terça-feira, 7 de abril de 2009

Gatos pintados como obras de arte viram moda




Vocês se recordam de um PPS que circulou em meados de Março de 2007? Pois é, vasculhando meus arquivos de gatos, que não são poucos...rs... encontrei este pps e com mais atenção fui até o fim para saber quem era o criador destas "obras de arte".







Se você quiser saber mais entre em Why Paint Cats, infelizmente não encontrei versão em Português mas encontrei e anexo o artigo que saiu em notícia na época.

Gostaria de saber a sua opinião a respeito.

Segue notícia abaixo:

Um costume praticado no Oriente há séculos está se tornando moda entre os milionários ocidentais: a pintura de gatos.



Integrantes da alta sociedade, como o investidor americano Gordon Tate, pagam milhares de dólares para que artistas aclamados internacionalmente transformem seus bichos de estimação em objetos de design.


O novo tipo de arte - que usa pincéis especiais e tinta não tóxica para transformar os gatos - já tem estilos definidos, como o Classicismo Nouveau, o Neo-totemismo e o Avant Funk.


Mas a pintura dos felinos não é apenas usada para fins estéticos. Os defensores do movimento dizem que o novo costume promove uma melhor compreensão do papel dos gatos na sociedade.


Um centro terapêutico, por exemplo, usa os gatos pintados para ajudar na recuperação de mulheres depois de experiências traumáticas. Outra organização diz usar os animais para ajudar homens "a aprender a amar".




As questões éticas e estéticas envolvidas na nova moda estão sendo exploradas no livro Why Paint Cats: The Ethics of Feline Aesthetics (Por que Pintar Gatos: A Ética da Estética Felina, em tradução livre), de Burton Silver e Heather Busch.


O estudo acadêmico usa entrevistas e fotografias para discutir o direito dos donos de reinventarem seus bichos de estimação em nome da arte.

Publicado por: BBC Brasil
16/03/2007
Image Hosted by ImageShack.us

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu, Miúcha, Tica, Teca, Nito e Lillo
Adoramos sua visita e comentários.
Venha sempre que puder.Lambeijos