por fora. Passei uma pomada oftalmica e ela está passando a patinha e labendo e agora está na pele rosea O olhinho está bem caído, lacrimejando muito. Parece que está crescendo a cada dia e caindo em cima do olho. Alguma sugestão?

    ResponderExcluir
  16. MINHA SUGESTÃO É: PROCURE UM VETERINÁRIO!

    ResponderExcluir
  17. olá pessoal aqui é o fernando.
    jossiane... você que tem um gatinho com problema no olho, você conseguiu ajuda?
    se sim me diga pois tenho um que esta do mesmo jeito, desde de ja agradeço!!!
    alguem me ajuda ai

    ResponderExcluir
  18. olá boa noite. minha gata deu cria de 4 filhotes e apenas um está com problaema nos olhos. ele tem quase dois meses, os outros já abriram os olhos, enquanto esse é o único que está com os olhos remelando muito e não abre. de ontem 21/08/2010 pra hoje 22/08/2010, a carne do olho dele saiu e sangrou. não entendi nada! ele não geme de dor, parece não sentir dor. fico sentida quando o vejo naquela situação. ele brinca com os outros gatos, como bem, dorme direitinho... procurei veterinários e cobraram um salário mínimo para fazer a cirurgia. não tenho condições infelizmente. choro muito quando o vejo naquele estado. alguém pode mim ajudar com algum esclerecimento? será que essa carne que tá pendurada para fora do olho vai cair? o que devo fazer? não quero sacrificá-lo. não acho justo. agradeço desde já pela atenção

    ResponderExcluir
  19. Prezado seguidor anonimo. Consultei uma colega veterinária e a informação dada é que é comum que os gatos tenham clamidia, que é um microorganismo que dá conjuntivite. A assepsia deverá ser feita com colírio de cloranfenicol a cada 8 horas e limpar com água filtrada. Não conseguimos entender o que pode ser esta "carne que está pendurada para fora do olho do seu gato" .

    ResponderExcluir
  20. Prezada Angela, consultei uma colega veterinária e ela informou que este caso deve ser de conjuntivite, super comum. Continua limpando com soro e passa epitezan pomada, tres vezes ao dia por uns dias.

    ResponderExcluir
  21. Oi pessoal adorei o blog, bom eu estou com um probleminha tbm, minha gata teve cria a 4 gatinhos lindos, ainda vão fazer um mês, eles ja abriram os olhos mais remelam muito e fecham de novo, eu limpo todos quase todos os dias com soro, mais um deles esta com uma falha de pelo ao lado do olho. Não tenho condições de leva-ló ao veterinario, o da minha city cobra 50 só para olhar o gatinho!

    ResponderExcluir
  22. oi galera.. gostei muito do blog..
    talvez me consigam ajudar espero k estas recomendações ajudem os meus gatinhos...
    i para acabar o Estado devia ajudar a pagar as despesas da saude dos animais..

    ResponderExcluir
  23. Queria colocar uma questão: Notei uma alteração nos olhos da minha gata, tem aberturas da pupila diferentes, reparei nisso há dois dias no máximo. Pensei que poderia ser resultante da exposição à luz, mas depois coloquei-a em diversas posições e a situação de desigualdade mantinha-se.Será sintoma de quê?...Sei que ela tem uma Leucemia e toma diáriamente uma solução com Interferon. De vez em quando fica mais sensível no trato intestinal e vomita com frequência após fazer cocó, admito que seja uma reacção ao cheiro que é muito intenso.Mas nos olhos nunca tinha notado esta situação.Obrigado pela atenção...

    ResponderExcluir
  24. Meu gatinho que tem 6 meses apareceu com um dos olhos amareladinho e agora esta piorando .. alguém sabe me dizer o que é isso ficou opaco e amarelo..ele tem os olhos azuis
    to desesperada espero que alguém saiba..no aguardo

    ResponderExcluir
  25. Olá, minha gatinha tem uma camada escura em cima dos olhos. É igual a que eles nascem. Só que é uma camada em cima de um olho só. Gostaria de saber o que é. Obrigado Chris

    ResponderExcluir
  26. Prezado anônimos, seria muito bom se no final de suas solicitações vcs colocassem seus nomes.
    A Dra. Elaine tem especialização em Cardio e não oftalmo,sendo assim, fica muito difícil um diagnóstico correto portanto o indicado é procurar o especialista da área. Seria bom vc passar num oftalmo pois pode ser que seu gato tenha alguma alteração neurológica ou de fundo de olho e modifica a resposta a luz. Mas na verdade isto é só uma hipotese.

    ResponderExcluir
  27. Meu gato está com começo de bronquite, a veterinária passou um medicamento mas a posologia era muito complicada e o tratamento não foi eficaz. Gostaria de saber se exixte algum antibiótico com posologia de 2x ao dia. O gato é muito complicado para tomar remédio e o meu vomita qdo toma. O que faço??

    ResponderExcluir
  28. Os meus gatos já andaram com uma carga tremenda de conjuntivite, alguns deles nos 2 olhos.Pelas manhas tinha que abrir os olhos deles porque estavam tao colados com romela que eles sozinhos nao conseguiam. Alguns deles recuperaram bem outros foram tao atacados que acabaram por morrer de fraqueza. Agora tenho mais 5 gatos com mês e meio e tenho medo que a doença ainda ande pela zona, eu tento que os outros gatos juvenis nao entrem em contato com eles, mas é complicado, só querem brincadeira e andam sempre de um lado para o outro.

    ResponderExcluir
  29. Obrigado pela dicas,meu gatinho Lion amou esse gato pretinho que se mexe,kkk ficou admirando as vezes que eu passei o mouse sobre ele.
    Descobri que o meu Lion tem Conjuntivite vou leva-lo ao veterinario para tratar.Obrigado Um Bjão fique na paz!

    ResponderExcluir
  30. Ola
    Descobri que o meu gatinho billy esta com uma doença chamada doença ocular.Minha mae nao tem condiçoes de pagar um veterinario e nem eu apesar deu ser uma criança.
    POR FAVOR nos ajundem!!!!!
    OBIGADO

    ResponderExcluir
  31. Minha gata deu cria, 4 gatinhos, depois disso apareceu com uma aura vermelha ao redor do olho esquerdo. Como tivesse passado lápis ao redor do olho, só q avermelhado e tem um rastro em direção ao nariz. Ela pisca como se tivesse dificuldd em abrir o olho. Será q alguém pode me ajudar? O que deve ser e como tratar? Estou sem condições de levá-la a um veterinário. Desde já agradeço sua ajuda!

    ResponderExcluir
  32. OI, tudo Bem? Despois que li sobre os olhos, fiquei preocupada com o meu gatinho Maizena, ele é bem vesguinho e tá sempre com o olho vermelhinho, vou levá-lo ao veterinário urgente principalmente pq ainda tenho a Docinho e o Mazza,se for conjutivite todos podem pegar, obrigada pela dica e queria perguntar também se sabe algum produto natural pra passar no chão contra pulgas, vc saberia me informar? Obrigada.

    ResponderExcluir
  33. M inha gata deu cria no telhado e quando fui encontrar os filhotes, dois deles estavam muito debilitados, mas cuidei e já estão fortes e brincalhões, mas ainda estou com um problema...Eles estão com os olhos um pouco inchados e ao redor de todo olho uma massinha amarela como de inflamação, o pior é que não tenho como leva-los ao veterinário pois estou desempregada. Por favor me ajude me dando uma dica de qual tratamento posso fazer para curar meus filhotes que eu amo tanto

    ResponderExcluir
  34. Prezado anônimo, obrigada pela sua particiapção. Dê uma lida em todos os posts que vc vai encontrar a maneira mais fácil de tratar os olhos de seu gatinho. Uma ótima semana pra vc

    ResponderExcluir
  35. Um dos meus gatinhos está com uma película branca tomando conta quase que completamente dos dois olhinhos. Amanhã irá novamente à veterinária, pois já teve diarréia na semana passada. Será que é indicativo de doença? Se for essa clamídia, poderá pegar em nós, moradores da casa? Ajude-me pois estou com muito medo que seja algo grave e não suportaria a dor de perdê-lo. Beijos
    Meu e-mail: taniamarques.07@gmail.com
    Já sou tua seguidora aqui.

    ResponderExcluir
  36. Oi,meu nome é JUNIA e amo gatinhos,tenho quatro gatas que deram crias os gatinhos sao lindos mas há uma cria de quatro gatinhos que estao com os olhinhos grudados,mesmo limpando eles abrem mas logo depois estao grudados novamente,nao sei se é por que a gata(mae)nao limpou direito os gatinhos quando nasceram mas ele já estao crescidinhos e já era pra terem os olhos abertos,nao sei mais oque faço pois a gata nao quer que agente mecha nos gatinhos dele,ela fica querendo leva los embora e agente nao quer que isso aconteça...Bom é isso aí peço que as pessoas nao judiem de animais e nem joguem os mesmos nas ruas isso é uma covardia sem fim...Meu email é juniamoraes_83@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tenho uma gata angora na primeira cria os filhotes ficavan com os olhos colados iso me deixava muito triste pois tenho muito amor pelos bixanos nao podia nem olhar para eles de pena como todos sabem que lavar ao veterinario nao e facil pois sai caro uma vizinha me deu um frasco com agua buricada lavei os olhos ficou beleza mas nodia seguinte estava igual achei uma pomada en casa chamada nebasetim pasei nos olhos deles dois dias foi mesmo que tirar com as maos espero ter ajudado ai vai meu email clovisdaprefa@hotmail.com

      Excluir
    2. dos meus filhotes tb estavao colados por minha conta lavei com agua boricada e pasei pomada nebasetimem dois dias eles estavam perfeitos cura mesmo espero ter a judado

      Excluir
  37. Prezada Tania, falei com a Dra. Elaine e ela te passa este recadinho: "Pelo jeito é protrusão de terceira palpebra que pode acontecer com doenças dos olhos ou até sistemica. Pode ser que seja só clamidia, ai é só seguir as orientações de tratamento da veterinária. Ele tem outros sintomas?" . Depois me mande notícias

    ResponderExcluir
  38. olá meu nome é Márcia,apareceu uma gata aqui em casa muito bonita,jogaram-na numa caixa,ela ja era adulta e estava p/ganhar filhotes fiquei com dó acolhi nasceram 4 gatos, 2 femeas e 2 machos eles estao com 1 mes e seus olhos estao muito inflamados,amanhecem com eles fechados limpo,mas nao sara, nao sei o que fazer pois nao tenho condiçoes de levar no veterinário por favor me ajudem!

    ResponderExcluir
  39. Ola, meu gato esta com uma mancha branca no olho, parece ser superficial (no globo do olho) é do tamanho de uma cabeça de alfinete e apareceu derepente. O que pode ser isso?

    ResponderExcluir
  40. Ola,meu nome é Vânia amo gatos,recentemente adotei dois filhotinhos, agora encontrei na minha rua uma feminha com uns dois meses acho,estava magrinha, cheia de carrapato e um olho estava muito inchado e fechado,lavei com agua filtrada saiu muito pus,coloquei uma pomada terramicina que eu tinha em casa,levei na veterinaria ela receitou Maxicam por sete dias.faz 4 dias limpo com soro toda vez que vejo pus escorrendo,mas não melhorou muito,será que ela vai perder a visão desse olho,ela se chama Minnie e lindinha e brincalhona não parece sentir dor mais estou muito preocupada.Lambeijos pra vcss...

    ResponderExcluir
  41. estou desesperada, meu gato as veses costuma sair à noite, e ontem ele apareceu sem um olho, ou seja o olho dele estava pendurado, fiquei muito desesperada, levamos no veterinario e teeve que operar para tirar o olho, e agora o olho que esta bom, ta ficando com uma secreção branca na parte de dentro... não sei uq fazer
    espero que alguem possa me ajudar.
    bjos

    ResponderExcluir
  42. Olá seguidor anônimo, com certeza seu gato entrou em uma briga e perdeu um dos olhos, isto é bem comum de acontecer. Sobre o outro olho é melhor levar ao mesmo veterinário q fez a cirurgia para q ele avalie o q está acontecendo. Depois nos deixe notícias aqui . Obrigada

    ResponderExcluir
  43. Olá meu nome é Jean Lesko, estou com um sério problema com meu gatinho, criou um membrana no globo ocular do gatinho, levei ao veterinário e ele me disse que era colônia de bactéria, fiz um serio tratamento e não obtive sucesso a crosta cresceu da noite pro dia e 4 vet não souberam me dizer o que realmente aconteceu

    ResponderExcluir
  44. Prezado Jean, infelizmente a DRa. Elaine é da área de cardio e não oftalmo. Se vc já leu todos os comentários anteriores ao seu e também já leu o artigo e em nada te ajudou em orientação, não tenho como te ajudar. Te desejo sorte

    ResponderExcluir
  45. Preciso de Ajuda urgente pessoal, Minha gata deu Cria, e um dos gatos de 3 meses apareceu com o olho com uma bolinha vermelha e com pus, não tenho dinheiro pra pagar uma consulta no Oftamologista (R$ 100), levei a uma veterinaria e ela me receitou uma pomada e um antibiotico (cimelidi).Mas preciso de ajuda no tratamento e algum lugar proximo a zona oeste (carapicuiba). Obrigado

    ResponderExcluir
  46. muito bom ,gato etodos os animais e tudo de bom.

    ResponderExcluir
  47. Olá Amigos,
    Adorei ter encontrado este blog.Eu amo os gatos e tds os outros animais tb hehe.Adotei (tds os meus bichos sao adotivos)uma gata em dezembro,qdo chegou aki so tinha os dentes caninos acho que tinha +/- 1 mes de vida,ja comia sozinha,desde o primeiro dia notei que seus olhos lacrimejam mto.Fui orientada por um vet,que n viu a gata pessoalmente,a lavar com soro e pingar um colirio humano,chamado Maxidex a base de dexametasona.Ja pinguei varias vezes mas nao resolveu e agora esta piorando.Ela esta com um dos olhos vermelhos,e tb apresenta um certo inchaço em uma parte do lado de dentro(tipo do gato ai em cima,este amarelo,porem mais não tão grave).Estou sem condições de leva-la ao vet agora,já que ainda estou pagando o tratamento que fiz em uma cadela.Gostaria de obter informaçao de algum medicamento que possa usar para auxiliar a minha amiga felina.Ela se chama Cecilia,e adora mamar na cadela,é mto engraçadinha.Mas noto que mia mto e as vezes penso que seja por causa do olho por estar doendo.Por favor ajudem-me.Obrigado

    ResponderExcluir
  48. Prezada Isabel, consultei uma colega veterinária e ela informou que este caso deve ser de conjuntivite, super comum. Continua limpando com soro e passa EPITEZAN POMADA tres vezes ao dia por uns dias.

    ResponderExcluir
  49. a minha gatinha esta espirrando e saindo muita secressão pelo nariz o que pode estar acontecedo com ela

    ResponderExcluir
  50. coitados dos gatinhos q estao assim e pena ......

    ResponderExcluir
  51. Olá meu nome é Cínthia e tenho um gato. Ele está com uma inflemação no olho direito que já tem uns 2 meses. Levei em uma veterinaria e a mesma afirmou que era conjutivite e receitou um colirio chamado"tobrex", porém não surgiu efeito algum, a inflamação persiste e ele está tendo dificuldades até de abrir o olhinho, não sei mais o que fazer, porfavor me ajudem temo em que ele perca a visão! Porfavor me ajudem me orientando o que fazer meu email é: andrefcinthias@bol.com.br
    desde já, obrigada

    ResponderExcluir
  52. Olá meu nome é Mª José tenho um gato que fez este mes 3 anos. Esta semana comecei a notar a sua forma de olhar um pouco estranha, pelo que tenho feito nos dois ultimos dias uma tentativa de observação da mesma. Noto uma especie de membrana branca que esta a surgir do canto interior dos olhos (zona nariz) e esta a alastrar para cima da pupila. Hoje consegui carregar um pouco mas não mostrou sinal de dores. Será isto uma situação normal?
    agradeço desde já o vosso interesse e os meus parabens ao Aqui só entram gatos.

    ResponderExcluir
  53. Minha gata criou a cerca de um mês e os olhos dos gatos estão vermelhos e lacrimejando.
    Pelos post que vi ak no site pode mesmo ser conjuntivite. Vou limpar com soro, será que só isso melhora?? A pomada EPITEZAN pode ser usada mesmo sem saber se é conjuntivite mesmo?
    meu e-mail é
    eliane23lis@hotmail.com

    ResponderExcluir
  54. olá, tenho uma gata de 11 anos, ela esta lacrimejando mto no olho esquerdo, aparentemente um líquido marrom, levei ela no veterinário ele falou que era conjuntivite passou o colírio, fiz todo o tratamento, mais infelizmente não melhorou. Vcs tem alguma dica para me dar? O que devo fazer?
    Por favor me ajudem...
    Meu email é simonereitz@hotmail.com

    ResponderExcluir
  55. OLA BOA NOITE MINHA GATA JA NASCEU COM UMA DEFICIENCIA NO OLHO O OLHO DELA ESTA EMCOMBERTO COM UMA MENBRANA BRANCA QUE SAI SECREÇAÕ FETIDA LIMPO COM SOL FISIOLOGICO MAIS NAO ADIANTA NAO SEI MAIS O QUE FAZER E A DOENÇA SO PIOPRA. MIM AJUDE.

    ResponderExcluir
  56. Oi..sou Biah..sou mãe de 5 gatinhos e verifiquei, esses dias, que um deles treme os 2 olhos..tipo vibrando, sem parar..e ele não é muito normal tmb, desde quando nasceu eu acho que ele não enxerga direito, ele é o unico da ninhada que tem isso..será que alguém sabe me falar o que seria o problema que faz os olhos dele tremerem?..

    Obrigada..
    t+

    ResponderExcluir
  57. O olho do meu gato está escorrendo água há dias, mas não está vermelho, nem irritado. Queria saber o que pode ser e se posso passar apenas soro.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  58. Minha gata está com o olho inchado e com a paltebra quase já amostra,já faz dois dias que estou pasando algodão, e uma pomada com antiflamatório,me parece que esta melhorando mas não sei o que pode ser issso.
    gostaria que vcs me falasem o que poderia ser ?
    manda uma resposta para o meu email:camilagomes66@hotmail.com
    muito obrigada ,e agradeso desde já!

    ResponderExcluir
  59. MUITO BOA TARDE, ONTEM PELA NOITE APARECEU UM FILHOTE DE SIAMES AQUI EM MINHA CASA, DEVE TER UNS 3 MESES, ESTÁ BEM MAGRO, ESTOU CUIDANDO DELE...REPAREI QUE O OLHO ESQUERDO POSSUI UMA MEMBRANA DE COLORAÇÃO BEGE E EXTREMIDADE MARROM,DEI BANHO NELE, TIREI A SECREÇÃO DO OLHO, MAS ESTOU PREOCUPADA, GOSTARIA DE SABER COMO PROCEDO...SE PASSO EPITEZAN E LAVO COM SORO FISIOLOGICO. NÃO ESTOU EM CONDIÇÕES DE LEVA LO AO VETERINARIO, O MAXIMO QUE POSSO FAZER É TRATA LO COM RAÇÃO MESMO. E ACHAR UM DONO PORQUE TENHO UM CACHORRO AKITA ADULTO...AQUI NÃO TEM UM LUGAR PRA DOAÇÃO. :(

    ResponderExcluir
  60. Olá Samantha. proceda com estes primeiros cuidados e verifique se existe melhora. Lave com o soro fisiológico e depois pode colocar a Epitezan. Faça o tratamento pelo menos por 10 dias e verifique se há melhoras.

    Obrigada pela visita ao blog e por seu comentário

    Um beijinho e melhoras para o gatinho

    ResponderExcluir
  61. oiii boa tarde!!meu nome é camila
    Estou com um grande problema com o meu gatinho tbm..o olhinho deli está saindo bastante secreção e parece que tem pus dentro do olho, creio que não é conjuntivite, pois tenho mais 5 gatos e nenhum apresentou este sintoma.. a veterinaria mandou pingar tobrex e still por 10 dias mais parece que ao invés de melhorar piorou.. vou leva-lo ao vet. hoje vamos ver o que ela vai falar
    beijoss pra voces

    ResponderExcluir
  62. Oi meu nome é Jéssica.
    Estou com um problema e queria saber se vcs podem pelo menor me nortear.
    Meu gato já esta velhinho, tem 12 anos, mas mesmo com a idade sempre foi um gato normal. Ainda corria, pulava... emfim, como se fosse um gatinho novo. Acontece que de uns dias para cá notei algo diferente com a pupila dele. Ela perdeu aquele brilho preto normal e ganhou uma cor meio marrom avermelhada. Devido a isso ele anda esbarrando nas coisas, anda mais temeroso e custa a pular dos lugares. Chamei a veterinária que trata dele há anos e ela disse que isso era resultado de uma lesão, que a cor avermelhada era fruto de sangue que tinha lá dentro. Ela receitou antibioticos e colirios, mas não vejo diferença. Ela disse que ele não está cego e nem apresenta catarata. Vocês sabem o que pode ser?
    beijos

    ResponderExcluir
  63. Prezado seguidor Anonimo, infelizmente não tenho como te ajudar. Siga as orientações da veterinária já que ela trata de seu gatinho já que ela o conhece há algum tempo. Obrigada por sua visita ao blog e depois volte para nos contar se houve melhoras. Um grande abraço

    ResponderExcluir
  64. Olá,
    Gostei muito das informações que li, dá pra saber melhor sobre o que acontece com nossos gatinhos.

    Não sei se já viu o caso do meu gatinho, estou com ele desde que nasceu e antes de completar 1 ano começei a perceber uma mancha marrom nas laterais na parte de fora dos olhos dele, essas manchas crescem a cada dia, já levei ele a um oftalmo e a veterinária nunca viu um caso assim, o nível de lágrima dele está abaixo do normal, a veterinária recomendou o uso de lubrificante e voltar depois de 4 meses. Estou muito preocupada e gostaria de saber se você já viu algo parecido ou ja ouviu falar, não é nada de tão horrível só uma mancha no canto dos olhos. Nem incomoda ele, ele enxerga até bem vida normal, mas tenho receio da mancha tampar o olho e não enchergar mais. Gostaria somente de uma opinião. Obrigada desde já. Desculpe alguma coisa. e parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
  65. Bom dia Bruna e obrigada por seu comentário ao blog. Querida, infelizmente não tenho como te ajudar. Fiz uma busca rapida no google e encontrei este link abaixo. Não sei se é isto o q está acontecendo mas dê uma checadinha.
    http://dicasveterinarias.com.br/tag/mancha-marrom/
    Espero q te ajude.

    Um abração e volte sempre

    ResponderExcluir
  66. Bom dia!
    Obrigada pela atenção!

    Mas o problema é dentro do olho mesmo, já pesquisei muito no google e ainda não vi nada parecido. mas obrigada por responder.

    abraços

    ResponderExcluir
  67. Boa Noite!

    Tenho 2 gatos de oito meses e 1 de três meses, de uma semana pra cá surgiu uma membrana branca do canto dos olhos e está crescendo muito rápido, estou com medo que isso possa cegá-los. Não posso pagar um veterinário e estou completamente desesperada. Por favor se for possível me ajude a cuidá-los. Foram abandonados na minha varanda ainda filhotinhos e aprendi amá-los, hoje fazem parte de minha família. Aguardo resposta. Obrigada.

    ResponderExcluir
  68. Prezado Anônimo (a), infelizmente não tenho como te ajudar pois não sou veterinária. Desejo que seus gatinhos melhorem. Espero q vc tenha lido todos os comentarios acima e que tenha pelo menos tentado alguma das dicas acima. Não esqueça de deixar seu nome da proxima vez q nos visitar. Um forte abraço

    ResponderExcluir
  69. ola, gostei muito de seu blog. peguei quatro gatinhas para criar com mais ou menos um mes porque a mãe foi morta e uma delas esta me preocupando muito pos esta com uma secreção amarela nos eu limpo mas sempre volta ela come normalmente e brinca tambem ,ja dei remedio para verme. o que pode ser? desde de ja agradeço.

    ResponderExcluir
  70. Prezado Anonimo, é muito comum os gatinhos nascerem com Clamidia (inflamação nos olhos) isto devido as vezes ao parto da mãe q as vezes tb está doente. Os cuidados estão mencioandos aqui enste post e também nos comentarios dos seguidos. leia atentamente e siga as instruç~eos dadas. Caso vc identifique q houve piora procure um veterinário para um tratamento mais especifico. Desejo-lhe sucesso e melhoras do gatinho

    ResponderExcluir
  71. Gente,preciso de ajuda,uma gatinha deu cria na minha casa,e os olhos deles abriram e depois fecharam,e nao abre estao colados ,eu lavo com soro,só que nao limpa os olhos coladinhos e como se fosse as bolinhas inchadas,tem horas que me da um desepero,todos os dias quando chego do trabalho oque faço é isso limpar os olhos deles e dar o leitinho na mamadeira pois a mae foi envenanada,moro em um condominio que ninguem suporta ver um gato,ja mataram todos que tinha,não sei o que fazer.E não tenho como leva-los ao vt ,oque faço?? desde ja agradeço.

    ResponderExcluir
  72. Geysa, além do já foi postado aqui não tenho como lhe ajudar. Existem varias informações nos comentários. De uma lida com calma e veja se algo te ajuda. Este probleminha é muito comum de acontecer com os gatinhos. Boa sorte

    ResponderExcluir
  73. ola, meu gato tem 7 anos e seus olhos estao perdendo a transparencia, tem uma nuvem bem na parte transparente do olho, bem na frente, será que é catarata, nao existe secreçao, o que eu posso fazre?? Flavio RS Pelotas. email gauchaoboll@hotmail.com

    ResponderExcluir
  74. Olá! O meu gato há uns meses para cá tem aparecido com partes do pêlo colado! Parece que em certas partes do corpo tem o pêlo colado como se tivesse la pastilha elástica! Alguém saberá dizer se poderá ser alguma doença ou porque isso acontece?Obrigado!João.

    ResponderExcluir
  75. Meu gato pegou clamidiose e convive com outra gata, eu devo mandar ambos para a veterinária ou apenas o infectado?

    ResponderExcluir
  76. Oi Rodrigo, eu acho melhor vc levar os 2 ao veterinário . Lá em CONTROLE diz-se: tratamento de todos os animais infectados e contactantes. Desejo melhoras aos gatinhos e obrigda pela visita ao blog

    ResponderExcluir
  77. gente adorei o blog tambem e venho aqui pedir ajuda!!!
    minha gatinha é vira-lata mas creio eu que ou o pai ou a mae eram siames!
    estou muito preocupada com ela pois ela esta apresentando 2 problemas, primeiro a alguns meses atras ela começou a espirrar muito e sair catarro pelo nariz dela, na epoca estava trabalhando e levei no veterinario que me receitou vitamina C. Comprei e dei por um tempo, ate diminuiu os espirros mas nao curou! dei por alguns meses e vi que nao resolveu tentei mudar. falei com uma amiga que tambem tem gatos, infelizmente estou desempregada no momento, e ela me disse que o gatinho dela teve isso, que é uma doença que nao me lembro o nome, e me falou de um remedio que por sinal é caro (ATL se nao me engano), comecei a dar o remedio e nao vi melhora, alias ela piorou, tem espirrado bastante e o catarro tem saido com sangue. fiquei preocupada e parei de dar. e o outro problema dela é que tem uns 3 dias que ela esta com uma pele branca no olhinho, li na internet que poderia ser normal por causa do sol, mas a noite ela continua com essa pele e ja tem uns 3 dias! alguem pdoe me ajudar nos 2 problemas? estou muito preocupada com ela! e infelizmente nao tenho como leva-la ao veterinario no momento pois estou desempregada. nao quero ter que esperar conseguir um trabalho para ajuda-la.alguem pode me dar alguma dica?
    email: carlita_fogo@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui tem uma lista de veterinarios solidarios, quem sabe vc nao encontra uma ai onde vc mora.
      http://www.arcabrasil.org.br/acoes/vet/lista_sp.htm

      Excluir
  78. meu gato ta com os dois olhos , bom e dificil explicar e como se os olhos dele tivesse subindo pra cima e ficando aquela parte branca ainda nao ta totalmente branca , da pra ver um pouco oolho dele me ajudem, por favor nao quero que meu gato fique cego pois e isso que ta parecendo me ajudem , nao tenho condiçoes de levar ao veterinario , me indique pomada algum colirio por favor bjs

    ResponderExcluir
  79. Oi, meu nome é Sara. Há uns 3 dias notei que está crescendo uma membrana (pele) por cima dos olhos do meu gatinho. Acho que é uma terceira pálpebra. Ele aparentemente não sente dor e parece enxergar bem, porém estou muito preocupada. O que será isso?

    ResponderExcluir
  80. Olá, pessoal! Adorei o blog! Muito útil para donas da gatos de 1˚ viagem, como eu. Enfim, eu notei há uns 3 dias que o olho esquerdo está produzindo mais secreção que o normal (parecida com pus, mas sem cheiro). Notei tbm que ele está com uma crosta na pálpebra inferior. Além disto, as membranas estão avermelhadas (e a parte branca do olho tbm). O que pode ser isso? Se puder tráta-lo em casa será melhor, pois não tenho como levá-lo ao vet agora. Beijos!

    ResponderExcluir
  81. Minha gata ficou cega
    ,pois deu uma doença nela e ela perdeu a visão ainda pequena,mas ela é muito esperta e inteligente faz tudo que os outros fazem,só que as vezes escorre um liquido fedorento dos olhos dela, não tenho condições de levar no veterinário pode me ajudar

    ResponderExcluir
  82. Prezada Pantera. Infelizmente não tenho como te ajudar. Vc realmente precisa levar a um veterinario apra examinar a sua gatinha. Boa Sorte!

    ResponderExcluir
  83. O nome da minha gata matriarca de todos os meus gatos é Nina, e a chamo de Nina vó e Nina velha. Bjs
    Aline

    ResponderExcluir
  84. Meu gato esteve muitos dias como se estivesse com conjuntivite e após passar uns 10 dias colocando colírio no olho dele hoje o olho dele está como se fosse estourar. Preciso de ajuda pois aqui na minha cidade não tem nenhum veterinário hoje.

    ResponderExcluir
  85. Olá Masa, boa noite. Gostaria imensamente de poder te ajudar mas infelizmente não posso. Sou tão leiga quanto vc. Procure o mais rapido possível um veterinário amanhã logo cedo .

    ResponderExcluir
  86. Olá! Ameiii o blog parabens!! amogatos d++++
    bjos

    ResponderExcluir
  87. Adorei o blog! estou com problemas nos gatos aqui em casa ! Acredito que estão com Clamidiose... Estou sem condições de pagar veterinária, mas continuarei pesquisando e vou procurar ajuda.. bjos

    ResponderExcluir
  88. Gente ajude-me....tenho uma gata de 8 anos....super mimada...passa os dias embrenhada numa linda mata aqui do lado do apartamento....caça passarinhos....borboletas tem uma vida feliz...sai de manha ....retorna ao meio dia come, bebe, e volta para mata...retorna novamente as 18 horas....e aí é super beijada...dorme em nossas camas....é cruza de viralata com siamês....mas agora apareceu muita secreção nos olhos dela...e os olhos estão ficando com manchas embasadas;;....o que pode ser???? limpo com solução fisiológica....estou sem grana para levá-la ao veterinário....será que é grave....e aí doutor o que faço....???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola se as manchas forem foscas, circulares é uma doença chamada florida espotis, quanto ao lacrejamento vc deve vermifugar sua gata e aguardar uns 5 dias e ver se melhora antes de fazer outra terapia

      Excluir
  89. Prezada Claudia. Vc pode fazer um teste e aplicar soro fisiológico e se não melhorar leva-la ao vet. como vc disse q ela pasa o dia todo fora de casa, ela pode ter arranhado o olho de alguma forma...briga com outro gato??? se sim, tem o problema de infecção... Se ela é taão amada assim vale a pena leva-la ao vet para uma checagem melhor.

    Um abraço e torcemos apra q não seja nada

    ResponderExcluir
  90. Boa tarde, minha gatinha começou a lacrimejar de um olho, em poucos dias os dois ficaram assim e saindo uma secreção amarela, agora a pele em cima dos olhos esta perdendo os pelos e ficando inchada, ví que agora alguns pontos do corpo dela esta perdendo pelo.
    Alguém poderia me ajudar sobre o que pode ser ? algum remédio ou pomada ?
    Abraços a todos

    Alessandro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, a secreção amarelada do miau pode ser varias coisas, sendo que tem que ser investigado onde foi a 1º lesão: no corpo, ou no olho, pois o bixano se lambe o dia todo podendo ter levado o agente do corpo para o olho ou vice versa, mais o maior problema se oque vc ve no lado esterno do animal seja sintomatologia de uma patologia sistemica, assim podendo até a vida do xanim estar en risco( animal tem que tomar vacina para ser saudavel

      Excluir
  91. ola, gostaria de saber qual o medicamento que devo usar em meu gato, pois ele ja tem uma certa idade e seu olho esta lacrimejando direto. Poderiam me ajudar? Aguardo
    Robertadeoliveira2010@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi moça, 1º o mais simples: de vermifugo para seu animal, e se o lacrimejamento não melhorar em 5 dias, faça um hemogrma do xaninho.

      Excluir
  92. Encontrei a resposta que precisava!!!!
    Parabéns pelo blog!!!! amo gatos!!!
    muito joinha!
    bjuss...

    ResponderExcluir
  93. Gostaria de saber se puder ajudar, o que acontece com o olho do meu gato, quando a pupila está miótica, o olho direito fica diferente do esquerdo ela aparenta ter sensibilidade no olho ela quase não consegue abrir, é a segunda vez que acontece, a última vez que isso aconteceu, foi com o mesmo olho e quando estava dilatada parecia que o olho ficava vidrado.
    Agradeço se alguém me ajudar com alguma resposta.

    ResponderExcluir
  94. Bom dia
    Tenho uma gata siamesa e ela está apresentando uma mancha redonda, opaca e esbranquiçada num olho e no outro a mesma mancha é menor.
    Consultei o veterinário e ele não soube dizer qual é o problema.
    Você pode me ajudar?
    Obrigada
    Stella

    ResponderExcluir
  95. Stellinha, bom dia! Neste caso específico seria interessante vc consultar um veterinário com especialização em oftalmologia, assim ele tem condições de avaliar sua gatinha com mais precisão. obrigada pela visita ao blog e desejo que não seja nada grave.

    ResponderExcluir
  96. bom dia meu gatinho esta com olho inchado estou usando colirio.Ele pode ficar cego?

    ResponderExcluir
  97. OI, PARABÉNS PELO BLOG, MEU GATO ESTÁ COM AQUELA MEMBRANA DE DENTRO DO OLHO PELA METADE E QUASE NÃO ENXERGA, O Q SERÁ, PODE SER GRAVE?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Paty, seria bom vc leva-lo ao veterinario para que ele possa examina-loe assim medicar corretamente. Eu não tenho como te ajudar. Depois me avise se ele melhorou. Bjs

      Excluir
  98. o que pode ocasionar perda de pelos na area em volta dos olhos de um gato, o meu gatinho tem duas seman que vem perdendo pelos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Célia. Não saberia responder esta sua pergunta. Seria melhor você consultar um bom veterinário para avaliação. Obrigada pela visita ao blog.

      Excluir
  99. meu gato esta com a terceira palpebra no meio do olho e nao contraem oque é isso ? e oque posso fazer ?

    ResponderExcluir
  100. BOA TARDE, TENHO UM GATINHO QUE TEM 6 MESES, SEUS OLHINHOS FICA LACRIMEJANDO MUITO MEIO QUE ESCURO, NOS PENSAVAMOS QUE ELE ESTARIA ASSIM POR SONO....MAS ONTEM ELE FOI PASSAR POR UMA CIRUGIA `castra e a VET. DISSE QUE ELE TINHA UM PROBLEMINHA SIMPLES NOS OLHOS MAS TERIA QUE TRATAR O QUANTO ANTES QUE GERALMENTE OS GATOS TEM....NA RECEITA VEIO APENAS OS MEDICAMENTOS APOS OPERATORIA, QTO DOS OLHINHOS NADA....ESTAMOS QUERENDO TRATAR, COMO VCS PODEM ME AJUDAR.

    OBRIGADA.

    ResponderExcluir
  101. OI, TENHO UM GATINHO COM 7 MESES, SEUS OLHINHOS LACRIMEJA MUITO COM UM TOM MORROM, PENSAVAMOS QUE SERIA POR ELE ESTAR COM SONO, MAS ONTEM ELE ESTEVE EM UMA CLINICA PARA SER CASTRADO E A DRA. DISSE LOGO DE CARA QUE TINHA UM PROBLEMINHA NOS OLHOS E TERIA QUE SER TRATADO, MAS NADA QTO AOS OLHOS FOI PASSADO APENAS A MEDICAMENTO POS OPERATORIO. GENTE ME AJUDA AI, AMO MEU FOFINHO.OBRIGADA POR TER PESSOAS DEDICADAS COMO VCS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adilson, entre em contato com o veterinário que fez a cirurgia e clinicou seu gatinho que ele vai te orientar com a medicação correta. Vc tem direito a retorno, converse com ele, ligue na clínica e peça pra falar com o veterinário ou vá até lá pessoalmetne,s e for o caso. Uma braço e desejo uma rapida recuperação para seu peludo.

      Excluir
  102. Estou cuidando de um gato de rua, adulto e que nao conheço sua saude.Ele nao espirra nem lacrimeja mas no fundo da cornea eu enxergo uns pontinhos espaçados, sera que é falta de vermifugo ou algo pior?

    ResponderExcluir
  103. Quando um animal não é desverminado aparecem quais sintomas, em especial nos olhos.

    ResponderExcluir
  104. MINHA GATINHA SE CHAMA NINA....ELA TEM SEIS MESES DE VIDA....INFELIZMENTE APARECEU UMAS MANCHAS NO OLHO DIREITO DELA...AS MANCHAS SAO ESBRANQUIÇADAS...VOU LEVAR NO VETERINARIO PRA VE O Q ELE FALA....
    BJS DE YASMIM E DA NINA...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Yasmim. Seja bem vinda ao blog. Torço para que a sua Nina se recupere logo e que não seja nada grave. As Ninas são muito fortes e vocvê a terá do seu lado por longos anos. Beijos e obrgada pela visita

      Excluir
  105. Olá, boa tarde. Estou feliz em ver que tem muita gente envolvida no trabalho voluntário de salvar vidas de animais. Moro em um sítio e como tenho muito espaço, adoto todos que aparecem. Aki tem quase de tudo desde os silvestres, até os domésticos. Minha gata de nome Milli, me adotou a mais de um ano. Joa estava grandinha, porém, não era adulta. É preta e branca e bastante peluda. É muito doce e amorosa. A mais ou menos 8 dias, ela apareceu com um olho lacrimejando muito. Como ñ temos vet de animais de pequeno porte na cidade, lavei com soro fisio., e como ñ adiantou, meu marido passou Terragram. Deus uma melhorada. Só que seu único filhote, o Batatinha, começou tbm da mesma forma. Ontem o olho dela estava lacrimando com sangue e o pelo ao redor do lho, está caindo. Hoje estão os dois olhos na mesma situação. Embebi o terragram num algodão e passei de novo e ela sofreu muito dor. Ñ seio que fazer. Vcs poderiam me ajudar. Muito obrigada e que Deus abençoe o nobre propósito de vcs.

    ResponderExcluir
  106. Querida Aparecida. É sempre bom saber que existem pessoas como vocês que amparam nossos animais de rua. Minha linda, eu, infelizmente, não poderei te ajudar em sua duvida para a cura do olho deste gatinho. Sou tão leiga quanto você. O melhor mesmo seria o olhar atento de um veterinário para um prognostico certeiro da doença e solução com medicamento correto. Torço para que o Batatinha não tenha nada grave e que logo se cure. Um forte abraço

    ResponderExcluir
  107. acho q meu gato esta com Úlcera de córnea pois desde beb ele tem estes sintomas ... preciso de AJUDA pois não tenho dinheiro nem tempo de levar meu gato ao veterinário o o olho direito dele esta dando a impressão q estourou e esta saindo pra fora .. estou com medo e PRECISO DA SUA AJUDA o que eu faço ???? por favor me ajudem...

    ResponderExcluir
  108. acho q meu gato esta com Úlcera de córnea pois desde beb ele tem estes sintomas ... preciso de AJUDA pois não tenho dinheiro nem tempo de levar meu gato ao veterinário o o olho direito dele esta dando a impressão q estourou e esta saindo pra fora .. estou com medo e PRECISO DA SUA AJUDA o que eu faço ???? por favor me ajudem...

    ResponderExcluir
  109. Nosso gato está com uma secreção no olho esquerdo.Não é a primeira vez que acontece. Limpamos e colocamos colírio, será que resolverá?

    ResponderExcluir
  110. Olá Clsio de Luca, acredito que não seja nada grave. Aqui em casa tb as meninas tiveram secreção nos olhos e já passou,d eve ser poluuição ou até alguma bactéria noa r que provocou isto. Vc está usando cloranfenicol colírio? Espero que sim. Por favor não use colírios quaisquer em seu gatinho pois as reaçeos podem ser contrárias e piorar ao invés de resolver o problema. Um fiorte abraço

    ResponderExcluir
  111. gostaria de saber se pode ajudar:
    meu gato está com a membrana ocular tampando a metade dos dois olhos,o que pode ser?apareceu de uma hora para outra.
    ele é filhote,e quando ele "brinca" com sua mãe,ela bate no seu rosto...por favor ajude eu estou muito desesperado...PORFAVOR
    meu e-mail:marcao-markin@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcos Vitor, acho melhor vc ir até um veterinário para ver o que está acontecendo. Um abraço

      Excluir
    2. obrigado,estarei procurando um veterinario sim...mas pelo que li acima,eu acho que ele esta com conjuntivite...

      Excluir
  112. Minha gata esta muito mal, ela tem 2 anos e é siamesa, e do nada ela começou a emagrecer e um dos olhos dela ficou mudou de cor, ficou um verde, dependendo da onde ela esteja fica um amarelo esverdiado...a boca esta bem branca e nao quer se alimentar.. oq sera que é?? Me ajudem

    ResponderExcluir
  113. Amanda por favor leve sua gatinha imediatamente para um hospital veterinário ou veterinario perto de sua casa antes que seja tarde demais

    ResponderExcluir
  114. Boa noite.. Estou cuidando de uma gatinha que apareceu na minha casa.. vem todo dia, porém percebi que esses dias está com uma pele branca tampando os olhos.. as vezes desaparece 90%, mas depois volta.. como nao tenho tempo pra levar no veterinario e meus pais tambem nao.. queria saber o que fazer? estou com muita dó :/ obrigada

    ResponderExcluir
  115. Boa noite.. estou cuidando de uma gatinha que apareceu em casa.. porém, esses dias reparei que ela está com uma pelinha branca tampando os olhinhos e estou com muita dó.. nao sei oq fazer, pois meus pais e eu nao temos tempo para levar a um veterinario.. o que posso fazer pra ajudar em casa mesmo? :// obrigada

    ResponderExcluir
  116. Boa noite, a veterinária de minha gatinha esta viajando e só volta na segunda, ela andou doente com anemia, já voltou a comer e engordar, mas notei que um de seus olhos esta mais escuro que o outro, você saberia me dizer se anemia deixa sequelas? Obrigado

    ResponderExcluir
  117. Olá seguidora. eu acredito que, dependendo do grau de anemia do animal, pode sim ter consequencias graves e/ou sequelas, que podem afetar o organismo do animal. Torço para que sua gatinha se recupere logo

    ResponderExcluir
  118. gente preciso de ajuda, meu gatinho estar com uma carne nos olhos, alguém sabe um remédio que posso comprar? Antecipo o meu Obrigada.

    ResponderExcluir
  119. Luciana, existem inumeras psotagens aqui e respostas também... Procure ler e seguir as instruç~eos. obrigada pela visita

    ResponderExcluir
  120. ola , o meu gato ficou com uma membrana branca por cima dos olhos . é pequenina. O que poderá ser ?

    ResponderExcluir
  121. Olá, meu gatinho está com 3 pintinhas brancas no olho esquerdo, fica na superfície do olho. O que poderá ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenho a minima idéia. que tal leva-lo ao veterinário?

      Excluir
  122. Cheguei em casa e encontrei meu gatinho com um dos olhos inchado e vermelho. esta menor do que o outro e com secreção. O que devo fazer?
    Agradeço
    Delba Baraldi

    ResponderExcluir
  123. Olá! Meu nome é Francisca. Meu gato tem 8 meses e um dos seus olhos começou lacrimejando e hoje percebi que está fechado. Começou com perda de pelos na área em volta de um dos olhos, e estou percebendo que em volta do outro olho, está começando a perda de pelos também. Não sei o que fazer, pois não tenho condições de levá-lo no veterinário.

    ResponderExcluir
  124. Olá Márcia Nogueira ou Francisca, vou te pedir uma gentileza. Já que vc não pode levar seu animal ao veterinário., perca uma 1/2 hora para ler todas as postagens aqui neste artigo e veja se tem algo que te sirva. Existem várias dicas. Boa sorte e espero q vc consiga resolver o problema do seu gatinho. Um abraço

    ResponderExcluir
  125. Oi, o meu gatinho esta com os olhos lacrimejando muito e as vezes espirra.. estou cuidando dele e gostaria de saber se é prejudicial para mim tratar dele já que estou gestante?

    ResponderExcluir
  126. Oi Hilda, bom dia! Não é ´prejudicial vc, sendo gestante, cuidar de seu gatinho, poderia ser para ele, não ter os cuidados que vc está aplicando. Ele deve estar resfriado, por isto os olhos lacrimejam e ele espirra. Se seu gatinho está vacinado e é bem cuidado, vc deve mante-lo em lugar aquecido e seco. Caso ele não seja vacinado ou nunca foi, seria interessante vc leva-lo ao veterinário. Desejo ao seu gatinho melhoras e que ele te faça muito feliz

    ResponderExcluir
  127. Adotei uma gatinha que deve ter 6 meses. de um de seus olhinho sia constantemente uma água sanguinolenta.No incio não dei muita importânci pois no Pet onde ela estava informaram que ela tinha se machucado com suas unhas. Mas não quer sarar e estou muito preocupada.limo com soro fisiológico e nada adianta.O que devo fazer?Grata, Célia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Célia, não tenho como te ajudar. Ela pode ter um derrame ocular ou algo até pior, somente uma avaliação com veterinário poderá indicar o melhor tratamento de sua gatinha. Boa sorte

      Excluir
  128. Olá boa noite!
    Tenho um gato que está com o olho inchado lacrimeja pouco e no canto do olho dele esta crescendo membrana branca. Isso seria sintomas de Uveite?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diana, infelizmente não tenho como te responder esta pergunta. Recomendo q vc leve seu gato ao veterinário para exame clínico e cuidados . O veterinário saberá te orientar em suas dúvidas e sanar o problema de seu gatinho. Um abraço

      Excluir
  129. Boa noite, tenho um gato que ele está com o olho inchado lacrimeja mas pouco e está crescendo um membrana branca no canto do olho gostaria de saber se esses são os sintomas de Uveite?

    ResponderExcluir
  130. Olá, boa tarde, venho pedir uma ajuda URGENTEEE!
    minha gatinha de 2 meses, adotei ela da rua, não para um segundo.. e ficou coisa de meia hora sozinha no quarto e logo depois o olho dela ficou sujo de sangue por dentro.. só o olho esquerdo..
    a veterinaria disse que ela deve ter se machucado, não sai nada do olho, ela eh branquinha e perto do olho não tem sujo nenhum.. to muito preocupada, tenho medo que não seja um machucado, mas a veterinária não sabia o que era! ela está comendo normal e brincando tbm..
    Li alguns comentários parecidos, mas a minha gata não tem secreção.. só o olho dela que é azul, ta um castanho com um pouco de sangue!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jessica, podem ser duas coisas e as duas devem ser avaliação por um bom veterinário. a 1a. é ela ter batido a cabecinbha de encontro em parede ou coisa parecida e teve um derrame ocular. A outra tb por derrame ocular e aí é mais sério, pode ser devido a pressãoa rterial, e neste caso seria interessante medir a pressão arterial dela e ver se ela não é hipertensa o q causaria tb um derrame ocular bem sério. Não administre nenhum colírio, no máximo soro fisiológico levemente gelado e pingue gotas no olho dela, se não foi só um vasinho interno q rompeu e tingiu o olho isto com o tempo o corpo vai absorver e ela voltará aos olhos azuis, agora, eu não esperaria pra ver, leve a um outro veterinário e peça uma 2a. opinião. O caso dela não se encaixa neste post aqui

      Excluir
  131. Olá,minha gata deu cria de 5 filhotes, eles já tem 2 meses e meio,e agora todos estão com uma ''película'' branca meio amarelada e um pouco grossa.Tenho limpado com soro fisiológico mas não sei mais o que fazer pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  132. Jade, se vc já leu o artigo e todos os comentários aqui postados e nada te ajudou, sugiro leva-los a um veterinário. Um abraço

    ResponderExcluir
  133. Olá, meu gato está com a terceira pálpebra exposta, porém não tem nenhuma secreção ou sinal de inflamação. Algum palpite?

    ResponderExcluir
  134. Olá, minha gatinha está com um diagnóstico confuso, começou espirrando muito, depois começou a respirar com extrema dificuldade e sair um catarro bem grudento com sangue. Primeiro tomou injeção de bezetacil + 4 dias de azicox-2, respondia bem a bezetacil mais aos comprimidos não, então tornava a tomar bezetacil, como não podia tomar injeção pra sempre mudaram o tratamento, amoxilina+corticoide, não fez nenhum efeito. O raio-× mostrou uma manchinha no pulmão, mas ela não respondeu a estes medicamentos, ela quase não consegue respirar, ta sendo alimentada com papinha na seringa e o olhinho esquerdo vermelho e inchado, meu deus o que eu faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cleide, boa noite, em nenhum momento colheram sangue da gatinha para exames mais minuciosos? ela é vacinada anualmente contra as doenças felinas tipo rinotraqueite? E não fez faça urgentemente, acho q vc está demorando demais para solkucionar. Abaixo um artigo rpa vc: A rinotraqueíte é causada pelo Herpesvirus, e é também conhecida como a “gripe do gato”, pois os sintomas são parecidos com os de uma gripe. Os animais atacados pela gripe felina apresentam espirros, conjuntivite (podendo ou não ter úlceras na córnea), febre, falta de apetite, tosse, lesões na boca (úlceras), pneumonia.
      Os filhotes são mais susceptíveis e ficam mais debilitados, podendo vir a óbito ou ficar cegos em decorrência das lesões oculares. Entretanto, os animais de qualquer idade estão sujeitos a esse mal.
      As úlceras na boca causam dor e impedem o animal de comer, portanto, quanto mais cedo se iniciar o tratamento, melhores as chances de recuperação do animal.
      O espirro é a maior fonte de infecção. Os animais que se recuperam tornam-se portadores do vírus, podendo apresentar recidivas frequentes da doença, principalmente após períodos de stress.
      Para o controle deve-se manter o ambiente limpo e desinfetado, com densidade populacional baixa e o local onde os animais permanecem deve ser bem ventilado. Os gatos doentes devem ser isolados dos saudáveis. A doença não é transmissível para cães ou pessoas. A vacina é o melhor meio de prevenção contra os dois tipos de vírus, e somente animais saudáveis devem ser vacinados.
      É muito difícil diferenciar qual dos dois vírus está afetando o gato, mas o tratamento é o mesmo. O importante é que ele se inicie o mais rápido possível. Portanto, assim que você observar seu gato espirrando e/ou com os olhos lacrimejando, leve-o imediatamente ao veterinário.
      Fonte: WebAnimal. Assim q possível nos avise se a gatinha melhorou

      Excluir
  135. Ela não tomou a vacina, e agora está debilitafa para tomar, quanto ao exame de sangue ela fez e está aqui comigo, o que eu poderia olhar nele e te dizer que seja relevante? E o que eu passo no olhinho, pois ela não está fechando a pálpebra, eu gotejo soro fisiológico mas eu trabalho tenho medo o tempo que ele fica exposto ressecando, posso passar tipo epitezan? A vet dela ta viajando por causa do carnaval..ta difícil aqui eu já comprei um monte de remédio em vão, não tenho mais condições de trocar de veterinária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cleide eu não sou veterinária, portanto não saberia ler o resultado do exame de sangue. Tb não posso te dizer para usar a epitezan pois somente o veterinário é habilitado a te dizer as consequências do uso do medicamento. Não existe nenhum outro veterinário na clinica que pudesse te socorrer na ausência da vet de sua gatinha? A clinica está fechada? Não existe nenhum hospital veterinário ligado a alguma universidade perto de onde vc mora? Os hospitais veterinários fazem atendimento as vezes gratuitos ou vc paga uma taxa pequenininha para atendimento e por ser hospital lá podem te ar uma atenção melhor. sinto muito não poder te ajudar

      Excluir
  136. ola tenho uma pergunta se alguem puder me responder eu agradeço 0 meu gato esta com um de seus olhos com muita secreçao e começa sair sangue quando passa o contonete para limpar em volta o que devo fazer pois estou sem dinheiro para levar no veterinario e nao sei o que fazer preciso de ajuda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thiago, infelizmente somente um veterinário pode te ajudar pois poderá examianr o gato e ver o q está acontecendo. Boa sorte e espero q nãos eja nada grave

      Excluir
  137. Olá por favor...Meu gatinho esta com remela em volta do olho esqerdo é sangue faz tres dias..remela é sangue seco .... Nao tenho dinheiro pra levar ao pet..
    O que pode ser? Me ajuda!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe-me, não posso ajuda-la, não sou veterinária.

      Excluir
  138. olá, minha gatinha está com 3 manchinhas marrons no olho esquerdo, o que será? Ela tem 1 aninho e é castrada, estou com mt medo pois faz poucos meses que ela fez retirada de câncer mamário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joyce eu acredito q não seja nada. A gente sempre fica traumatizado como câncer. Mas para,sanar as suas,duvidas volte ao ver e peça para examina-la. Um forte abraço

      Excluir
  139. Olá meu nome é Angélica, meu gatinho arranhou o cantinho do olho e está com uma secreção escura...
    Mais qdo começa cicatrizar ele mexe...
    Acho que não deva ser conjuntivite, somente um machucadinho.
    Limpar com soro fisiológico somente resolve?

    ResponderExcluir
  140. Oi, meu gatinho tem uns 2 meses, e costuma dar muita secreção nos olhos, hoje o olho esquerdo envermelhou ao redor e bem no meio do olho surgiu uma bolha transparente que parece ser secreção só que endurecida, quando tentamos sentir com um algodão, parece se soltar aos poucos, mas está duro e deve doer, devo lavar com soro ? Tentar tirar ? Alguém ja passou por situação parecida ?

    ResponderExcluir
  141. Oi, meu nome é Neiza. Adotei uma gatinha de 2 meses, ao chegar em casa, notei que ela está com pulgas, me recomendaram dar banho com shampoo uso veterinário e passar talco antipulgas. Quando estava dando banho, ela não parava e caiu água nos olhos, depois percebi vermelhidão ao redor e não para de sair secreção, tá meio inchado também.
    O que devo fazer?
    Me ajudem :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Neiva. Talco anti pulgas NUNCA. Vc pode matar o gatinho nesta idade por intoxicação. Vc deve ter arranhado a córnea do gatinho ou a espuma do shampoo machucou. Compre SORO FISIOLÓGICO e deixe na geladeira e goteje 1 gota em cada olho a cada 4 horas no primeiro dia. Limpe com gase ou pano de algodão bem fininho e super limpo. Os gatinhos nesta idade são super frágeis. Água morninha e seca-los muito bem com já toalha e se possível secador com vento mortinho e suave. Melhor vermifugaR com anti pulgas próprio para filhotes nesta idade. Melhoras para o gatinho

      Excluir
    3. Neiva. Talco anti pulgas NUNCA. Vc pode matar o gatinho nesta idade por intoxicação. Vc deve ter arranhado a córnea do gatinho ou a espuma do shampoo machucou. Compre SORO FISIOLÓGICO e deixe na geladeira e goteje 1 gota em cada olho a cada 4 horas no primeiro dia. Limpe com gase ou pano de algodão bem fininho e super limpo. Os gatinhos nesta idade são super frágeis. Água morninha e seca-los muito bem com já toalha e se possível secador com vento mortinho e suave. Melhor vermifugaR com anti pulgas próprio para filhotes nesta idade. Melhoras para o gatinho

      Excluir
  142. Olá, meu nome é Bruna, minha gatinha de 3 anos estava bem até ontem mas ai de repente ela não tá conseguindo abrir o olho direito, e ao redor do olho está vermelho tenho medo que ela não consigua abrir o olho vocês podem me dizer se é um problema que posso resolver ou tenho que levar no veterinário? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna. Pode ser slgo simples ou não. Pode ser q ela, sem querer esbarrou a unha no olho e deu uma pequena infecção. Sugiro comprar soro fisiológico na farmácia e gase. Nao use algodão porque vaí soltar pelo no olho. Se puder usar geladinha melhor. Pingar o soro no olho e limpar com a gase. Faça isso de 2 em 2 horas e veja se melhora. Se não melhorar amanhã vá até o vet e ele fará um exame mais minucioso. Bom domingo.

      Excluir
    2. Oi Bruna. Pode ser slgo simples ou não. Pode ser q ela, sem querer esbarrou a unha no olho e deu uma pequena infecção. Sugiro comprar soro fisiológico na farmácia e gase. Nao use algodão porque vaí soltar pelo no olho. Se puder usar geladinha melhor. Pingar o soro no olho e limpar com a gase. Faça isso de 2 em 2 horas e veja se melhora. Se não melhorar amanhã vá até o vet e ele fará um exame mais minucioso. Bom domingo.

      Excluir
  143. bom dia, gostaria de ajuda, meu gato te 5 meses ate então bem saudável, note de ontem para hoje q os dois olhos estão esbranquiçados, o q poderia ser isso

    ResponderExcluir
  144. Olá, meu nome é Gabriel!
    Minha namorada tem uma gata que foi adotada das ruas ainda filhote. Ela já tem uns 4 anos e é cega dos olhos, não possuindo uma órbita em um dos olhos e o outro é uma "bola" branca que é aberto apenas na metade. Ela é saudável, mas solta uma secreção/plasma dos olhos com um cheiro insuportável. Não temos dinheiro para levá-la em um veterinário para uma consulta oftalmológica e em nossa cidade não existe um lugar mais em conta ou público.
    O que posso fazer/passar? Um colírio ou soro?

    ResponderExcluir
  145. Milha gatinha tem 6 meses e o olho direito dela está do msm geito da foto começou lacrimejando e de um dia pro outro amanheceu muito inchado tô lavando com soro dando comida na boca dela e não tenho condicoes de levar no vet
    Os remédios para o tratamento são caros?

    ResponderExcluir

Eu, Miúcha, Tica, Teca, Nito e Lillo
Adoramos sua visita e comentários.
Venha sempre que puder.Lambeijos