segunda-feira, 25 de maio de 2009

Truques do Dr. Pet para evitar brigas entre gatos



Vocês já pararam para ver este programa super legal, o Dr. Pet? Ele vai ao ar todos os domingos na Rede Record . O programa é apresentado por Alexandre Rossi, um zootecnista especialista em comportamento animal. Para maiores detalhes sobre seu trabalho: http://www.rederecord.com.br/programas/drpet/home.asp

A matéria abaixo é sobre a adaptação da casa para a convivência de dois ou mais gatos. Seguem alguns truques que vão evitar possíveis "briguinhas" entre os bichanos.

Você não vai com a minha cara?

Confrontos entre gatos dentro de um mesmo grupo são comuns. Nessas disputas ocorrem chiados, patadas e unhadas. Um pouco de agressividade deve ser considerada normal… Afinal os bichanos naturalmente são animais muito territorialistas…

Mas você não deve permitir que um gato fique aterrorizando os demais. Sempre que notar este tipo de comportamento agressivo, use um spray de água, disparando um jato no focinho do felino

– tomando cuidado para não atingir os ouvidos. Se notar que a coisa está meio fora de controle, separe o bichano “esquentadinho” do resto do grupo e procure ajuda de um especialista em comportamento animal.

Esconderijos secretos

No entanto, algumas dicas podem ajudar a evitar este tipo de situação. Uma delas é dar aos bichanos a possibilidade de ter seu esconderijo, um local onde, principalmente, os felinos mais medrosos possam usar para se sentirem mais seguros.

O esconderijo, mesmo quando não usado, deixa o bichano mais confiante por saber que, quando for preciso, poderá ter uma rota de fuga e um lugar pra se abrigar.Tratado de paz…Vale dizer que, dependendo do temperamento dos gatos, você terá que sempre ficar de olho neles, mesmo quando estiverem numa boa… Pode acontecer de alguns felinos nunca conseguirem se dar bem, apenas aprenderem a se tolerar.
Image Hosted by ImageShack.us

14 comentários:

  1. Olá! Tenho 2 gatos, um macho e uma fêmea, e estou muitíssimo preocupada com eles, pois nunca brigaram e agora estão se enfrentando de forma assustadora, na verdade é a fêmea quem ataca, o macho só tenta se defender, ele é muito pacífico! Irei tentar a dica do spray de água! Espero que dê certo! Qualquer outra sugestão por favor enviem para carla_mik@yahoo.com.br. Obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho 3 gatos 2 deles são macho e 1 fêmea todos castrados,sendo que sempre aparecia no meu quintal devido ao cheiro deles outros gatos,que com o passar do tempo passei a identifica-los sendo que um deles apereceu machucado no meu quintal,com o olho esquerdo pendurado eu e meu marido resolvemos ajuda-lo ou seja ajuda-la pois se trata de uma menina,levamos ela á veterinária a mesma retirou o olho e á castrou também sendo que de lá pra cá temos cuidado dela em uma gaiola propria cedida pela vet. em nosso quintal mas os nossos 3 gatos estão se estressando muito,principalmente o que pegamos primeiro o que devo fazer pois quero continuar ajudando essa gatinha e quero muito que a harmonia volte a reinar entre os meus 3 gatos,porfavor me ajude se tiver qualquer comentário pode enviar,para:jaqueline_laureano.yahoo.com.br.muito obrigada mesmo por este espaço que Deus os abençõe.

    ResponderExcluir
  3. Tenho 2 gatos machos, e um sério problema!
    Todos os dia a noite esta vindo um gato dar uma brigadinha todos os dias de noite!! e isso nao deixa ninguem dormir, mas você deve estar pensando a é so espreias o jato de água no fucinho dele, mas acontece que quando começa a briga ninguem tem coragem de ir no quintal e separar um do outro pois eles gritam tanto e sempre quando acaba a briga eles saem machucados! Por Favor me ajude a encontrar uma suluçao. enviar para: katcoracao@hotmail.com Muito Obrigada! [Ps: tenho 12 anos um gatinho é meu e outro da minha irmã de 14, meus pais nao gostao muito deles rsrsrs. Para complicar mais a situaçao eu tenho uma cachorra boder coller esducadissima! mais morre de medo de gatos!! entao nao adianta nada!!] Obrigada pela atenção.. fiquem com Deus !!

    ResponderExcluir
  4. Olá , tenho 2 gatos machos e castrados , porém o mais velho de 2 anos e 8 meses está fazendo xixi na minha casa toda , tenho criança pequena e gostaria de saber se existe alguma dica que eu possa fazer , pois as fezes ele sabe que tem de ser na caixinha .
    Uso aquelas "areia" granulado de madeira sabe e mesmo assim estou tendo problemas
    Fico anciosa com alguma dica
    Obrigada

    ResponderExcluir
  5. Ola, tenho um gato macho de aproximadamente 1 ano. Não sei a idade dele ao certo pois o adotei bem pequenino da ruas.Ele ainda não é castrado.Acontece que de uns temps pra cá , aparece um outro gato dentro da minha casa e começa a maior briga.Andei trancando o meu gato dentro de casa, mas ele esta ficando muito estressado e arruma a maior miadeira de madrugada e ninguém consegue dormir, e a solução é abri a porta par ela dar uma voltinha.Só que ele sempre volta machucado. Será que só castrando conseguirei colacar um fim nesta situação? Por favor me ajudem. Se tiver alguma dica, ou algo que eu possa fazer para contornar isso me enviem : renata.zinho07@gmail.com ,desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  6. ola.se pudrem me ajudar....
    tenho uma siamesa ha dois anos.adotei outra gata recentemente ja adulta.a outra gata não aceita e ataca ela.as duas tem um comportamento autoritário e já me atacaram quando foram contrariadas.qual minha atitude para submete-las a minha autoridade??
    julianapetzen@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. olá
    tenho um gato siamês e deixava o sair uma vez por semana, e raramente ele brigava na rua, agora deixo-o sair diariamente e todos os dias ele volta com sérios machucados, o gato que bate nele é bem maior do que ele e não consigo afastá-lo.
    Não sei mais o que fazer deixo ele trancado por dias, mas quando solto ele volta sangrando mesmo eu ficando de olho ele sempre some, e o outro gato fica esperando ele sair na porta de minha casa.
    desde já
    obrigada

    ResponderExcluir
  8. olá!
    tenho um casal de gatinhos...o macho naum é castrado e ele jah tem 1 ano e meio...vou me mudar p outra cidade,se eu mandar castrar agora ele vai ficar quietinhu ou vai fugir???
    obrigado !!

    ResponderExcluir
  9. Prezado seguidor anonimo. A castração ela não só ajuda o gato a ficar mais tranquilo como também evita a procriação indesejada. É claro que ele ficará mais quietinho mas vc tem q manter a casa/apto telado pois os gatos gostam de ir pra rua. Mantenha sempre seu gatinho seguro, dentro de casa. Quando se mudar, antes de solta-lo de iemdiato, de4ixe-o dentrod e um quartinho para que ele possa sentir o novo cheiro da casa. Depois de 1 mes já se ahabituando ao novo lar...vc poderá leva-lo a um quintal, mas cuidado com muros baixos e sem tela pois o normal é eles pularem muros, escalarem arvores e podem se perder. Espero que tenha te ajudado. obrigada pela visita ao blog. Volte sempre

    ResponderExcluir
  10. Bom dia.
    Tenho 2 gatinhas que deram cria, porém depois de 1 mes elas começaram a brigar...o que se pode fazer?
    obrigada

    ResponderExcluir
  11. Celia, as femeas mães dentro da hierarquia dos gatos estão no top. Duas na mesma casa e com crias recentes vão são criar atrito natural por espaço no território. Tente, a principio mante-las, até o desmame dos bebes em locais separados...Depois tudo voltará ao normal. A mãe natureza vai apaziguar tudo com o tempo. Parabéns pelas ninhadas e saúde a todos.

    ResponderExcluir
  12. tenho um gato não sei a raça dele, ele é cinza chumbo, pelos longos, e tem mais ou menos um ano e oito meses. E adotei um siames da rua um pouco mais novo, mas não há meio deles se combinarem, tenho que deixar separados, de vez em quando eu deixo eles se encontrarem, mas é briga na certa, mas é o siames que ataca, e o outro corre. Até nós aqui de casa as vezes ele ataca estou, pensando em dar ele embora. obs: os dois são castrados e Machos, o que posso fazer?

    ResponderExcluir
  13. Prezada Vera Lucia. Obrigada por sua visita. Existe no mercado um produto excelente chamado FELIWAY, é uma versão sintética de um feromonio felino que é produzido pelos gatos e excretado pela face na região dos bigodinhos. Esse feromônio é o feromônio que envia mensagens de paz e tranquilidade. Quando vc usa uma versão sintética no ambiente os gatos "entendem" que aquele ambiente é tranquilo e seguro e com isso mudam seu comportamento, reduzindo a frequência das brigas, urina e fezes fora do lugar, e também tendem a arranhar menos os móveis.A principal indicação do Feliway é para ambientes superpopulosos, situação de mudanças, seja pela chegada ou saída de membros da família ou por mudança de endereço, chegada de novos gatos.Ele vem na forma de um difusor igual aqueles q plugamos na tomada para matar insetos ou de spray onde vc pode borrifar no ambiente q está o animal, roupinha de cama. Tenho varias amigas que utilizartam o produto e tiveram um retorno muito favoravel em situação igual a sua. Espero ter ajudado voce com esta informação e que vc não precise dar o gatinho. Uma braço

    ResponderExcluir
  14. olá..tem 2 gatos 1 macho(1ano e 4meses) e 1 fêmea(7meses)...esses 2 nunca brigaram pelo contrário são super carinhosos um com o outro...apareceu a um tempinho um gato perdido na casa da minha sogra..ela deu um pouco de comida e aguá a ele..e foi o suficiente pra ele nunca mais sair de lah..só q meu gato desce até a casa dela e fica por lah..no sofá ..na varanda..etc..e como implicância resolveu q tem q comer a comida do outro...antes o outro fugia mas agora resolveu enfrentar...um dia eles estavam deitados um do lado do outro e achamos q tinha se entendido..iam pro mesmo lugar juntos...ai no dia seguinte começou a guerra...não podem se ver q se atracam..e minha gatinha antes era ignorada pelo gato da minha sogra ele não fazia nada com ela..agora tbm enfrenta ela...o q podemos fazer pra melhorar a relação entre os 3????meu e-mail é (gislany_alves@hotmail.com)

    ResponderExcluir

Eu, Miúcha, Tica, Teca, Nito e Lillo
Adoramos sua visita e comentários.
Venha sempre que puder.Lambeijos